O lançamento de livros históricos pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, e Edição UFC foi responsável pela publicação de clássicos que resgatam grandes autores regionais. A solenidade de lançamento das reedições contou com a presença da Secretária Adjunta de Cultura do Estado, Maninha Morais, o Ex-reitor da Universidade, Plácido Cidade Nuvens, a atual Reitora, Otonite Cortez, Márcio Porto, Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, e familiares de autores como Irineu Pinheiro e J. de Figueiredo Filho, na última semana.
Ao todo, foram lançados seis títulos, que ficam principalmente à disposição de órgãos educacionais, da universidade, e uma homenagem especial aos cem anos da cidade de Juazeiro do Norte, com repasse de cem livros para o Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O filho de J. de Figueiredo Filho, Caubi Figueiredo, foi o primeiro a falar da alegria de ver as obras do seu pai sendo relançadas e destacou momentos da vida do escritor, além de sua dedicação pela escrita. A sobrinha-neta de Irineu Pinheiro, Socorro Cardoso, destacou a importância das obras, mais uma vez, serem levadas ao público, para ampliar o nível de conhecimento e facilitar as pesquisas em torno dos temas abordados.
Todos os livros, que estavam esgotados, foram relançados em edições de mil exemplares cada, sem fins financeiros. O projeto para reedição foi iniciado na gestão anterior da Universidade. Foram repassados 200 volumes para a Universidade Federal do Ceará (UFC); 300 exemplares para a URCA, sendo que 100 deles foram doados para a família detentora dos diretos das obras; e 400 para a Secult, que serão entregues nas bibliotecas públicas do Ceará.
Foram republicados os livros "Engenhos de Rapadura do Cariri", "Folguedos Infantis do Cariri", os quatro volumes da "História do Cariri" e "Cidade do Crato" (com Irineu Pinheiro). Os livros de J. de Figueiredo Filho como parte de 10 títulos que enfocam a história e os costumes do Cariri. Os engenhos de rapadura tornaram-se um símbolo da região que nasceu e cresceu na sombra da agroindústria da rapadura. De Irineu Pinheiro, a série inclui dois livros: "Efemérides do Cariri" e "O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes". De Floro Bartolomeu da Costa, foi publicado o livro "Juazeiro do Padre Cícero", que reproduz o célebre discurso do deputado pronunciado na Câmara Federal, em 1923, em defesa da Meca do Cariri e do seu líder político e religioso, Padre Cícero Romão Batista.
A Reitora da URCA, professora Otonite Cortez, disse que as publicações reúnem livros dos maiores intelectuais da história do Cariri, e também a edição do livro do discurso de Floro Bartolomeu da Costa. Na ocasião, a Reitora disse que iria solicitar da Secretaria de Cultura, a continuidade da parceria para as edições de teses de mestrado e doutorado de professores da URCA, além da de outras reedições de livros importantes. A reitora agradeceu aos familiares pela cessão de publicações, além do secretário de Cultura, Francisco Pinheiro, e ao ex-secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, que aprovou o projeto, concluído no atual governo para as publicações.
Fonte: URCA
No comments:
Post a Comment