Tuesday, August 2, 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 03 de Agosto de 2011


Pró-Reitora da URCA atuará como Vice-Presidente do 62º Congresso Nacional de Botânica

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Doutora Maria Arlene Pessoa da Silva, participará do 62º Congresso Nacional de Botânica, que se realiza de 07 a 12 de agosto, em Fortaleza. A docente terá estará como Vice-Presidente do Congresso, que tem como tema: “Botânica e Desenvolvimento Sustentável”.

O congresso será promovido pela Sociedade Botânica do Brasil, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e demais instituições. O evento tem como Presidente o professor Eliseu Marlônio Pereira Lucena. Maiores informações poderão ser obtidas através do site do evento: www.uece.br/eventos/cnbot62

Pesquisadores e brincantes conversam hoje, na URCA, sobre Cultura Popular
Será realizado hoje, dia 3 de agosto, às 19 horas, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri a roda de conversa do projeto “No Terreiro dos Brincantes”, que abordará o tema ‘O que é cultura popular?’. O trabalho é desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC.

A roda de conversa contará com a participação da Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais da URCA, atuando nas áreas de Religião, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, Renata Marinho Paz; do dramaturgo, folclorista e pesquisador de cultura popular, Cacá Araújo; do pesquisador, artista/educador e integrante da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, Jean Alex, e da Mestra Mazé , do Reisado Dedé de Luna.

O objetivo do evento é propiciar uma aproximação entre os pesquisadores e os brincantes, além de possibilitar que o público tenha a oportunidade de escutar os próprios feitores da cultura popular. O trabalho faz parte das ações de formação/vivência dos monitores do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, além deste momento que é aberto aos interessados no assunto. Os monitores terão ainda oficinas sobre noções de fotografia, filmagem, roteiro e produção cultural.

Essas são etapas preparatórias para a segunda edição do Projeto, que visa produzir documentários de curta duração sobre cultura popular, os quais são disponibilizados na Internet e as escolas, pesquisadores e brincantes. De acordo com a monitora do Projeto No Terreiro dos Brincantes, Alyne Feitosa, esse é momento para aprofundar o conhecimento sobre cultura popular e ressalta a importância de reunir no evento o erudito e o popular para compreensão estética, artística e cultural do povo do Cariri.

Para o professor doutor Roberto Siebra, atual diretor do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, essa roda de conversa possibilita que a universidade se aproxime do conhecimento valoroso das manifestações populares. Ele enfatiza que esse conhecimento é na maioria das vezes desprezado por uma elite intelectual.

Universade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617 www.urca.br – Crato, 3 de agosto de 2011

No comments:

Post a Comment