Sunday, January 31, 2010

Chega a 260 mil número de inscrições no sistema de seleção do Enem



Brasília - O Ministério da Educação (MEC) informou que mais de 260 mil estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) até o início da tarde de ontem (31). Só neste domingo, foram feitas 62 mil inscrições. Segundo o ministério, 440 mil alunos trocaram a senha no sistema e já podem fazer a inscrição, no período das 6h às 23h59, até a próxima quarta-feira (3) no site do SiSU. De acordo com o ministério, o sistema opera com normalidade.

Na sexta-feira (29), quando o site entrou no ar, muitos alunos não conseguiram fazer a inscrição. Segundo o MEC, uma falha em um equipamento interno e a queda na conexão à internet deixaram o sistema indisponível. O problema já foi resolvido, de acordo com órgão.

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Afinal, o Planeta está Aquecendo ou Esfriando ?


Nota: Hoje, trazemos uma entrevista feita pelo site viomundo ( www.viomundo.com.br ), com o Professor José Carlos Parente de Oliveira, da UFC com doutorado na Alemanha, que diferentemente do que afirmam outros cientistas, de que a terra estaria em pleno "aquecimento global", afirma que ao contrário, nosso planeta está esfriando, e ninguém está tomando qualquer atitude no sentido de nos prepararmos para essa eventualidade.

ENTREVISTA - Professor José Carlos Parente de Oliveira * (15/11/2009), no Diário do Nordeste

´O planeta está esfriando!´

Na contramão do ambiental e politicamente correto, o professor cearense José Carlos Parente de Oliveira, 56, da UFC, Doutor em Física com Pós-doutorado em Física da Atmosfera, diz que, cientificamente, não se sustenta a tese de que a atividade humana influencia o clima no planeta, que não está aquecendo. "Na verdade, a Terra está esfriando", afirma ele. Na entrevista a seguir, o professor Parente põe o dedo em uma antiga ferida: "Perdemos o foco do problema. E o foco do problema são os meios de produzir, é a forma errada de como o homem produz seus bens"

Por que o senhor caminha na contramão do ambientalmente correto e proclama que o planeta não está aquecendo, mas esfriando?

A busca da verdade deve ser o norte, o foco da atividade em ciências. E penso que não é isso o que ocorre com o tema aquecimento global. A sociedade está sendo bombardeada por notícias, reportagens na tevê, filmes e tudo isso com a mensagem de que as atividades humanas relacionadas às queimas de combustível fóssil (petróleo, carvão e gás) são as culpadas pelo aquecimento da Terra. O grande responsável por esse bombardeio é o Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), que é um órgão da ONU.

O senhor quer dizer que um organismo da ONU está provocando um terrorismo ambiental?


Vejamos. A hipótese do aquecimento global antrópico defendido pelo IPCC não possui base científica sólida. Não há dados observacionais que provem cabalmente a influência humana no clima. Se voltarmos um pouco no tempo nós constataremos que entre os anos de 1945 e 1977 houve um resfriamento da Terra, acompanhado de grande alarde de que o planeta congelaria, haveria fome, milhares de espécies desapareceriam etc. E veja que nesse período houve grande queima de carvão e petróleo motivada pela reconstrução da Europa e da Ásia após a 2ª Guerra Mundial. Outro exemplo de não conexão entre concentração de CO2 e temperatura da Terra ocorreu entre os anos 1920 e 1940, período em que a Terra esteve mais quente que os anos finais do século XX, e nesse período a atividade de queima de combustível foi de apenas 10% do que foi observado nos anos 1980 e 1990.

Afinal, o que é mesmo que está acontecendo?


Por volta dos anos 1300 ocorreu o Período Quente Medieval em que a temperatura da Terra foi superior a atual em cerca de um grau centígrado. Segui-se então um período frio conhecido como Pequena Era Glacial por volta dos anos 1800. Esses períodos são bem conhecidos dos estudiosos do clima terrestre. O que está ocorrendo é uma recuperação da temperatura pós Pequena Era Glacial, mas essa recuperação é lenta e ocorrem oscilações em torno dela. Para visualizar, podemos pensar em uma reta que ascende lentamente, ocorrendo oscilações em torno dela. Essas oscilações ocorrem em menores escalas de tempo, e são originadas por fatores naturais, como a radiação solar, a interação dos oceanos, principalmente do Pacífico, cuja temperatura oscila com período aproximadamente decenal. Porém essa recuperação cessou em 1998.

Então, em vez de estar aquecendo, a Terra está esfriando agora? Mas isso é o contrário do que proclamam as ONGs, os cientistas, os jornais. Quem está errado?


No ano de 1998, houve um fenômeno atípico: um super El Niño aqueceu a terra quase um grau acima da média em que ela se encontrava. Desde esse fenômeno do El Niño, a temperatura da Terra, sistematicamente, vem diminuindo, conforme os dados coligidos pelos satélites. Esses dados, porém, não são aceitos e nem utilizados pelo IPCC nos seus documentos.

Qual a razão? Há um viés político por trás disso?

Penso que a atividade cientifica não está desvinculada da política. São as nações e sua sociedade que definem o ramo da ciência a ser financiado por elas. Entendo que a atitude do IPCC é para favorecer cientistas, pesquisadores que defendem a tese hipotética de que o homem é culpado pelo pequeno aquecimento do planeta, que cessou em 1998 e que foi menor do que o anunciado. Os satélites que medem o clima da terra desde 1978 indicam que, de 1998 para cá, estamos vivendo um período de diminuição da temperatura. Só para que se tenha uma ideia de que esse dado de redução da temperatura é levado a sério, o grupo de pesquisas da Nasa que lida com lançamento de satélites está programando para 2021-2022 o envio de uma nave que deixará o sistema solar. Ora, a atividade solar é muito importante e é um impedimento para que uma nave como essa saia do sistema solar. Por que eles programam esse lançamento para 2021-2022? Resposta: porque será o ano em que o sol terá a menor atividade. E a atividade solar é muito bem relacionada com a temperatura da terra, via efeito indireto de formação de nuvens baixas. Essa correlação de nuvens baixas, atividade solar e temperatura da terra está muito bem documentada na literatura científica.

Qual é a causa do aumento de furacões, tempestades, tufões, terremotos na Ásia, na África, na Europa e nas Américas?


Há um exagero nas notícias. Quando mergulhamos na literatura científica, observamos que terremotos severos, de níveis 4 e 5, estão sendo reduzidos. A frequência desses eventos tem diminuído nos últimos anos. No litoral da China, trabalhos científicos mostram que nos últimos 50 anos a atividade de furacões também se reduz. O efeito destruidor do furacão Catrina, sempre mencionado porque destruiu New Orleans (EUA), aconteceu mais pela falta de providências preventivas dos governantes, que não ouviram as advertências dos cientistas. Os muros de contenção de New Orleans precisavam ser recuperados. E ninguém fez nada. O estrago do Catrina nada teve a ver com o clima. Faltou a ação do Governo.

O senhor condena o uso de combustível fóssil, como o carvão, na geração de energia elétrica?


Vamos particularizar o Brasil, pois é aqui que essa discussão se dá. O Brasil é um País privilegiado. Praticamente 80% de sua matriz energética são de origem hidráulica, e aí nós não necessitaríamos de carvão mineral. Mas, no mundo, há países que não têm esse privilegio brasileiro e têm de utilizar para o seu bem estar e desenvolvimento o carvão e o petróleo. Não há outra alternativa. As alternativas limpas que se apresentam . a energia eólica e a energia solar, por exemplo, ainda não são completamente eficientes, pois necessitam de mais pesquisa, de mais estudo porque não obtêm ainda o rendimento ótimo. Há maneiras racionais de usar carvão e petróleo sem que se agrida o ambiente. Assim, a discussão que considero mais fundamental do que saber se o homem aquece ou não o planeta é a seguinte: o que o homem deve fazer para não poluir o mar, os rios, o lençol freático, para não derrubar e não queimar florestas, para manejar corretamente o solo. É esta a ação do homem que deveria ser o centro das atenções de todos, cientistas, pesquisadores, políticos, governantes, reis, rainhas e príncipes.

Agora o senhor está no caminho ambientalmente correto...


Veja: quando o homem queima a floresta, ele não está aumentando a temperatura do planeta, mas piorando as suas próprias condições de vida e ameaçando a fauna e a flora.

Quando o senhor expõe estes pontos de vista em auditórios acadêmicos, a crítica vem contundente?


É surpreendente que não, porque os argumentos que utilizo são baseados em dados da natureza e fazem com que o público os aceite. Já fiz uma centena de seminários. Eu diria que só duas vezes eu fui interpelado de forma mais contundente, não pela maioria, mas por dois colegas pesquisadores que defendem o ponto de vista amplamente divulgado pelo IPCC. Mas eu já ouvi a manifestação de muitas pessoas favoráveis ao que exponho em minhas palestras e conferências.

O que o senhor acha das ONGs ambientalistas?


Quando a questão do aquecimento começou por volta de 1980, as ONGS encontraram aí uma oportunidade de se tornarem mais visíveis. Aí, elas ficaram, inadvertidamente, prisioneiras deste tema, por meio do qual tiraram DE foco o real problema do mundo. E o real problema do mundo é o da água, é a poluição da água e do ambiente. O responsável por esse problema é o meio de como a produção de bens se dá. O modo de produzir, destruindo os recursos naturais e utilizando-os sem nenhum controle, faz com que o planeta e a raça humana se tornem frágeis. Hoje, a linha de atuação das ONGs levará, no curto prazo, a uma situação bastante complicada nos países pobres. Exemplo: se a reunião de Copenhague, em dezembro, decidir que o uso de carvão e de petróleo deve ser cortado em 40% como se propõe, países como a China, a Índia, toda a África e também o Brasil terão problemas. 400 milhões de indianos juntam e queimam esterco para se proteger do frio e até para cozinha r; na China, a situação é mais dramática: 800 milhões de chineses nunca viram uma lâmpada acesa. Cortar a queima de combustível fóssil em 40% será o mesmo que implementar nesses países uma teoria ecomalthusiana para controlar ferozmente essa população pobre do mundo.

O senhor acha que os países ricos, que poluíram para crescer, querem impedir agora que os pobres cresçam?


Eu não concordo com essa teoria da conspiração. Mas é muito esquisito que se tente agora definir quotas de queima de combustíveis para todos os países, indistintamente. Isso não pode. Um americano consome 20 vezes mais do que um africano. Não se pode colocar todos os países da mesma forma na panela furada do aquecimento global. O africano é tão responsável pelo planeta quanto o americano ou o chinês. Nós perdemos o foco do problema. E o foco do problema são os meios de produzir, é a forma de como o homem produz seus bens. O que devemos fazer é focar na questão da água, da poluição ambiental, porque é possível queimar com responsabilidade. Mas para isso é necessária a decisão política. A boa gestão ambiental é, na minha opinião, a saída.

Fonte: Viomundo

FMI propõe fundo de US$ 100 bilhões para combater aquecimento global



Davos (Suíça) - A elite financeira reunida no Fórum Econômico Mundial – que terminou hoje (31) em Davos, na Suíça – mostrou que também está preocupada com os efeitos do aquecimento global. O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, aproveitou o fórum para anunciar que pretende criar um Fundo Verde com a finalidade de ajudar os países em desenvolvimento no combate aos efeitos do aquecimento global. Segundo Strauss-Kahn, o fundo terá US$ 100 bilhões por ano. O FMI promete divulgar mais detalhes sobre o fundo em alguns dias.

Além disso, para evitar a circulação de carros particulares e táxis, poluindo a cidade, uma frota de vans transportou participantes e jornalistas entre os lugares dos encontros do fórum durante os cinco dias de discussões. Os carros têm colados nas laterais adesivos com a inscrição “Green” (que significa verde em inglês) e, segundo os organizadores, foram escolhidos por emitirem uma quantidade de gás carbônico (CO2) menor do que os carros similares da categoria.

Gislene Nogueira Enviada Especial da EBC

CRATO - Previsão do Tempo Dia 01 de Fevereiro de 2010


Fonte: Climatempo

A Difícil profissão Repórter - Por: Dihelson Mendonça


Bom Dia!

Não deixo de me emocionar quando vejo uma reportagem como essa aí do futebol trazida pelo repórter e colaborador Wilson Bernardo para o Blog do Crato. Só para os leitores terem uma idéia de como é o processo de postar uma matéria aqui no Blog, eu escrevi essas poucas linhas:

O Blog do Crato funciona igual a um Jornal. O repórter vai às ruas, vê algo interessante, registra em fotos, colhe o fato, e só aí já demora um tempão ( Umas 3 horas ). Wilson passou a tarde do domingo fazendo a reportagem sobre o time do Crato. Depois vai pra casa redigir a matéria, pegar as fotos, transferir para o computador e editar cada uma delas. Depois que a matéria está pronta, vai diagramar no Blog, enviando cada foto ( que Wilson manda sempre em alta resolução ), e o texto ( gasta-se mais 3 horas pra fazer isso ).

No total, para fazer uma matéria dessas aí o Wilson Bernardo gastou umas 6 horas do seu precioso Domingo apenas para nos trazer a informação. E DE GRAÇA, já que fazemos tudo aqui pelo simples prazer de levar a informação aos nossos leitores.

Por isso, quero deixar meus parabéns ao repórter Wilson Bernardo. Ele é "Bamerindus" - Gente que Faz! - E o Sol é Quente...

Abraços,

Dihelson Mendonça ( Texto e Fotomontagem )

BlogCinema - UM ESTRANHO NO NINHO - FANATISMO... - Por: Demétrius Silva


Ver um Seriado de Tv americana nos tempos de hoje é sinônimo de boa qualidade, de entretenimento inteligente e satisfação em ver algo que você gosta e demorará a acabar.O caso de House, série de TV da Fox dos EUA, Universal Channel aqui no Brasil tem todos estes ingredientes ou elogios dependendo do ponto de vista do meu querido leitor.

Hugh Laurie que na sua Sexta temporada e já produtor executivo da Série (uma das mais famosas do mundo hoje, diga-se de passagem), com vários prêmios na bagagem é quem interpreta o misantropo mais amável do planeta. As especulações de que ele encerrará o seriado na sua sexta temporada com 30 episódios me fez escrever este humilde texto de fanatismo.


Gregory House é um médico excêntrico que descobrimos em sua sexta temporada que ele tem um problema sério, não tachado por todos os que conhecem como um chato egoísta e anti-social, mas como um ser humano que tem que ser tratado.

Seu primeiro episódio da sexta temporada, vemos House em um manicômio para sua recuperação contra o Vicodin que conhecemos desde sua primeira temporada, e Radiohead para enaltecer (mais ainda) seu sofrimento de um viciado. O interessante é seu comportamento diante dos outros pacientes que lembra totalmente Jack Nicholson em um dos filmes mais importantes da história do cinema. O Dr. Nolan, diretor do manicômio exprime na série como o único cara que conseguiu ver o real problema do House sem tachá-lo como alguém sofrível ou amargurado, dando certa esperança de que ele possa ser alguém mehlor socialmente.

Se é isso que esperamos do Dr. House eu não sei, mas esta última temporada o qual está sendo exibida nos EUA é sensacional, este texto não quis dizer absolutamente nada, só o quanto este seriado é genial, e o quanto admiro os roteiristas para uma das melhores séries de TV que já vi passar nos últimos anos.

Por: Demétrius Silva - Editor de Cinema do Blog do Crato

CRATO - O JOGO QUE SOBRAMOS: Meter a Mão é Reinventar um Resultado...Por Wilson Bernardo.


CRATO 0 X 1 FEDERAÇÃO DO CEARÁ DE ARBITRAGEM


Um Gol em perfeitas condição de jogo, o arbitro e o bandeirinha anulam sarcasticamente, em pleno clarão de uma tarde de Domingo e em nossa casa, fazendo assim a serventia de um banquete já prenunciado, e como não bastasse não marca uma penalidade em favor de Crato, iguinorando milhares de torcedores, conscientes de uma possível armação federativa, falta de uma presidência mais determinada, e que chute não o BALDE da Federação mas suas BUNDAS envelhecidas de poderes que alimentam ha décadas os interesses dos grandes e medíocres times da Capital...

Arbitragem uma VERGONHA!!!!!!!

Como sempre o Mirandão é uma festa e acreditamos no TIME e nos Torcedores.

O Time se prepara na formação tradicional...

A Torcida que apoia, e até mesmo na derrota sempre lota.

O campo de Jogo um tapete...
Estão nos metendo a mão e o apito é a arma deles...A Federação...
O Banco de um time de Vitórias surpreendentes
VAI bola....Rola.
A defesa e o ataque.

Um Gandula a esperar o tempo
Torcida empolgante e tradicional
A JOVEM CRATO! Esta pintura não é de PALHAÇOS e SIM de GUERREIROS do CARIRI,queremos respeito.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O SHOW...Bastidores de uma Impecabilidade Sonora-Por Wilson Bernardo.

Se tem Muito o que falar da tormenta Musical e é claro tormenta na figuração linguística de que o som presenciado por todos é da melhor qualidade partituristica em que se distribui no palco o que temos de melhor na musicalidade autoral,se dedilhando voraz a eloquência de letras construídas na singularidade da alma e sensitiva a toda uma perspectiva de tempo em que o saudosismos de velhos festivais nos presenteava com poéticas e estruturas semânticas da literatura de vanguarda que somente se ver e se constrói em um Cariri Chapeado de misticismos e mitos da musica e da palavra.

Sir.Jairo Starkey a celebridade das misturas rítmicas...

Nivando o dom da palavra Missisipi Sax In Blues.

Pachelly na penumbra das imagens sommmmm
Abidoral Jamacaru uma irmandade Musical dos encantos o canto entanto
A Serenidade de uma Musica Concebida na infinitude Sonora
Um dos grandes Baixistas de uma nova geração que já é real...AMINADABER
Este ai o de sempre conhecido o MAGO das teclas de um marfim milenar
Danilo, Isaías,Jairo uma concepção jazzzzzzzz infinitamente musical
A certeza de que o CARIRI será o sempre território dos loucos fazedores de musicaletrafernalhas
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Conjecturas sobre eleições 2010 - Por Beto Fernandes

Com afunilamento do calendário eleitoral visando o pleito deste ano muitas são as notícias e especulações sobre as eleições majoritárias e proporcionais quando iremos escolher o novo (a) presidente (a) da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. As recentes pesquisas mostram algo natural: o crescimento da pré-candidata Dilma Rousseff do PT, a partir do carisma do Presidente e pai de sua candidatura, Lula da Silva, aliado a série de ações que mudaram para melhor a realidade econômica nacional.

O crescimento do nome de Dilma reflete de forma direta nas conjecturas das eleições no Ceará em função da participação direta do Governador Cid Gomes (PSB), candidato natural a reeleição. As apostas dos especialistas políticos apontam para desistência de Ciro Gomes, irmão de Cid, que apoiaria a ‘Margareth Tatcher’ brasileira. Isso facilita o projeto de reeleição do governador compondo com os mesmos aliados de 2006: PT e PC do B.

Se há informações abertas a partir da coragem de algumas figuras políticas interessadas diretamente no processo em passar os fatos, existem muitos comentários de bastidores. Um deles é bastante curioso e em função das consequências para o futuro, pouco se tem falado, ou melhor, ninguém tem falado (pelo menos que eu tenha lido, ouvido, ou visto).

E o que é Beto? Deve estar se perguntando o amigo leitor. Trata-se da formação da frente com mudança de nomes nos cargos majoritários. Como assim? Explico. A pré-candidatura de José Pimentel é fato. É o candidato do PT e do próprio Presidente Lula.

A mudança pode ocorrer na segunda vaga para o Senado e na vice-governadoria. Primeiro é preciso lembrar que dentro do próprio PT, a quem cabe a indicação natural há divisões. O professor Francisco Pinheiro, almeja continuar e pela tangente corre o Secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, bem como Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá. O detalhe é que a indicação é da Prefeita de Fortaleza Luiziane Lins. Isso fica ainda mais embolado com o surgimento de um movimento defendendo um nome do Cariri para vice. Camilo Santana é o de preferência do Governador Cid. O Cariri, acertadamente quer também indicar o suplente de José Pimentel.

Voltando a nova conjectura. Essa aponta a retirada do nome de Eunício Oliveira (PMDB) da senatória que disputaria então a vice-governadoria. Ai está o problema para o futuro. Num eventual acordo, Cid Gomes, renunciaria ao Governo e sairia candidato a Senador em 2014, com o peemedebista assumindo o executivo estadual e sendo candidato a reeleição. Em se confirmando isso, abre-se um leque aumentando chances de Tasso Jereissati (PSDB) viabilizar sua reeleição ao Senado e do PSDB dar “apoio branco” a Cid Gomes este ano. Outro aspecto curioso é que isso dificultaria uma candidatura petista ao Governo em 2014. Guimarães deve ser o candidato natural se permanecer a ordem política como está. Sei que alguns acham que isso pode ser pura especulação, mas a possibilidade é existe, afinal em política, graças ao seu “dinamismo” tudo é possível. É preciso lembrar um antigo dito popular: “onde há fumaça, há fogo”.

E a oposição? E a candidatura de Roberto Pessoa? Como está? Como ficaria? Um influente “neo-republicano” de Crato, filiado recentemente ao Partido da República, disse algo que aguçou minha curiosidade: “Acho que Dr. Roberto Pessoa não será candidato a governador. Deverá apoiar Cid! Ele pretende mesmo é sair candidato a Prefeito de Fortaleza.”. Meus amigos isso aí já seria dinamismo demais. Preciso urgentemente saber o que diz o Dr. Lúcio Alcântara sobre esse fato. Mais que isso, o que diz o próprio Roberto Pessoa. Ainda bem que o “neo-republicano” apenas “acha”, não tem certeza.

O pré-candidato a deputado federal Raimundo Macedo (PMDB) informou na última semana que seu partido realizará encontros regionais para discutir o processo eleitoral deste ano nas principais cidades cearenses. Juazeiro do Norte está no roteiro. Ótima oportunidade para a imprensa perguntar a Eunício Oliveira sobre essa conjectura.

E nada sobre o PSDB? Sim!! Existem alguns que assumiriam uma candidatura ao governo e até topariam enfrentar Cid Gomes, mas esbarram na falta de incentivo das lideranças detentoras de mandato (deputados estaduais e federais) que sabem o tanto quanto é difícil a missão. No tabuleiro do xadrez político a paciência e a prudência são os principais aliados. No PSDB há os que querem de fato um rompimento com Cid Gomes e os que fazem de conta que querem. O problema é que o número dos que fazem de conta é maior do que os que verdadeiramente defendem candidatura própria.

Por Beto Fernandes

SUAVIDADE - Por Vicente Almeida

SUAVIDADE

No mundo em que vivemos hoje, a palavra “SUAVIDADE” quase perdeu o sentido. Segundo o Aurélio Século XXI, quer dizer: Qualidade daquilo que proporciona aos sentidos, um prazer brando e delicado, ou que revela moderação e equilíbrio:

A ganância do poder, a impressão do quanto mais, melhor, tem destruído as mais belas instituições humanas além de por em risco a vitalidade do planeta.

Nos últimos tempos o homem tem mudado a geologia da terra (superfície e subsolo) em busca de riquezas; Contaminando o solo e os rios com produtos químicos e dejetos industriais: Destruindo sem controle as nossas de florestas; Construindo imensas represas (necessários até): Perfurando o subsolo e esvaziando as grandes reservas de água, petróleo, gases, etc (também necessários por força do progresso). Infelizmente, a longo prazo, tudo isto, gera conseqüências.

É interessante! Vamos imaginar as conseqüências de uma grande represa:

A natureza leva alguns milênios ou milhões de anos, para construir um grande reservatório, adaptando o meio ambiente ao novo formato.

Aqui mesmo no Brasil, destroem florestas (fauna e flora), e removem cidades, construindo na área, em menos de uma década, grandes represas, sem imaginar ou calcular a pressão que o peso da água iria exercer sobre o solo, e as conseqüências em outras regiões (pequenos tremores, por exemplo), além dos reflexos arrasadores e irreversíveis ao meio ambiente. Claro que os danos a fauna e a flora eram previstos, mas, a alteração climática em toda a região e além, parece não ter sido calculada.

Mas, haverá benefícios humanos imediatos! E esta é a meta. Contudo; as conseqüências da construção irão ser sentidas em muitos lugares no decorrer do tempo através de: inundações, desmoronamentos, chuvas sem controle, secas inesperadas, rios com excesso de volume saindo do seu curso natural e invadindo cidades, etc. Claro que tudo isto vem associado e reforçado pelos fenômenos externos, principalmente aqueles iniciados a partir dos oceanos.

Pergunto: Mas a grande barragem não visava beneficiar o homem?

E o que dizer do esvaziamento do subsolo, os grandes reservatórios de minerais?

As perfurações de poços e a retirada de bilhões de metros cúbicos de minerais (água, petróleo e gases) do subsolo, deixa cavidades descomunais e inimagináveis. Com a saída dessas substâncias, o vazio que fica nessas cavidades, atrairá a queda de colossais camadas de rocha, causando grandes desmoronamentos internos, e conseqüentemente, com o tempo, catástrofes também ocorrerão na superfície e em locais distantes, às vezes sem aparente ligação com o esvaziamento daquele reservatório subterrâneo.

Por tanto o homem e sua tecnologia, infelizmente é o responsável; Pela infertilidade do solo; Pela contaminação dos rios; Pela destruição da fauna e da flora; e principalmente queira ou não: pelas alterações climáticas. O efeito devastador de tudo isto são colossais: O êxodo, A pobreza, Aas enfermidades e o aumento da criminalidade. Não culpem a natureza por isto!

Apesar de todo o caos que tem se formado, o destino da humanidade é progredir sempre, mesmo com custos e perdas incontáveis. O que se faz necessário é um cálculo sério e honesto, visando minimizar as conseqüências.

Graças à tecnologia, as distancias foram reduzidas, e não temos mais fome por falta de alimentos. A fome que as nações passam hoje, em muitos casos é o resultado da má qualidade administrativa de alguns governantes gananciosos. Temos um exemplo bem ali, na esquina do Brasil.

Hoje, a ciência da tecnologia, a partir da segunda metade do século XX, até os dias de hoje, avançou mais do que no período que vai da criação do homem até a segunda grande guerra.
As alterações climáticas trouxeram para as grandes cidades, inundações catastróficas. Nisto também a culpa não é da natureza, e podia nem ser do poder público, se o dinheiro suado dos contribuintes, fosse utilizado em benefício dos governados.

Junte-se a isto, a população ali residente que; com sua mente doentia, retrógrada, maléfica, associada ao prazer de destruir, faz mal a si mesmo quando dejeta na rua, o lixo que devia ser armazenado em depósitos apropriados e estrategicamente distribuídos pelas ruas. E o pior lixo é formado por recipientes de plástico (sacolas, sacos, copos garrafas pet, etc.) que não se decompõem facilmente, e ao receber água das chuvas formam um bolo obstruindo os bueiros causando inundações em bairros inteiros, trazendo consigo, mortes, doenças e desespero.

Outro grande contribuinte para aumentar o caos na cidade, é a permissividade de construções irregulares nos morros, nos bairros e nos centros. Tudo isto é o que vemos atualmente. Os governantes são incapazes de solucionar essas enfermidades urbanas sem uma administração séria e sem a ajuda da população.

Simbolicamente, observemos uma família passeando em seu belo automóvel, vão despejando na rua seus dejetos em forma de sacos de pipocas, papéis de bombons, copos descartáveis, garrafas de refrigerantes e tudo o mais. Má que Bela família hein? Mal sabe ela que seu desleixo, está contribuindo para, em caso de inundação ser a primeira a perder o automóvel e a vida!

Chamam isto de progresso? Pode até ser, Acho que é, E é! Mas o progresso mal utilizado tem seu custo. Não há nenhuma revolta das forças da natureza.

Os animais, não possuem instrumentos tecnológicos, mas o seu instinto lhes informa antecipadamente, quando há algo errado e com tempo, fogem para lugares seguros.

Os homens, usando a tecnologia avançada, sabem apenas quando algo deu errado, mas é tarde para salva vidas. Assim é o caso dos terremotos e tsunamis da vida. Acertam na previsão de chuva, mas erram por desconhecer o volume pluviométrico. Dominam o espaço e os mares, mas ainda não conseguem debelar certas enfermidades e epidemias, se não após dezenas de milhares de mortes.

Os antigos povos, sem usar instrumentos avançados, previam acontecimentos, e advertiam a população com tempo de salvar vidas. Também conseguiram sem equipamentos de tecnologia, construir as pirâmides, que são as arquiteturas mais avançadas que se pode imaginar, e resistem ao tempo há mais de três mil anos.

Que arranha céu do nosso século, com toda a tecnologia, suportará mil anos de existência?

O que tem dado errado com a nossa atual civilização?

Explico: Falta amor, suavidade no modo de vida, falta equilíbrio, falta o prazer de fazer o bem aos outros. Esquecemos que tudo que fizermos aos outros, é a nós que estamos fazendo.

Faço parte desta geração e reconheço meus limites, erros e responsabilidades.
31/01/2010

Homenagem aos Grandes Mestres - Prof. Jayro Starkey - Por: Dihelson Mendonça

Jayro Starkey

Salve, grande mestre de todos os idiomas do cosmos, Jayro Starkey!
A busca pela verdade fez da tua vida algo de belo, louvável e inspirador a todos nós, que somos seus alunos de vida e arte. Ao mestre, com carinho.

Foto e Texto: Dihelson Mendonça

Depois da magia do Show, a Magia das Lembranças - Por: Dihelson Mendonça


A maturidade de uma vida dedicada à grande Arte !

IMG_9459a



IMG_9454

Entre parceiros, amigos e notas musicais...

IMG_9416



IMG_9390

No momento...Eu Canto! - E porque não cantar ?

IMG_9425



IMG_9388

Pachelly Jamacaru - 50 ANOS de Arte !

Fotos: Dihelson Mendonça

Atenção: É proibido o salvamento, reprodução e utilização das fotos sem o consentimento expresso do autor. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas nas leis de propriedade Intelectual e Direito Autoral.

Sé Catedral dá boas vindas aos romeiros do Padre Cícero - Por Océlio Teixeira

A cada ano que passa, aumenta o número de romeiros que visitam a Catedral de Nossa Senhora da Penha, sede do Bispado de Crato. Atento a esse fato e seguindo a orientação do Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, o Cura da Sé, Padre Edmilson Neves, criou a Pastoral das Romarias e tem dado toda a atenção aos romeiros que visitam a Igreja onde Padre Cícero foi batizado. Neste ano, por ocasião da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, foi colocada uma faixa de boas vindas do lado de fora da Igreja e, logo na entrada, duas imagens: uma de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, e a outra do Padre Cícero Romão Batista. Posso estar equivocado, mas creio que é a primeira vez que uma imagem do Santo do Nordeste é colocada dentro da Catedral de Crato.


Sinal dos novos tempos, essa atitude do Cura da Sé, apoiado por Dom Fernando, é extremamente significativa não apenas do ponto de vista religioso, mas também social, econômico e político. Nossa Diocese está abrindo caminhos para a superação da tradicional cisão entre as duas maiores cidades do Cariri. Oxalá, que os poderes políticos e a população de ambas as cidades se sensibilizem com esse exemplo e passem a agir de forma semelhante.

Finalizando essa postagem, quero sugerir às autoridades municipais e eclesiásticas que procurem incluir a Igreja da Sé - local de Batismo do Padre Cícero e que tem atraído muitos romeiros - no chamado "Roteiro da Fé". Esse roteiro está sendo pensado pela Secretaria das Cidades do Ceará e Secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte. Já foi debatido algumas vezes com a população e especialistas. Seu planejamento deve estar em fase final e, logo, terá inicio sua construção. Do "Roteiro" farão parte os locais de perigrinação e devoção dos romeiros(Horto, Basílica de Nossa Senhora das Dores, Igreja do Socorro, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Santuário de São Francisco e Igreja de São Miguel). Porque, não incluir a Sé Catedral, e o Crato, berço do Padre Cícero?

Fotos: Océlio Teixeira de Souza

Doença Presidencial - Despertando a Piedade Pública - Por: Hildeberto de Aquino


DOENÇA PRESIDENCIAL – Haveria hora mais oportuna do que essa (véspera de eleição e já iniciada a campanha que segue escancarada aos olhos omissos da Justiça Eleitoral) para, repentinamente, se atrair uma “doencinha” que logo inspira aos mais desatentos extremos cuidados, dó e, já, já, formações de correntes em frente aos hospitais cinco estrelas onde o Presidente é assistido, gratuitamente, por equipes de máxima competência, sob as câmaras da mídia, onde alguns eleitores compadecidos, derramando lágrimas e até fazendo fervorosas orações e promessas com o Padre Cícero pela recuperação do nosso populista presidente Lulla (não mais Lula)? Notaram como, na realidade, não era nada!, apenas estafa de campanha? Enquanto isso, filas quilométricas em hospitais onde corpos de milhões de brasileiros indigentes são jogados pelos corredores, pois leitos não há, implorando por assistência que não lhes chega. Esperem, logo um “Bolsa Pressão-Alta” será concebido. Exmo. Presidente, estimamos o seu pronto restabelecimento, mas, nada mais de sustos, posto que hipertensos nos tornamos todos diante das condições precárias da saúde, dos idosos, da segurança, das estradas, da indolência e lerdeza da Justiça e da corrupção despudorada e impunida dos nossos políticos, dentre outras sérias doenças crônicas das quais padece a nossa sociedade, todas consequentes do descuro das nossas autoridades.

Hildeberto AQUINO

Corretor de Imóveis

Russas (CE)

NÃO NOS CALEMOS ANTE AS INJUSTIÇAS, OS DESMANDOS DOS PODEROSOS, A CORRUPÇÃO, A VIOLÊNCIA!

REFLITAMOS O QUE DISSE MATHER LUTHER KING:

“O QUE MAIS PREOCUPA NÃO É NEM O GRITO DOS VIOLENTOS, DOS CORRUPTOS, DOS DESONESTOS, DOS SEM CARÁTER, DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.”

Hildeberto AQUINO
Corretor de Imóveis
Russas (CE)

Terra que mata - Por: Luiz Domingos de Luna

Outro dia eu me encontrei com um Aquariano, foi uma verdadeira festa falamos de nossos costumes, nossa cultura, enfim foi um reencontro que há muito esperava, porém de difícil acesso, devido à falta de comunicação que nós temos uns para com os outros. Como a minha memória aquariana está muito fraca, já posso ser considerado um terráqueo de verdade, então perguntei para o colega-O Planeta terra assassina a vida?– sim. - O planeta faz isto por quê? -As espécies existentes estão sempre evoluindo, enquanto que a natureza não e, cada espécie que atinge um estágio superior assassina a anterior, o planeta está sempre em guerra consigo mesmo.

Afinal, o aquecimento Global vai ou não destruir o planeta Terra? – Sim, com certeza, não tenha dúvidas sobre isto – Como? - Realmente, quem tem o controle do poder existencial na bolinha ainda azulada são as bactérias, assim, estes minúsculos seres são responsáveis pela massa gasosa tanto nos oceanos como nos espaços geográficos sólidos, porém quando há um alinhamento destes minúsculos seres para a proliferação de um tipo de gás letal para os seres vivos, muitas espécies são extintas, caso a harmonia seja plena neste complô bacteriano, a vida dos seres vivos pode ser tornar inviável. – O Que já aconteceu em eras anteriores, embora de forma não tão bem elastificada em todas as regiões de forma e intensidade contínua e permanente, a ponto de criar uma destruição total da vida dos seres vivos, porém, tal possibilidade em teoria seja algo que possa ser aplicado na prática

As Bactérias são as controladoras do gás carbônico na biosfera, que tanta mata em excesso ou na falta. -Como assim? - A taxa de gás carbônico dissolvida no ar é quem define se existe vida ou não, se as taxa for apta todos vivem, ou todos morrem, ou, senão todos, pelos menos parte, o que de já, um grande prejuízo para humanidade dado o processo de globalização e por que não dizer do efeito estufa, neste instante. o grande aliado e queridinho das bactérias assassinas

Entendeu?

-Não

Mas é assim que a coisa funciona.
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra- Aurora – (CE)

CARIRI, CHAPADA DO ARARIPE - Por: José de Arimatéa dos Santos


Neste início de ano estive no cariri e como sempre procuro dar umas voltas pelo Juazeiro, Crato e Barbalha. Missão Velha pude ver através da janela do ônibus e surpresa agradável, preserva um bom número de prédios com fachadas que remontam o início do século passado. Voltar a terrinha, mesmo que de férias, é deslumbrante e mágico. Fez-me muitos momentos relembrar partes de minha infância. Ah! É mágico o nosso cariri. E a chapada do Araripe a circundar todo esse vale? Não tem coisa mais interessante e sensacional observar tudo isso e mais palavras para reverenciar essa beleza da natureza tenho muitas, mas o espaço é pequeno. Deixa para refletirmos aos poucos e em pequenas doses. Belo cariri!

Ao passear pela chapada do Araripe, ao pé da serra, pude contemplar suas matas tão belas e que conserva uma grande diversidade de animais. Sem falar nas riquezas que o homem caririense pode explorar de forma equilibrada e ecologicamente viável. Sem desmatar e procurar cuidar de forma exigente e capaz para não acontecer incêndios, sejam criminosos ou acidentais.
Barbalha e Crato são cidades que estão localizadas bem no pé da serra. Vindo do distrito de Caldas, pode-se comprovar bem o que estou falando. A imagem que se vê é o centro da cidade e de seus principais bairros. Já o Crato dessa vez tive uma imagem diferente que não conhecia. Tirei um domingo para matar saudades. Peguei um circular em Juazeiro do Norte, no triângulo CraJuBar, e fui para o cratinho de acúcar. Lembro uma imagem(acredito que seja do bairro do Seminário) em que de cima se vê uma grande parte da cidade. Simplesmente sensacional. Até agora não entendo porque não desci do ônibus para registrar esse momento!
Aqui faço minha singela e simples homenagem ao cariri e todas suas cidades. Minha Barbalha em especial, mas sem esquecer de Juazeiro, Crato, Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Farias Brito, Milagres, Porteiras, Mauriti,...
Toda essa beleza caririense que é a chapada do Araripe precisa ser mais protegida pelo governo e pela sociedade. Além das matas, dos animais e do homem cariri, tem a água que jorra de suas fontes. Água que mata a sede e leva o desenvolvimento. Faz-se necessário estudar essas fontes como forma de preservação dessa riqueza tão cara para o ser humano e que as gerações futuras possam se saciar e tomar banho com uma água limpa e perene. Que o cariri encontre sua verdadeira vocação econômica, mas de forma sustentável e ecologicamente equilibrada. Viva o cariri!

José de Arimatéa dos Santos

AGRADECIMENTOS...

Nós que fizemos o MUSI(CA)MINHOS Show, agradecemos sem exceção a todos que marcaram presença ontem no SESC de Crato, e nos passaram toda aquela energia positiva que fluiu por lá.Tanta gente boa compareceu!

Obrigado aos meus convidados pra lá de especiais: Abidoral Jamacaru, Dihelson Mendonça, João do Crato, Nivando Ulisses e Luiz Carlos Salatiel.
Agradecimentos ao SESC do Crato, nas pessoas de Samuel, Sergio, Alexandre e ao Reginaldo técnico de som!

Gente, muito obrigado mesmo!



Agradecimento a minha galera!
Da esquerda para a direita: Danilo, Aminadaber, Isaias, Nivando e Jairo Starkey

Relíquias de São João Bosco chegarão amanhá à Região Metropolitana do Cariri


A cidade de Juazeiro do Norte está preparada para receber amanhã – dia 1º de fevereiro – às 7 horas, a urna contendo as relíquias de dom Bosco, procedente de Cajazeiras. Um forte esquema de segurança foi montado para que o cortejo possa percorrer os destinos (Horto, Capela do Socorro, Santuário Sagrado Coração de Jesus) na maior tranquilidade possível. A operação mobilizou várias secretarias municipais cujos representantes se reuniram com os padres salesianos locais e definiram todas as providências. Guarda Municipal, Demutran e Secretaria de Turismo e Romaria ficaram com as maiores responsabilidades, mas tudo foi planejado para que o êxito da visita seja total. Agora só resta esperar que a população colabore.

Fonte: http://www.juaonline.info/index.html

Saturday, January 30, 2010

E A GRANDE MÍDIA GORDA DELIRA, SONHA...

PiG(*) quase mata o Lula e diz que Dilma está doente. O Serra fez cateterismo?
29/janeiro/2010 8:57
Dr Kalil, o Serra fez ou não fez cateterismo com o senhor?

Saiu na Folha (**), pág. A8: “Com Dilma e vice doentes, Lula deixa de fazer exame”.

Na primeira página, a Folha(**) diz que Lula teve uma “crise de saúde”.
Se todo mundo que tivesse uma pressão de 18/12 vivesse uma “crise”, o mundo estaria perdido …

Se a Dilma estivesse “doente”, a Ana Maria Braga, o Neguinho da Beija Flor e a Patricia Pilar também estariam.

O interessante é que, logo após a internação do presidente Lula no Recife, o Ministro Franklin Martins convocou a imprensa para explicar o que tinha acontecido. Como tinha feito, quando Dilma Rousseff soube que tinha câncer: Franklin explicou tudo.

Recentemente, o Estadão online noticiou que o governador de São Paulo tinha feito um cateterismo.

A notícia sumiu.

O Conversa Afiada procurou o hospital e o médico – clique aqui para ler – e não obteve resposta.

O médico é o mesmo do presidente Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho. Sobre a “quase-morte” do Presidente Lula, Kalil fala. Mas, e o cateterismo – houve ou não houve? – do governador de São Paulo, ele não fala. Ou não se leva o Estadão a sério?

Paulo Henrique Amorim

Em tempo: A manchete do UOL foi essa: “Hipertensão gerou maior preocupação com saúde de Lula desde a posse”. Só faltou convocar para a missão de 7º dia.

(*) PiG: Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**)Folha de São Paulo: é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
Publicado por admin • Canal: Destaque, PiG, Política BLOG – CONVERSA AFIADA – PAULO HENRIQUE AMORIM

Coluna Cariri - jornal O POVO, 31-01-2010

Tarso Araújo
tarsoaraujo@opovo.com.br
NOVO MEMORIAL 1
A decisão partiu dos irmãos Adauto, Humberto e Ivan. A família Bezerra de Menezes vai dar importante contribuição às comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte. O casarão da família - localizado na Praça Padre Cícero vai ser transformado num memorial. Os Bezerra de Menezes constituem uma das famílias que colonizaram o Cariri no início do século 17. Eles descendem em linha direta do Brigadeiro Leandro Bezerra de Menezes, o cratense que derrotou o movimento republicano promovido pela família Alencar em 1817. Leandro foi construtor da primitiva capelinha de Nossa Senhora das Dores, origem de Juazeiro do Norte.

NOVO MEMORIAL 2
Além da trajetória vitoriosa dos atuais irmãos Bezerra de Menezes, o novo memorial poderá resgatar a saga do brigadeiro Leandro, considerado pelos historiadores como o fundador de Juazeiro do Norte, pois quando o Padre Cícero chegou ao Juazeiro, para ali fixar residência & em 11 de abril de 1872 - já encontrou um povoado formado em torno da capelinha de Nossa Senhora das Dores. Naquele ano o lugarejo já tinha 35 residências, espalhadas desordenadamente por duas pequenas ruas, conhecidas por Rua do Brejo e Rua Grande. No vilarejo, à época da chegada do Padre Cícero, residiam cinco famílias, tidas como a elite do povoado: Bezerra de Menezes, Sobreira, Landim, Macedo e Gonçalves.

DESTRUIRAM OS BURITIZAIS
Lembram da música “Eu vou pro Crato”, de Luiz Gonzaga? Aquela que diz: “Cratinho de açúcar... tijolo de buriti”? Pois a sanha predatória destruiu os buritizais do Cariri Hoje é difícil encontrar no Cariri o famoso doce de buriti, outrora tão abundante. A palmeira buriti leva muitos anos para crescer e dar frutos. Sem falar que sua casca e miolo são muito utilizadas no artesanato. Só resta apelar ao curso de agronomia (do campus UFC-Cariri) para incentivar o replantio do buriti. O Cariri vai deixando de ser doce. Primeiro, desapareceram os engenhos de rapadura. Agora foi a vez o buriti.

NADA RESOLVIDO
Permanece o imbróglio: na sexta-feira, dia 22, a direção, alguns professores e a maioria dos alunos da Escola de Artes Violeta Arraes de Barbalha teriam optado pela transferência da escola para o Campus Urca-Pirajá, em Juazeiro do Norte. Eles alegaram - em entrevista na Rádio Cetama – a falta de estrutura do prédio em Barbalha para o funcionamento da escola. Mas as lideranças de Barbalha não se conformaram com o anúncio. Na última quarta-feira, dia 27, houve uma audiência no plenário da Câmara Municipal de Barbalha para impedir a transferência. Lamenta-se que as coisas estão sendo anunciadas à revelia do reitor da Urca, professor Plácido Nuvens, a quem cabe a palavra final sobre o assunto.

I LOVE JUAZEIRO
Candace Slater é uma norte-americana que tem imenso amor por Juazeiro do Norte. Ela já esteve na Terra do Padre Cícero por mais de vinte vezes. Professora de literatura brasileira na Universidade de Berkeley, Califórnia, autora de sete livros, entre os quais “Trail of Miracles” (Trilha dos Milagres) - sobre os milagres de Padre Cícero -, ainda não traduzido para o português. Candace Slater sempre se hospeda na casa da artista plástica Assunção Gonçalves. Ela deverá estar de volta ao Cariri no próximo mês de julho, para novas pesquisas.

15 ANOS DO INSTITUTO
No próximo dia 7 de março, o Instituto de Filosofia e Teologia da diocese de Crato completará 15 anos. Ele é destinado à formação filosófica e teológica dos seminaristas do Cariri e ainda acolhe candidatos ao sacerdócio das dioceses de Iguatu e Petrolina (PE). O Instituto foi reaberto em 1995, pelo então bispo diocesano dom Newton Holanda Gurgel. Devido a essa providencia a diocese de Crato é uma das poucas do Brasil a possuir número suficiente de sacerdotes para atender à demanda da população católica.

CURTAS
-A Fundação SOS Chapada do Araripe dá início no próximo sábado ao programa Verdejando, na Rádio Cetama AM de Barbalha. Ambientalista Maurício Freire comandará o programa que será semanal.

> Onélia Leite, professora e secretária-adjunta do Meio Ambiente em Juazeiro, soprando velinhas na última sexta-feira. Comemorou a data com familiares e amigos.

> Na noite de ontem, ocorreu reunião no Teatro Municipal de Crato, com a presença do historiador Luiz Eduardo Oliva, presidente da Imprensa Oficial de Sergipe. Ele foi apresentado ao público pelo jornalista cratense e diretor do “Estado de Mato Grosso”, Pedro Rocha Jucá, residente há anos na capital mato-grossense. Objetivo do encontro: conversar com intelectuais cratenses sobre a possibilidade de reimpressão do livro “As quatro sergipanas”, primeira obra escrita por monsenhor Francisco Holanda Montenegro. O livro não terá fins comerciais e será distribuído gratuitamente a entidades culturais do Brasil.

> Chamado de “Mestre” pelos amigos e admiradores, Napoleão Tavares Neves, residente em Barbalha, é, além de médico, escritor, genealogista e historiador. Um homem de vasta cultura, de grande simplicidade, um cidadão atuante e autor de vários livros que se tornou uma referência em tudo que se relaciona a região do Cariri.

> O relógio do monumento a Cristo Rei, existente na Praça Francisco Sá em Crato, encontra-se deteriorado pela ação do tempo. Os cratenses pensam iniciar uma campanha para recuperação desse relógio, integrante do patrimônio artístico da Cidade de Frei Carlos.

> Também faria parte dessa campanha a recolocação da palavra “Crato” que existia nas fachadas laterais da antiga Estação Ferroviária (hoje Centro Cultural do Araripe), restaurada no governo de Lúcio Alcântara. Por sinal o piso daquele complexo cultural - feito em pedra portuguesa – já necessita de reparos em vários lugares.

Ao brincar de Deus, Lula se dá conta de que é mortal - Postado por Océlio Teixeira

As piadas, como as ideologias, são moldadas pelo tempo. Corre em Brasília uma dessas anedotas velhas que as circunstâncias se encarregam de ajustar.

O presidente saía do banho. Trazia uma toalha amarrada na cintura. A caminho do closet, deu de cara com uma camareira do Alvorada.

Súbito, o nó que prendia a toalha se desfez. E o pedaço de pano que lhe protegia as vergonhas foi ao solo. A camareira arregalou os olhos: “Óhhhh! Meu Deus!''.

E o presidente, com ar de indisfarçável superioridade: “Sim, sim, companheira. Mas pode me chamar de Lula”.

Na última quarta-feira, falando para uma platéia de pernambucanos amistosos, Lula discorreu sobre algo que lhe causa jucunda satisfação.

“Vocês estão lembrados, o orgulho que eu tenho, quando o FMI chegava aqui no Brasil humilhando o governo brasileiro...”

“...Já descia no aeroporto, dando palpite, dizendo o que a gente tinha que comprar, o que a gente tinha que vender, o que a gente tinha que estatizar...”

“...Agora quem fala grosso sou eu. Porque, se antes era o Brasil que devia ao FMI e ficava que nem cachorrinho magro, com o rabo entre as pernas, agora quem me deve é o FMI”.

Vale a pena repetir dois pedaços do raciocínio do presidente. O primeiro: “Agora quem fala grosso sou eu.” O outro: “Agora quem me deve é o FMI”.

Os ouvidos sensatos alcançados pelo lero-lero de Lula viram-se tentados a perguntar: Eu quem, divino presidente? Eu quem, supremo mandatário?

Ora, quem deu o dinheiro que o Brasil borrifou nas arcas do FMI foi a bugrada. Lula apenas o gastou. O Fundo deve aos brasileiros, não a Sua Excelência.

Parece implicância, mas é preciso dizer: Tudo leva a crer que algo de muito errado sucede com a cabeça do presidente da República.

Falta-lhe o parafuso que fixa as sinapses que ligam os neurônios do bom-senso aos da humildade. Lula esforça-se para mimetizar Luís XIV de Bourbon.

O soberano francês foi ao verbete da enciclopédia como autor da frase fatídica: “L’État c’est moi”. Lula o ecoa: “O Estado sou Eu”.

O presidente não gosta da rotina de Brasília. A idéia de acordar, pendurar uma gravata no pescoço e ir ao Planalto para receber, digamos, Edison Lobão o aborrece.

Dono de popularidade alta e de discurso baixo, Lula prefere a eletricidade proporcionada pelas multidões à frieza das audiências individuais.

Sua praia é o palanque. A visão das platéias hipnotizadas o conduz a um plano superior. Agrada-o a sensação de espectadores que o vêem como um Deus.

Lula aceita o papel. Gostosamente. À medida que se aproxima do final, seu governo vai virando um grande comício. Um comício entrecortado por audiências brasilienses.

No caminho para as estrelas, Lula pisa nos tribunais, distraído. Em campanha aberta por Dilma Rousseff, testa os limites da Justiça Eleitoral.

Se o TCU e o Congresso cortam as verbas de obras tisnadas pela irregularidade, o presidente “dá” o dinheiro. Com uma canetada, libera R$ 13 bilhões.

Às favas com os auditores. Que se dane o Congresso. A oposição chiou? São uns “babacas”. Não se opõem ao presidente. São rivais da razão divina.

No discurso de quarta-feira, aquele em que celebrou o fato de que o FMI lhe deve, Lula exagerou. Brincou de Deus.

Inaugurava um posto de saúde em Pernambuco. A alturas tantas, fez uma pilhéria premonitória: “Dá até vontade de a gente ficar doente para ser atendido aqui”.

Adoeceu. Não foi à cama do “seu” estabelecimento. Levaram-no, obviamente, a um hospital de primeira linha, mais condizente com sua condição de presidente.

Lula atravessou uma dessas experiências que dão aos (falsos) deuses a incômoda sensação de finitude.

Foi como se Deus – o autêntico, o genuíno – soprasse nos ouvidos do seu genérico: “Não desperdice a popularidade que Eu te dei. Aproveite o seu tempo...”

“...Celebre os acertos, reveja os erros. Respeite as diferenças. Não apequene sua grandeza. Reaprenda a saborear as delícias da humildade!”

Escrito por Josias de Souza
Fonte: Blog do Josias
Obs: os grifos são meus.

SER DO CRATO


(FONTE: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/View_of_Crato_%28Cear%C3%A1%29_with_Expocrato_015.jpg)

Quem disse que ser cratense é ser pequizeiro? Ser cratense é ter na raiz da alma a Floresta inteira! Essa Chapada que de qualquer ângulo, qualquer rua ou casa ou janela, avistamos e nos deslumbramos, sentindo-nos abençoados, respiramos: “oásis do Sertão...”

Ser cratense é ter uma nostalgia de não saber de que. É ter um ar de “rei na barriga”, sentir-se especial, diferente, mesmo não sendo. Um esnobismo sutil e inerente, atávico. Não me refiro ao lado obscuro dessa “síndrome de nariz empinado”, aquela velha história de dizer que no Crato é “viva o luxo e morra o bucho”. Não é nada disso. Quem assim age passa é longe de ser cratense “da gema”. Cratense que é cratense é: “ainda que de panela vazia, a alma é luzidia”. É uma certa austeridade daqueles que se sabem ter origem, história, como li outro dia: somos a Atenas do Cariri! É disso que lembro ao escrever assim, eu que não sou nada bairrista. Mas é impressão cotidiana e viva: no íntimo do cratense há um quê de majestade.

Pena é ver a ruína dessa Atenas. Perdemos tanto e há tanto tempo que nossa cidadezinha hoje conta com quatro ou cinco ruas comerciais. Mal e mal mantivemos a reitoria da Universidade, o parque da Exposição, a Semana Sesc de Teatro, um Centro de Convenções... Vai-se indo o tempo das lideranças, dos que realmente conquistavam pela grandeza porque eram grandes homens. Senadores, Ministros, Professores, Escritores, desafiadores dos poderes maiores em nome da luz do Crato: a cultura. Um amigo me deu um dado que espanta: em meados dos anos de 1950 contavam-se mais de 250 casas comerciais registradas na Junta Comercial, nenhuma de fora, nem sequer da Capital ou de Recife.

Quem sabe por aqui, via Internet, cratenses e amantes do Crato, possam se reaproximar, unir-se e REunir-se a fim de um resgate dessa pobre porém altiva Polis, capital caririense da cultura, berço dessa civilização cariri. Quem sabe poderemos vir a nos articular, pensando um novo Crato, vivo e digno de nossas origens. Parâmetros não nos faltam, apesar de termos perdido talvez o último daqueles “grandes” cratenses: salve Dr. Raimundo Borges! Enfim, não somos um pé de pequi, somos a floresta inteira...

Por: Hugo Esmeraldo Sobreira

Atendendo ao Pedido do Leitor - Ismael Holanda

O Blog do Crato, como se sabe, é um site jornalístico que cada vez mais procura se distanciar de eventos pessoais, e pretende tratar de notícias. Sendo assim, nós passamos a deixar de postar artigos de homenagens a parentes e visando mais a cidade. Ainda permanece, entretanto, o quadro "Adivinhe quem está na foto", que irá ao ar de vez em quando.

Mas hoje, abrimos uma exceção a pedido do nosso querido leitor Ismael Holanda que assim nos escreveu:

Caro Dihelson Mendonça,
Gostaria, através do Blog do Crato, de fazer uma homenagem a minha tia, Maria Vanda Esmeraldo . Cratense e moradora da cidade, ela está em viagem ao Recife, onde foi convidada para realizar ensaio fotográrico com Fernando Raphael, um dos mais renomados fotógrafos de Pernambuco. O trabalho foi concluido no final de Janeiro no Classe A Estúdio Fotográfico. Vanda já foi convidada para um novo trabalho. A data ainda está sendo negociada. Vanda foi maquiada por Fabiana Schreiner e contou com a produção dos sobrinhos Ismael e Milena Holanda. Estou enviando um pouco do trabalho.

Atenciosamente

Ismael Holanda




Porque me ufano de ser cratense - por Pedro Esmeraldo




Prezados senhores: estamos num dilema que nos apavora enquanto observamos a mudez desse povo cratense em não reagir frente às ameaças descabidas pelos inimigos que procuram controlar o governador para rasgar em pedaços o bom da cidade do Crato, deixando toda a população desorientada, sem poder se pronunciar por falta de apoio moral dos nossos políticos.
Relembramos que, antigamente, Crato era prestigiado e vinha sendo controlada pelos políticos amicíssimos desta cidade que nos iluminavam com bons projetos de larga escala, perfazendo uma série de melhoramentos, deixando-nos glorificados com aquisição de boas ações administrativas.
Glorificávamos, pois éramos mais bem aquinhoados, porque tínhamos bom equilíbrio que satisfazia o bom procedimento justo e moral.
Nos dias atuais, meu Deus, vivemos no esquecimento, causando desespero, deixando o povo esmaecido, já que não temos a quem recorrer, porque os cratenses de agora são diferentes dos que existiam nos tempos passados, vez que aceitam calmamente a desigualdade e não partem para a luta.
Às vezes, o povo tem a mania de dizer que, quando o homem quer e luta com muita ânsia, consegue alguma coisa, isto quer dizer que os cratenses atuais não lutam mais e permanecem atrás de políticos incompetentes, sem nenhum designo administrativo, cruzam os braços, calam e se conformam em receber migalhas que não nos satisfazem.
Infelizmente, parece que o cratense pertence a uma escola fundada pelo filósofo grego Zenon, que dizia: “Um homem pode tornar sensível aos males físicos e morais”, isto é, a escola Estóica. Atualmente o cratense aceita esse pensamento dúbio, sendo que procura estar insensível aos danos provocados pela massa governamental.
O Crato está enquadrada numa micro Região do Cariri, localizada ao sopé da Serra do Araripe, pátria dos primeiros soldados da independência, visto que seus filhos ilustres, guerreiros por natureza, participaram de grandes eventos em defesa da pátria amada. Ao nosso ver, esta cidade deveria ser respeitada, porque já não suportamos mais esse descaso acometido por homens rudes e que se apossaram por meio da intriga e da perfídia, vem sendo desmoralizada e desmerecida, o que prejudica o crescimento da cidade, visto que os políticos tomam medidas manhosas tentando convencer ao povo que outro lugar é mais populoso e deve merecer melhores ganhos econômicos.
De fato, lá é realmente populoso, nota-se que a população vem sempre prevalecida com propaganda enganosa, “o que não deveria acontecer”, pois todos os cidadãos têm origem na mesma pátria, consideramos cidadãos brasileiros e devem também receber o seu quinhão com metas desenvolvimentistas.
Por isso, os cratenses deveriam praticar os mesmos atos e mostrarem à mídia a sua coragem e gritar que aqui é a verdadeira terra do padre Cícero e ele aqui foi batizado na Igreja da Sé. Relata-se então que parte dos grandes movimentos de romeiros devem ser também processados na cidade do Crato, pois o Crato também merece receber a sua vantagem populacional.
Constata-se, portanto que permanece no pensamento do povo que alguns políticos só têm cabeça por que prego tem: isto é, só servem pra levar pancada.
Pessoal, parta para a luta, deixe de lado o comodismo, acabe com as picuinhas, trabalhe, mas trabalhe com muita coragem, grite reclame, exija e diga ao governador que o Crato pertence ao Ceará deve ser respeitada.
Em tempo: todos os dias oramos com muita fé ao Divino Espírito Santo, pedindo que ilumine a esses fracos líderes (da Ponta da Serra) para que tomem decisões acertadas e que não venham prejudicar o Crato. Mudem de idéia e comunguem com toda população cratense. Não se deixem enganar pelos políticos astuciosos. O professor Figueiredo Filho, filho deste distrito, foi o maior defensor do Crato.
Por que não o imitam?
Texto de Pedro Esmeraldo