Aberto na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Seminário ‘Literatura de Cordel, Uma outra Expressão de Leitura’. O evento hoje e manhã, 21 e 22 de março.O seminário está sendo realizado por meio do Núcleo de Estudos em Ciência, Espiritualidade e Filosofia da Universidade Regional do Cariri (NECEF/URCA) e conta com o apoio do Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura); Pró-Reitoria de Extensão – PROEX-URCA; Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PRPGP-URCA. As palestras "Cultura popular, culturas populares: pluralidade de um sistema singular",, com o Prof. Dr. Marcos Ayala (Pós-Graduação em Sociologia UFPB) e "Folhetos Nordestinos: sistema literário em processo", da Professora DrªMaria Ignez Ayala (PROLING/UFPB), fizeram parte da noite de abertura do evento. Em seguida ocorreu um debate.
Nesta quarta-feira, serão realizadas oficinas de xilogravura, com José Lourenço, na sede da Proex, das 13 horas às 17 horas, e de cordel, na quarta-feira, das 13 horas às 17 horas, tendo como facilitadora a cordelista Maria do Rosário Lustosa. A oficina será realizada na Escola de Ensino Fundamental, em Juazeiro do Norte, também na quinta-feira, no mesmo horário. À noite será realizada uma nova rodada de palestras Prof. Dr. Edson Martins (Letras/URCA), que abordará o tema "Quem imagina cria medo e quem tem medo não vai lá: literatura de folhetos e momento estético da pesquisa em cultura popular", e a Profª. Drª. Anna Christina Farias de Carvalho (NECEF/URCA), que tratará sobre a “Literatura de cordel, uma outra expressão de leitura”.
Na noite de quinta-fera, 22, a Profª. Drª. Fanka Santos (UFC) abordará, a partir das 19h30, o tema “ A peleja poética epistolar entre a poetisa e o poeta”. Já o docente José Itamar Sales da Silva (UEPB/Doutorando UFCG) tratará sobre o “Acervo Átila Almeida: Leandro Gomes de Barros e a Sogra.” O debate sobre os temas encerra o seminário, com sessão de autógrafos em seguida.
URCA

No comments:
Post a Comment