Wednesday, August 31, 2011

NOSSA SENHORA DA PENHA - Por Maria Otilia



Desde o dia 21 de agosto que a Praça da Sé,todas as noites, fica cheia de devotos para louvar e agradecer a Nossa Senhora da Penha, padroeira do nosso município. A programação contou com caminhadas matinais, novenário e uma animada quermesse, ponto de encontro de amigos. Parabenizamos o Padre Edmilson e toda a sua equipe pela organização da festa da padroeira.Com certeza , através deste evento religioso, podemos refletir sobre o papel de Maria como evangelizadora e como mãe. Para os católicos, devotos de nossa Senhora da Penha, posto aqui o belo hino que diz:


"Salve, ó Virgem de céu pura rosa, Caso lírio de níveo candor;

Dos mortais és a Mãe carinhosa, Nosso encanto, doçura e amor!

Mãe da Penha, esses teus olhos

A nós volve, teus devotos; Somos filhos,

os nossos votos Ouve, Mãe do Redentor (bis).

Com a alma confiante, Senhora ao calor maternal de Seu manto;

Nós viemos pedir, nesta hora, Teu carinho, e sentir teu encanto!

Ó Rainha, Senhora da Penha,

Ao aflito, oh! volve um olhar;

O doente o conforto aqui tenha

Tua bênção acompanhe-o ao lar!

Um grande brasileiro -- Por J. de Figueiredo Filho



(Nota do Postador: Há 39 anos o historiador cratense J.de Figueiredo Filho escrevia e publicava no jornal "O Povo", o artigo abaixo. Nele, Figueiredo Filho fala sobre um destacado membro do clã dos Bezerra de Menezes, de Niterói--RJ. Um ano depois de escrever este artigo, J.de Figueiredo Filho falecia, no dia 29 de agosto de 1973)


Crato é terra de grandes filhos, que, pela sua nobreza, caráter e ação, muito se destacaram nas diversas especialidades, na medicina, nas forças armadas, nas letras, na administração. E se os nascidos aqui são tão ilustres, não menos são alguns dos seus filhos e netos. Veja-se a descendência de Tristão Gonçalves, como seu filho, conselheiro Tristão (ministro de Estado), seu neto Araripe Júnior (o maior crítico literário) etc. E a descendência do senador Alencar, com Otto e Mário de Alencar, sem falar no escritor.



Quero prestar homenagem, hoje, neste trabalho, a um descendente de cratense. É neto de Leandro Bezerra, deputado federal figura de valor da história brasileira, nascido em 11 de julho de 1826 e falecido em 15 de novembro de 1911. Foi o defensor dos bispos do Pará e Olinda, quando da Questão Religiosa. Dos filhos de Leandro Bezerra, tivemos, entre outros, o Dr. José Geraldo Bezerra de Menezes nascido em Paraíba do Sul em 23 de abril de 1867 e falecido em 1935), intelectual de largo conceito. Foi o Dr. José Geraldo com dona Lucinda Montedônio que se originou o nosso homenageado de hoje, ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes (Na foto acima).



Nasceu em Niterói a 11 de julho de 1915. Cursou o secundário no Ginásio Bittencourt Silva (1927-31) e o superior na Faculdade de Direito de Niterói (32-36), sendo, nessa época, presidente do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga (1936) e orador oficial da turma. Depois foi professor do seu colégio, professor de Direito do Trabalho na PUC do Rio de Janeiro e catedrático da mesma matéria na Universidade Federal Fluminense.



Foi secretário de Educação no Estado do Rio e é ministro do Tribunal Superior do Trabalho, tendo presidido esse Tribunal de 46 a 51.



Veja-se, ainda: é membro do Instituto Brasileiro de Direito do Trabalho e da Sociedade Internacional de Direito Social. Faz parte de cerca de vinte organizações especializadas em Direito, no Brasil e no exterior, tendo sido agraciado com várias Comandas, no Brasil e até do Vaticano.



Líder católico, foi vice-presidente e presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas. Já representou o Brasil em diversos conclaves internacionais e é autor de livros e opúsculos da mais alta importância jurídica.



Na pessoa do Dr. Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes aliam-se as qualidades de mestre abalizado do Direito, notável orador, exemplar pai de família e espírito de escol, um grande patriota de gabarito internacional.



Trata-se, evidentemente, de um grande brasileiro, em cujo sangue de origem corre a marca autêntica cearense, das boas terras do Cariri.



Não seria oportuno a Universidade de o Ceará convidá-lo para um dos seus ciclos de conferências homenageando tão ilustre brasileiro? Perpassa em suas veias o borbulhante sangue cearense dos antepassados ilustres, das maiores famílias do nosso Estado. Sugiro, ainda, que a nova Universidade de Fortaleza o convide para sua inauguração oficial, honrando, assim, a quem tanto honra a terra dos seus antepassados!



(*) J. de Figueiredo Filho pertence à Academia Cearense de Letras.

Publicado no jornal “O Povo”, Fortaleza, CE, 26 de julho de 1972.





Hoje Faz dois anos sem minha amiga Rossana - Por: Demétrius Silva





Aconteceu em 2009, um acidente na Avenida Padre Cícero em torno das 11 horas da manhã. Uma pequena lembrança daqueles que conhecia essa menina tão simpática, adorável e que era um doce com qualquer um que falasse com ela. Eternas lembranças. Lembranças boas dessa amiga, que dividia comigo as conversas, sonhos, brincadeiras e o biscoito nas noites na Videolocadora Audio Video Shopp, que sempre me deixava a última bolacha. A minha humilde lembrança a essa garota cratense, que tenho orgulho de ser amigo. Eu nunca esquecerei de você.










* 17/12/1988

+ 31/08/2009



A FORÇA DO ABRAÇO - por Ulisses Germano



O abraço é o termômetro

Que mede o calor humano

Tem na sua intensidade

O valor da sinceridade

Que tece seu próprio plano



Quem abraça oferece

Afago ou desalinho

Dependendo do abraço

A gente sente o carinho

Se for falso perde a graça

Logo, logo se deslaça

Perdendo o seu cadinho



Quando é forte e duradouro

Se assemelha ao infinito

Que dura uma eternidade

Nada assim pode ser dito

O abraço que dei nela

Foi tão forte que a costela

Quebrou-se e eu ouvi o grito!





Exposição Cangaceiros, presente ao Cariri Cangaço 2011





Ricardo Albuquerque, da Abafilm e Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço





Um dos destaques especiais do Cariri Cangaço 2011, será a Exposição "Cangaceiros"; o mais espetacular conjunto de imagens já produzidas sobre o cangaço do ciclo lampiônico, fruto do espírito empreendedor do cearense Ademar Albuquerque, fundador da Abafilm e grande mentor da aventura vivida pelo mascate Benjamin Abrahão, no desafio de filmar e fotografar o Rei do Cangaço. A Exposição "Cangaceiros" que já esteve presente em vários estados brasileiros e também no exterior, é presença certa e honrosa no Cariri Cangaço 2011.




Na tarde deste último dia 29, a Curadoria do Cariri Cangaço, representada por Manoel Severo, esteve ao lado do historiador Ângelo Osmiro fechando a participação da Exposição "Cangaceiros" no Cariri Cangaço 2011. Na oportunidade em reunião com Ricardo Albuquerque, representante da Abafilm, ficou acertado lançamento da Exposição no dia de abertura do evento, 20 de setembro, no Centro Cultural do Araripe, Galeria de Arte da RFFSA, logo após a solenidade de abertura do evento, que acontecerá no Teatro Municipal de Crato, a partir das 19 horas.



Para Ricardo Albuquerque "será muito importante termos a Exposição Cangaceiros dentro da programação do Cariri Cangaço, uma vez que teremos um número muito grande de pesquisadores, escritores, enfim, e sem dúvidas é o referencia no Brasil". Para Ângelo Osmiro, pesquisador e escritor do cangaço a presença da Exposição Cangaceiros "traz mais um diferencial ao evento, que já é o maior do Brasil, quando possibilitará a todos os participantes conhecer o que temos de melhor em termos de imagens do Bando de Lampião".




Para conhecer a Programação Completa do Cariri Cangaço, acesse: www.cariricangaco.com




O Cariri Cangaço tem o apoio do Blog do Crato.




POR: Manoel Severo


Tuesday, August 30, 2011

Blitz Ambiental do Geopark Araripe sensibiliza população contra queimadas no entorno da FLONA



O Geopark Araripe realiza, no próximo dia 09/09 às 15h30, mais uma etapa da Blitz Ambiental contra as queimadas próximas a Floresta Nacional do Araripe(FLONA). Dessa vez a ação tem um foco novo: será realizada uma palestra para toda a comunidade do Sítio Coqueiro. O intuito é informar e sensibilizar a população para diminuir o risco de queimadas.



O local foi escolhido pela incidência de incêndios nos anos anteriores e por ser localizado no sopé da Chapada do Araripe, região de entorno da FLONA. A comunidade é formada por pequenos agricultores que ainda usam técnicas de queimar a terra para prepara-la para o plantio. Nesse sentido, a palestra abordará dicas de prevenção, de atuação no caso de haver fogo e a legislação aplicada aos infratores.



Como nas blitze realizadas nos anos anteriores, o Geopark conta com o apoio de diversas entidades: Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, ICMBio-Apa Araripe, PMCE/CPMA, CBMCE, Ematerce, IBDVAMA, ICMBio/FLONA Araripe, PREVFOGO-IBAMA.



Telefones úteis em caso de incêndio: Corpo de Bombeiros +55 (88) 193, SEMACE Cariri +55 (88) 3102. 1288 e IBAMA +55 (88) 3521. 1529.



Fonte: Geopark Araripe

Prefeito Samuel Araripe convida sociedade civil a discutir Plano de Saneamento Básico do Crato nesta Quarta-Feira, 31





O Prefeito do município de Crato convida a Sociedade Civil, Grupo Executivo e Consultivo, Conselho Popular e Atores Sociais do Saneamento Básico de Crato, para participarem da IV Ação de Mobilização Social, tipo SEMINÁRIO, objeto para discutir e sistematizar necessidades e expectativas acerca dos EIXOS TEMÁTICOS DO SANEAMENTO BÁSICO.



Local: Auditório Teatro Salviano Arraes

Dia: 31/08/2011

Horário: 09:00



Samuel Vilar de Alencar Araripe

Prefeito Municipal





Notícias do dia 31 de Agosto de 2011



Cerca de 2500 produtores do Crato são beneficiados para o garantia Safra 2012



A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ematerce está trabalhando em parceria com sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura e os conselhos municipais de desenvolvimento rural dos 28 municípios que compõem o Cariri, na seleção dos produtores rurais com perfil de se enquadrarem no programa Garantia Safra para 2012. A região foi contemplada com 46 mil e 22 vagas de um total de 300 mil vagas para o Ceará, destinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para participar do programa o produtor rural terá que pagar uma taxa de adesão no valor de R$ 6,80.



O número de vagas para cada município leva em consideração a quantidade de produtores rurais existente na zona rural. Para o Crato foram contemplados 2.500 produtores; Juazeiro do Norte 1.200, e para Barbalha, 1.600. Os dois municípios com maior número de vagas no Cariri foram Mauriti, com 3.520 e Várzea Alegre 3.822 vagas e para os 28 municípios 40.022 vagas, o que corresponde a 15,3 % das trezentas mil vagas ofertadas para o Ceará. O secretário de Agricultura do Crato, Francisco Erasmo Ferreira comunica aos produtores rurais do município devem procurar os conselhos de base do Sindicato Rural e as Associações Comunitárias de suas respectivas comunidades.



O município participa com R$ 20,40 e o Estado entra com R$ 40,80. O programa, que visa beneficiar os produtores rurais que forem vítimas de frustrações de safra, em decorrência de precipitações pluviométricas inadequadas ou frustrações nas culturas de arroz, milho e feijão acima de 50 % do que é esperado, disponibilizará beneficio de R$ 680,00, pagos em 5 parcelas de R$136,00, como reparo de prejuízos. A previsão, segundo o gerente regional da Ematerce, no Cariri, Adonias Sobreira, é a de que, se essas irregularidades forem registradas, o montante de recursos a serem investidos supera os R$ 30 milhões, no Cariri.



Prefeito do Crato ministra palestra sobre potencialidades e desafios



No próximo dia 06, terça-feira, às 9 horas, no Teatro Municipal Salviano Arrais, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará assinado portaria para efetivação de professores da rede pública municipal de ensino e entregará também equipamentos para a Guarda Municipal. Na ocasião, o prefeito proferirá palestra abordando o tema “Potencialidades e Desafios do Município”, que consistirá numa retrospectiva sobre o crescimento planejado da cidade, graças aos desafios enfrentados por sua administração, com o eficiente plano diretor, Plano de Requalificação Urbana (PRU) e a reforma administrativa condizente com a realidade do município. Samuel Araripe também mostrará, estatisticamente, quantas empresas se instalaram no Crato nos últimos sete anos e os postos de trabalho gerados por elas. Falará sobre a evolução da saúde pública que teve o número dobrado de equipes do Programa Saúde da Família - PSF, do sistema educacional do município, Meio Ambiente, no qual a cidade foi contemplada, mais uma vez, ano passado, com o Selo Verde, além dos avanços na infraestrutura.



Na palestra do prefeito Samuel Araripe também será abordado o destino da Expocrato, se fica onde está, requalificada, ou se vai para outro local; melhoria das praças centrais da cidade; projeto de revitalização da encosta do seminário e construção do aterro sanitário. O prefeito Samuel Araripe considera este último como um dos assuntos mais polêmicos e que a sociedade não pode ficar de fora dos debates, pois se trata de um equipamento bastante polêmico. O aterro sanitário, segundo o prefeito, vai atrair para cá o lixo de dez municípios do Cariri, o equivalente a dez toneladas de lixo/dia transportado por 50 caminhões. Na opinião de Samuel Araripe este assunto deverá ser exaustivamente bem discutido pela sociedade e os poderes públicos do Estado e do Município.



Sobre as potencialidades do município estão a agricultura familiar, indústria calçadista e sua expansão com os mais de três mil empregos na Grendene e a instalação, em breve, de mais oito pequenas empresas do ramo que vão se instalar no Sítio São Bento. O evento contará com a participação de empresários locais, representantes de entidades e clubes de serviços e da sociedade civil organizada.



Programação da Semana da Pátria já definida no Crato



Será aberta, oficialmente, pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, na próxima sexta-feira, dia 02, a semana da pátria. A solenidade acontece às 8 horas, na praça da Sé. Numa promoção da administração municipal, o evento tem à frente a Secretaria Municipal de Educação e o Tiro de Guerra 10.004. Após o hasteamento das bandeiras, haverá descerramento da placa comemorativa. Na oportunidade, será comemorado o Dia do Cariri, que transcorrerá neste 1º de setembro, quinta-feira. Haverá a corrida do fogo simbólico, realizada pelos atiradores do TG local. A programação reserva homenagens ao Banco do Brasil, pelos 75 anos de instalação de sua agência, em Crato. Participam da solenidade a administradora de empresa e gerente da agência do Banco do Brasil, em Crato, Elionara Pereira Costa, e o superintendente regional da instituição, João Henrique Lemos Costa.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com





COCO PARA MESTRE ALDENIR - por Ulisses Germano



Mestre Aldenir completou 77 anos de idade no dia 20 de agosto. Com mais de meio século brincando de reisado, é considerado por estudiosos como Rosemberg Cariri e Antônio da Nóbrega como uma das personalidade mais autênticas do folclore nacional.



*****



Mestre Aldenir

Ninguém pode confundir

É o Mestre da Cultura

Que nasceu no Cariri



Desde menino

No tempo da lamparina

Trabalhava no engenho

Calejando as suas mãos



Quis o destino

Que o reisado o encontrasse

Pra daí nascer o enlace

Do folclore e o coração



Mestre Aldenir

Ninguém pode confundir

É o Mestre da Cultura

Que nasceu no Cariri



Quem o conhece

Sabe bem da sua glória

No Crato fez sua história

Espalhou muita emoção



Agora vive

Consagrado e bem amado

Respeitado e admirado

Sendo a própria tradição





Mestre Aldenir

Ninguém pode confundir

É o Mestre da Cultura

Que nasceu no Cariri





Sua amizade

Para mim é um tesouro

Vale mais que todo ouro

Ninguém pode nem medir



Quando ele brinca

De espada sai faísca

É assim que ele arrisca

Sua vida sem sentir



Mestre Aldenir

Ninguém pode confundir

É o Mestre da Cultura

Que nasceu no Cariri



A companheira

Que tanto o admira

É a musa que o inspira

Se chama Mestra Isabé



Ela é a prova

Do amor que vence tudo

Seu espelho é o escudo

Firme e forte de mulher



Mestre Aldenir

Ninguém pode confundir

É o Mestre da Cultura

Que nasceu no Cariri



Eu me dispeço

Desejando que ele viva

Juntinho da sua diva

Muitos anos bem feliz



É que prossiga

Ensinando humildemente

A alegria pra essa gente

Como ele sempre quiz

Saúde de Fidel Castro se deteriora e ex-ditador vai para UTI, diz blogueiro



(Transcrito da “Folha online” -- Atualizado às 19h27. )






O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes (www.runrun.es), afirmou nesta segunda-feira (29) que o estado de saúde do ex-ditador Fidel Castro se deteriorou e que o líder está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Havana. O texto de Sardi, no blog, afirma que o agravamento do estado de Castro pode ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.

Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, diz ter tido acesso a informações no Twitter, no último domingo (21), de que o ex-ditador chegou a ficar inconsciente nos últimos dias.

"Nesse mesmo domingo Fidel teve uma reação positiva e se recuperou do estado de coma em que passou várias horas", afirma.


Foto: France Presse/cubadebate




Em foto recente, divulgada em julho, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com Fidel Castro em Havana



REAÇÃO



Já o "Blog de Yohandry", pró-regime, desmentiu o rumor. "Fontes bem informadas em Havana informaram ao Blog de Yohandry que 'o Bárbaro' continua em pé", diz.

Yohandry se apresenta como um médico cubano que escreve com ajuda de colaboradores. Como não há foto nem detalhes sobre o blogueiro, opositores dizem que a página é mantida por agentes do Estado cubano.

BOATO


As afirmações de Sardi chegam em meio a boatos circulados nesta terça-feira, na internet, dando conta de que Castro já estaria morto.

Sites e jornais de diversos países divulgaram a informação atribuindo a fonte ao jornal chileno "24 Horas".

No entanto, o e-mail de hoje, no qual o "24 Horas" afirma que Castro está morto, tem data de 7 de agosto.

O Naked Security, um site americano especializado em tecnologia, diz que a mensagem é falsa.

"Não se engane ao clicar nos links divulgados neste email, pois eles levarão seu computador a um cavalo de Troia (que o Sophos detecta como Troj/ DwnLdr-JGW), que faz downloads de outros códigos maliciosos (Troj/Agent-SYF) para o seu computador", diz.

"Como lembrete, esta não é a primeira vez que o nome de Castro está associado a um crime cybernético. Dois anos atrás, foi revelado que Antonio Castro Soto del Valle, filho de Fidel Castro, foi levado a revelar informações pessoais a uma mulher num site de encontros virtuais", acrescenta o texto.

POLÊMICA

Também no Twitter, a blogueira cubana Yaoni Sanchez disse que os boatos não têm confirmação oficial em Cuba e que de qualquer forma os cubanos seriam os últimos a saber.

"Não só os ventos frescos de setembro tocam Havana. Certo rumor de NOTICIA foi largamente divulgado. Será verdade? Não sei, e se for isso mesmo nós cubanos seremos os últimos a saber", disse.

Um pedido ao Vice-Prefeito Raimundo Bezerra em nome dos Cratenses !



Prezado Raimundo,



Vendo as fotos produzidas aí pelo Wilson Bernardo, vi que você tem acesso aos projetos das novas praças e do novo centro do Crato. Gostaríamos de publicar aqui no Blog do Crato esses projetos das praças centrais do Crato, para que o povo possa ter pelo menos conhecimento de como ficará a nossa cidade depois de concluídos os trabalhos, já que o povo, mais uma vez nem foi consultado para definir como seriam essas praças. Será que o pessoal que organiza esses projetos pensa que "em cavalo dado não se olham os dentes ?" e por isso não houve apresentação das MAQUETES ou estas estejam em exposição permanente para a população acompanhar ? Ou estarei eu equivocado ?



Quem tem a Maquete das Praças Centrais do Crato ?

Aonde estão expostas ?

Ouvi dizer que calçadas seriam alargadas e ruas seriam estreitadas, o asfalto retirado e colocado pedra, mas aonde podemos ter acesso a todas essas informações? No momento, estou em Fortaleza, mas os projetos podem ser enviados para nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com



Agradeço desde já.



Abraços,



Dihelson Mendonça





Crato: A Revitalização des Seus Logradouros Públicos-Wilson Bernardo.



Em virtude de um compromisso politico O pref.Samuel Araripe foi representado pelo então Vice Prefeito Raimundo Bezerra Filho em uma visita técnica da Secr.das Cidades, aqui representada pelo Arquiteto e urbanista cratense Alexandre Landim, as principais obras de urbanismo do Cariri, que são as praças do eixo central da Cidade do Crato.



Alexandre Landim e Raimundo Bezerra Filho,na Siqueira Campos,em fase de desmanche do antigo logradouro.
Praça São Vicente...O obelisco que é um símbolo histórico para o Crato será preservado como cartão postal.
São Vicente será moderna e funcional,já esta com mais de 50% da obra concluída
A praça terá um piso rústico preservando assim um saudosismo de um Crato antigo,mas porem moderno.
Raimundo Bezerra Filho atento as explicações técnicas do arquiteto Alexandre Landim


Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

São Josemaría Escrivá e o Brasil – por monsenhor Pedro Barreto Celestino (*)





"O Brasil é um continente!". Foram precisamente essas as primeiras palavras de carinho para com o nosso país que ouvi de São Josemaría Escrivá, quando o conheci, em meados de outubro de 1965. Depois, nos dois anos e meio em que vivi perto dele, em Roma, em muitas ocasiões escutei de novo essa afirmação ou outras semelhantes, que manifestavam o interesse e a medida das suas esperanças com relação ao Brasil.



Atrevo-me a dizer que o que à primeira vista fascinou a monsenhor Escrivá no Brasil foi ver a convivência fraterna de pessoas de procedências tão diversas. "O Brasil! A primeira coisa que vi foi uma mãe grande, formosa, fecunda, terna, que abre os braços a todos, sem distinção de línguas, de raças, de nações, e a todos chama filhos", disse. "Grande coisa é o Brasil! Depois vi que vos tratais de uma maneira fraterna, e emocionei-me."



São Josemaría Escrivá esteve 17 dias no Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro no início da noite de 22 de maio de 1974 e daqui foi para São Paulo, que era, na altura, a única cidade onde o Opus Dei desenvolvia atividades estáveis. Naqueles dias, reuniu-se com muitos milhares de pessoas, em grupos numerosos ou reduzidos. Com os ouvidos bem atentos, escutou suas perguntas e conheceu episódios que lhe queriam contar.



Surpreendeu-nos a acuidade com que captou os traços mestres do caráter do país. "Tendes que fazer sobrenaturalmente o que fazeis naturalmente; e, depois, levar esses afãs de caridade, de fraternidade e de compreensão, de amor, de espírito cristão, a todos os povos da terra. Entendo que o brasileiro é e será um povo missionário, um grande povo de Deus, e que as grandezas do Senhor, as sabereis vós cantar em toda a terra."



Acho que, em 1974, os próprios brasileiros tínhamos só uma ideia bem limitada dessas possibilidades. Sabíamos, naturalmente, que o Brasil limita-se com 10 países e que não tem disputas de fronteiras; já era conhecida a habilidade de alguns diplomatas brasileiros nos organismos internacionais. Mas a penetração internacional do Brasil ainda era muito pequena. Os jornais não falavam de homens de negócios daqui que ocupassem cargos de relevo em firmas internacionais, e os jogadores de futebol no exterior ainda se contavam com os dedos das mãos. A ajuda que os brésilieurs tinham prestado na cristianização da África francesa parecia um fato histórico isolado, e não nos passava pela cabeça que, na estratégia de Deus, o Brasil estivesse chamado a ocupar um papel importante na difusão das verdades do Evangelho fora das suas fronteiras.



Naqueles dias luminosos do outono de 1974, o fundador do Opus Dei viu com clareza tantos valores positivos que fazem parte do modo de ser e da cultura dos brasileiros. "Há muito trabalho que fazer. Há muitas almas boas no Brasil. E vós tendes no coração o fogo de Deus, aquele que Jesus veio trazer a terra. É preciso pegá-lo aos outros corações. Tendes simpatia e bondade, capacidade humana e sobrenatural para fazê-lo."



Contudo, nada mais equivocado do que pensar que a visão de São Josemaría Escrivá a respeito do Brasil foi de deslumbramento ingênuo. Junto com as coisas boas, percebeu também com agudeza as deficiências e as necessidades. Só que não as viu com o espírito crítico de um observador alheio: viu-as com olhos fraternos, paternos, de sacerdote. Num daqueles dias comentou: "No Brasil, nós os católicos temos muito que fazer, porque se vê gente necessitada das coisas mais elementares: de instrução religiosa e também de elementos de cultura comuns. Temos de promovê-los de tal maneira que não fique ninguém sem trabalho; que não exista um ancião que se preocupe por estar mal assistido; que nenhum doente se veja abandonado; que não haja ninguém com fome e sede de justiça, e não possa saciá-la." Dá segurança pensar que um santo do céu sofreu ao perceber essas deficiências e sonhou com a solução delas.



O bem-aventurado João Paulo II, na sua segunda viagem ao Brasil, disse numa homilia em Cuiabá: "O Brasil precisa de santos, de muitos santos". Embora não tenha nascido aqui, podemos dizer que São Josemaría Escrivá é muito nosso, tem muito a ver com o Brasil.



(*) Monsenhor Pedro Barreto Celestino, nasceu em Juazeiro do Norte. É Doutor em Ciências da Educação (1967) e em Direito Canônico (1970) pela Universidade de Navarra (Espanha). Ordenado sacerdote em 1971, trabalhou até 1990 em São Paulo, como capelão universitário. Atualmente é vigário da Delegação da Prelazia do Opus Dei no Rio de Janeiro.


Monday, August 29, 2011

Parabéns, Valdemir Correia de Sousa ! - Feliz Aniversário



Temos grande prazer em anunciar o aniversário de um dos maiores patrocinadores, entusiastas do Blog do Crato que ao longo de muitas décadas tem contribuido para o desenvolvimento do Crato, o nosso amigo Valdemir Correia de Sousa, que fez aniversário no último dia 28 de Agosto. Valdemir, parabéns pela sua garra, ousadia e pelo grande amor à nossa terra. Estou ainda em Fortaleza, por isso não pude ir até a sua residência na data, mas chegando aí nesta semana ainda, quero passar por lá, ou no Shopping Residence.



Um forte abraço,

Receba os Parabéns de todos os nossos amigos do Blog do Crato e dos Cratenses de maneira geral.



Dihelson Mendonça

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 30 de Agosto de 2011



I Semana Freiriana do Cariri fará homenagem aos 90 anos de nascimento de Paulo Freire



No período de 12 a 18 de setembro de 2011, a cidade do Crato, no Cariri cearense, sediará a I Semana Freiriana do Cariri. O evento é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA, com patrocínio do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará e da Revista Nordeste VinteUm. Todas as atividades da Semana serão gratuitas, à exceção das Oficinas Pedagógicas.



Assim, serão realizadas três Rodas de Conversa sobre temas relacionados à Educação, tendo por base as contribuições teóricas e práticas de Paulo Freire e o pensamento de especialistas convidados. As Rodas de Conversa acontecerão no Salão de Atos da URCA (Campus Pimenta), e terão como palestrantes a educadora Fátima Freire Dowbor, filha de Paulo Freire, o educador mineiro Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, e o educador e pesquisador freiriano João Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).



Além disso, serão realizadas 14 Oficinas Pedagógicas dirigidas a professores/educadores das redes pública e privada de ensino do Cariri e demais interessados, com ênfase nas áreas de metodologia e didática do ensino e nas novas temáticas e abordagens da Educação.



Todas as Oficinas serão realizadas no horário de 8 horas às 12 hora e de 13h30 às 17h30, na Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta), e terão duração de 16 horas (2 dias) cada. Isto significa que cada pessoa poderá participar de até três Oficinas. Os valores das inscrições, por pessoa, serão: R$ 40,00 para uma Oficina, R$ R$ 70,00 para duas Oficinas e R$ 90,00 para três Oficinas.



A agenda noturna da Semana terá também uma Mostra de Vídeo com a exibição de 4 vídeos sobre Paulo Freire (biografia, educação, inspirações e legado). Cada sessão de vídeo será seguida de diálogo com os presentes, mediado por estudiosos do pensamento e da obra de Paulo Freire. A Mostra de Vídeo terá lugar no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.



Durante toda a Semana, tanto a URCA quanto o Teatro Municipal servirão de palco para o Festival de Saberes, Sabores, Sons e Cores da Gente. Serão realizadas atividades artístico-culturais que evidenciem o jeito de ser e de viver de comunidades urbanas e rurais dos municípios do Cariri, através de suas tradições, sua culinária, sua música, seu artesanato e outras formas de expressão.



“Essa é uma dimensão da compreensão freiriana de Educação que precisa ser reconhecida, valorizada e fortalecida”, destaca Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e membro da comissão organizadora do evento. A programação completa do Festival será divulgada em material específico, no início de setembro de 2011.



Serviço



I Semana Freiriana do Cariri, de 12 a 18 de setembro de 2011 | Crato - Cariri - Ceará.

Informações e inscrições

Rua Santos Dumont, 87C | Centro - Crato-CE.



Geopark Araripe discute turismo e desenvolvimento regional



O Geopark Araripe participará do 4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas com a mesa redonda “O papel do Geopark Araripe no desenvolvimento turístico regional”. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo e prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Romaria e Turismo, ocorre nos dias 01 a 03/09, no Memorial Padre Cícero.



A mesa redonda está marcada para o dia 01/09 das 15h00 às 16h30, com a proposta de trazer casos práticos à discussão. Em paralelo ao evento também acontecerá a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso. Para o dia 03 está prevista uma visita técnica para os participantes do evento.



O objetivo desses encontros é debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, para enfrentar as dificuldades do setor de forma estratégica. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas na hora do evento. Participam da mesa de debates sobre o Geopark, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e a Secretária Executiva do Geopark Araripe, a geóloga Flávia Lima. (Assessoria do Geopark Araripe)



Geopark Quadrilátero Ferrífero lança projeto



O Instituto Quadrilátero e o Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero lançam nesta quinta-feira, 01/09, o Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero. O evento será na Escola Guignard, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, estarão presentes os auditores da Global Geoparks Network-GGN (Rede Global de Geoparks-RGG).



Há cinco anos, diversas entidades lutam pela fundação e inclusão na Rede Global de Geoparks, sob os auspícios da Unesco, do projeto Geopark Quadrilátero Ferrífero. Com a possibilidade de receber a chancela, durante a 10 European Geoparks Conference, na Noruega, na segunda semana de setembro. E esse poderá ser o segundo Geopark do Brasil e da América Latina. Seu território de ação compreende 23 municípios, 6.000km² de extensão e com população de 3,5 milhões de habitantes.



As instituições fundadoras do Geopark Quadrilátero Ferrífero são: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CPRM-Serviço Geológico do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, por meio do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico e a FAPEMIG.



Durante o evento será lançado oficialmente o site institucional www.geoparkquadrilatero.org . (Assessoria do Geopark Araripe).



Centro de Interpretação e Educação Ambiental recebe escolas



A Coordenação de Educação Ambiental do Geopark Araripe informa que o agendamento de visitas ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA) continua. As escolas que tiverem interesse podem entrar em contato através do número (88) 3102. 3053. O CIEA está aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, de segunda à sexta-feira. Funciona no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no bairro Pimenta, em Crato. (Assessoria do Geopark Araripe).



Universade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 30 de agosto de 2011

Notícias do dia 30 de Agosto de 2011



Prefeito Samuel Araripe solicita ao DER abertura de retornos na Avenida Padre Cícero



O prefeito do Crato, Samuel Araripe, enviou oficio ao gerente do 10º Distrito, do Departamento de Estradas de Rodovias (DER), Luiz Salviano de Matos, solicitando providências necessárias para abrir retornos na Avenida Padre Cícero, na CE 292, que liga Crato a Juazeiro do Norte e que possibilitem o acesso aos bairros localizados no itinerário da citada rodovia. Essa mudança é para não ter que forçar os transeuntes a direcionar-se, primeiramente, a Juazeiro, para só depois voltar as suas casas localizadas nos bairros cratenses, pois os canteiros que seguem a referida CE foram fechados. O prefeito cita na solicitação que no trecho da mesma avenida que compreende a cidade juazeirense, alguns retornos foram preservados, facilitando o acesso dos moradores residentes nos dois lados da CE. Samuel Araripe pede que a mesma atenção seja dada a comunidade cratense.



O motorista Vicente Aloísio do Nascimento, que mora no bairro Muriti, disse não entendeu a decisão da desativação dos retornos, pois, segundo ele, se foi em nome da segurança, o DER precisa melhorar a sua engenharia de trânsito. A dona de casa, Marinalva Lima de Menezes, que mora no Bairro São Miguel e precisa ir ao Bairro Barro Branco todos os dias, conta que está se sentindo prejudicada com a decisão do DER e prometeu fazer uma manifestação pública, para que os retornos sejam abertos. Flavio Agostinho Pereira Mendes mora no Sítio São José e disse que a desativação dos retornos foi uma medida antipática contra o Crato, e que as autoridades do município não devem fechar os olhos a tanta grosseria.



O líder do prefeito Samuel Araripe, na Câmara Municipal, vereador George Macário, prometeu fazer pronunciamento na tribuna da casa em protesto contra o que ele chamou de desrespeito para com a população, notadamente aos moradores dos Bairros e comunidades próximos a Avenida Padre Cícero. Disse o vereador que o DER deveria ter ouvido primeiro, antes da decisão, os usuários e os gestores públicos do município cratense.



Administração participa de assembléia de servidores municipais e esclarece dúvidas



Professores, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais e Secretários de Administração participaram, na manhã de ontem, no auditório do Centro Cultural do Araripe, de assembléia para discutir questões relacionadas às diversas categorias de servidores, começando pelos docentes, em que foi debatida a Progressão por Atividade e questões relacionadas ao Plano de Cargos e Carreiras. O Secretário de Educação, Valentim Dantas, e o Secretário de Administração, Christiano Siebra estiveram presentes esclarecendo dúvidas dos servidores. O presidente do Sindicato, Júnior Matos, coordenou os trabalhos. Os professores presentes fizeram diversos questionamentos basicamente direcionados aos secretários, que esclareceram as formas de encaminhamentos que vem tendo todos os procedimentos relacionados à progressão. Inclusive iniciando no próximo dia 31, às 19 horas, com este trabalho, para 120 profissionais, com portaria assinada pelo prefeito Samuel Araripe.



Para Júnior Matos é interessante que esse regime incorpore inicialmente os professores graduados e pós-graduados, com especialização. Ele destaca a importância de iniciar esse processo, para que seja atingido o nível base, de 40 horas aulas. O presidente do sindicato ainda destacou a importância da reforma do Plano de Cargos e Carreiras, estabelecendo parâmetros para a eleição de diretores de escolas e coordenadores.



O secretário de Administração ressaltou vários pontos relacionados aos procedimentos jurídicos, administrativos e aos pontos relacionados à progressão que estão sendo encaminhados, enquanto o professor Valentim Dantas ressaltou as aplicações que vem sendo feitas nos últimos anos na Educação. Principalmente investimentos que estão inseridos em projetos de melhoria da infraestrutura das escolas e a garantia de uma merenda escolar com maior qualidade para os estudantes.



Além do regime de progressão para os profissionais, de diversas categorias da educação e outras áreas profissionais, foi debatida a efetivação, concurso público e os preparativos para o primeiro congresso da categoria a ser realizado em 21 de setembro. Na parte da tarde foi realizada assembléia para os servidores de todos os setores da administração. A pauta teve reivindicações como a revisão do Plano de Cargos e Carreiras - PCC, onde vai ser criada uma comissão para acompanhar, até dezembro, o andamento de todo o processo de reformulação.



Governo do Crato promove encontro para apresentação do Projeto Saúde e Prevenção na Escola



A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje o Encontro Municipal dos Grupos Gestores Jovens - GGJ do Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE. O evento, que tem como coordenadoras Ana Hirlene Correia e Suzamélia Brito, acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, situado, das 8 às 12 horas. Na ocasião, será realizada a apresentação do Programa Saúde na Escola – PSE, que engloba as ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.



Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica em Saúde do Crato, ressalta a importância do evento em que tem como propósito reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde das crianças e jovens, uma importante parcela da nossa população. O Secretário de Saúde Cícero França, que dará início ao encontro, deixa claro que o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) é oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, por isso o Governo do Crato trabalha unido para que possa disponibilizar melhorias constantes para as crianças e jovens cratenses.



É importante salientar que as ações do PSE dividem-se em quatro áreas:



- Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além do adequado tratamento quando necessário.



- Promoção da saúde e prevenção: informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e conseqüências do uso de álcool e outras drogas, uso da violência. Há, também, educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque à prevenção da aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis, por meio do programa Saúde e Prevenção nas Escolas.



Comunicado sobre o Cartão do SUS



A Secretaria de Saúde do Crato informa a comunidade que o sistema que realiza a produção do cartão do SUS apresentou um problema de formatação e por isso os cartões não estarão sendo feitos hoje. É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde do Crato já está providenciando a resolução para que o mais rápido possível a população volte a ser atendida em relação ao cartão do SUS



Mais informações ligar para Secretaria de Saúde do Crato fone 3523 2400.



III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres debate 'Autonomia e Igualdade para as Mulheres”



Cerca de 200 mulheres, representantes de várias instituições participaram da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Este ano o tema central debateu 'Autonomia e Igualdade para as Mulheres’. O evento foi realizado durante o dia de ontem, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, com palestras e formação de grupos para discussão de temas específicos e criação de novas propostas para serem levadas à debate nas conferências regional e estadual. Em dezembro será realizada em Brasília a III Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, com a participação de 3 mil mulheres de todo o Brasil.



Segundo a integrante do Conselho de Defesa da Mulher de Crato, Mara Guedes, essa é uma oportunidade de levar as discussões, pela primeira vez no Brasil, com uma mulher presidente e isso já significa um grande avanço. As novas discussões, diz ela, servirão para avaliar as políticas que forem propostas, e o que foi implementado, além dos avanços e conquistas. O evento teve a realização da prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Assistência Social, Casa Lilás, Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense, dentre outras instituições.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com





Câmara do Crato participa de mais um Governo Itinerante



SOLUÇÃO PARA O FECHAMENTO DE RETORNOS NA AV. PADRE CÍCERO FOI COBRADA PELOS VEREADORES PRESENTES AO EVENTO.



O Presidente da Câmara Municipal do Crato – Vereador Florisval Coriolano (PTC) e o Vereador Pedro Alagoano (PSB) participaram nesta sexta-feira, dia 26, de mais uma edição do Governo Itinerante. Desta vez o município de Missão Velha acolheu o programa, criado desde o primeiro mandato do Governador Cid Ferreira Gomes. É um momento em que secretários, assessores da Administração Estadual informam e discutem os projetos ligados ao município, junto a própria comunidade.



O Poder Legislativo cratense, através do seu presidente e demais vereadores, tem sempre participado deste evento quando aproveita para entregar ofícios, contendo reivindicações e cobrando soluções para problemas inerentes ao Município. O fechamento da maioria dos retornos da Avenida Padre Cícero – no território cratense é um assunto que tem sido abordado nas sessões da Câmara e o Presidente Florisval Coriolano está solicitando junto ao DER, mediante ofício, que sejam adotadas medidas alternativas para que os transeuntes da via que dá acesso ao município de Juazeiro não sejam prejudicados.



Fonte: CVC





Edição de sábado, 27 de agosto de 2011


Judiação

O cratense ri da própria desgraça. Comentário ouvido na feirinha em frente ao Mercado Walter Peixoto: o pior do fechamento dos retornos na Avenida Padre Cícero foi a crueldade feita com quem mora bairro São José, lado de Crato. Agora, para ter acesso a sua casa, o morador do São José terá de ir, obrigatoriamente, até a Praça do Crajubar, em Juazeiro do Norte. Em lá chegando -- antes de fazer o retorno -- contemplará a “ruma” de altos edifícios ali existentes e avistará -- ao longe -- a estátua do Padre Cicero. Só depois disso seguirá rumo ao lar-doce-lar, no aprazível São José.



Detran burro



O fechamento dos retornos e a colocação de 12 semáforos na Avenida Padre Cícero -- via expressa que liga Crato a Juazeiro -- diminuiu os acidentes de trânsito naquela rodovia! Certo? Errado! Nas duas últimas semanas aumentaram as batidas de carro naquele trecho. Não habituados com tantos semáforos, quando acende a luz vermelha – e pego de surpresa --, o motorista freia o veículo que conduz. Também surpreendido, o motorista que vem atrás freia e bate na traseira do carro da frente. Muitas dessas batidas aconteceram nos últimos dias. E o Detran não está nem aí para tantas reclamações...



United States of Juazeiro



Uma velha ideia -- a de colocar, com grandes letras, o nome Juazeiro do Norte na encosta da colina do Horto – vai virar realidade. Numa imitação do que existe na cidade cinematográfica de Hollywood (EUA), o Governo do Ceará (leia-se secretário Camilo Santana) vai bancar o projeto para tornar visível – à distância – o topônimo da Terra do Padre Cícero em letras garrafais.



Tudo continuará como dantes no Quartel de Abrantes



A “governabilidade” tem razões que a própria razão desconhece. Durou oito meses a esperança dos brasileiros de que a presidente Dilma Rousseff tivesse forças para atacar a roubalheira no governo federal. Segundo a Federação da Indústria do Estado de São Paulo—Fiesp, a corrupção no Brasil retira, por ano, R$ 69 bilhões (eu escrevi bilhões) da Educação, Saúde, Saneamento e Segurança públicas, dentre outras. Sem a ladroagem, a renda per capita do brasileiro seria de US$ 9 mil. Daí porque ninguém entendeu quando a presidente Dilma capitulou e disse que a “faxina” a ser feita será no combate a miséria e não contra a corrupção.



E haja faxina contra a miséria



Que ascensão à classe média que nada! Em 2010, a macrorregião Cariri-Centro Sul foi responsável pela pior situação de miséria no interior do Ceará. Foram contabilizados 117.028 domicílios com renda mensal per capita de até um quarto de salário mínimo da época, ou seja, essa grande massa humana sobrevivia com apenas R$ 127,50 por mês. O fato foi divulgado na última 5ª feira, dia 25, através do Informe nº 15, com números do censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística--IBGE. No mesmo documento, o índice saúde, na macrorregião Cariri-Centro Sul, também foi catastrófico: aqui foi a única do Ceará que não obteve redução na taxa de mortalidade infantil. As demais regiões do Ceará obtiveram redução acima de 40% em uma década na mortalidade infantil.



Continua o “rapidinho”




Com a interdição do fluxo de carros, em frente à Catedral de Crato, a partir das 17 horas – por conta da Festa de Nossa Senhora da Penha – o cruzamento da Rua Dom Quintino com Avenida Maildes de Siqueira (para quem vem do Parque de Exposição), tornou-se um suplício. -- Foto ao lado de Dihelson Mendonça --Tudo por conta de um sinal que fica aberto no máximo por 1 minuto. Há meses o fato foi denunciado neste blog. Mas, até hoje, o Demutran nunca tomou as providências. Nota-se que a administração de Samuel Araripe passa por uma boa fase: reforma de todas as praças, calçamentos nos bairros, melhoria na limpeza pública, etc. Mas, o Demutran não acompanha o atual ritmo do governo municipal. Na prática, o órgão controlador do trânsito em Crato só sabe multar. Todos os dias, ao invés de diminuir as grandes filas que se formam naquele local citado, os grosseiros guardas-de-trânsito – com blocos na mão – ficam multando e rindo da cara dos contribuintes...



O Maxxi vem aí



Surpreende a rapidez da construção do Maxxi Atacado, divisão autosserviço do grupo Walmart ora em construção na Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Numa semana, todas as colunas de concreto foram colocadas no terreno. As paredes são pré-moldadas e serão concluídas também em tempo recorde. Quando for inaugurado o Maxxi-Cariri ofertará mais de 6 mil itens, entre alimentos, bebidas, açougue, frios e laticínios, congelados, hortifruti, higiene e limpeza, bazar, eletroeletrônico, além de produtos e equipamentos voltados para o mercado Food Service.



Curtas



-- Novidades no ar: com tarifa de apenas R$ 119,00, a Passaredo Linhas Aéreas vai ofertar -- a partir de 22 de setembro-- passagens aéreas no percurso entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. Os voos entre Juazeiro e a Capital cearense, nos horários de 6h, 17h e 23h. A pergunta que não quer calar: até quando as passagens só custarão R$ 119,00?



-- O reitor da Universidade Federal do Ceará–UFC, o juazeirense Jesualdo Farias anunciou que está tudo pronto para a implantação da Rádio Universitária Cariri–FM. Em Juazeiro do Norte, claro.



-- Na sua vinda a Missão Velha, na última sexta-feira, dia 26, o governador Cid Gomes assinou termo de compromisso para construção de três importantes obras no Cariri no valor total de R$ 2,8 milhões. A primeira, para a urbanização da Avenida do Contorno de Missão Velha. A obra irá melhorar o acesso da população e de motoristas ao parque de festas da cidade. A obra está orçada em R$ 1 milhão e 100 mil reais.



-- Outra foi para a construção da estrada Corredor do Sabino, no município de Barbalha. A obra irá receber um investimento superior a R$ 1 milhão.



-- No mesmo evento, o município de Juazeiro do Norte foi contemplado com um “mimo” do governador: a assinatura da ementa de convênio com a prefeitura para a reforma dos canteiros centrais das avenidas Castelo Branco e Ailton Gomes. Obra no valor de R$ 700 mil reais.



-- E o Crato, não ganhou nada? Ganhou. O governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço -- no valor de R$ 117 mil reais -- para a publicação de um livro sobre o Geopark Araripe.



-- A nova superintendente no Ceará do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), arquiteta Juçara Peixoto, confirmou que caminha rápido o processo de tombamento da estátua de Padre Cícero como patrimônio histórico do Brasil e o registro das romarias de Juazeiro do Norte, estas como patrimônio imaterial do Cariri.



-- As voltas que o mundo dá: depois de criticar ad nauseam as privatizações, o atual governo do PT rendeu-se. E anunciou -- com estardalhaço -- um grande feito: a privatização do primeiro aeroporto brasileiro no governo Dilma: o de Natal, capital do Rio Grande do Norte.



-- Pior. Nas próximas eleições os trogloditas lulopetistas não poderão mais enganar os eleitores com a demagogia de que “os tucanos venderam o patrimônio do Brasil”. Pois, a esta altura do campeonato, os eleitores já chegaram à conclusão óbvia: FHC- Lula-Dilma: tudo farinha do mesmo saco.



Coisas da República: A “Vassoura” (1961-2011)




No último dia 25 completou-se 50 anos da renúncia do então presidente Jânio Quadros. O símbolo dele – para chegar ao poder – era uma “vassoura”, destinada à “faxina” na corrupção que tomara conta do Brasil. “A história se repete. A primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”, já dizia Marx. Passaram-se cinco décadas e tudo continua igual. Melhor dizendo, piorou. Em jantar na última terça-feira, entre a presidente Dilma e parlamentares da “Base do Governo”, estes exigiram o encerramento da "faxina". O PMDB pressionou dona Dilma para "acabar com isso". A breve "faxina”, na verdade, não foi fruto do governo Dilma. Foi iniciativa da imprensa brasileira que denunciou inúmeros casos de desvios de recursos públicos. No que foi apoiada pela Polícia Federal. Mas, pelo visto, tudo não passou de um sonho de uma noite de verão...


A solidão da dor - Por: Emerson Monteiro



É isto, sim, invés de tratar do tema a dor da solidão, tocar um pouco neste tema, a solidão da dor. Naquele momento em que se acha face a face com a solidão de verdade, livre das contradições e dos conceitos. Portas e janelas fechadas ainda que ao sol do meio dia. Quando nem adiante gemer, muito menos chorar... E a dor dói de consumir por forte que se seja. Ali, na beira de nós mesmos, esses grandes desconhecidos, no limiar do Eterno, enquanto a dor dói de não ter tamanho. Onde uivam lobos e choram homens, mulheres e meninos. Sem idade, a dor traz o perdão, reduz a nada e atiça o peito das resistências, num desafio esplendoroso... Doloroso, quero dizer.



Isso de quando as vaidades caem de joelhos e querem entrar de buraco adentro, na fronteira da inexistência. Pouco ou muito importa o tamanho da herança, e a dor dói de não ter juízo que aguente... Irmã dor, qual dizia Francisco de Assis, nas suas longas viagens espirituais.



Os laços com tradição e experiências anteriores somem no abismo infinito onde, soberana, a dor dói... Pássaros cantam pelos quintais em festa; o vento sopra nas árvores; ressurge bonito o Sol; a Lua, linda, desfila no céu... Times jogam na televisão do domingo de tarde... Tocam sinos nas igrejas... E dói a dor com fome feroz de paciência a roer o coração dos humanos.



Meu Deus, como estreita o caminho e tudo de repente nos abandona quando dói a dor e o sofrimento pede passagem na avenida, encostas das florestas escuras do desassossego.



Pedir a quem tem para oferecer. Pedir sempre, que ninguém sabe quando a dor chega trazendo consigo o custo das impiedades desse solo dourado. Surgirá silenciosa no instante certo, mãe e mestra, amiga da plena glória, no tempo da colheita nos calendários que nos abandonarão.



Ah, amigo, quando a dor mostra seu rosto, na vitrine daquela solidão, não há bom, não há melhor... Viva, pois, de saber que maiores são os poderes da certeza, e junto deles manda, senhora, a dor que nos prepara o dia de invadir o leito da saudade na paz dos mistérios em constante movimento.

Leitor acha que não deveríamos postar notícias sobre Juazeiro. Você concorda ?



Sr. Armando Rafael,



Sou paraibano , moro em juazero do norte à 31 anos,sempre que posso leio as materias do blog do crato, vc não acha que deveria ser menos ironico ao divulgar materias sobre juazeiro/ce?

so assim o blog do crato passaria a ter mais credibildade junto aos seus leitores.



ats. Cicero Dias



Uma Resposta:



Prezado Cícero Dias, eu não sou o Armando, a quem o questionamento foi endereçado, mas quero dar uma resposta sobre isso. O Blog do Crato é um site que noticia os interesses do povo Cratense, as notícias, os valores, a cultura, as artes, e exatamente por isso, não se pode SEPARAR o Crato dentro do contexto do Cariri. Hoje em dia, acho que por você morar longe, não percebe que nossas cidades estão integradas, áreas quase conurbadas. Quase toda notícia que interessa ao Crat, interessa a Juazeiro e Vice-versa. Se uma nova loja se instala em Juazeiro, isso interessa SIM aos Cratenses, traz desenvolvimento regional, embora não seja no nosso solo, nós compramos e vivemos numa coisa maior chamada CARIRI.



A Visão do Armando é corretíssima. Já vivemos hoje na CRAJUBAR. Tudo que se instala em Juazeiro e Barbalha traz reflexos para o Crato, e como é que não deveríamos publicar ou esconder do público as novidades ? Exatamente para trazer as notícias do Crato e defender os interesses do Crato, é que publicamos certas notícias de interesse REGIONAL, agora se fosse apenas falar de uma rua da periferia de juazeiro, já isso não nos interessaria, mas pode ver que todas as matérias publicadas tem um caráter regional, e interessa e muito aos Cratenses.



Na verdade, o problema é porque nunca se pode agradar a todos.

O Armando gerencia as coisas tão bem por aqui, ele lê minha mente, que se um dia eu chegar a faltar, ele pode perfeitamente gerenciar o Blog do Crato. Ele SABE o que, como e quando deve ser publicado. E não só ele, como a maioria dos nossos escritores. Eles são a alma deste espaço. Eles têm o mesmo amor que todos nós temos pelo Crato.

Abraços,



Dihelson Mendonça

O CRATO HOJE - Notícias do dia 29 de Agosto de 2011



Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Crato aprova produção do Festival Estudantil




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Crato – CMDCA-, aprovou projeto encaminhado pela Sociedade Cariri das Artes para a realização da produção do Festival Estudantil, isso quer dizer que dentro da programação do Festival Cariri da Canção, acontecerá a Etapa Estudantil, com abrangência aos municípios da macrorregião Cariri e Centro-Sul. As etapas eliminatórias e grande final serão realizadas na cidade do Crato, com apresentações de vintes músicas inéditas e pré-selecionadas, e, dentre elas, serão escolhidas dez finalistas. As três primeiras colocadas farão a abertura da Etapa Nacional, e terão suas músicas junto com as outras sete, gravadas e reproduzidas num CD.



É importante lembrar que Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude está realizando as inscrições dos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional. Os festivais acontecerão em outubro (Estudantil: dias 20, 21 e 22 de outubro e Nacional: dias 27, 28 e 29 de outubro) e irão abranger a Região Metropolitana do Cariri - o Estudantil, e todo o país, com o Nacional. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, na rua Teopisto Abath, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Mais informações 88 3523.23.65. Não esqueçam: As inscrições deverão ser enviadas para a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, até o dia 03/10/11.



Participem!



O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude vem disponibilizando a inclusão de crianças e jovens em seus inúmeros projetos oferecendo educação, esporte, arte lazer e cultura.



Saúde atua com mobilização nas comunidades



Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, estará realizando oficina de capacitação em dengue, leishmaniose tegumentares e visceral para os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos dias 29 e 30de agosto, na Secretaria de Saúde do Crato.



Ontem, os educadores participaram da Roda de Conversa sobre calazar na Escola Maria Josefa, na localidade de Serrinha, para alunos e pais. Nos dias 29 e 30 a equipe de mobilização social estará realizando visita as escolas e universidades para divulgar o seminário para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que acontecerá no dia 31 de agosto, pela manhã, no Teatro Salviano Arraes Saraiva.



Associação de Jornalismo do interior do Ceará homenageia prefeito do Crato



O prefeito do Crato, Samuel Araripe, foi homenageado pela Associação Cearense de Jornalista do Interior do Ceará ACEJI, por ocasião da realização do VI encontro da categoria, realizado no município de Cedro. Ao receber a comenda ‘JORNALISTA DUTRA DE OLIVEIRA”, Samuel destacou a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da imprensa do interior cearense, na promoção do desenvolvimento do Estado. Explicou que seu compromisso como gestor público é sempre manter bom relacionamento de respeito e cordialidade com a imprensa, instituição que ele considera de suma importância no dever de informar ao bem da verdade.



Para o presidente da Associação Cearense de Jornalista do Interior do Ceara, João Ferreira do Nascimento, a comenda entregue ao prefeito do Crato é um reconhecimento da entidade e seus filiados aos relevantes serviços prestados por Samuel Araripe a comunicação e seus comunicadores.



Sindicato dos Servidores do Crato realiza assembléias



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato vai realizar na próxima segunda-feira, dia 29, no teatro da RFFSA, a partir das 9 horas da manhã, duas assembléias extraordinárias. Pela manhã, o primeiro ato será exclusivamente com professores, merendeiras, serventes, vigias e demais profissionais da educação do município. Presenças confirmadas do secretário municipal de Educação, José Valentim Dantas, e o secretário de Administração e Planejamento do município, Cristiano Siebra. Na ocasião serão discutidas a progressão, efetivação, concurso público e os preparativos para o primeiro congresso da categoria a ser realizado em setembro.



Na parte da tarde, a segunda assembléia para os servidores de todos os setores da administração. A pauta está recheada de reivindicações como, por exemplo, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras - PCC, onde vai ser criada uma comissão para acompanhar, até dezembro, o andamento de todo o processo de reformulação. O presidente da entidade, Júnior Matos disse que é indispensável o comparecimento de todos os servidores que vão ter a oportunidade de conversar com os secretários e demais membros da administração municipal, sobre importantes questões atinentes à categoria.



Júnior Matos explicou que o I Congresso Municipal dos Servidores Públicos, que vai acontecer em 21 de setembro próximo, vai ser um evento marcante para a história da categoria. Frisou que na ocasião o prefeito Samuel Araripe estará assinando o edital do concurso público para 360 vagas e criando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Cariri em clima de eleições

Eleição para nova diretoria do Campus da UFC–Cariri

Acontecerá amanhã, 30 de agosto, a consulta para nova direção do Campus da UFC-Cariri, futura Universidade Federal Regional do Cariri–UFRC. Concorrem a este pleito duas chapas. Haverá urnas em todas as unidades acadêmicas do campus, sendo que o horário da sondagem, nos Campus de Barbalha e Crato, será das 8 as 17hs, e para a unidade de juazeiro, as urnas ficarão aberta até as 21hs. A apuração será feita no dia seguinte, a partir das 9hs, na sala da secretaria da pós-graduação.



Jardim e Altaneira terão novas eleições para prefeito

Os eleitores dos municípios de Jardim e Altaneira voltarão às urnas no próximo dia 4 de setembro para novos prefeitos e vice. Nestas duas cidades localizadas na região do Cariri, não se fala de outra coisa, pois todos os outros assuntos foram trocados pelas eleições que vão escolher prefeitos tampões.



Em 2008, Altaneira elegeu Antonio Dorival de Oliveira (PSDB) com 50,17% dos votos contra 49,83% dados a Joaquim Soares Neto (PSB). Dorival foi cassado e ainda recorreu contra a decisão, mas o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, arquivou ação cautelar interposto pelo mesmo querendo sustar as cassações.



Em 2008, a população de Jardim elegeu Fernando Neves Pereira da Luz (PMDB) com 55,18% dos votos contra 44,82% conferidos a José Alves Coutinho Júnior (PT). Depois, ele e o seu adversário tiveram suas candidaturas impugnadas. Fernando já exercia o cargo que lhe foi tomado. A Câmara de Jardim ainda tentou suspender decisão do TRE que determinou eleições diretas. A pretensão do Legislativo era ter a escolha do novo prefeito de forma indireta com o voto apenas dos vereadores.

NA PRAÇA





NA PRAÇA



(Para Dona Janete Militão) – 26/08/2011





Na praça a graça dos passantes

Antes pássaros cantavam

Encantavam a alma

Armada de desejos

Nos beijos de amores

Odores de ar gostoso

Gosto de pipoca

No nariz

Refiz minhas passadas

Passadas imagens, lembranças

Criança depois homem

Chamem meu tempo



FOTO: Dihelson Mendonça

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 29 de Agosto de 2011





Livro sobre Geopark Araripe será publicado em três idiomas



Assinatura da ordem de serviço se deu no Governo Itinerante, com a presença de representantes da URCA, como a Reitora, Professora Otonite Cortez



O Geopark Araripe terá publicado um livro sobre informações técnicas do único projeto do gênero nas américas. Serão informações sobre os geossítios, presentes em seis cidades da região. A ordem de serviço, no valor de R$ 117 mil, foi assinada na última sexta-feira, pela Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, durante o Governo em Minha Cidade, acompanhada pelo Vice-Reitor da Instituição, Professor Patrício Melo. O projeto de produção e publicação do material será por meio da Secretaria das Cidades e Geopark Araripe. O governo itinerante contou com a presença do Governador do Estado, Cid Gomes. O livro sobre o Geopark Araripe será publicado em inglês, português e espanhol, com 3 meses para a execução dos trabalhos e produção do material. Durante o evento também foi assinado novo edital para realização de processo seletivo, para os cursos da URCA, em Missão Velha.



Escola de Artes da URCA traz II Mostra Didática para teatros do Cariri



A Circulação em Cena traz mais um final de semana de apresentações, por meio do projeto Mostra Didática - Atos, Processo de Encenação II. No final de semana último foi realizada em Juazeiro do Norte, no segundo encontro da arte com o público, por meio do Departamento de Teatro, do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau. A primeira semana de apresentações aconteceu em Barbalha. O trabalho tem a orientação da Professora Cecília Raiffer. O evento foi iniciado no dia 19 de agosto, em Barbalha, com apresentações no Teatro Neroy Filgueira. Em Juazeiro, as apresentações foram realizadas no Teatro Patativa do Assaré, no SESC. No Crato, a última temporada do projeto terá suas apresentações nos dias 2, 3 e 4 se setembro, às 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz, com entrada gratuita.



Segundo a professora orientadora dos trabalhos, a disciplina é um laboratório de experimentação de linguagem cênica, no qual cada aluno cria um espetáculo de 30 minutos. Na primeira versão está sendo apresentada uma multiplicidade de encenações: clássicos da dramaturgia original como George Buechner, adaptações da literatura para palco, colagem de textos (Eurípedes - Heiner Müller - Chico Buarque), cordel encenado e criação de dramaturgia original para a cena.



As apresentações em Barbalha foram com as peças “A Vaca Surrealista” e “Beijo, Beijante, Beijado”, esta última uma adaptação do cordel “Uma anatomia do beijo” de Abraão Batista, prosseguindo nos dias posteriores com “A Vendedora de Fósforos”, adaptação do conto de Hans C. Anderson, pelo diretor do Grupo de Teatro Louco em Cena, Gilsimar Gonçalves, com direção e readaptação de Aline Sousa; “A Cor da Rosa”, “Diário”, “Woyzech”, texto do alemãoGeorg Büchner, de 1836; “De Medéias”, texto adaptado de fragmentos de Medéia (Eurípedes), Gota Dágua (Chico Buarque e Paulo Ponte) e Nedeamaterial (Heiner Muller).



FICHA TÉCNICA:



Orientação: Cecília Raiffer

Alunos-Encenadores e Encenações

Aline Sousa, com A Vendedora de Fósforos, adaptação da obra de Hans Andersen.

Kelyenne Maia, A Vaca Surrealista, de Jair Antonio Alves

Kathylene Furtado, Diário!

Joaquina Carlos, A Cor é Rosa.

Raimundo Lopes, Woyzeck da obra de George Buechner.

Rita Cidade, De Medéias, colagem da obra de Eurípedes, Heiner Müller, Chico Buarque.

Rodrigo Tomaz, Beijo, Beijante, Beijado adaptação do cordel Anatomia do Beijo de Abrão Batista.

Livro ‘Padre Cícero Romão Batista e a Família Crajubar’ será lançado dia 30



Será lançado no próximo dia 30, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 19 horas, o livro Padre Cícero Romão Batista e a Família Crajubar, da Professora Maria Laudecy Ferreira de Carvalho. O livro traz antigas memórias da docente, por meio da fé e do misticismo, através da personagem Juliêta, que ao longo da narrativa enfrenta com o marido Cícero dificuldades somente superadas com fé em Deus e no Padre Cícero.



Inscrições abertas para Curso de Especialização em Acupuntura na URCA



Estão abertas as inscrições para curso de Especialização em Acupuntura, na Universidade Regional do Cariri (URCA), durante os meses de agosto e setembro. O curso tem uma duração de 36 meses, com início em outubro deste ano. São 1200 horas/aulas e há disponibilidade para 40 vagas. As inscrições podem ser feitas no valor de R$ 50,00 e mensalidades de R$ 350,00. As aulas acontecerão aos sábados e domingos. O curso é destinado a profissionais das áreas de saúde física e mental, emocional do ser humano, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, bioquímicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, odontólogos, e outros profissionais, cujos conselhos profissionais reconhecem a acupuntura como recurso terapêutico. O curso tem a coordenação do Professor Elizardo de Brito. Mais informações como a secretária do curso, Emanuelle Freire, por meio dos fones: (88) 3102.1212, 8823.5685.



Documentos necessários para o curso:



Diploma superior; declaração de conclusão, autenticada; histórico escolar; curriculum vitae; cópias autenticas de RG e CPF, 2 fotos 3x4.



Universade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 22 de agosto de 2011

Sunday, August 28, 2011

No Blog do Crato cabem 40 postagens. Só tem 15, porque tem gente que não aprendeu ainda a postar !



Peço mais compreensão da turma.

Tem gente que não está seguindo as nossas recomendações!



Na página principal do Blog do Crato cabem de 30 a 40 postagens. Por conta que alguns são indisciplinados ou porque ainda não aprenderam a postar corretamente, este número cai para 10 ou 15, porque não seguem aquilo que eu sempre falo, que toda postagem deve ANTES ser copiada no Bloco de Notas do Windows para eliminar toda a diagramação, e só depois, copiada DO BLOCO DE NOTAS para a janela de postagem.



Nunca copiem do Word diretamente para a janela de postagem, pois cda mensagem escrita no Word e trazida diretamente, estará tomando o locla de 5 a 8 postagens dos nossos colegas. Por favor, não façam mais isso. Eu já ensinei tanto e pedi tanto...e é tão fácil fazer isso, minha gente!



Dá tristeza abrir o Blog do Crato e ver que aonde cabem 30 ou 40, só tem 15. Que é isso, gente, vamos cooperar ? Agradeço a todos que puderem seguir essas orientações, para o prazer dos nossos leitores que poderão ter mais notícias e reportagens.



Abraços,



Dihelson Mendonça

Um exemplo de vida, uma lição de fé! - por Magali de Figueiredo Esmeraldo e Carlos Eduardo Esmeraldo

* Magali

* Carlos Eduardo

Quando temos nossos pais vivos e todos irmãos com saúde, jamais imaginamos que a doença ou a morte se abaterá sobre alguns de nossos entes queridos, ainda mais na flor da idade. Só pensamos que ela ocorrerá quando todos estiverem velhinhos. Além do mais, acreditamos que tudo só acontece com a família dos outros. Mesmo sem estarmos preparados, Deus está do nosso lado para nos dar a força e a coragem de enfrentarmos uma grande dor que, é ter um irmão e uma irmã acometidos de uma doença grave e partirem com uma diferença de 14 dias. A fé em Deus e a solidariedade dos amigos muito nos confortaram.



Tendo convivido com Emília por mais de um ano, desde que ela veio em novembro de 2009 iniciar o tratamento aqui em Fortaleza, hospedando-se em nossa casa, eu e Carlos resolvemos através desse depoimento, fazermos uma homenagem a grande mulher que foi Emília. Com certeza, tanto eu, quanto Carlos aprendemos com ela e nos tornamos melhores como pessoa humana. Também crescemos na fé, graças ao testemunho de Emília. Ela queria muito ficar curada, pois desejava ver todos os filhos formados. Participou da formatura de André, o mais velho, que colou grau em Letras na URCA, recentemente. Faltou as duas filhas mais novas. Aceitou todo o tratamento, por mais doloroso que fosse, com muita resignação, sem nunca reclamar de nada. Preocupava-se achando que estava dando trabalho a mim e a Carlos. Eu respondia que, ao contrário, aquela era uma oportunidade que Deus estava nos dando para cumprirmos nossa missão de cristãos: "servir ao nosso próximo". E eu acrescentava que, ela era o nosso "próximo mais próximo".



Como eu sou onze anos mais velha do que ela, pois sou a terceira filha de uma família de oito irmãos, sendo ela a sétima, sempre me dizia que, eu estava substituindo mamãe que já tinha falecido e que, Carlos estava fazendo o papel de pai. Isso me fazia muito bem, já que era uma prova de que ela estava se sentindo à vontade e em paz em nossa casa.



Emilia era linda na aparência externa e mais bela ainda em seu interior. Sempre com um sorriso nos lábios, mesmo nos momentos pesados de radioterapia e de quimioterapia. Muitas vezes sentada na sala de espera, com ela, no Hospital do Câncer olhando para os lados, às vezes víamos pessoas muito tristes. Ela comentava que aqueles estavam tristes porque não tinham fé em Deus. Fez amizade com as pessoas que estavam fazendo tratamento e com os acompanhantes. Além de conversas agradáveis, ela fazia orações pela cura de todos aqueles doentes.



Outra qualidade que eu muito admirava em Emília era a de que ela aceitava as diferenças existentes entre as pessoas. Sendo Evangélica, entendia-se muito bem comigo e Carlos, respeitando a nossa religião católica. Dizia sempre que éramos pessoas de Deus. Cumpria com sua missão de cristã, aproveitando os momentos de tratamento para evangelizar. Presenteava médicos e enfermeiros com bíblias, e sempre tinha uma palavra doce para todos que com ela conviviam. Em todos os momentos aceitava a vontade de Deus. Mesmo lutando e orando para ficar curada, ela citou diversas vezes as palavras do apóstolo Paulo: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro". Disse outras vezes que estava nas mãos de Deus. Viveu seguindo a mensagem de Jesus Cristo. Foi excelente esposa, mãe, filha, irmã , amiga e sempre ajudou aos pobres. A gratidão era uma virtude impregnada na pessoa dela . A todo o momento estava a agradecer a quem a ajudasse.



Aquela tarde de 20 de janeiro de 1969 ficou definitivamente gravada na minha memória. Havia acompanhado Magali de uma aula de pré vestibular a que ela se submeteria alguns dias depois, até a sua residência. Um dia antes, começamos um namoro que ainda hoje perdura, para nossa felicidade. Na rua lateral da casa, uma ladeira que sobe para o Parque de Exposição do Crato, um grupo de crianças brincava. De repente, uma menina loura, de olhinhos azuis muito vivos sobressaindo-se de um rostinho corado e muito suado, pés no chão, aparentando menos de oito anos de idade, se aproximou de nós e fez um pedido: "Magali, me dê um picolé." Quis saber quem era aquela criança e para minha surpresa ela me respondeu que era sua irmãzinha, Emília. Paguei-lhe o picolé que ela solicitava, gesto que nos rendeu uma amizade que nos acompanhou vida afora.



À medida que meu namoro com Magali se solidificava, eu acompanhava o crescimento de suas irmãs mais novas. Ficava intrigado quando via dona Maria Eneida ralhar quando Emília chegava em casa sem os chinelos. Pensava-se que ela os perdia com enorme frequência. Mas depois, ficou-se sabendo que ela se descalçava para doar suas sandálias às crianças pobres que encontrava pelas ruas. Esse pequeno gesto já revelava a grandeza de espírito que se formava naquela criança, cuja preocupação pelos pobres e desvalidos foi uma constante durante toda a sua vida.



Quando adolescente, Emília gostava de ajudar sua irmã Magali, cuidando dos sobrinhos. Chegava em nossa casa nos dias de sábado, e após o almoço costumava dizer: "Vão descansar, dormir um pouco, que eu cuido dos meninos." Mal nós adormecíamos, ela retirava o carro da garagem e saia dirigindo pelas ruas do Crato, sem nenhuma orientação ter recebido antes. Foi assim que ela aprendeu a dirigir, firme e decidida, enfrentando riscos, lutando para conseguir o que sempre desejava. Anos mais tarde, o seu pai lhe atribuía a virtude de ser excelente motorista, fato para o qual eu e Magali muito contribuímos, embora contra nossa vontade.



Emília cresceu, constituiu família, criou seus filhos e aprofundou sua fé em Jesus Cristo, tendo sido uma seguidora exemplar do evangelho. Foi para todos nós que convivemos com ela durante seus últimos dias de vida, um exemplo de vida e uma lição de fé.



Por Magali de Figueiredo Esmeraldo e Carlos Eduardo Esmeraldo