Friday, January 18, 2013

Agência Espacial Brasileira discute atuação do Ceará


A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado [Secitece] recebeu nessa quarta-feira [16] o diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira [AEB], Carlos Gurgel.

O interesse da visita ao Ceará partiu da AEB, que pretende fortalecer a atuação do Estado em pesquisas espaciais. Carlos Gurgel afirma que o Ceará tem potencial para sediar uma base de lançamento de pequenos foguetes.

Uma das regiões propícias para este fim localiza-se em Jijoca de Jericoacoara. No tocante às pesquisas espaciais, a AEB sugere que sejam abertos cursos na Universidade Federal do Ceará na área, com apoio dos profissionais formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica [ITA] - boa parte cearenses.

Além dos secretários René Barreira e Almir Bittencourt, da Secitece, participam do encontro Seduc, Funceme e Centec, bem como representantes da UFC e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [INPE]. A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação [MCTI], responsável por formular e coordenar a política espacial do país.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secitece ( Yuri Guedes )


No comments:

Post a Comment