Tuesday, July 20, 2010

A Importância de se debater o Futuro da Expocrato - Por: Dihelson Mendonça

Esta postagem não é nenhuma crônica maravilhosa e bem escrita daquelas que escrevem os grandes mestres, como Carlos Eduardo Esmeraldo ou o Emerson Monteiro. É apenas um comentário rápido sobre a importância de debatermos o que queremos para a nossa cidade. O que o povo quer, e o que o povo vai ter. É verdade que parece que no Crato, apoderaram-se da EXPOCRATO. Olhando de longe, temos a impressão que um grupo chegou, fincou bandeira, manda e desmanda na expocrato e o povo tem que aceitar tudo caladinho engolindo tudo e nenhuma opinião dos cratenses é levada em consideração. É como se o negócio fosse todo particular, privado, controlado por cartolas. Neste ano, assim como todos os anos, a festa bate recordes de público. É claro! A população do planeta só tende a aumentar. Seria muito muito estranho se a festa diminuísse a cada ano. Ao ver tantas postagens no Blog nessa semana relacionadas com o tema expocrato, temos a certeza de que as pessoas andam preocupadas com tudo isso. A verdade é que o parque da maneira atual não tem mais condições de comportar a festa. No centro da cidade, o acesso é precário. Milhares de automóveis tentando chegar lá sem conseguir, sem estacionamento. Insegurança, barulho.

O som altíssimo perturba a cidade inteira. Misturou-se uma exposição com uma produção particular de shows, tudo visando o DINHEIRO de um grupo, sem fornecer espaços relevantes para as manifestações culturais e artísticas no evento, que deveria ser prioridade. Todo ano os artistas locais da música são obrigados a mendigar um pequeno espaço no palco da URCA a fim de mostrar um pouco da sua arte para os visitantes. Isso é correto ?

Por isso: Temos que Repensar o Futuro da Exposição do Crato, da forma que os cratenses entenderem que deve ser, e não como os "Cartolas" querem que seja. Talvez seja tempo de aparecer algum HOMEM nesta cidade capaz de trazer de volta aquilo que só deveria pertencer única e exclusivamente aos Cratenses: A Tradicional Exposição do Crato.

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment