Perigo no Crato !
Nota do Blog do Crato: Conversando com o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Sr. Nivaldo Soares, ele falou a este repórter que é um erro alimentar os "saguis", porque eles se acostumam fácil com os seres humanos, e muitos podem ser portadores de raiva, podendo transmitir aos humanos. Isso é um grande problema na cidade do Crato, quando sabemos que há centenas de saguis espalhados pelas árvores. Uma epidemia de raiva não seria difícil. Trazemos hoje esta reportagem do jornalista Antonio Vicelmo, que está na edição de hoje, dia 27, no Diário do Nordeste:
Autoridades sanitárias do Crato promoveram uma reunião de emergência, na Secretaria de Saúde. Foto: Antônio Vicelmo. Depois da morte de saguis, hoje será iniciada uma campanha de conscientização da população do Crato.
Crato. A morte de dois saguis acometidos de raiva levou as autoridades sanitárias do município a promoverem uma reunião de emergência, na Secretaria de Saúde do Crato, com a finalidade de iniciar uma campanha educativa, tendo em vista o risco de contaminação que estes animais silvestres podem levar à população. Os dois saguis, encontrados mortos pela Sociedade Protetora dos Animais, foram levados para o Centro de Zoonoses, onde o médico veterinário, Élder Menezes, diagnosticou, com exame laboratorial, a causa da morte dos saguis.
A preocupação é maior porque a cidade está infestada desses animais. Eles estão presentes no Centro da cidade, nas árvores e nos fios condutores de eletricidade. Um deles morreu eletrocutado em consequência de um choque, quando caminhava em cima de um fio de energia. Outro foi salvo pelos funcionários do Metrô Cariri, quando ultrapassava de um lado para o outro da via férrea. Terminou caindo em cima de um dos vagões e ficou esperneando em cima da chapa quente de aço.
"As queimadas e os desmatamentos estão expulsando os saguis de seu habitat natural, que é a mata. Na periferia das cidades, eles encontram frutos para alimentação e, principalmente, o carinho de algumas pessoas que desconhecem o risco que estão correndo em contato com estes animais", avalia o coordenador de endemias do Crato, Marcos Aurélio. "O difícil é convencer estas pessoas de que os saguis não podem conviver como animais domésticos".
A presença destes animais na zona urbana preocupa as autoridades sanitárias. Hoje, será iniciada uma campanha de conscientização da população. A orientação é para que estes animais não sejam habituados a se alimentaram nos terreiros das casas. "Muitas pessoas estão querendo domesticar os saguis como animais de estimação", diz a enfermeira da Secretaria de Saúde do Crato, Lídia Feitosa, advertindo que, além de ser risco de transmissão da raiva, é também um crime ambiental.
Mais Informações
Secretária de Saúde do Crato
Rua Sete de Setembro - Bairro Santa Luzia, Centro Administrativo
(88) 3521.9400
Reportagem: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe
No comments:
Post a Comment