Thursday, January 17, 2013

CRATO - Funcionário da Câmara de Vereadores há 23 anos é quem paga o pato pelos erros de hoje - Olimpio Arraes


No grupo Filhos e Amigos do Crato, o Olimpio Arraes explica a perversidade do sistema em discussão sobre a câmara de vereadores iniciado com a matéria do Prof. Augusto Monteiro, acrescentando:
"( A corda ) sempre quebra do lado mais fraco. Uma pessoa que trabalha há 23 anos na Câmara e tem o GIGANTESCO salário de R$ 1.600,00 está sendo "convidada" (assim como outros tantos servidores) a reduzir este grandioso salário para R$ 1.080,00 para que a Câmara se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal (gastar no máximo 70% da receita com salários). Isto única e exclusivamente por culpa de vereadores que, legislando em causa própria, aumentaram as vagas (para facilitar a entrada pois diminui o quociente eleitoral) e se deram um aumento absurdo no salário, ou seja, bastava que os vereadores abrissem mão de R$ 500,00 por mês cada um para que pessoas que a vida inteira contrinbuiram com seu trabalho para a Câmara pelo menos mantivessem o salário, não tivessem seu salário diminuito (o que é inconstitucional). Muita incoerência isto, AUMENTAM o salário do vereador e agora querem DIMINUIR o salário dos servidores da Câmara. Cobre trabalho, cobre cumprimento do dever, cobre carga horária, mas reduzir salário de quem a mais de 20 anos trabalha é ridículo. E diga-se de passagem depois de 23 anos de serviço o salário quase igual a um "assessor" parlamentar que está sendo nomeado agora. Por isso é bom ser oposição, criticar, falar, porque quando a batata quente tá na nossa mão, as soluções são as mais esdrúxulas. Mexer no deles que é bom necas, aumento de quase 100% mas diminur 50% dos que já trabalham é a solução mais simples. Sinceramente...

E mais, em 2012 com apenas 11 vereadores e um salário menor, a Câmara Municipal DEVOLVEU dinheiro à Prefeitura (fato inédito). Mas quando foi preciso votar o número de vereadores para a Legislatura 2013/2016, os vereadores com vistas na eleição AUMENTARAM de 11 para 19 o número de vagas na Câmara (a decisão era sim deles) já pensando na eleição futura pois se aumentam as vagas diminui o quociente eleitoral e assim fica mais fácil a entrada com menos votos, e não bastasse isso ainda votaram um aumento de quase 100% no subsídio para a legislatura seguinte. Resultado, o presidente atual, com um pepino gigantesco pra resolver (sem culpa porque não era vereador na legislatura passada), porém cortar salários de quem já estava é uma solução capenga e injusta. Corte de quem cometeu a IRRESPONSABILIDADE para com a população do Crato, mas reduzir salário (e olha o valor, de 1.600,00 para 1.080,00) de quem trabalha a 23 anos é uma coisa inadmissível. Justiça na Câmara, Ministério Público, que tal um Termo de Ajuste de Conduta com os vereadores em vez de prejudicar os servidores? Não é um bom servidor? Não trabalha como deveria? Não cumpre a carga horária estabelecida? Abra um processo disciplinar administrativo e rua nele, agora querer que o servidor assine um termo admitindo REDUZIR o salário (que já é pouco pra tantos anos de serviço) de quem não tem nada a ver com as atitudes que levaram a esta situação é no mínimo ridículo."

Em resposta, o Prof. Augusto comentou:

"Caro Dihelson, o Olímpio tem razão. Esse fato Lembra a história do General que estava chateado com algo que lhe acontecera e começou a destratar o que estava abaixo dele na sucessão. E aí um foi passando para o outro. Até que restou o soldado, último da hierarquia. Sem ter a quem descarregar na esfera militar, desfechou vários pontapés em alguém que passava junto dele. Esse alguém é a representação metafórica dos servidores que foram mandados embora."

Fonte: Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook:
www.filhoseamigosdocrato.com


No comments:

Post a Comment