Jornais da república
Carlos de Laet, um dos grandes intelectuais deste querido e sofrido Brasil chegava a denomina-los “jornais da ré-pública”. Vá lá! Mas tenho mania de ler jornais. Nesta 2ª feira, além dos jornais de Fortaleza, chegaram-me às mãos as edições do dia do Estadão, O Globo, Correio Braziliense e “O Popular” de Goiânia. Presente que recebi no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Abaixo sintetizo algumas notícias que li e chamaram a minha atenção:
Carlos de Laet, um dos grandes intelectuais deste querido e sofrido Brasil chegava a denomina-los “jornais da ré-pública”. Vá lá! Mas tenho mania de ler jornais. Nesta 2ª feira, além dos jornais de Fortaleza, chegaram-me às mãos as edições do dia do Estadão, O Globo, Correio Braziliense e “O Popular” de Goiânia. Presente que recebi no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Abaixo sintetizo algumas notícias que li e chamaram a minha atenção:
SOS Salitre 1
Dentre os municípios do Cariri que foram afetados pela estiagem de 2012, o caso mais dramático é o de Salitre. Localizado numa região sem bacias hidrográficas e sem reservas de água no lençol freático, em algumas localidades de Salitre choveu apenas 16 milímetros este ano. Isso representa 97,7% abaixo da média, que é de 630 milímetros.
SOS Salitre 2
O prefeito de Salitre, Agenor Manoel Ribeiro (PT) procurou dom Fernando Panico, e pediu ao bispo de Crato ajuda para minorar a fome da população mais carente do seu município. Da reunião ficaram acertadas as seguintes providências: pedido de audiência ao Sr. Governador do Estado, na qual será tratada a situação dramática de Salitre; Elaboração de um projeto pedindo ao ajuda da Conferência Episcopal Italiana e, de forma mais urgente, a realização – no próximo dia 2 de dezembro – de uma campanha, nas 54 paróquias da diocese, para angariar gêneros alimentícios não perecíveis para a população necessitada de Salitre.
Retornando de novo périplo pelo mundo (Lula viajou para pedir – para ele mesmo, quanta modéstia!) apoio visando sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz-2013), o ex-presidente Luiz Inácio da Silva desembarcou e foi informado da nova quadrilha formada a partir de Rosemary Nóvoa de Noronha, Chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Rosemary trabalha na Presidência da República desde 2003, por indicação de Lula. São tão amigos que a dita-cuja viajou várias vezes no Aero Lula, nas viagens internacionais do “Cara”.
Apunhalado de novo?
Sobre o novo esquema de corrupção desmantelado pela Polícia Federal, Lula repetiu o mesmo que disse quando o mensalão veio à tona: “Minha sensação é de ter sido apunhalado pelas costas”. Tadinho! Um homem tão bom, mas que leva o azar de escolher ladrões como assessores. Interessante que no caso do mensalão, Lula depois mudou de conversa. Passou a defender que o mensalão nunca tinha existido. “Isso é coisa da imprensa golpista”, repetia, até que o Supremo Tribunal Federal exibiu 5 mil páginas com provas da roubalheira...
Confiando na memória coletiva
Depois disso, Lula ainda declarou: “Não serão juízes que escreverão o último capítulo da minha biografia, mas o povo”. Esquece o presidente-operário que a memória do povo é curta. Pesquisa do Ibope, divulgado ontem, revela que 26% da população brasileira prefere Dilma à Lula, como candidato a Presidência em 2014. Lula ficou somente com 19% das preferências. Em tempo: A presidente Dilma Rousseff decidiu mudar a estrutura do escritório da Presidência em São Paulo e acabou com o cargo de chefe do gabinete do órgão. Agiu com precisão e rapidez. Coisas que faltaram a Lula quando o esquema do mensalão foi descoberto no seu primeiro mandato.
Está tudo bem?
Lembram-se do que a esquerda jurássica apelidava de “PiG”? a sigla significava: “Partido da Imprensa Golpista” (sic). Sempre que a imprensa independente noticiava que o mensalão tinha existido, os trogloditas diziam com empáfia: “isso é coisa do “PiG”... Deu no que deu. O mensalão era (continua sendo) tão verdadeiro como esta nota, a seguir transcrita, publicada nesta 2ª feira, dia 26, no Estadão. A conferir: “A presidente Dilma Rousseff deverá encerrar os dois primeiros anos de seu mandato com a segunda pior média de crescimento da história recente do Brasil, só perdendo para o período Collor. No biênio 2011-2012, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) do País deverá ser da ordem de 2,1%, considerando uma expansão de 1,52% prevista para este ano pela mediana do mercado financeiro na pesquisa do Boletim Focus, do Banco Central (BC)”.
Desgraça só presta quando é grande
Tem mais: Economistas alertam para o risco de 2013 piorar o prognóstico para o governo, caso não mude o foco da política de crescimento – hoje baseada no aumento do consumo – passando a incentivar mais o investimento e melhorar a produtividade.
Grande Joaquim
Pouca gente atentou para esta frase do discurso do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal: “A Justiça "sem firulas, sem floreios, sem rapapés" poderia eliminar grande parte do seu "congestionamento". Tradução de “firula”: sem frescura, sem convencionalismo, sem floreios; Sincera, direta, franca; Sem rapapés: sem adulação, sem bajulação. Assim será a era Joaquim Barbosa no STF: A Justiça voltará a ser cega.
Capitalismo em crise?
Esta notícia baixou a crista de muita gente: Os Estados Unidos divulgaram a descoberta de uma gigantesca jazida de gás em seu território. Segundo as primeiras informações, na nova descoberta há mais do que o dobro das reservas árabes e venezuelanas juntas. E o melhor: lá tudo será rapidamente explorado, pois, nos EUA, o petróleo não é explorado pela Petrossauro como no Brasil. Aqui, as reservas do pré-sal – descobertas há mais de 6 anos – ainda não saíram do papel. Ou da propaganda enganosa...
No comments:
Post a Comment