
Você leva um soco nas costas, olha para trás e não vê ninguém. Foi assim que a jornalista Cristiana Soares definiu o anonimato na Internet. A Constituição Brasileira garante o direito à livre expressão, mas veda o anonimato. Isto resume tudo em relação à forma de uma pessoa se expressar, característica maior do homem como um ser político.
Pessoas sensatas usam a Internet para se informar, como lazer e para difundir o útil, o bem e a verdade. Já as pessoas más intencionadas e com desvios de conduta utilizam a Internet para cometer seus delitos. Nesta última categoria, utilizam o anonimato dos comentários para enlamear a honra alheia, uma vez que não têm a coragem suficiente para criticar de frente.
Desde cedo, aprendi a admirar pessoas que externam o que pensam, independente do julgamento que outros façam dos seus pensamentos. Gosto de quem expõe suas idéias, ideologias e crenças de forma firme e sem subterfúgios. E mesmo quando penso diferente delas, não diminui em mim o respeito profundo por essas pessoas. São elas quem modifica para melhor o mundo dentro da pluralidade de pensamentos, ideologias e filosofias de vida, ferramentas indispensáveis à boa convivência democrática.
Por outro lado, triste é constatar, existem aqueles que não têm coragem suficiente de assinar o que escrevem. Estes não merecem respeito, pois ocultam sob a fumaça do anonimato seus pensamentos. Não sabem eles que a melhor coisa que existe no ser humano é a sinceridade e coragem de assumir aquilo que acredita. Como bem definiu o escritor Paulo Coelho: Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos.
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael
No comments:
Post a Comment