Monday, July 26, 2010

Mostra de quadrinhos no Cariri - Reportagem: Elizângela Santos


A gibiteca da casa Grande tem 3.500 exemplares de HQs. O local foi inaugurado em 2006. Lá, na ocasião do evento, haverá exposição sobre a história dos quadrinhos no Ceará - ELIZÂNGELA SANTOS.

Grandes nomes nacionais e internacionais estarão presentes, em Nova Olinda

Nova Olinda. O "Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação" trará, pela primeira vez à região, os grandes nomes da área para palestras, oficinas, workshops e ampliará o debate em torno de temas relacionados ao aspecto social e a transformação por meio das histórias em quadrinhos (HQs). Essa é a proposta do trabalho a ser desenvolvida na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com a participação de cerca de 900 pessoas no público, a realização de 11 mesas de debates, 29 palestras, em torno de cinco temas centrais, lançamentos de livros e revistas. O evento começa dia 6 de agosto e vai até o dia 8. Grandes nomes nacionais e internacionais estarão presentes para levar ao público as novas tendências dos HQs e animação, tanto do Brasil como de Portugal e Canadá. Mas, uma Mostra de Cinema e Oficina de Animação, a ser realizada de 2 a 5 de agosto, no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBN), em Juazeiro, já dará ao público uma pequena ideia do que representará esse evento para o segmento, por meio do Núcleo de Animação do Ceará, com a apresentação de 41 vídeos. Também no dia 2 de agosto, no Sesc, em Juazeiro do Norte, acontecerá palestra com a roteirista Sônia Luyten, da Universidade de São Paulo (USP), também especialista em mangá, outro tipo de quadrinho.

A mostra será aberta no dia 6, a partir das 8 horas, pelo presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins. Esse momento conta com a realização de tour pelos laboratórios de conteúdo e produção da entidade e a abertura da exposição permanente sobre a história dos quadrinhos no Ceará, de 1930 aos dias atuais. Essa exposição estará presente na gibiteca de 3.500 exemplares de HQs, na Casa Grande, inaugurada em 2006, a primeira no Ceará.

Segundo o presidente da entidade, a ideia do encontro em Nova Olinda é também promover este espaço, que vem atuando na formação de leitores e gestores de quadrinhos. Ele destaca a importância de se disseminar gibitecas de todo o Brasil. No Cariri, lembra da ausência desses espaços e até mesmo das bibliotecas, que deveriam ser pontos de acesso e incentivo à leitura na infância.

Lançamento

E não só a gibiteca, mas o espaço de produção de revista em quadrinhos está presente na Fundação. Durante a mostra será lançado a revista contando a história de todo esse processo, o HQ Brincando de fazer gibi, produzida pela turma da Casa Grande Editora. "O Romance do Pavão Misterioso" será outro lançamento de Klévisson Viana, além de lançamentos de livros sobre o assunto. Os temas principais a serem debatidos no evento estão relacionados às políticas públicas para a literatura em quadrinhos, produção, promoção e espaço para os quadrinhos, possibilitando aos participantes o acesso a debates com representantes de Portugal, sobre a produção de quadrinhos, conhecido no país lusitano como "Banda Desenhada" (BD).

Dimensão

"Esse será o primeiro encontro no Cariri sobre o tema e a primeira vez que se debate com essa dimensão"
Alemberg Quindins
Presidente da Fundação

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundação Casa Grande
Avenida Jeremias Pereira, 444
Nova Olinda/CE
(88) 3546.1333

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment