Nota do Blog do Crato: Ontem à Noite na RFFSA em Crato
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o governador Cid Gomes e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes visitaram, na noite de ontem, as obras do Metrô do Cariri. Foto: Antônio VicelmoApós a decisão judicial, o governador Cid Gomes informou que o Metrô será inaugurado na próxima semana. Crato. O juiz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, acatou a Ação Pública, promovida pelos promotores de Justiça de Crato e Juazeiro Elder Ximenes e Alexandra Monteiro, solicitando a suspensão da inauguração do Metrô do Cariri, que estava prevista para sexta-feira e proibindo a circulação dos trens no percurso Crato Juazeiro. De acordo com a ação, o Metrô do Cariri só entrará em operação quando for colocada toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e "cruzes de Santo André" e dizeres respectivos (obedecendo à legislação de trânsito) em todas as passagens de nível ao longo da via férrea. No texto do despacho que concede a antecipação da "tutela obstativa", o juiz Gúcio Coelho determina aos órgãos responsáveis pela implantação e operacionalização do Metrô que se abstenham de por em operação e circulação as composições ferroviárias do trem enquanto não forem cumpridas as exigências do MP.
Pela manhã, antes da sentença judicial, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, garantiu que todos os cruzamentos de ruas cortadas pela ferrovia estavam sinalizados e anunciou que o Metrô do Cariri seria inaugurado até o dia 1º de dezembro. A decisão da Justiça suscitou outras reclamações. A linha ferroviária interrompe várias ruas de Juazeiro do Norte e Crato. Em alguns locais, ao invés de viadutos, foi elevado o aterro, impedindo o trânsito de veículos e até de pedestres. Até o momento, não foi feita nenhuma grade de proteção nas ruas cortadas pela ferrovia. Ontem, o governador Cid Gomes, que veio de Brasília em companhia da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, com o objetivo de inspecionar as obras do Metrô do Cariri, recebeu com tranquilidade a decisão judicial. Ele afirmou que "o juiz foi sensato, está exigindo segurança. Nós estamos cumprindo todas as determinações".
Inauguração
O trem do Cariri será inaugurado segunda ou terça-feira da próxima semana, dependendo da agenda do Ministro das Cidades Márcio Forte de Almeida que, segundo o Governador, tem interesse em conhecer o projeto do Metrô do Cariri. O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, vai entregar hoje um relatório ao juiz Gúcio Coelho, acompanhado de fotos, com as providências tomadas. De acordo com o presidente, ainda esta semana, o trem estará sendo testado na via férrea Crato Juazeiro. O deputado Welington Landim (PSB), disse, ontem, na Assembleia Legislativa, que não há motivo para preocupação sobre o término das obras do Metrô do Cariri. "Toda a sinalização será concluída em tempo hábil pelo Detran para que haja a maior segurança possível no início da operação do trem", garantiu o parlamentar.
Segundo o deputado, o metrô vai desobstruir o transporte nas principais vias da região do Cariri trazendo melhorias na qualidade de vida da população mais pobre e servirá também como transporte de turismo por onde passará .
A inauguração do Metrô do Cariri depende da conclusão de algumas exigências como sinalização e estações
Crato. Estão sendo concluídas as três primeiras estações, uma em Crato e duas em Juazeiro do Norte, do Metrô do Cariri, que seriam inauguradas, em caráter experimental, na próxima sexta-feira. As outras seis estações serão concluídas em dezembro, garantiu o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, que chegou ontem ao Cariri com a finalidade de acompanhar o andamento das obras e tentar uma audiência com o juiz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, para tratar da Ação Civil Pública, assinada pelos promotores de Justiça do Crato e de Juazeiro do Norte, Elder Ximenes e Alexandra Magda Monteiro, solicitando a suspensão da inauguração e a circulação dos vagões do Metrô do Cariri, sob o argumento de que a sinalização da via férrea não foi concluída.
O presidente do Metrofor afirmou que tomou conhecimento da ação pelo Diário do Nordeste que, na sua edição de ontem, publicou matéria sobre o requerimento dos representantes do Ministério Público. Na audiência com o juiz, Forte diz que vai mostrar, com fotografias, segundo afirmou, que "todas as exigências, no que diz respeito à sinalização vertical e horizontal, estão sendo cumpridas". Ele convidou os jornalistas a percorrerem o trecho para comprovar sua afirmativa. A sinalização para veículos, nas passagens de nível, está concluída. No entanto, a sinalização para pedestres é falha. No cruzamento de algumas ruas do Crato, onde não passam carros, não há placas para pedestres. Na Rua Coronel Raimundo Lobo, por exemplo, há apenas uma placa antiga afixada num pedaço de madeira. Com relação à campanha educativa, também sugerida pelos promotores, Forte esclareceu que "esta campanha será desenvolvida com o funcionamento do trem. O objetivo é convidar a população a utilizar o novo serviço. Para isso, serão oferecidas passagens grátis para os usuários no período de adaptação do novo sistema de transporte. "Vamos fazer os ajustes finais, como sincronismos das portas das estações com a porta do trem, testes nas catracas. A comunicação do trem com as estações vai ser testada pela primeira vez", explicou. Só depois de todos os ajustes, o sistema será aberto comercialmente, com cobrança de passagem. "Nós tentaremos começar o quanto antes a operação comercial", garante.
O objetivo é que o metrô funcione das 5 às 23 horas e a passagem custe R$ 1. Serão nove estações no percurso de 13,6km, que será feito em 28 minutos. "Vai beneficiar a população, principalmente trabalhadores e estudante", diz Fortes. Ontem, os promotores não foram localizados nos fóruns de Crato e Juazeiro. A informação é de que estavam viajando.
Mais informações
Fórum de Juazeiro do Norte
(88) 3566.4105
Ministério Público do Crato
(88) 3523.5253
ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe
No comments:
Post a Comment