Sunday, October 31, 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri

Romarias 1
Que resultado de eleições presidenciais que nada, o fato mais relevante no início da próxima semana – na Região Metropolitana do Cariri – será a Romaria de Finados, a maior de todas e a que encerra o ciclo anual das grandes romarias em Juazeiro do Norte. Os romeiros do Padre Cícero, definitivamente, incluíram a Catedral de Crato (foto acima) no seu roteiro de visitas ao Cariri. Durante o dia é comum ver-se uma fila constante de ônibus – na Praça da Sé – trazendo devotos para conhecer a igreja onde o “Padim Ciço foi batizado”. O Cura da Sé, padre Edimilson Neves está viajando, mas deixou organizada equipes de recepção para esses romeiros, a partir de hoje. E a população cratense que até a década 70 olhava com desdém (e até com certo desprezo) os “romeiros”, colabora, hoje em dia, na recepção a esses visitantes. Mudaram os tempos!

Romarias 2
Ronaldo Correia de Brito (foto ao lado), médico cearense, romancista, dramaturgo, roteirista de cinema e escritor radicado em Pernambuco (ele morou e estudou em Crato até os 17 anos e ganhou em 2009 o Prêmio São Paulo de Literatura) é cronista do site Terra. Naquele espaço, Ronaldo escreveu – última quarta-feira, 27 – interessante artigo, do qual reproduzimos os trechos abaixo:
“No domingo próximo, dia 31, começa a maior romaria ao Juazeiro do Norte, no Ceará, a terra do Padre Cícero Romão Batista. Calcula-se que um milhão de pessoas se desloca para a cidade santa dos romeiros. Debaixo do sol quente de quase quarenta graus, viajando de ônibus, avião, caminhões pau-de-arara, de carro ou a pé, os devotos chegam para a visita anual ao Padrinho”. (...)
“Especula-se sobre o destino dos votos romeiros. O domingo 31 de outubro, dia da eleição, coincide com a partida dos devotos, rumo à Terra Santa. Eles terão de escolher entre viajar ou votar. O que significa mais para os corações romeiros? Difícil responder. Provavelmente viajarão, como fazem todos os anos, para pagar promessas, comprar bugigangas, tirar retratos, dar sete voltas em torno do cajado da estátua do Horto, apanhar água benta na Igreja dos Franciscanos”. (...)
“Para os sertanejos, que viajam em paus-de-arara, o presidente da república, ou o "governo", como costumam chamá-lo, continua distante e intangível, envolto numa aura misteriosa, parecendo a que rodeia a cabeça dos santos”.


Davi versus Golias
A cidade de Nova Olinda foi escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo do Brasil. Além da gastronomia local, pesaram ainda para a escolha a ponte de pedra (foto de Yuri Lacerda, ao lado) e a Fundação Casa Grande (com o Teatro Violeta Arraes), existentes naquela cidade. Nova Olinda é a quarta localidade do Ceará a obter esse reconhecimento. Antes foram selecionadas Canoa Quebrada, Fortaleza e Jericoacoara. Taí, a pequenina Nova Olinda desbancou Crato e Juazeiro do Norte e conseguiu que o seu baião-de-dois com pequi e carne-de-sol, paçoca e cabidela de galinha caipira fossem considerados os melhores do Cariri...

Fim da hegemonia
Aliás, outras cidades pequenas do Cariri começam a ganhar espaço em itens que antes se constituíam monopólio das cidades maiores. É o caso de Santana do Cariri – Capital Cearense da Paleontologia – com seu crescente turismo por conta do Museu de Fósseis e do Pontal da Santa Cruz. E Barbalha, que se tornou o maior pólo hospitalar do Cariri, e ainda possui a maior festa de padroeiro do sul-cearense – Santo Antônio e o Pau da Bandeira (foto ao lado) – esta última com grande repercussão na mídia nacional, incluindo cobertura feita, todos os anos, pela poderosa Rede Globo.

Centenário da Diocese 1
Daqui a quatro anos – em 20 de outubro de 2014 – acontecerá o centenário de criação da Diocese de Crato. Começam a surgir – informalmente – sugestões para a comemoração da efeméride. Como a construção de 100 novas capelas no território da diocese e a construção de uma grande igreja para assinalar a data. Permitem outras sugestões? Por que não incluir na programação a conclusão da igrejinha da Mãe do Belo Amor, localizada no Sítio Páscoa (sopé da Chapada do Araripe, em Crato) iniciada em 1999 para marcar a passagem do novo século e do novo milênio? Por que não se aproveita ainda os festejos do centenário para iniciar a construção da igreja-matriz da Sagrada Família, no bairro Vilalta, em Crato? Sobre esta última é bom lembrar: a atual capelinha – feia e mal planejada – que serve como sede da paróquia, não possui condições nem “status” para tal...


Centenário da Diocese 2
Outra sugestão: Que tal envolver a Prefeitura de Crato nas comemorações do centenário da diocese? E a participação da municipalidade seria coisa simples, com despesa mínima... Em 1967, quando era o prefeito dos cratenses, Humberto Macário de Brito construiu um grande monumento a Nossa Senhora de Fátima (foto ao lado, feita por Carlos Rafael), no antigo aeroporto do mesmo nome, localizado na Chapada do Araripe, a 11 km de Crato. Com o surgimento do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, o de Crato foi desativado. O monumento a Nossa Senhora de Fátima encontra-se hoje em completo abandono. Por que não transferi-lo para o pátio da igrejinha da Mãe do Belo Amor, tornando aquele espaço um novo local turístico em Crato?

Made in China
A nota, a seguir transcrita, foi tirada do site do jornalista Lira Neto: “Matéria na “IstoÉ Dinheiro” conta o caso de sucesso de Jony Wang Kai, o chinês que começa a fazer fortuna em Juazeiro do Norte comercializando milhares de estatuetas de Padre Cícero. Detalhe: todas têm chip eletrônico e cantam benditos. “O curioso da história toda é que as 160 mil estatuetas vendidas por Wang Kai não são fabricadas aqui e sim na China, importadas em grandes contêineres pelo porto de Pecém, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza”, diz o texto assinado pelo jornalista Tom Cardoso”.

Curtas
***
O jornalista Luiz José, diretor da “Gazeta de Notícias”, jornal editado em Crato, está debruçado sobre o projeto de uma edição especial daquele periódico. Serão 100 páginas e 20 mil exemplares, numa edição prevista para 22 de julho de 2011, comemorativa ao centenário de Juazeiro do Norte.

*** Dom Fernando Panico embarca na próxima 5ª feira, 4 de novembro, para Roma, a fim de representar a CNBB num encontro promovido pelo Vaticano sobre Congressos Eucarísticos. O bispo de Crato só retorna ao Cariri no dia 18 do próximo mês.

*** No retorno da Europa, dom Fernando Panico presidirá – nos dias 19 e 20 de novembro – a Assembléia Diocesana de Pastoral, que será realizada no Centro de Expansão Dom Vicente Matos. Três assuntos serão debatidos naquela Assembléia: A ressonância do Projeto das Santas Missões Populares; O encaminhamento sobre a realização do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (prevista para o Cariri em 2013) e os primeiros passos para elaboração da programação do centenário de criação da diocese de Crato, que ocorrerá em 2014.

*** Será aberto amanhã, dia 30, às 20h00, no Centro Cultural do Araripe (antiga Estação do Trem), o 6º Salão de Outubro – mostra de artes plásticas – promovido pela Sociedade Amigos do Museu de Crato, Secretaria de Cultura de Crato, Fundação J.de Figueiredo Filho e Instituto Cultural do Cariri.

*** O Cura da Catedral de Crato, Padre Edmilson Neves, a diretora do Colégio Pequeno Príncipe, Madre Feitosa e o missionário Geraldinho Braga encontram-se em Israel, conhecendo pontos históricos e turísticos da Terra Santa.

*** A Escola de Samba Tradição, nascida de uma dissidência da Portela em 1984, escolheu Juazeiro do Norte como tema e samba-enredo para sua apresentação no carnaval de 2011. O samba-enredo da escola do Campinho terá como refrão: "Juazeiro do Norte, terra de oração e trabalho. 100 anos de Fé, Poder e Tradição".

*** Concluído o projeto do novo jardim do Palácio Episcopal do Crato (foto abaixo). Construído na década 40 do século passado, com dinheiro pessoal de dom Francisco de Assis Pires (que ali aplicou sua herança paterna), o bonito edifício deixou de ser residência dos bispos de Crato desde 1992. Mas continua sendo bem cuidado, pela Cúria Diocesana.
(Foto: Ricardo Magno Laet Rafael)

No comments:

Post a Comment