Seria fácil uma fusão da Universidade Regional do Cariri–URCA com a futura Universidade Federal do Cariri? Para quem duvida é bom ler as novidades constantes no novo projeto de estatuto proposto para a URCA, disponível – para quem quiser ler – há dois anos. O projeto do novo estatuto deveria interessar principalmente aos membros da barulhenta oposição dos anos 2004-2007. (Nas fotos acima: à esquerda pichação feita no interior da URCA e à direita um boneco representando o enforcamento do novo reitor nomeado. Ambas em 2004, quando se clamava por "autonomia")
E quais são essas novidades?
Estão, principalmente, no Art. 5º do projeto: O Conselho Diretor – órgão máximo de Administração da Fundação URCA – será composto, além do reitor e do vice, de 1 representante dos alunos, 1 dos professores, 1 dos Diretores de Centro, 1 dos coordenadores de cursos, 1 representante das unidades descentralizadas, e de 3 (três) representantes de livre nomeação do Governador do Estado. Já no Art. 7º consta que o Conselho Curador será composto por 5 (cinco) membros, todos escolhidos pela livre escolha do Governador do Estado do Ceará. (grifos nossos)
Nova paróquia em Juazeiro do Norte
Em solenidade presidida pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, Juazeiro do Norte ganhará neste sábado – 31 de março – sua 9ª paróquia. Trata-se da Paróquia de São Cristóvão (na foto à esquerda a igreja-matriz de São Cristóvão), que abrangerá os bairros Pedrinhas/Aeroporto. O novo território paroquial foi desmembrado da Paróquia de São Francisco e receberá outras comunidades que antes pertenciam às Paróquias do Menino Jesus de Praga e Nossa Senhora de Lourdes. Nos próximos meses mais duas paróquias (já criadas) serão instaladas na Terra do Padre Cícero: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Parque Antônio Vieira) e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Palmeirinha. Elevando para 11 o número de paróquias na cidade de Juazeiro do Norte.
O sertão vai virar mar
O Tribunal de Contas da União–TCU constatou que o Trecho 5 da Transposição do São Francisco, localizado no Ceará, é o mais atrasado no cronograma daquela obra. Pior, segundo o TCU, no trecho – que passa por Mauriti – os preços foram superfaturados em até 143% acima dos cobrados pelo mercado. A transposição do São Francisco é o mais caro dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Só no governo Dilma Rousseff, os preços desse projeto aumentaram 71%, passando para R$ 8 bilhões e 200 milhões.
Fiscalização in loco
Dias atrás uma comitiva da Câmara Federal, composta por 14 deputados, veio a Mauriti conferir o andamento dos serviços no Trecho 5. Suas Excelências viram as obras paradas, muita erosão e muito mato crescendo no canal. A mais recente previsão do governo federal indica a conclusão do Trecho 5 deverá ocorrer em dezembro de 2015. Ou seja, 5 anos depois da previsão inicial, que era para 2010. Isso se for liberado os recursos anunciados pela presidente Dilma, quando de sua vinda para fiscalizar a transposição do São Francisco e a ferrovia Transnordestina...
Jardim preserva seu patrimônio histórico
O município de Jardim, integrante da Região Metropolitana do Cariri,
é uma cidade limpa, de clima ameno e praças bem conservadas. O povo jardinense também preserva o seu patrimônio histórico. É o caso de um cruzeiro de madeira – com 213 anos de existência – localizado em frente à igreja-matriz de Santo Antônio. Ele foi erigido para perpetuar as Santas Missões, pregadas em Jardim pelo afamado Frei Vital de Franscarolo. Este frade italiano inaugurou o cruzeiro no dia 29 de junho de 1799.
Jardim possui, provavelmente, o mais bonito cruzeiro do Sul do Ceará. Ele tem na frente uma pequena escada (lembrando a descida de Cristo da cruz); um galo (refere-se à profecia de Cristo, em relação a negação de São Pedro); uma lança (recordando a perfuração do lado esquerdo de Jesus) e uma caixinha embutida abaixo de um dos braços da cruz. Na caixinha estão fragmentos dos ossos de Santa Dorotéia e uma oração com os seguintes dizeres: “A Cruz de Cristo, os méritos da Beatíssima e Imaculadíssima Virgem Maria e de todos os santos, protejam, salvem e defendam este lugar com todos os seus habitantes.” Tudo isso fruto da inspiração do Frei Vital de Franscarolo. Em 11 de setembro de 1942, esse cruzeiro foi retirado da frente da igreja-matriz e transferido para um dos cemitérios de Jardim, no caso o Cemitério São Miguel. Lá ficou durante 57 anos. Em 1999, quando completou o bicentenário, a Prefeitura de Jardim restaurou-o na sua forma original e recolocou de volta em frente à Matriz de Santo Antônio.
O livro “Pessoas & Lugares”, escrito pelo médico Ebert Fernandes Teles (foto acima, feita no lançamento do livro) resgata a memória de parte dos genes caririenses: os Fernandes Teles, a partir da descendência do Major Felipe Teles de Mendonça, o construtor da histórica capelinha de São Sebastião dos Currais. Os Teles se entrelaçaram aos Pinheiros, Monteiros, Gonçalves, Quentais, dentre outros clãs, e muito contribuíram para a elevação do estamento moral e do processo civilizatório do sul do Ceará. Ebert Fernandes Teles resgatou também – nessas suas memórias – pessoas simples como os vaqueiros e outros empregados que serviram à sua família. Provando que cada ser humano – por mais humilde que seja – possui padrão de conduta moral e ética, como a honestidade, lealdade, veracidade, integridade, dentre outros.
O livro de Ebert Fernandes Teles foi escrito num tom sincero. Vale citar uma frase do autor sobre aos políticos. A conferir: “Em todos os tempos, pelo que se pode conhecer na história dos povos, a política encerra em si um conteúdo, considerável teor de irracionalidade e de sujeira, que, por mais purificada pelo caráter e intelectualidade, sempre demonstra a variada personalidade da raça humana, tendente a feitos de exemplos admiráveis, e, às vezes, a condutas execráveis”.
1 – Amanhã começa a Semana Santa. O tempo mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, com a Procissão dos Ramos, Procissão do Encontro ou das Sete Dores de Nossa Senhora, cerimônia da lavagem dos pés, uso da matraca nas igrejas...
2 – A Semana Santa também é rica em tradições populares ou profanas. No Cariri é o tempo dos “caretas” ou mascarados, da festa do Testamento do Judas, dos Penitentes de Barbalha, Assaré e Várzea Alegre, da culinária especial onde a carne vermelha é suprimida dando lugar ao consumo de peixes.
3 – Nos últimos meses a cidade de Crato viu dois dos seus monumentos restaurados: o obelisco do centenário, (na Praça de São Vicente) e o de Nossa Senhora da Assunção, que será entregue em breve, na reinauguração da Praça da Sé. Sem contar a herma de Siqueira Campos (localizada na praça do mesmo nome), que ia ser retirada, mas retornou aquele logradouro, graças à pressão do povo cratense.
4 – Agora, infelizmente, temos a lamentar a destruição da centenária Cruz do Século, existente desde 1900, num pracinha localizada ao lado da Igreja de São Francisco, no bairro Pinto Madeira. Urge a promoção de uma campanha, não só pela colocação de outro cruzeiro naquele local, como também pela reconstrução da pracinha, erguida na década 70 do século passado, até hoje nunca reformada.
5 – Diz o adágio popular: Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio. Os governos do PT, acérrimos inimigos – no passado – das privatizações, estão agora de olho nos portos brasileiros: vai privatizar todos. A má gestão nos portos foi constatada pelo Tribunal de Contas da União, ao concluir que as obras portuárias previstas para a Copa do Mundo estão atrasadas em 7 cidades-sede. Daí porque só a privatização fará a coisa funcionar...
6 – Olha aí a Marina da Silva de volta gente! Agora reconhecida como líder socioambiental, a ex-ministra, ex-senadora e candidata a presidência da República em 2010, fez pesadas críticas ao governo Dilma Rousseff, classificando-o “o pior dos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente”... Danou-se!
No comments:
Post a Comment