Thursday, July 22, 2010

Juazeiro do Norte completa 99 anos - Reportagem: Elizângela Santos


Solenidade reúne população e autoridades de Juazeiro nas comemorações dos 99 anos do Município - ELIZÂNGELA SANTOS. Durante todo um ano, o Município irá comemorar a data junto aos fiéis do Padre Cícero e visitantes.

Juazeiro do Norte. Uma solenidade com hasteamento das bandeiras e missa em ação de graças, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, marca os 99 anos deste Município. A abertura das comemorações aconteceu no último dia 17, com o início do ano do centenário da cidade e a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Um show com atrações locais foi realizado na praça do Memorial Padre Cícero, no início da noite. As festividades alusivas ao centenário de Juazeiro do Norte foram abertas ano passado, com a comemoração dos 100 anos do jornal O Rebate. Na ocasião, foi criado o dia da imprensa da cidade, como marco dos 100 anos. Várias comemorações estão previstas durante este ano, em que a programação será intensificada. São eventos que irão resgatar a história da cidade e debates em torno de um dos maiores centros de romaria do Nordeste e do Brasil, que teve como principal fundador, o Padre Cícero, líder religioso.

A vinda da imagem de Nossa Senhora Aparecida, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, marca o encontro das duas grandes cidades romeiras do País. Na última terça-feira, foi lançado no Sesc da cidade, o livro do escritor Geraldo Menezes Barbosa, "Caminhadas com o Padre Cícero", que resgata momentos marcantes da história do sacerdote fundador de Juazeiro. A cidade recebeu maior número de turistas durante este período. Segundo a secretaria de Turismo e Romaria, na missa dos 76 anos de morte do padre Cícero, estavam presentes cerca de 40 mil fiéis. O Município foi fundado no dia 22 de julho de 1911. Antes era a comunidade de Tabuleiro Grande, pertencente ao Crato. Ao longo desse período conseguiu se notabilizar pelo desenvolvimento da economia local, com destaque para o comércio e a indústria de calçados, sendo este um dos polos mais representativos do Estado.

A cultura popular é outro grande atrativo. Os pilares do trabalho e da fé fizerem o Município ter uma cultura diferenciada. O escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa, que atualmente preside a Comissão do Centenário, afirma que, quando chegou a falar sobre essa diferença, algumas pessoas acharam estranho. "Cada vez fico mais impressionado com essa força misteriosa que Juazeiro tem. É uma coisa transcendental", diz ele, ao se referir as manifestações de carinho que tem recebido de várias localidades do Brasil. Milhares de nordestinos passam a cada ano por este Município, principalmente, durante as grandes romarias. Outro importante aspecto em torno da figura mítica do Padre Cícero. O comércio local e a indústria do turismo religioso são os grandes beneficiados. A cidade tem conseguido, nos últimos anos, avançar na área educacional, principalmente com a instalação de cursos de nível superior.

História

O nome Juazeiro surgiu a partir da árvore, e o "Norte" veio diferenciar a cidade de outras com o mesmo nome. A visão de Juazeiro mudou para o mundo quando do milagre da beata Maria de Araújo, em 1889, e o sangramento da hóstia ofertada pelo padre Cícero. A polêmica continua até hoje e em torno deste fato a crença do povo em um homem santo.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Praça do cinquentenário, s/n - Socorro
(88) 3511.4040

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment