O Presidente do Sindsmcrato – Sindicato dos Servidores Municipais do Crato – Francisco de Matos Júnior participou da Sessão Ordinária, desta segunda-feira, dia 26 de março. O projeto da criação da Secretaria de Segurança, Patrimonial, Cidadania e Trânsito do Município foi o objeto de sua fala. A estrutura funcional, o organograma, departamentos que serão criados e a necessidade de se obter recursos junto aos governos Estadual e Federal foram explicitados aos vereadores e público presentes ao Plenário. Júnior Matos disse que a nova secretaria não vai substituir o trabalho de segurança, realizado pelas polícias Militar e Civil. “Os guardas vão fazer um trabalho de defesa cidadã e patrimonial. O serviço de segurança ostensiva é de responsabilidade do Estado e não do Município”, ressaltou Matos. O guarda municipal Henrique Sousa foi lembrado pelo Vereador Guer como um dos batalhadores pela criação da nova instituição municipal. A Lei que cria a Secretaria de Segurança Pública do Município poderá ser votada na sessão desta terça-feira, dia 27.
Os vereadores aproveitaram a presença do Presidente do Sindsmcrato para dirimir algumas dúvidas. O risco de vida, periculosidade e insalubridade foram os pontos mais questionados.
O Vereador Fernando Brasil (PSB) afirmou que é preciso ter bastante cuidado e se discutir bastante o projeto para que depois não recaia nas costas da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a responsabilidade de algum ponto que não agrade a categoria. Brasil sugeriu uma reunião com as categorias que formarão a secretaria.
No momento da discussão, o secretário de Administração do Município – Cristiano Calou pediu o projeto de volta para efetuas algumas correções.
CMC
No comments:
Post a Comment