Centro de Convenções Bárbara de Alencar
Vendo a matéria escrita por nosso colega George Macário de Brito, que nos trouxe a triste notícia de que o Centro de convenções do Cariri, que poderia ter o nome de "Centro de Convenções Bárbara de Alencar" vai ter apenas o nome de Wilson Gonçalves, quero tecer algumas considerações.
Já dizia o grande Quintino Cunha que:
"Entre a força e a arrogância
é tão forte a ignorância,
tão cruel e tão tenaz,
Que a própria sabedoria
de tanto saber quanto,
não sabe o tanto quanto
a ignorancia é capaz"
Quero dizer que essa resolução sem prévia consulta pública da escolha de um nome para o centro de convenções pelo Dep. Sineval Roque não deve ser entendido como maldade. Creio que não exista qualquer má intenção no ato, mas por simples ignorância acerca dos fatos históricos. Para ele talvez tanto faça, ser Bárbara de Alencar, Wilson Gonçalves, Tristão Gonçalves, Wilson Bernardo, etc - É tudo a mesma coisa.
Mas para nós QUE SOMOS DO CRATO, que estudamos a nossa história, que valorizamos nossos ícones, isso faz toda a diferença do mundo. Querer comparar a grandeza da Heroína da Revolução de 1817, uma das maiores mulheres da história desse país e que tem fortes ligações ao Crato, a sua casa era ali na praça da sé, quando declarou a independência na revolução de 1817, 5 anos antes do restante do Brasil e muitos anos antes da proclamação da República por Deodoro da Fonseca; Isso não existe paralelo na história do Brasil. E incrivelmente, aqui não há um só monumento que se possa dar um nome tão ilustre como o de Bárbara de Alencar. Uma das poucas oportunidades seria esse Centro de Convenções, que para o cariri, iria ficar em pé de igualdade ao "Palácio da Abolição", "Palácio Princesa Isabel", ou coisa parecida.
Perdemos a chance porque o Deputado provavelmente nunca leu em profundidade sobre a história de Bárbara de Alencar. Esses políticos ( e aqui eu não me refiro apenas ao Dep. Roque, mas a grande maioria dos políticos do nosso país ) não tiveram acesso suficiente pra entender de Arte, Cultura e nem de História, estão despreparados, mas para isso é que existe uma assessoria, que deve sempre ser formada por pessoas que possuam um grau de cultura superior, que entendam destas coisas, para que esse tipo de "crimes contra a história" não venham a ocorrer.
Cada cidade também deve decidir o seu próprio destino. Forasteiros quando se metem a querer fazer benefícios a uma cidade precisam ter muito cuidado para não atrapalhar ao invés de ajudar.
Taí. Perdemos uma ótima oportunidade, porque não houve uma consulta pública. Como sempre, os políticos fazem as coisas sem buscar a vontade popular. Resta saber como reverter isso, se ainda há chance de mudar esse nome, de uma pessoa comum, Wilson Gonçalves, homem bem-intencionado apenas, a bem da verdade, para o nome de uma Heroína Nacional, de grandeza igual a D. Pedro I, e que é cidadã Cratense.
O Dep. Roque teria feito um Gol de Placa se tivesse escolhido o nome da heroína Bárbara de Alencar para o Centro de Convenções, mas ao invés disso, infelizmente, deu um tiro no próprio pé e aviltou a história dos Cratenses. Não por maldade, mas pela velha e terrível ignorância, má assessoria e sem dúvida, as péssimas indicações de amigos que buscam o engrandecimento dos próprios parentes, que são na verdade, as grandes vilãs das causas perdidas do nosso imenso país.
Por: Dihelson Mendonça
No comments:
Post a Comment