Wednesday, January 5, 2011

O Respeito ao nosso Planeta - Íris Pereira

É ligar a televisão, abrir um jornal ou revista de noticiário que vemos a catástrofe em que se tornou nosso planeta, nossa terra, nosso paraíso de beleza exuberante, vasta e rica em todo tipo de sobrevivência natural, riquezas escondidas sobre e sob ela, exploradas sem mesmo o menor respeito de limite, quanto mais se tira mais se quer tirar...Aí vem a resposta, a revolta, o troco que o próprio homem pediu em sua ganância e falta de educação.

huvas fora de tempo em alguns lugares arrastando e destruindo tudo, até sua sustentação, sem limite revolta-se com tanta descaso e vai se destruindo a si mesma como que suicidando-se para castigo aos seus destruidores e estupradores. E o homem ainda com arrogância ainda se acha no direito de noticiar dizendo: A terra castiga o solo com a falta de chuvas. Os rios, lagoas, reservatórios ficam secos e suas margens transformam-se em cascas duras e feias, rachaduras que machucam até cascos de animais, dizem mais o sul do pais parece o nordeste do Brasil, lá eles vivem a mesma situação já vividas tantos anos por nossa gente. Até parece replay, caminhões pipas distribuindo água para uso e consumo, pessoas não acostumadas a essa rotina lamentam, agora lamentam, agora lamentamos por tudo, agora choramos nossos mortos nas enxurradas, nas secas, na falta do que comer, na falta de moradia.

E choramos de arrependimento por não termos sabido usar bem nosso maior tesouro: A TERRA que nunca nos negou absolutamente nada, sempre deu com imensa fartura e gratuitamente, só nos pedindo RESPEITO. Não existem hoje mais nenhum lugar na terra que não tenha qualquer tipo de imprevisto da natureza. Ainda dará tempo para corrigirmos tudo, focarão as marcas e cicatrizes, mas teremos oportunidade em repararmos sim todo o erro.
Eu faço minha pequena parte, faça a sua.

Íris Pereira

Quem foram os 3 reis Magos ? - HOJE NA HISTÓRIA


HOJE NA HISTÓRIA - Os 3 Reis Magos.

Belchior (também Melchior ou Melquior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.

A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12). Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos. A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”. Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.

Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade). Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram. Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.

Diferentes opiniões quanto a quando o menino Jesus foi visitado

A tradicional crença de que Jesus foi visitado aquando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há pessoas que acreditam que Jesus já possuia uma certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebé quando recebeu a visita: a tradução para o texto de Mat. 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino", e não um bebê em diversas traduções de respeito, como a Almeida; Mat 2.11 também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura; o fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre, e não parte dos presentes que supostamente já teria ganho, já que na visita ela, através de seu filho, ganhou ouro e outros ítens valiosos.

Fonte: Wikipedia

ALMANAQUE - 06 de janeiro de 2011


ALMANAQUE

* 1449 - Constantino XI é coroado imperador do Império Bizantino.
* 1838 - Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jérsei.
* 1927 - Os Estados Unidos invadem a Nicarágua.

Nasceram neste dia...

* 1412 - Joana d'Arc, guerreira francesa e heroína da Guerra dos Cem Anos (m. 1431).
* 1838 - Max Bruch, compositor alemão (m. 1920).
* 1883 - Khalil Gibran, escritor libanês (m. 1931).

Morreram neste dia...

* 1876 - Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo (na imagem), político português (n. 1795).
* 1884 - Gregor Mendel, botânico austríaco (n. 1822).
* 2006 - Ilse Losa, escritora portuguesa de origem alemã (n. 1913).

Fonte: Wikipedia

Publicidade Blog do Crato - Amilton SOM


Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri

Presentes, CDs e DVDs é com Amilton Som. AMILTON SOM. A maior loja de CDs e DVDs da Região do Cariri.
Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...
Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato Tel: (088) - 3521-3270

Na Rádio Educadora do Cariri programa - COMPOSITORES DO BRASIL



Apresentação: Zé Nilton

Quem ouvir verá, nesta quinta-feira, na Rádio Educadora do Cariri, no COMPOSITORES DO BRASIL, programa dedicado aos festejos de Dia de Reis, com músicas de compositores que homenagearam este culto português no Brasil. Muito rica a musicalidade brasileira que evoca festa, folia, danças e devoção aos três visitantes do menino deus, seguindo a estrela guia.

Nós aqui no Nordeste conhecemos muito bem este ciclo de lapinhas, pastoris e muitas danças em homenagem ao reis magos.

Pois bem, no nosso programa na Rádio Educadora do Cariri, 1020 khz, nesta quinta de 14 às 15 horas estaremos recordando e atualizando as manifestações musicais através de compositores brasileiros que produziram obras primas sobre o assunto.

Como o nosso vizinho de Saboeiro, o escritor Ronaldo Correia de Brito, que escreveu e produziu o auto de natal chamado – Baile do Menino Deus – consagrada peça musical que ganhou notoriedade no Brasil pela sua singeleza e expressividade cultural. Muitas músicas de compositores consagrados sobre este dia marcante na memória do catolicismo popular do Brasil estaremos apresentando e comentado.

Serviço:

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Sintonize: www.cratinho.blogspot.com
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Documentário sobre Reisado Dedé de Luna será lançado neste sábado

Alegria, cores, beleza e poesia deverão marcar esse sábado, dia 08, no Terreiro do Reisado Dedé de Luna com o lançamento do seu primeiro documentário.

O Reisado Dedé de Luna da cidade do Crato reúne a tradição e a inovação liderado pelas mestras Mazé e Penha, filhas do brincante e mestre Dedé de Luna. O reisado resiste e se afirma com características próprias demonstrando que as manifestações artísticas e culturais de caráter popular se modificam e se reinventam com o passar dos tempos.

Para registrar a história deste grupo e essa relação entre a tradição e a inovação foi produzido um documentário pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, com a parceria do Coletivo Camaradas.

O documentário será lançado neste sábado, dia 08, às 18h30, no Terreiro do Reisado no Bairro Muriti. O lançamento é aberto para a comunidade.

Para a Mestra Mazé esse documentário é como “aquela sementinha que você planta e depois vai colher as mais belas flores”. Ela destaca que esse trabalho vai possibilitar divulgar o trabalho do grupo e que é um incentivo para continuar. “Estamos dando continuidade ao trabalho de Papai e preparando as gerações futuras para dá continuidade ao nosso trabalho”, enfatiza a Mestra.
Esse é o terceiro documentário produzido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, os dois primeiros foram das Mulheres do Coco da Batateira e da Mestra Zulene e o quarto será sobre o Maneiro do Pau do Mestre Cirilo que a previsão é que seja lançado no inicio de fevereiro.

Chapada do Araripe:Cenas e Receitas com Cachaça Bruta-Por Wilson Bernardo.

Só no Crato Mesmo... A Chapada e o Crato tem suas peculiaridades; No inverno a chapada é uma bênção, para você refletir e curar uma depressão de cidades conturbadas pelo velocidade da tecnologia. Dormir na chapada é melhor ainda, o que sem muitos recursos você pode reinventar o cardápio dos petiscos, servidos a uma boa cachaça bruta quer dizer brejeira e puríssima de produtos químicos, você com certeza nunca vai esquecer esses sabores.

Um pingo de chuva na cumeeira do barraco, é divinamente deuses

Besouro sobre Piqui descascados e cru para serventia

A melhor receita para cachaça: Laranja, banana e piqui. Muitos piquis


Hummmmm
!Piqui com Acerola pode acreditar: afrodisíacos

Piqui assado com Linguiça na brasa,com cachaça brejeira

Ciclistas,constantemente frequentadores da Chapada

Folhas e moscas nativas da Chapada do Araripe-CRATO-ce

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Sina de marginal - Por Emerson Monteiro

Tarde dessas, caririenses, molhadas, quando as matas, sonoras de passarinhos cantores, parecem prenunciar o início da temporada das chuvas, nas notícias do rádio ouve-se contar da morte de um jovem de 17 anos, assassinado com oito tiros de pistola, em Fortaleza, na Barra do Ceará. Usuário de droga, fora morto por dois homens, que fugiram em uma moto. No dia anterior, abordado por traficante, que cobrava dívida atrasada, respondera atirando. Um nome a menos, uma estatística a mais, solucionando o conflito.

Situações desse tipo viraram casos de rotina nos dias atuais, multiplicados pelos noticiários feitos erva daninha que invade a paz social, rasgando de exemplos melancólicos o tempo tumultuado de cidades inteiras. Pessoas, as menos endinheiradas das periferias, fora das tradições patrimoniais e dos festejos, arrastam fama de alimentadoras sensacionalistas de escândalos apagados pelos rastros dos rabecões enegrecidos. Outras, possuidoras de futuro, filhas dos nobres, esperançosas, viajantes do exterior nos trens de luxo da facilidade, esperam de olhos alegres o preço do sucesso.

E as tardes silenciosas proclamam a graça deste mundo em forma de normalidade e cifras reveladoras do êxito administrativo dos gabinetes oficiais, enquanto a norma rígida dos códigos reclama vagas nas penitenciárias superlotadas de moradores inúteis jogados às traças dos eleitos da sociedade. Qualquer coisa assim que pede resposta urgente aos pontos de vista da euforia bem vestida. Indignações estridentes, armas acesas que matam às escondidas, depois tornadas públicas nos cadernos volumosos das páginas policiais, gritos de socorro a quem, e a quantos, ninguém aceita querer responder.

Nisso, os passos fora da estrada daqueles moços, filhos como outros, netos como outros, farrapos das toalhas de mesa da casa dos pais, dos irmãos; lágrimas quentes, dores amargas. Folhas nacionais largadas ao vento das agruras familiares de mães envelhecidas lá antes da hora, restos de banquetes e confraternizações, atores rebaixados nos campeonatos da terceira divisão da juventude perdida. Chegou aos pensamentos, devagar, meio fora de hora, o alento de saber que nas barras infalíveis do tribunal das existências todos responderão em nível de igualdade, porquanto aos que muito têm mais lhes será dado; e aos que nada têm até o que pensam que têm lhes será tirado, equação definitiva das palavras de Jesus.

Longe, pois, de imaginar houvesse apenas frieza crua na justiça eterna quanto, vezes tantas, presenciamos nas histórias dessas tardes ingratas para os simples, desvalidos, nas pontas de ruas espalhadas, neste chão marginal dos becos infectos e seus barracos sórdidos.

Por: Emerson Monteiro

CRATO - Notícias do Dia 05 de janeiro de 2011



Vencedor da São Silvestre agradece apoio concedido pela Prefeitura do Crato

O Cratense, Francisco Paulo campeão da Corrida de São Silvestre 2010, categoria Especial Deficiente Andante Membros Inferiores, esteve na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato para agradecer o apoio dado pelo Governo do Crato para sua ida a São Paulo para participar da prova. Recebido pela Secretária Danielle Esmeraldo, o tricampeão Brasileiro ressaltou a importância de incentivos aos atletas para que os mesmos possam atingir seus objetivos. O garçom, do Crato fez a corrida em 1 h e 6 minutos, seu 2º melhor tempo na competição. De acordo com Danielle Esmeraldo, o prefeito Samuel Araripe junto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato irão desenvolver mais projetos de incentivo ao esporte para que os atletas cratenses possam mostrar sua competência e talento ao mundo.

Saúde intensifica combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está fortalecendo o trabalho de combate à dengue. Esta semana, o secretário Cícero França esteve reunido com a coordenação de Endemias, no sentido de ficar a par de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no município. O Crato tem atuado permanentemente no combate ao mosquito Aedes aegyti, principalmente com ações focadas nas áreas de maior índice de infestação. Durante essa fase invernosa o prefeito do Crato, Samuel Araripe, destaca a importância de se trabalhar de forma mais intensiva, com ações de prevenção e combate e solicita o apoio da população, de fundamental importância para o sucesso das ações desencadeadas pela administração municipal.

Crato atua com apoio e desenvolvimento de obras importantes

O município do Crato ganha o Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), que já se encontra em construção. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, ressalta a importância de mais um incremento ao esporte e a formação dos estudantes da Universidade, ao mesmo tempo em que lembra da contribuição da administração do Crato, com a doação do terreno onde hoje está sendo construído o empreendimento, por trás do Parque de Exposição. A doação foi feita em na gestão Samuel Araripe ao Governo do Estado para que a obra fosse efetivada. O prefeito do Crato ressalta a elaboração do Plano de Requalificação Urbana do Crato (PRU), desde 2005 quando assumiu a prefeitura, em que uma das obras previstas para a cidade seria a construção de uma vila olímpica. Ele também destaca as grandes obras que já foram desenvolvidas desde que assumiu o executivo, como o Centro Cultural do Araripe, com diversos empreendimentos culturais no entorno, Restaurante Popular, Biblioteca Municipal, Centro de Convenções, obra de melhoria das principais praças da cidade, que será iniciada em breve, doação de terreno para construção da Faculdade de Agronomia da UFC, no Muriti, dentre outros empreendimentos importantes, que têm sido fundamentais no processo de desenvolvimento do Crato, a exemplo da Encosta do Seminário, com projeto de construção previsto para acontecer este ano.

Atendimento do Bolsa Família entrará em recesso a partir da próxima sexta-feira

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, juntamente com a Coordenação Do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, comunicam a todos os interessados que a partir da próxima sexta-feira, dia 07 até o início de março , não haverá atendimento ao público por conta das mudanças do sistema que irá implantar a nova versão do cadastro único. A Secretária Liduina Andarade agradece à compreensão da comunidade cratense e oferece mais informações para quem tiver qualquer dúvida. É só ligar para os telefones 3521-5164 ou 3521-6425, ou comparecer a Secretaria Municipal de Assistência Social na Avenida Perimetral Dom Francisco S/N, no Bairro São Miguel .

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próximo dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Novo Secretário de Saúde toma posse

Empossando, na tarde do último dia 03 ( segunda-feira ) como novo secretário de Saúde do Crato, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França.

Ele entra na pasta no lugar de Nizete Tavares, que por motivos particulares, pediu exoneração da pasta. Ela esteve por seis anos à frente da Saúde. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, empossou o novo secretário, que foi substituído na chefia de Gabinete pelo advogado Davi Cariri, também empossado pelo prefeito. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura do Crato, com a presença da primeira-dama, Mônica Araripe, de jornalistas e radialistas. O prefeito destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ex-secretária Nizete Tavares, que possibilitou uma nova estrutura para a saúde e justificou a escolha do novo secretário, por meio de critérios importantes, entre eles o bom relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. O novo secretário ressaltou que dará continuidade ao fortalecimento da Saúde e que esta semana estará reunindo com os diversos setores para se inteirar do encaminhamento dos trabalhos. Inicialmente, esteve com a coordenação do setor de Endemias para tratar da questão relacionada ao combate da dengue na cidade.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Tuesday, January 4, 2011

Padre Pedro Inácio Ribeiro, O Santo do Sertão - Por: Armando Lopes Rafael

Lembrança distribuída na missa de 7º Dia do falecimento do Padre Pedro Ribeiro

Existe na cidade de Brejo Santo um pequeno memorial em homenagem ao Padre Pedro Inácio Ribeiro – onde estão expostos objetos de uso pessoal deste sacerdote –vigário daquela cidade durante exatos 33 anos. Padre Pedro Ribeiro morreu com fama de santidade e muitas pessoas asseguram ter obtido graças por sua intercessão.

Nascido em Missão Velha, em 19 de maio de 1902, Pedro Inácio passou sua infância e juventude na cidade de Crato. Sentindo inclinação para o sacerdócio estudou no Seminário São José de Crato e no Seminário da Prainha, em Fortaleza, vindo a ser ordenado sacerdote no dia 17 de abril de 1927, na Catedral de Nossa Senhora da Penha de Crato, pelo primeiro bispo da diocese, Dom Quintino. Em 1º de janeiro de 1930 assumiu a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo, onde permaneceu até a data do seu falecimento, ocorrido em 3 de janeiro de 1973. Em Brejo Santo seu sacerdócio não foi vivido mediante obras especiais ou de caráter extraordinário, mas sim na fidelidade cotidiana do exercício do ministério que abraçou. Reside aí, provavelmente, a dimensão da santidade sacerdotal atribuída ao Padre Pedro Ribeiro. Na verdade, ele viveu seu sacerdócio na consistência do amor a Cristo e a sua Igreja; no amor aos pobres e necessitados; na compaixão pelas almas desviadas e no amor pela pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Aliado a tudo isso, a simplicidade, mansidão e humildade de que era dotado o Padre Pedro Ribeiro contribuíram para ele conquistar o afeto de adultos e crianças. Todos em Brejo Santo tinham carinho por seu pastor.

O trabalho missionário de Padre Pedro não foi feito somente no município de Brejo Santo. Durante alguns anos ele deu assistência ao povo da cidade e da zona rural de Porteiras, conforme atesta o historiador Napoleão Tavares Neves, no texto “O Padre Pedro que conheci”, escrito a partir da leitura feita por ele do opúsculo “O Santo do Sertão–Uma biografia”, publicado pela Fundação Memorial Padre Pedro Inácio Ribeiro, de Brejo Santo.

Segundo Maria Santana Leite – na monografia “Pequena História da Paróquia de Brejo Santo”: “O Padre Pedro foi sempre um pai espiritual para todos os paroquianos. Estava sempre preocupado com os agricultores sofridos, especialmente na época da seca, quando as famílias pobres da zona rural passavam necessidades. Era um entusiasta com a catequese das crianças a quem dedicava um carinho todo especial, participando das aulas de catecismo, levando-as a passear em momentos de lazer, promovendo brincadeiras, além de distribuir moedas e pequenos brindes à criançada.

“Evangelizou mais com seu desprendimento das coisas materiais, sua vida de oração, adoração e contemplação; pelo seu testemunho de vida, do que mesmo pelas pregações, embora nunca deixasse de fazer as homilias por mais simples que fosse. A tônica de suas pregações era sempre o amor, a partilha, a vida de santidade. Sua metodologia era a do perdão. Pregava um Deus Pai amoroso, misericordioso. Nunca julgava nem condenava ninguém, pelo contrário incentivava e conduzia à conversão.

“Além do Sagrado Coração de Jesus, era devotíssimo de Maria Santíssima, de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Geraldo”. Nos últimos quinze anos de sua vida, Padre Pedro Inácio Ribeiro foi acometido de forte reumatismo que o deixou paralítico. Nos tempos finais perdeu também a visão. Nunca reclamou de nenhuma dessas provações. Ele foi, enfim, um sacerdote bom, piedoso e santo, que fez um bem imenso aos seus paroquianos.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Bom Dia, CRATO ! - 05 de janeiro de 2011


Bom Dia!

"E esse rapaz não dorme não, é ?" - Essa foi a frase que recebi quando cheguei ao meu trabalho ontem, contada por meu amigo Mansueto. Disse ele que um parente dele estava acompanhando o Blog do Crato durante a madrugada, quando eu anunciei a hora exata em que a chuva começou. Às 02:16, e conferiu mesmo, no relógio. É a notícia em tempo real. Agora nem queiram saber como eu durmo, ou melhor, não tentem fazer isso em casa. Para os mais curiosos, eu vou contar: Eu durmo em turnos. Por exemplo, um pedaço à noite, um pedaço de manhã, e às vezes à tarde. Noutro dia eu durmo á noite, quando aí me considero uma pessoa normal. Noutros dias eu simplesmente não durmo. Agora mesmo, estou vindo de uma maratona de mais de 24 hs sem dormir, porque eu preciso atualizar o Blog durante a noite, e participar das reuniões de trabalho na prefeitura pela manhã, e à tarde tem programas de rádio, e um monte de coisas a fazer, então eu estou tentando descobrir se consigo dormir apenas 4 horas por dia e continuar me sentindo bem. Tem gente que diz que dormir é desperdício, não é bem assim. Dormir é um ato fisiológico da maior importância para a estabilização da memória, das funções cerebrais e restauração do corpo. Precisamos dormir. Eu também tenho uma certa insônia, pela agitação, pela empolgação com os projetos. Quando estou envolvido em muitos projetos, minha mente não desliga fácil, então eu tenho que por em prática, pensar em N coisas, e só depois conseguir relaxar. Mas vamos deixar esse assunto pra depois, porque são exatamente 1:08, e adivinhem vocês o que eu vou fazer hoje após tanto tempo ? Hibernar. Cuidem da madrugada aí, porque hoje o sono me chama! Bom Dia!

Previsão do Tempo

Até agora estamos aqui esperando a tal chuva que o Climatempo anunciou para hoje. Nada! - O Dia foi bastante quente, com temperaturas de 32 graus, e umidade relativa do ar, 56%. Os sistemas de meteorologia do país anunciam dia de sol com algumas núvens e não chove. Vamos ver.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Prefeito de Juazeiro do Norte lança Camilo Santana para seu sucessor em 2012


Manuel Santana esteve na solenidade de transmissão de cargo em que o petista Joaquim Cartaxo passou o comando da Secretaria das Cidades para Camilo Santana. O prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana (PT), lançou, nesta terça-feira, 4, o nome do secretário estadual de Cidades, Camilo Santana, para candidato do partido à Prefeitura desse município. Segundo Santana, Camilo tem todas as condições de vencer, porque é da Região do Cariri, foi votado nessa cidade e conheceria os problemas da população de Juazeiro do Norte. Manuel Santana esteve nesta manhã de terça-feira na solenidade de transmissão de cargo em que o petista Joaquim Cartaxo passou o comando da Secretaria das Cidades para Camilo Santana. O ato foi realizado no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão.

Camilo Santana foi o parlamentar mais votado no pleito passado, com mais de 123 mil sufrágios. Ele já foi secretário no primeiro Governo Cid Gomes, quando ocupou a pasta do Desenvolvimento Agrário. A nova missão é tocar a pasta das Cidades, onde promete priorizar projetos voltados para o saneamento e moradia no Interior.

Páreo duro

O nome de Camilo Santana entra num rol de possíveis candidatos que promete emoções. Já manifestaram interesse em disputar os deputados federais José Arnon (PTB) e Manuel Salviano (PSDB) e o deputado federal eleito Raimundo Macedo. O ex-secretário de Justiça do Estado (Governo Lúcio Alcântara), Evânio Guedes, também disse que quer disputar a prefeitura pelo PRB.

Via Eliomar de Lima "O Povo"

Pensamentos do Dia - 05 de janeiro de 2011


"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir."

Napoleão Bonaparte

"Haja hoje para tanto ontem"

Paulo Leminski

"Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra."

Pablo Neruda

"Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito."

Ralph Waldo Emerson

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização."

Ralph Waldo Emerson

"Quando alguém se apaixona pensa em tudo, menos no que esta pensando."

Sofocleto

"Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota."

Theodore Roosevelt

AFINAL, PARA QUE SERVE RELIGIÃO? - Por Vicente Almeida


P O N D E R A Ç Õ E S:

Difícil é abordar esse tema inesgotável, sem ser condescendente com uns e deselegante com outros. Desculpem-me a sinceridade. Mas estou apenas ponderando.

Deus é a divindade que tudo criou e a tudo preside no universo. Possui milhares de nomes. Contudo, não importando o nome que lhe seja atribuído, nem a forma como é adorado. Continuará sendo o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega, e cada um o encontrará segundo a sua crença. Ele entende perfeitamente nossas limitações.

A nossa parte inteligente, que subsiste a morte do corpo, recebe na nossa linguagem, várias denominações, inclusive alma ou espírito, segundo a crença de cada um. Qualquer que seja o nome atribuído, não mudará sua natureza nem sua finalidade.

Em Qualquer religião todos falam sobre o mesmo Deus, e todos são unânimes na crença de que nossos espíritos ou almas subsistem a morte do corpo. O problema é que cada uma, sem autorização do Criador, cria lugares definidos como céu e inferno, sendo um destes o destino eterno de seus seguidores, conforme a conduta vivida em menos de um século. Elas costumam impor uma lavagem cerebral por meio de conceitos místicos, sobrenaturais.

Cada pessoa, segundo sua fé, conhecimentos e até conveniências, adota a melhor forma de conversar com Deus. A esta opção, damos o nome de religião.

Fácil de ser induzido, o ser humano freqüentemente muda de religião. Quando ele faz isto por indução, é por que não compreende a divindade, e na religião que venha a adotar, normalmente estará buscando valores materiais e não dons espirituais. O ideal seria permanecer na religião de origem procurando entender seus princípios filosóficos. É importante observar que as religiões têm os mesmos vícios da política: Quem está do outro lado, é sempre oposição e estará sempre errado se não mudar.

As religiões cometem graves falhas, ao fugirem da sua finalidade principal que deveria ser o aperfeiçoamento moral de seus seguidores. Estão preocupados mesmo é com o volume do vil metal. E fugindo da sua finalidade, desvirtuam o conhecimento. Assim, a filosofia preconizada sofre acréscimo de informações irreais e incompatíveis com os princípios morais, ensinados por Cristo.

o espiritismo, ou espiritualismo que muitos temem e até combatem por desconhecimento, não é uma religião. A religião divide as pessoas, o espiritismo une. O Espiritismo veio para esclarecer dúvidas que pendiam sobre a origem e a destinação do ser humano, bem como, os caminhos que o conduzissem à evolução. A sua filosofia é direcionada para o estudo mais profundo do ser inteligente, pensante, suas potencialidades, e as razões da sua existência. É também, o estudo da verdadeira natureza de Deus, em sua pureza, unicidade, onipotência, onipresença e misericórdia ilimitada, infinita. O Espiritismo Não possui templos, não faz prosélitos, não impõe qualquer condição aos freqüentadores das reuniões, não cobra quaisquer taxas, não estabelece normas artificiais.

As religiões antigas costumavam transformar Deus em um ser humano cheio de erros e maldades. Na antiguidade, o homem, era analfabeto, dedicado a agricultura, a criação animal e a guerra. Naquele tempo, prevalecia apenas, a lei do mais forte que Invadia, matava, dominava e escravizava o povo, além de se apossar de suas terras e seus bens. Segundo eles: ordenado por Deus que assim premiava a uns e desprezava a outros.

Para os seguidores de um Deus único, regras rígidas eram estabelecidas, e a Ele atribuídas como única forma de fazer com que aquele povo nômade, obedecesse a seus lideres religiosos. Ao atribuir a Deus essas regras, não percebiam que estavam transformando-o em um ser vingativo e prepotente.

Sendo Jesus Cristo seu enviado, não poderia mudar as regras estabelecidas por Ele. Ora, se mudou e deu novo sentido à vida, compreende-se que essas regras, eram apenas preceitos humanos, segundo a cultura, a compreensão e as crenças de cada povo sobre a divindade.

A partir da chegada de Jesus Cristo, e através de suas pregações, ficou evidente que o Criador não era rancoroso, nem vingativo, nem parcial, nem conivente em quaisquer ações humanas.

Jesus Cristo, único mensageiro do Pai, aboliu esses preceitos antigos que não traduziam a vontade dEle e implantou a boa nova. Mas não conseguiu até hoje, evitar a proliferação de inúmeras religiões, embora no Ocidente, seja Ele o centro das atenções.

Jesus sempre dizia que o que ele fazia, nós também podíamos fazer, bastava ter fé. E era verdade: Ele não foi o primeiro a multiplicar os pães, o profeta Eliseu já havia feito isto.

Uma grande parcela do povo que se diz religiosa, fala apenas do que ouviu dizer, e aceita a informação como verdade, sem se preocupar em raciocinar, questionar, ou pesquisar a origem daquilo que comenta.

Às vezes observo uma multidão saindo das igrejas ou dos templos evangélicos e penso “Como está o coração dessa gente em relação aos ensinamentos do “É dando que se recebe”, “Faça aos outros aquilo que queres que te façam” “ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Será que eles vão mudar sua conduta para melhor?

Outras vezes chego a pensar que o ateu, é bem mais religioso do que aquele que se diz professar uma religião. O ateu é categórico, é sincero, mas aquele que segue a religião por hábito, está muito distante de Deus, inclusive por que, poderá mudar de lado conforme o toque da trombeta.

É improvável a existência da perdição eterna, como também é improvável, a existência da perfeição sem trabalho, sem amor, e sem sofrimento. O trabalho enobrece, o amor dignifica, o sofrimento lapida. Quem conseguir entender, entenda!

O que transforma a pessoa não é a imposição da religiosidade, é o seu bom senso. A saúde, não provém desta ou daquela religião, mas, da nossa fé, da nossa sinceridade, da nossa demonstração de amor ao próximo. Quando procedemos assim, ficamos de bem com a vida e tudo melhora.

Na atualidade ainda precisamos de nos ligar a uma religião para encontrar Deus, mas, no futuro, adquiriremos tal grau de consciência, que o encontraremos em cada gota de orvalho, em cada folha, em cada criança, em cada ser vivo e principalmente dentro de nós.

Escreveu: Vicente Almeida

Renasce a discussão sobre a criação do Estado do Cariri


O Jornal do Cariri publica reportagem nesta semana, sobre a volta do debate sobre a criação do Estado do Cariri, que consiste no desmenbramento da região do restante do território cearense, tornando-a independente. A nova unidade da federação seria composta por 41 municípios, incluindo as cidades de Iguatu, Orós, Aiuaba, Saboeiro, Catarina, Acopiara, Tauá, Solonópoles e Icó. Um grupo de simpatizantes da idéia já marcou para o dia 3 de maio de 2011 - data de aniversário da proclamação da República do Cariri, ocorrida em Crato, no ano de 1817-, um ato público em defesa do movimento, que terá a participação de todas as cidades envolvidas. Nos próximos quatro meses que antecedem o evento, os organizadores vão catalogar números e dados estatísticos para justificar o que eles chamam de “glorioso ideal separatista”.


A coordenação geral da luta pela criação do Estado do Cariri é do professor e dramaturgo cratense, Cacá Araujo. Ele explicou que a idéia não é dividir o Ceará, apenas reorganizar federativamente, com a proposta de fazer com que a região tenha autonomia administrativa e política, no sentido de usufruir plenamente de suas próprias riquezas. Cacá Araujo disse também que o Ceará é um Estado que, na prática do poder central, “caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri, na desatenção as suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação políticas de suas lideranças”.

Fonte: http://tabajara.am.br

Eric Voegelin e nós! - Por: Antonio Sávio



Muitas vezes fico pensando no impacto em nossa educação e cultura se nomes fundamentais da filosofia, da alta literatura, história, e das artes em gerais fossem ouvidos mesmo que por um espasmo. Nomes como Eric Voegelin, Mário Ferreira dos Santos, Xavier Zubire, Bernard Lornergan, Alfred Schütz, Von Mises, entre tantos outros são hoje fundamentais para a formação cultural de qualquer pessoa, além de, é claro, clássicos como Sócrates, Platão, Aristóteles etc., além da plêiade de filósofos medievais. A pergunta que cabe, portanto é a seguinte: pode alguma cultura por mais singular e valiosa que seja, ignorar tais personagens? A resposta é não! Pode qualquer sujeito que se diga minimamente “educado” (não confundir educação com informação) distorcer a realidade a tal ponto de achar que a cultura Ocidental os deve sua formação por mero “achismo”? Claro que não. A partir disso fica clara a situação que estamos. Não só caos comandado por fundamentalistas (no sentido voegeliniano) assim como remédios mortais para o que deveria ser a cura do paciente. Ao recusar encarar a realidade a solução se distancia a passos largos. Voegelin nos diz que estamos na idade das ideologias marcada profundamente pelo abandono da realidade e pela criação de uma segunda realidade, que nada mais é que a inversão de valores, o ódio à filosofia, a perda da consciência etc. Assim afirma: “O pensador ideológico cria uma linguagem para expressar não a realidade, mas sua alienação dela”. As contribuições de Voegelin, para ser mais específico são de grande valia para nós que estamos a sofrer um ataque sério do “cavalos de Tróia” inseridos em nossas universidades pagos para destruir o que deveria ser restituído em educação. Ao passo que o ambiente acadêmico mostra-se totalmente degradado, há a necessidade de inserir no “circuito intelectual” uma massa de ansiosos que não suportaram pensar que teriam que se dedicar um dia se quer ao estudo da arte que se pretende ser representante. Some-se a isso um jornalismo igualmente corrompido formado para proferir palavras fora da realidade e ideologicamente engajado na ocultação de fatos mais relevantes. A corrupção nestes moldes chega a tal ponto que chegamos onde tanto nos esforçamos: um dos países mais violentos do mundo e ao mesmo tempo com um dos piores índices educacionais. Essa fuga em massa da realidade não é privilégio nosso, de forma que ao relatar isso, Voegelin se referia a Áustria e Alemanha do seu tempo, mas, que claramente se aplica ao nosso caso: “Quando uma pessoa recusa viver na tensão para o fundamento, ou se se rebela contra o fundamento, recusando participar na realidade e, nesta linha, experienciar a sua própria realidade como homem, não é “o mundo” que é por esse meio alterado, mas é antes ela que perde o contato com a realidade e na sua própria pessoa sofre uma perda de realidade. (...) Vive então numa "realidade segunda" (realidade sem realidade)

...colocando o ego autônomo no lugar do fundamento. Os efeitos da perda da realidade são distúrbios pneumatológicos (espirituais) na ordem existencial da respectiva pessoa e, se a vida na “realidade segunda” se tornar socialmente dominante, tais distúrbios massivo da ordem social, podem tornar-se tal como nós testemunhamos”. (VOEGELIN, Eric. A consciência do fundamento. Tradução de José M. S. Rosa. p.31. Lusofonia).

Assim, fica fácil a entrada do que quer que seja em nosso meio social. Depois de todo o sistema estar drasticamente mudado, aparecem ateus militantes, comunistas, socialistas, e tantos “istas”, cada um com sua receita para humanidade numa misosofia (ódio, ou terror a realidade) sem fim. A substituição de ações reais seja por ideologias de direita ou esquerda tem acontecimentos trágicos na história e nenhum deles deixou de ser feito sem antes acontecer uma corrupção dos princípios de uma sociedade e da corrupção cultural como acontece exatamente agora. Depois que convidou o inimigo para entrar, não reclame do roubo.

Por: Antonio Sávio

Vozes do Além? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


A professora Alcina acordara de um sonho muito estranho, verificando se o quarto onde dormia estava com o estrago que vira naquele misto de realidade e fantasia. Não sabia se estava dormindo ou em vigília. Como que de repente, um clarão forte iluminara o quarto e, o chão rebentava como se do interior da terra fosse surgir uma árvore. De lá brotava uma criança de aproximadamente cinco anos. Uma linda menina, magrinha, cabecinha raspada e olhinhos castanhos muito vivos, surgira das entranhas da terra.

Quase num sussurro lhe fazia um pedido: “Socorra minha mãe. Ela mora na Rua Leandro Bezerra, N°....” Demorou a reconciliar o sono e no dia seguinte a imagem vista em sonho não lhe saia da cabeça. Recém chegada à Juazeiro, a professora Alcina vivia naquele longínquo ano de 1966, um verdadeiro conto de fadas. Casara-se com Wálder, técnico em manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos que trabalhava numa empresa estatal, em Juazeiro. Conforme todos afirmavam, ele era um excelente partido. Bom amigo, bom filho, tinha tudo para ser um bom marido, como de fato o foi. Para ela a felicidade que tanto sonhara, começava a ser delineada naquele ano. E se completara com a sua transferência como professora da rede pública estadual da sua pequenina cidade para Juazeiro.

Naquele dia do sonho, Alcina não se conteve e contou-o a uma colega do colégio onde lecionava. Nem sabia sequer se existia em Juazeiro uma rua com o nome de Leandro Bezerra, para ela, apenas um irmão do prefeito. Ouviu da colega a sugestão de irem ao local, tão logo terminasse o expediente daquela manhã. Alcina era uma moça muito querida na sua terra, pois se dedicava ao auxílio dos mais carentes. Encontrou naquele convite uma oportunidade de servir, além de verificar se o que tivera era sonho ou uma visão do além. Ao final do expediente, mais ou menos às onze horas da manhã, as duas mestras seguiram em direção ao Salgadinho, procurando número por número o endereço que a garota do sonho havia fornecido. Até que, após algumas tentativas encontraram o número procurado. A casa estava com portas e janelas fechadas. Ao baterem à porta, esta facilmente se abriu como se estivesse sem trancas. Palmas e gritos não obtiveram respostas.

Resolveram corajosamente entrar naquela casa. Após a sala de visita, havia um pequeno corredor e dois quartos. No primeiro, encontraram uma velhinha deitada, semi-inconsciente. Conseguiram uma ambulância no Pronto Socorro e a conduziram para o hospital, onde ela ficou internada sob cuidados médicos. No dia seguinte fizeram uma visita e a encontraram bem melhor. Contaram como havia conseguido localizá-la. Ela disse estar preocupada com o filho paralítico que vivia num quarto vizinho ao seu e estava há muitos dias sem ter quem cuidasse dele. Então retornaram à casa da velhinha para acudir ao filho. Levaram-no para o hospital e os médicos constataram que a paralisia que acometia aquele pobre rapaz poderia ser curada com uma simples intervenção cirúrgica pela equipe de ortopedia. Os esforços de Alcina impressionaram os médicos, que resolveram realizar a cirurgia por puro dever da profissão. Passados alguns dias, mãe e filho restabelecidos, Alcina e a colega foram visitá-los, já em casa.

Conversaram bastante, pois já se consideravam velhas amigas. A mulher, viúva há alguns anos, mostrou às duas benfeitoras o álbum de fotografia da família. Na primeira página estava a fotografia da menina do sonho, linda, como Alcina a vira naquela noite em seu quarto. E perguntou à mulher: “Quem é essa garota?” “Era minha filha, faleceu quando tinha cinco anos.” “Pois foi essa a menina que me apareceu em sonho! Só que os cabelos dela estavam raspados.” Completou Alcina. “É que ela faleceu de câncer. Na noite em que me sentia mal, lembrei-me que se ela estivesse viva, estaria me ajudando.” Disse a pobre mãe.

Vozes do além? Não. Com certeza, aquela mãe enferma e Alcina eram dotadas de poderes sensitivos extraordinários, que a parapsicologia explica como sendo a telepatia, um fenômeno de comunicação inconsciente entre duas mentes, mesmo sem nenhum conhecimento prévio entre elas. Enquanto pensava na filhinha morta a lhe ajudar se viva estivesse, a mensagem foi transmitida a alguém que tirasse da situação em que se encontravam ela e o filho. Por sorte o seu pensamento telepático foi captado pela professora Alcina, dotada de elevado espírito de solidariedade e preocupação com o bem-estar das pessoas que sofrem. Assim como o “coração tem razões que a própria razão desconhece”, a nossa mente tem poderes que desconhecemos. E dela nós não sabemos usar nem dez por cento da sua capacidade plena.

Por: Carlos Eduardo Esmeraldo

População do Crato reivindica Segurança - Cariri e Centro-Sul - Notícias Policiais - J. Lopes


CRATO – CEARÁ:

Dupla conduzida a DP sob a acusação de assalto

Na tarde de ontem, o policiamento do Ronda Quarteirão do Crato retirou de circulação uma dupla acusada de assaltos. João Paulo da Silva Mascarenhas, 22 anos, um menor foram apresentados na 19ª acusados de praticarem um roubo com a o adolescente de iniciais R.A, 15 anos. Os acusados tomaram dois aparelhos de telefonia, crime ocorrido na Avenida Tomas Osterne de Alencar no Bairro Vilalta. A RD comandada pelo soldado Luiz supervisionada pelo fiscal de policial do dia, o cabo PM Wilton conduziu os acusados para 19ª DRPC onde foram adotados os devidos procedimentos. Na DP conversamos com o bacharel Mário Gomes que falei que João Paulo da Silva Mascarenhas é possuidor de longa ficha criminal.

População reivindica segurança

Assaltos, , uso e venda de drogas, cenas de sexo e outros delitos são presenciados por populares em praça pública. Diversas pessoas dizendo terem sido vítimas de assaltos, principalmente por duplas de motoqueiros no centro Crato, na manhã desta terça-feira, procuraram a nossa reportagem para denunciarem os casos e solicitar providencia a polícia como também cobra a presença de guarda municipais em áreas da cidade como praças. Muitas das vítimas afirmaram terem sido assaltas no período noturno momento em que se encontravam esperando ônibus na Praça Francisco Sá – também chamada de Cristo Rei, aonde se por acaso a guarda municipal esteve fazendo a segurança do patrimônio publico inibiria as ações de marginais que ali praticam seus delitos. Taxistas que trabalham naquele logradouro publico alegam que a partir das 18 horas, eles têm receios de ficarem no local temendo terem vitimas de roubos, como alguns já foram. Na Praça Cristo Rei é comum à noite os cidadãos que ali transitam presenciar delinquentes usando drogas e praticando outros delitos, inclusive, sexo em via publica.

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ:

Acusado de homicídio assassinado na noite de ontem

Por volta das 22h30, de ontem (03), no cruzamento das ruas Arsênio Sobreira com Tenente José Dias, bairro Timbaúbas, em Juazeiro, dois homens não identificados, em uma moto de cor placa não anotada, efetuaram vários disparos contra, Luis Milton Da Silva, 26 anos, conhecido pela alcunha de “DIDI”, que residia na rua Arsênio Sobreira, 376, bairro Timbaúbas, o qual tinha um mandado em aberto, e respondia um Art. 121 e 331 do CP, que foi atingido com um disparo na orelha direita e dois nas costela lado direito, vindo a óbito no local. Segundo a mãe da vítima, um dos suspeitos é o homem conhecido pela alcunha de “Clessim”, residente no bairro Timbaúbas. A composição da VTR do Ronda 1225, soldados militares Felipe e Abiasaf , compareceu ao local, onde isolou a área, comparecendo ao local, o rabecão, o qual transladou o corpo para o IML de Juazeiro.

Homem alvejado com disparo de arma de fogo na face.

Ontem, por volta das 20h45min, na Rua Sebastião Régis, 623, bairro Aeroporto, em Juazeiro José Viana Teixeira, 45 anos, residente na Rua Maria das Dores, 195, bairro Aeroporto, foi alvejado à bala, na face, por ocupantes de um veículo de cor preta e placas não anotadas, os quais fugiram, após a prática do crime, tomando rumo ignorado. A RD 1227, composta militares Joel Ferreira, Andrade e Xavier, com apoio da CP 2531, FTA, composta pelo cabo Ivan e soldados Brandão, Alcântara, e Heldir , realizaram diligências, no intuito de prender os criminosos, mas sem êxito. O GSU-BM compareceu socorreu a vítima ao Hospital Tasso Jereissati

MAURITI - CEARÁ:

Jovem de 19 anos assassinado a golpes de punhal.

Um crime de morte movimentou o plantão policial desta terça-feira no município de Mauriti-CE. O jovem de 19 anos, Diego Oliveira da Silva, que morava na Rua 4 número 87, no Bairro Bela Vista, naquela c idade foi assassinado com três perfurações de punhal na região do tórax. O crime ocorreu por volta das duas horas da madrugada. A polícia militar ainda socorreu o mesmo para o hospital local, aonde já chegou morto. De acordo com informações repassadas pelo comandante da Unidade Policial de Mauriti, Sargento Francisco Inácio Santos, o corpo foi encontrado por populares. A autoria do crime ainda é desconhecida afirma a polícia. O corpo foi trasladado para necropsia no Núcleo de Pratica Florense Regional do Juazeiro do Norte. A polícia judiciária abriu inquérito para apurar o homicídio.

CEDRO - CEARÁ

Dupla rouba aproximadamente R$ 12.900,00 reais de casa lotérica.

Ontem, por volta das 14h00min, no município de Cedro - Ceará dois homens desconhecidos, ambos armados, adentraram na casa lotérica localizada no centro da cidade onde anunciaram um assalto, para em seguida fugir em uma moto Honda Broz, levando a quantia de aproximadamente R$ 12.900,00 reais, tomando rumo ignorado. A ação criminosa foi toda filmada pelo sistema de câmeras, os dois estavam sem qualquer disfarce. No momento a polícia de Cedro encontra-se em diligência, no intuito de capturar os acusados.

SABOEIRO - CEARÁ

Capotamento de veiculo deixa quatro feridas.

Na madrugada desta terça-feira (04), na CE 284, nas proximidades do Matadouro Público, que fica a 02 km da entrada da cidade de Saboeiro/CE, ocorreu um acidente de trânsito. Por volta da 02h3min, o veículo, marca Chevrolet, modelo S10 cabine dupla, cor preta, ano 2010, modelo 2011, de placas NVT 8465 – GO, que estava sendo guiado pelo crediarista Vagner Peri Cantuario, solteiro, 36 anos, veio a capotar pós seu guiador perder o controle do volante. Vagner sofreu escoriações na mão direita e foi encaminhado para o hospital municipal de Saboeiro. No veículo também estavam outras três pessoas: Francisco Das Chagas Braga Costa(proprietário do veículo), amasiado, crediarista, 24 anos; Maria Benigno Braga Costa(mãe do proprietário), domestica, 47 anos, a qual veio a sofrer um corte na perna direita, sendo encaminhada para o hospital local; e Antonio Isael Dos Santos, amasiado, crediarista, 19 anos. A polícia compareceu ao loca auxiliando no socorro as vítimas e registrando a ocorrência.

Por: J. Lopes - Repórter Policial do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
PROIBIDA A REPRODUÇÃO

TEATRO EM FORTALEZA

Projetos para o Crato em 2011 - Prefeito concede entrevista coletiva à Imprensa


Prefeito do Crato concede entrevista coletiva à imprensa e destaca o ano de 2011 em seu governo

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde de ontem, e fez uma avaliação do seu governo em 2010, destacando a concentração de esforços para o desempenho de ações em 2011. Ele assegura que este ano, grandes obras serão realizadas no município. Há seis anos à frente da administração do município, o prefeito destacou projetos importantes que foram desenvolvidos em sua administração, no avanço de setores como a Educação, Saúde, Cultura, Ação Social e as obras de infraestrutura, com projetos de saneamento que têm sido desenvolvidos, no intuito de promover a qualidade de vida do cidadão cratense. Na ocasião, foram abordadas questões variadas, desde o esporte e o seu apoio ao time do Crato Esporte Clube, até meio ambiente e a criação de novos cargos, com a realização de concurso, que prevê a contratação imediata de 300 vagas e mais 800 para serem absorvidas de acordo com a necessidade e condições orçamentárias do governo cratense.

Samuel Araripe tratou de questões fundamentais dentro do processo de gestão administrativa, deixando claro o seu interesse de resolver os problemas relacionados a questões como o Canal do Rio Grangeiro e também o asfaltamento da estrada de Santa Fé. Disse, ainda, que a prefeitura conseguiu levantar do IPTU cerca de R$ 600 mil de receita, sendo inviável a realização de obras desta envergadura. Ao mesmo tempo, destacou que continuará lutando junto aos governos estadual e federal, no sentido de conseguir recursos para equacionar esses problemas.

Saneamento

Samuel Araripe destacou o projeto de saneamento que vem sendo desenvolvido no Crato, por meio da Coordenação da SAAEC, de substituição de 22 quilômetros de canos de amianto por PVC, no centro da cidade e nos bairros. Isso garantirá, segundo ele, água de qualidade para todos os cratenses nos próximos 50 anos. Os serviços de melhorias das ruas onde foram efetuadas substituições serão feitos nos próximos dias, a exemplo da ladeira da rua Presidente Kennedy. O prefeito ainda ressaltou que caso esses projetos não fossem desenvolvidos, o Crato poderia entrar em colapso no abastecimento nos próximos quatros anos, pela grande quantidade de água que estava sendo desperdiçada com a encanação antiga e cheia de falhas. Dentro das obras de infraestrutura também ressaltou o calçamento de 350 ruas da cidade, serviço que será efetivado nos próximos meses, dando segmento a um projeto amplo de urbanização que vem sendo desempenhado pela administração.

Educação

O prefeito do Crato destacou avanços na Educação e anunciou para os próximos dois anos, a construção de mais duas escolas com capacidade para mil alunos, cada uma, além de avanços no Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e a construção da sede própria da Secretaria. Em decorrência das dificuldades administrativas em 2010, o prefeito do Crato disse que este ano será de sucesso administrativo. Para isso, irá cobrar mais empenho do secretariado, no sentido de superar todas as dificuldades enfrentadas durante o ano que passou. Samuel Araripe tratou da nova eleição na Câmara Municipal, da chapa encabeçada pelo vereador e presidente do legislativo, Florisval Coriolano, com naturalidade, e destacou a convivência harmônica e ao mesmo tempo interdependente que deve haver entre os poderes.

Viagem à Brasília

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, disse que nos próximos dias irá a Brasília para lutar pela inclusão de projetos que venham resolver definitivamente todos os problemas relacionados ao abastecimento d’água na cidade. O chefe do executivo cratense ressaltou que hoje a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAC) é superavitária e que até o final do seu mandado fará com que uma equipe técnica avalie financeiramente a instituição, demonstrando o trabalho que foi desenvolvido em sua administração. Antes, falava-se até em privatizar a Sociedade, que era considerada extremamente problemática na cidade e que não vinha resolvendo problemas básicos.

Licitação de obras

Os novos projetos das praças centrais do Crato e da Encosta do Seminário entrarão numa nova fase. Isso ocorrerá a partir do dia 25, com o anúncio das novas empresas responsáveis pelas obras, conforme resultado da licitação. Esses projetos foram inseridos no Plano de Requalificação Urbana (PRU), elaborado durante a gestão do prefeito Samuel Araripe e que agora terão financiamento do Banco Mundial, com parceria do Governo estadual e também da prefeitura do Crato.

Novo Secretário de Saúde toma posse

Empossando, na tarde de ontem, como novo secretário de Saúde do Crato, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França. Ele entra na pasta no lugar de Nizete Tavares, que por motivos particulares, pediu exoneração da pasta. Ela esteve por seis anos à frente da Saúde. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, empossou o novo secretário, que foi substituído na chefia de Gabinete pelo advogado Davi Cariri, também empossado pelo prefeito. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura do Crato, com a presença da primeira-dama, Mônica Araripe, de jornalistas e radialistas. O prefeito destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ex-secretária Nizete Tavares, que possibilitou uma nova estrutura para a saúde e justificou a escolha do novo secretário, por meio de critérios importantes, entre eles o bom relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. O novo secretário ressaltou que dará continuidade ao fortalecimento da Saúde e que esta semana estará reunindo com os diversos setores para se inteirar do encaminhamento dos trabalhos. Inicialmente, esteve com a coordenação do setor de Endemias para tratar da questão relacionada ao combate da dengue na cidade.

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próximo dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Afinal qual foi a primeira mulher? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Jornais, Rádio e Televisão apregoam que agora nós temos a primeira mulher como Presidente da República. Que nada! Somente agora é que resolvemos mostrar a cara, nos despir de nosso encardido machismo e assumir definitivamente que há muito vivemos num reino do matriarcado. O que os meios de comunicação social deveriam propagar é que agora não temos mais necessidade de usar intermediários. A maioria dos brasileiros, cansada dos “paus mandados” resolveu colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Antes de uma mulher assumir pessoalmente pela primeira vez o cargo da Presidência da República, nós tivemos um número bastante elevado de mulheres que igualmente mandaram nesse país. Lembremo-nos de algumas daquelas senhoras que, nos últimos sessenta anos comandaram nossos destinos, quase sempre às caladas da noite: Darcy Vargas, Carmela Dutra, Sarah Kubitschek, Eloá Quadros, Maria Tereza Goulart, Iolanda Costa e Silva, Scila Médici, Dulce Figueiredo, Marly Sarney, Rosana Collor, Ruth Cardoso e Marisa Letícia. Aos respectivos maridos, a quem nós apelidávamos de Presidentes da República cabiam sempre a última palavra: “A pois tá certo, minha querida.”

A propósito desse assunto, havia na época do Regime Militar um prefeito de uma capital que além da sua própria mulher, recebia ordens da mulher do governador. Certo dia, um jornalista quis saber dele se era verdade que ele fazia tudo que a mulher do governador mandava. “É sim, se ela mandar eu faço e, antes que ela mande eu já estou fazendo.”

Agora eu acredito que assumimos de fato nossa real condição, pois uma mulher foi eleita pelo povo brasileiro como a primeira Presidenta da República. Espero que ela use a sensibilidade da qual toda mulher é possuidora para olhar pelos pobres, e reduzir ainda mais as enormes desigualdades sociais e conduzir nosso país para dias melhores ainda.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

A Poética de Wilson Bernardo...Cariri Encantado de Amores Perdidos.

ESCRITURAS DO BARRO.
O pote que se faz o todo matar a sede
E a espera de dias melhores.
Sertão!
Pote o encontro dos pergaminhos
O vale que foi o Delta.
Parnaíba!
Nilo!
Garanhuns em agrestes argilas
Barro e sumos
que faz o pote
A esperar os Invernos próximos.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Foto:Açude da Serra Verde

Dr. Aglézio de Brito comenta a votação na Câmara de vereadores do Crato


Nota do Editor - Como todos já devem saber, houve uma votação recentemente na câmara de vereadores do Crato, para o biênio 2011/2012 e a oposição agora tem maioria. Segundo o prefeito Samuel Araripe, isto não representa o menor problema, porque como disse "Os 3 poderes são independentes e harmônicos entre si. O que seria se o judiciário fizesse oposição ao legislativo, ou o executivo fizesse oposiçao ao legislativo ? Segundo o prefeito, não existe essa coisa de ter uma câmara de oposição cega ao prefeito. O que importa é que os projetos de interesse do povo sejam aprovados, caso a caso. Se a câmara votar contra os interesses do povo, estará votando pela sua própria destruição, pois o povo é soberano". Portanto, o prefeito não está nem um pouco preocupado se a maioria agora vem da situação ou da oposição, até porque alguns que hoje estão na oposição, já foram da situação. O que interessa são as votações. Trago aqui um excelente comentário escrito pelo Dr. Aglézio de Brito sobre a nova composição da câmara:

"Acredito mesmo que essa arenga toda para se eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal tem coisa ruim por trás, apesar de se saber que Florisval Coriolando é um homem de bem, com nível superior e de mente aberta e que não se deixa levar por "orientações" de políticos mal intencionados. O que eu temo (e deve ser o temor geral da população) é que essa "união" dos 7 edis, sirva para apoiar candidato a prefeito, nas próximas eleições, que não tenha, pelo menos, o perfil de Samuel Araripe, cujo nível intelectual e administrativo somente honra o nosso Município, ao contrário de alguns que já foram e de outros que estão desejando ser Prefeitos,os quais não enxergam um palmo adiante do nariz e não têm a menor condição de representar politicamente uma cidade do quilate do Crato."

Aglézio de Brito