Sunday, February 20, 2011

Em entrevista, Prefeito diz que a batalha está apenas começando e agradece a todos que lutaram pela causa


"Este é apenas o primeiro passo... Eu quero deixar reconstruído o Canal do Rio Grangeiro"


Samuel Araripe

Na manhã do dia 18 de fevereiro, o prefeito do Crato, Samuel Araripe concedeu inúmeras entrevistas à imprensa "falada, escrita e televisada". Logo cedo, visitou o programa Antonio Vicelmo na Rádio Educadora do Cariri, onde explicou os detalhes do emprego da verba de 4 milhões de reais repassada pelo ministério da Integração Nacional ao Crato, e agradeceu ao empenho de todos que lutaram por esta causa, especialmente ao Deputado Arnon Bezerra, que pelo seu intermédio, foi marcada a audiência da semana passada com o ministro Fernando Bezerra, além do gabinete deste deputado ser um ponto de reuniões dos interesses do Crato em Brasília. Samuel agradeceu aos deputados e à imprensa em geral, que voltaram sua atenção para os problemas da cidade do Crato.

O prefeito frisou ainda o empenho da equipe da prefeitura em preparar com rapidez o projeto que foi entregue ao ministro para que essa verba fosse liberada em tempo recorde. O projeto produzido pela prefeitura contendo orçamento detalhado, fotografias, vídeos e as áreas atingidas foi enviado à Brasília por avião, e entregue no gabinete de Arnon Bezerra, que no mesmo dia deu entrada no ministério, que o estava aguardando para análise.

No dia 18, o prefeito viajou à Fortaleza, para se reunir com lideranças, a fim de convencer o governo do Estado de que o município do Crato é quem deve elaborar o seu próprio projeto definitivo de reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Disse ainda na entrevista, que estará contactando alguns dos maiores especialistas em canais do Brasil, trazendo-os ao Crato, a fim de elaborarem com a participação dos Cratenses, o projeto definitivo.

Samuel disse que "não quer ser o pai da criança sozinho", nem tirar também o mérito de todos que de uma forma ou de outra fizeram força para que esta verba chegasse, mas que a bem da verdade, de todo o aparato que se viu ate agora no Rádio e na TV, a única coisa de concreta mesmo pelo Crato, é este repasse que o ministério fez, mas espera que os homens públicos, consagrados nas urnas pelos Cratenses, façam também a sua parte, e não deixem o movimento em favor do Crato estagnar.

Ainda segundo o prefeito, esse é apenas o pontapé inicial. Essa verba é para a fase emergencial, quando serão construídas 30 casas para pessoas afetadas pela enchente, bem como o conserto de pontes e paredes do canal, que oferecem perigo. Citou um exemplo, a parede do colégio objetivo está apenas 10 metros de partes destruidas do canal, e se não forem tomadas medidas emergenciais, outras chuvas poderão causar estragos extraordinários ao município. "então, primeiramente, é preciso garantir a estabilidade e a vida normal da cidade, o acesso pelas pontes e a segurança da população. É para isto que serve esta verba emergencial".

Na segunda etapa, o projeto de reconstrução total vai aproveitar parte das obras que serão recuperadas já nesta primeira etapa, para evitar que se venha a gastar 2 vezes com obras parecidas.

O prefeito pede ainda a vigilância de todos os Cratenses, no sentido de não deixar o movimento em favor da cidade arrefecer. Segundo ele "Esta é apenas uma das muitas batalhas que venceremos, com o apoio de todos que amam verdadeiramente a nossa terra. Peço ao povo do Crato que continuemos a lutar pelo Crato, e no que depende de mim, eu quero deixar resolvido de uma vez por todas, esse problema crônico que é o Canal do Rio Grangeiro".

Por: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment