Friday, August 19, 2011

MUDANÇA DE LOCAL - Alunos debatem sobre Expocrato - Reportagem: Antonio Vicelmo



Crato. A discussão em torno da mudança de local da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) vai sair do âmbito dos promotores do evento para as salas de aulas. O Liceu Diocesano de Artes e Ofícios está promovendo a VI Mostra Cultural que tem como tema "Expocrato - 60 Anos de Tradição". O primeiro debate sobre o assunto foi pautado no Caderno Especial editado pelo Diário do Nordeste sobre o evento que, segundo os coordenadores, é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil.



Outros debates e entrevistas terão prosseguimento até o dia 24, quando será aberta a Mostra Cultural com fotos e histórico do evento. O objetivo, segundo a direção da escola, é priorizar os valores regionais e defender uma educação voltada para a formação de crianças capazes de compreender o mundo em que vivem e intervir de forma solidária na sua comunidade.



Com esta compreensão, os alunos pretendem participar da polêmica gerada pela ideia de mudança, dentro de uma visão mais realista dos acontecimentos que envolvem o certame.



No final, será realizada uma pesquisa com o objetivo de indicar o posicionamento dos alunos sobre a sugestão de mudança. A coordenação da Mostra justifica que, até o momento, a polêmica sobre a Expocrato está restrita a uma elite de dirigentes. É fundamental que o assunto seja estendido a todas as classes sociais, a começar pela juventude estudantil.



No debate promovido ontem, alunos e professores destacaram a importância da Expocrato como instrumento de desenvolvimento da região e atração turística. Durante o evento, há um incremento de 15% no comércio local. Este ano, a Expocrato movimentou mais de R$ 60 milhões.



Engenho



Outro assunto levantado foi o funcionamento do engenho e da casa de farinha. Eles defendem a divulgação de mais informações sobre a importância da agroindústria canavieira e da mandioca para a economia regional, partindo da análise de que o Cariri nasceu e cresceu na sombra dos velhos engenhos de rapadura.



A equipe de coordenação chama a atenção também para os shows promovidos pelo Grupo Gestor da Expocrato dentro do parque que atraem mais de 50 mil pessoas por dia. Foi lembrada também a participação dos artistas da terra que reclamam da falta de espaço para suas apresentações. A área reservada aos shows é de 42 mil m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pagantes, mas o espaço ainda é considerado pequeno.



Na parte externa são instalados diversos stands voltados para agronegócios e vários serviços, além de um palco para apresentações folclóricas (palco Eloi Teles), um espaço da Urca para performance de bandas de MPB, além de barracas.



MAIS INFORMAÇÕES:

Francisco Piancó Leite

Bairro Casas Populares - Crato

Região do Cariri

Telefone: (88) 3102.1290 - à tarde



Antônio Vicelmo

Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine





No comments:

Post a Comment