Depois de mais de cinco anos de criado o projeto Geopark Araripe, foi inaugurada a sede administrativa, em Crato, num investimento de R$ 788 mil, por meio do Ministério da Integração Nacional (MIN) e Secretaria das Cidades. A abertura da solenidade oficial de inauguração contou com a leitura do cordel de Maria do Rosário Lustosa. Ela destacou em versos o significado do geopark e sua importância para a região, no contexto cultural, social e de sustentabilidade.Em maio deste ano, o projeto considerado vitorioso para o Cariri, estará recebendo o selo verde, no Japão, durante Conferência Global de Geoparks. A classificação positiva foi anunciada ano passado. A partir de abril será iniciado o projeto de sinalização em todos os geossítios. A solenidade de inauguração contou com o secretário das Cidades, Camilo Santana, no ato representando o Governo do Estado. O deputado estadual, Antônio Carlos, veio em nome da Assembléia Legislativa. Diversas representações políticas e institucionais também estiveram presentes no evento.
Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou o momento como de grande relevância para a região e todos que contribuíram para sucesso do projeto desde a sua criação. Segundo a Reitora, é imensurável o valor do geopark, como vetor do desenvolvimento científico, na área da geoconservação, e todo o valor geológico.
Para Camilo Santana, o Geopark é estratégico para o desenvolvimento da região. Ele destaca os investimentos que o projeto vem recebendo, os mais recentes a publicação de um livro, além da sinalização que vai se implantada em todos os geossítios e a infraestrutura para esses locais. São nove geossítios em seis municípios da Região, incluindo Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha e Nova Olinda.
A nova sede conta com uma sala multiuso (auditório para cem pessoas), sala de exposição, sala de reuniões, diretoria, área de acesso para portadores de deficiência e sala técnica. Também foi adquirido um veículo por meio do convênio firmado. Os trabalhos da equipe do geopark estão centrados na cultura, geoturismo, geoeducação e a geoconservação das áreas.
Agora, com a nova sede, o projeto tem um endereço institucional estável. A expectativa é que os turistas busquem o local para terem ideia de toda a dimensão do Geopark Araripe, dos roteiros turísticos e atrativos. As primeiras ações serão o desenvolvimento da economia regional através dos geoprodutos e identificação e pesquisa sobre os novos geossítios encontrados na localidade, uma vez que a região é rica em formações rochosas de diversos períodos, especialmente do cretáceo inferior.
O prédio onde está a sede do Geopark tem um espaço de 447 metros quadrados de área construída, onde a pedra cariri foi incorporada na estrutura. A sede está localizada próximo ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark. Para o coordenador do Geopark Araripe, Patrício Melo, o projeto se consolidou, saiu do plano apenas conceitual. "Estamos fortalecidos com essa sede. Eu diria que avançamos dentro do conceito de Geopark. Hoje, o nosso endereço é mais um ponto de visitação turística", diz ele.
Fonte: URCA
No comments:
Post a Comment