Tuesday, March 27, 2012

SEGURANÇA PÚBLICA FOI O TEMA PRINCIPAL DA SESSÃO DESTA SEGUNDA, DIA 26


A segurança pública do município do Crato foi alvo de muita reclamação durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 26 de março. Embora os vereadores reconheçam o esforço do Major Herman – comandante da 5ª Cia de Polícia do 2º BPM e do Capitão Rabelo – comandante do Ronda do Quarteirão, é unânime entre os edis cratenses a opinião de que precisa ser intensificado o policiamento ostensivo, preventivo, repressor e investigativo. As comunidades rurais são as mais prejudicadas, pois não contam com o Programa Ronda do Quarteirão a disposição. O estado de conservação das estradas carroçáveis dificulta mais ainda o trabalho das polícias. A criação da Segurança Pública do Munícipio também fez parte das discussões.

Após a leitura e aprovação da Ata da sessão anterior (20/03/2012), o Presidente da Mesa Diretora – Vereador Florisval Coriolano (PSD) pediu ao secretário – Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) a divulgação do material de expediente da Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 26 de março de 2012.

Florisval Coriolano solicitou ao Vereador Fernando Brasil (PSB) a condução do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato – Sindsmcrato – Francisco de Matos Júnior até a mesa coordenadora dos trabalhos.

O Vereador George Macário (PV), no início do Pequeno Expediente, registrou a participação do estado do Ceará em um evento de caráter cultural, realizado em Brasília. Na condição de artista plástico, George participou como um dos representantes do Estado.
Em seguida, o vereador solicitou ao Presidente da Mesa Diretora, o envio de um ofício aos comandantes da 5ª Cia de Polícia e Ronda do Quarteirão, respectivamente Major Herman Macedo e Capitão Rabelo, para comparecerem à Câmara e prestarem esclarecimentos sobre a segurança no Município, principalmente na zona rural. A distância da cidade e entre os sítios e vilas, a presença de muita vegetação fechada, atalhos e o difícil acesso são condições propícias para prática de crimes, por isso a zona rural já não conta tanto com um clima de vida pacata, como antigamente. Se faz necessária uma presença mais efetiva do aparelho policial nos nossos distritos.

O Vereador Fernando Brasil (PSB) reforçou as palavras do Vereador George Macário e disse que a zona rural está, hoje, praticamente desassistida de segurança pública. O comércio de churrascarias e bares tem crescido bastante nas comunidades rurais, motivando desta forma o consumo de álcool, por isso requer uma presença mais intensa das viaturas policiais.
Fernando Brasil ressaltou o bom volume d’água nos açudes, rios e riachos do Distrito de Dom Quintino, como consequência das últimas chuvas caídas na região..

A Vereadora Mara Guedes (PT) reclamou à Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato – Saaec o não atendimento dos seus requerimentos. Ela acha que pode ser uma retaliação ao seu trabalho, por não ter votado a favor do reajuste proposto pela empresa.
Também enfatizou a necessidade de melhorar a segurança pública no Município, no entanto, cobrou do Executivo a recuperação das estradas das comunidades rurais para facilitar o acesso das viaturas policiais.

O Vereador Guer (PSDB) participou também da discussão sobre o tema segurança pública. Enalteceu o trabalho do Major Herman e do Capitão Rabelo a frente do policiamento militar em Crato.
Guer parabenizou o Crato Esporte Clube pela belíssima campanha que tem feito dentro do Campeonato Cearense de Futebol – 1ª Divisão. Lembrou que antes quando enfrentávamos times como o Icasa, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral não tínhamos muitas esperanças de vitória. “Hoje, o Crato joga de igual pra igual com todas essas equipes”, ressaltou o vereador. No último domingo, O Crato venceu no Estádio O Mirandão a equipe do Guarany de Sobral por 3 a 2. O próximo compromisso do “Azulão da Princesa” como carinhosamente é chamado o nosso representante, será nesta quarta-feira, dia 28, em Itapipoca – Região Norte do Estado. Faltando quatro rodadas para definir os semifinalistas, o Crato ocupa a quinta colocação com 30 pontos ganhos.

O Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) cobrou do Governo do Estado, a reimplantação do expediente noturno e dos plantões dos finais de semana, na Delegacia de Polícia Civil do Crato. Apolinário disse que não se concebe um município do porte do Crato, com uma população de 120 mil habitantes e uma delegacia regional funcionando de segunda a sexta-feira, até às 17h.

O Vereador Luís Cory (PSC) informou que recebeu um documento afirmando que a construção do prédio próprio da Delegacia Regional de Polícia Civil está dependendo da doação de um terreno por parte do Município. O Vereador Guer comentou que a reimplantação do expediente noturno e plantões de finais de semana independe da construção de uma nova delegacia. “A população só está reivindicando o que ela já tinha, há muitos anos”, afirmou Guer.

O Vereador Pedro Eugênio Moreira Maia “Pedro de Alagoano” (PSDB) afirmou que a população está preocupada e valoriza os requerimentos e os assuntos que são discutidos na Câmara Municipal. Ele citou como exemplo, assuntos como construção do Balneário da Nascente, preservação da Casa de Força, Sítio Fundão, reivindicação da construção de uma nova ponte, ligando a zona urbana à Vila São Bento, estrada de Santa Fé, Canal do Rio Grangeiro. “Nós vereadores precisamos continuar debatendo sobre estes e outros temas, em defesa da sociedade cratense” disse Pedro.

CMC

No comments:

Post a Comment