Wednesday, January 23, 2013

Cariri: Aterro sanitário consorciado será implantado em Caririaçu


GRAÇAS A DEUS ESSA PORCARIA NÃO VAI MAIS SER NO CRATO

As indústrias não costumam vir para cá, mas o lixo produzido por elas estava para vir e com gente aí torcendo pra que isso acontecesse. Agora, não vem mais. Vai ficar numa localidade neutra, no município de Caririaçu, mas é bom que se diga, que o que não queremos para nós, não devemos dar aos outros. O bom seria cada cidade cuidar do próprio lixo. ( Dihelson Mendonça ).

A definição do município foi anunciada durante reunião do secretário Camilo Santana com prefeitos da Região
O secretário das Cidades, Camilo Santana, em reunião com prefeitos da Região do Cariri, nesta segunda-feira (21), anunciou que o Aterro Sanitário Regional do Cariri será implantado no município de Caririaçu. A decisão se deu após análises técnicas favoráveis e aprovação dos novos gestores municipais. Durante o também foram apresentados os custos operacionais e o status do licenciamento ambiental, já encaminhado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e previsto para ser liberado em fevereiro.
O novo projeto terá investimentos do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, de R$ 20 milhões. Será no município de Caririaçu, na divisa com o município de Juazeiro do Norte.  Duas audiências serão realizadas em Caririaçu para que o projeto seja debatido com a  população.   
“Com a implantação desse aterro nós eliminaremos um problema muito grave nos municípios, que são os lixões, e com isso eliminaremos também um problema de saúde pública”, destacou Camilo Santana. O titular da SCidades informou ainda que a Secretaria foi selecionada recentemente para o projeto “Catadores e Catadoras em Redes Solidárias”, por meio do Programa Pró-Catador, do Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em parceria com o MDS. O projeto será desenvolvido de forma integrada pela Secretaria das Cidades. Além de fomentar o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as equipes trabalharão para sensibilizar as prefeituras sobre a importância de garantir a participação dos catadores na prestação dos serviços de coleta. A previsão é de investimentos da ordem de R$ 7 milhões. Para o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, a Secretaria das Cidades está colocando fim a um problema crônico das cidades, que são lixões a céu aberto, e com isso o lixo terá um tratamento adequado.  

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Bruno Morais






No comments:

Post a Comment