Sunday, October 24, 2010

Cariri - Movimento em memória de Bárbara de Alencar - Reportagem: Antonio Vicelmo


Casa onde morou Bárbara de Alencar, na Praça da Sé, Município do Crato. A heroína é avó do escritor cearense José de Alencar e foi exemplo de coragem - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - Bárbara de Alencar e sua família participaram de alguns dos principais momentos da história Ceará no século XIX.

Crato - Liderança políticas, empresariais e comunitárias do Município de Campos Sales reivindicam o tombamento da Capela Rosário, onde foi sepultada a heroína Bárbara de Alencar, que nasceu no Sítio Caiçara, Município de Exu, Pernambuco. Morou em Crato, de onde liderou a Revolução Pernambucana de 1817, e morreu em 28 de agosto de 1832, na Fazenda Alecrim, no Piauí, sendo sepultada no Sítio Itaguá, a 15 quilômetros de Campos Sales.

Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, que é descendente de Bárbara, o movimento surgido em Campos Sales é um exemplo para o Crato. "Apesar da sua importância no contexto histórico do Ceará, restaram poucas lembranças da heroína. Até a casa onde ela morou, no Crato, localizada na Praça da Sé e, segundo os historiadores, primeira construção de cal e pedra da cidade, foi demolida. Em seu lugar foi erguido o prédio da Secretaria da Fazenda do Estado. No Sítio Pau Seco, hoje Município de Juazeiro do Norte, restam somente os escombros da velha casa de campo, onde ela e os filhos planejaram e sonharam com os ideais republicanos. Ainda esta semana, o prefeito está recebendo uma comissão de Campos Sales com o objetivo de reformar o movimento em torno da preservação da memória de Bárbara de Alencar. O prefeito afirma que vai se engajar na campanha, não por ser parente dela, mas, principalmente, porque ela é a maior heroína do Ceará.

Samuel lembra que Bárbara participou da Revolução Pernambucana, estourada em Recife no dia 6 de março de 1817, liderada por frei Caneca, Domingos José Martins e Antônio Carlos de Andrada e Silva. Em 3 de maio, durante a missa dominical da Igreja do Crato, José Martiniano, filho de Bárbara, proclamou a república. Tropas imperiais foram enviadas para conter a revolta. Oito dias depois, os revolucionários, incluindo a matriarca, foram presos e enviados a pé para Fortaleza - acorrentados sob o sol, eles levaram um mês para caminhar 600 quilômetros.

Presa em calabouços de Fortaleza, Recife e Salvador, ela foi maltratada e impedida de ver os filhos. Libertada depois de três anos, ainda liderou um segundo levante, a Confederação do Equador, que se espalhou pelo Nordeste a fim de acabar com a monarquia. Na revolta, dois de seus filhos morreram. José Martiniano, pai do escritor José de Alencar, se tornaria senador no mesmo ano em que ela faleceu: 1832. Aos 72 anos, morreu sem ver a sonhada República.

Cidadã campos-salense

A campanha em favor do tombamento da capela foi reativada com o projeto de lei do vereador José Solano Feitosa, concedendo o título de cidadã campos-salense, "in memorian", à Barbara de Alencar, primeira presa política da história do Brasil. A concessão da honraria deu origem a uma audiência pública realizada em Campos Sales, com a presença de juízes, promotores e políticos locais com a finalidade de promover uma campanha em favor do tombamento. A audiência contou com a participação da procuradora do Estado, Sheila Pitombeira. Solano justifica que Bárbara de Alencar foi, sem dúvida, a maior defensora dos ideais libertários do Ceará. As novas gerações, segundo Solano, "precisam conhecer a fantástica história de vida dessa mulher extraordinária, que sendo mãe, soube ser heroína, sendo mulher, soube vencer os preconceitos da época. Sua vida foi marcada pelo exemplo de fé e de patriotismo em todas as gerações".

O vereador pretende também fortalecer o turismo local. Ele diz que muitos visitantes se dirigem ao Sítio Itaguá só pra conhecer o local onde Bárbara de Alencar foi sepultada. O casarão tem uma estrutura colonial. "É a história de nosso povo que precisa ser preservada pelos órgãos governamentais", salientou ele. Bárbara de Alencar, de acordo com o vereador, deixou um exemplo de coragem, dignidade e, acima de tudo, de patriotismo.

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara Municipal de Campos Sales: Rua Francisco Gomes Souza, 190
Centro - Campos Sales
(88) 3533.2206

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

No comments:

Post a Comment