Em 1998, o então prefeito Dr. Raimundo Bezerra nos encarregou de elaborar o primeiro website da cidade do Crato na Internet ( portanto essa coisa do Blog do Crato já vem de longe... ). Pois bem. Na época, fizemos pesquisas, Eu, Josane Garcia, Sérgio Ribeiro Bastos, Haoni Caiena, sob a supervisão do memorialista Huberto Cabral. Visitamos museus, acervos municipais, coleções fotográficas, enfim, o que pudemos encontrar de história para divulgar na internet, colocando o nosso Crato na rede. O Prefeito Raimundo Bezerra possuía uma visão de mundo extraordinária, e já sabia do potencial que a internet representaria, e que o Crato não poderia ficar de fora da grande rede de computadores. Assim é que 13 anos atrás, colocamos no ar o "Crato Virtual", website que divulgava o Crato na internet, contendo história, fotos, roteiros turísticos e muitas outras informações. Este é um artigo do antigo website, hoje desativado, mas que tenho uma cópia completa:
Em 23 de janeiro de 1823, à frente da sua tropa, Pereira Filgueiras entrava triunfalmente em Fortaleza, instalando o Governo Provisório por ele presidido e consolidando, em terras cearenses, a Independência do Brasil. Essas figuras marcantes da História do Ceará voltariam à cena em 1824, liderando no Ceará a Confederação do Equador. E agora o Capitão-Mor José Pereira Filgueiras, ao lado dos Alencares, e de outros bravos revolucionários, tiveram um triste epílogo. Tristão Gonçalves foi morto num combate nas proximidades da atual cidade de Jaguaretama (ex-Frade), seu tio Leonel e um filho foram assassinados em Jardim por partidários do lmperador. Pereira Filgueiras, quando era transportado, preso, para o Rio de Janeiro, apanhou febre palustre, veio a morrer na vila mineira de São Romão. No cume de Barro Vermelho, Crato assitiria, a 28 de novembro de 1834, ao fuzilamento de Pinto Madeira, que em dezembro do ano anterior invadira a cidade. acompanhado do Cônego Antonio Manuel de Sousa. Um Julgamento considerado faccioso, condenou Pinto Madeira, outro vulto de grandeza histórica, ao fuzilamento naquele bairro do Crato.
Em 1911, a Lei Estadual 1.028, de 22 de julho, desmembrava do Crato o Distrito de Juazeiro. Em 1914, a Bula Papal de 20 de outubro criava a Diocese do Crato, sendo nomeado seu primeiro Bispo, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, que tomou posse a 25 de março de 1916.
Fonte: O Crato Virtual - website construído por Dihelson Mendonça, Josane Garcia, Sérgio Ribeiro Bastos e Haoni Caiena em 1998, sob supervisão de Huberto Cabral para a administração Raimundo Bezerra. Agora, parte integrante da seção "História do Crato", do Blog do Crato.
No comments:
Post a Comment