Tuesday, November 24, 2009

Dilma diz que filme sobre Lula pode influenciar eleição, mas descarta transferência de voto

Em visita a Santa Catarina, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o filme "Lula, o Filho do Brasil", que trata da vida do presidente, pode influenciar a eleição presidencial de 2010. Ela argumentou, porém, que esse impacto não pode ser medido. Para a ministra, seu trabalho na coordenação de projetos do governo faz com que ela represente a continuidade administrativa da gestão Lula. "Se pode ter efeito na eleição? Pode. Pode ter um fator de comoção maior ou menor. Mas não acredito na transferência direta de voto", disse. Dilma Roussef participa em Santa Catarina de eventos relativos à exploração do petróleo na camada pré-sal. O modelo de exploração atual prevê compensações pelo uso do recurso apenas para os estados produtores de petróleo.

Os Estados de Santa Catarina e Paraná travam uma batalha jurídica desde 1991, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a existência de cinco campos de exploração em solo paranaense. Para a ministra, o pedido de revisão do modelo feito pelos catarinenses é legítimo. "Eu acho que é passível de avaliação e análise. O modelo é uma convenção. Nós acreditamos que o pré-sal vai da bacia de Santa Catarina até o Espírito Santo. É muito possível que na bacia de Santa Catarina haja reserva pois tende a haver continuidade geológica", argumentou.

Apagão

Durante a visita, a ministra-chefe da Casa Civil voltou a falar sobre o blecaute que atingiu 18 estados, há duas semanas. Ela garante que haverá punição em caso de falha e voltou a reiterar que a produção de energia não é um problema no Brasil. A ministra também comentou as recentes declarações do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que afirmou não ser necessária a candidatura dele ao Planalto se o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disputar a Presidência de 2010. Reconhecendo que é apenas pré-candidata, Dilma Rousseff afirma que não vai escolher adversário.

Fonte: Folha OnLine

No comments:

Post a Comment