Saturday, February 20, 2010

O Crato Merece uma Secretaria do Turismo - Por Océlio Teixeira

Uma discussão que circulou recentemente aqui no Blog, levantada pelo nosso amigo Dihelson, foi desenvolvimento da atividade turística do Crato. Num comentário que fiz, e depois num texto postado, defendi a idéia de que o Prefeito Samuel Araripe crie uma Secretaria do Turismo. Nada contra o Secretário Duda, do Desenvolvimento Econômico, pasta a qual está ligado o Departamento de Turismo. Duda é uma pessoa séria e tem desempenhado seu trabalho com bastante competência. Mas me parece que ao turismo não tem sido dada a devida atenção. E como o Crato tem um potencial enorme neste setor, acredito e defendo a criação de uma Secretaria dedicada ao turismo.

No municipio de Crato podemos desenvolver o turismo histórico cultural, o turismo ecológico, o turismo religioso, o turismo rural, o turismo científico, o turismo de base comunitária, o turismo de eventos, dentre outros. O que está faltando?, nos perguntou o Dihelson. Pra mim falta uma Secretaria, com uma equipe devidamente qualificada, que coordene esse trabalho, faça projetos, dialogue com a sociedade, vá atrás de recursos, etc. Tenho certeza que o Crato ganharia e muito com uma pasta destinada a pensar e planejar o turismo no município.
Fica assim minha sugestão. Gostaria de ler a opinião dos leitores do Blog, dos colaboradores e, se possível, dos gestores da cidade. O turismo, feito de forma sustentável, é um vetor fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e uma região.  Vamos pensar nisso?

Por fim, só uma informação: o pólo indutor do turismo no Cariri, criado pelo Ministério do Turismo, é Nova Olinda. Vocês sabiam disso? Pois é, nada contra a cidade dos meus amigos Alemberg Quindins e Sr. Expedito Seleiro, mas o Crato tem uma tradição histórica, cultural, política e turística muito maior que a cidade de Nova Olinda. E porque Nova Olinda foi escolhida pelo MTur?

Fotos: Internet

No comments:

Post a Comment