Thursday, June 24, 2010

Casa de Saúde faz inclusão social - Reportagem: Antonio Vicelmo


PACIENTES SÃO envolvidos nas obras de melhorias da Casa de Saúde Santa Tereza, única da Região do Cariri - ANTÔNIO VICELMO. Pacientes mentais são capacitados em trabalho de pintor de obras, numa inovação da Casa de Saúde do Crato.

Crato. A Casa de Saúde Santa Teresa, único hospital psiquiátrico do Cariri, está comemorando 40 anos de fundação com um projeto de inclusão social que envolve os pacientes que estão pintando as paredes daquela casa hospitalar. O local atende a pacientes com transtornos mentais de 50 municípios do Cariri e dos Estados vizinhos. A assistente social, Margareth Novais, diz que a Casa de Saúde está mudando de cara e de filosofia de tratamento.

"Estamos seguindo a mesma orientação do hospital-dia, que visa à reinserção social do paciente em seu meio", afirma Margarete, explicando que "o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, entre outros. "Oferecer ao paciente uma profissão de pintor, com direito a diploma, é uma forma de inserção social", justifica Margareth. Para execução do projeto foi firmado convênio com a empresa de tintas americana Sherwin-Williams que, segundo o assistente técnico da empresa, Ricardo Torres, tem como objetivo intensificar a cultura e o trabalho de inclusão social, aumentando a acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e garantindo a integração dos usuários por meio de projetos que priorizam o design, a beleza e a tecnologia de ponta.

A parceria foi importante porque o hospital está passando por uma grave crise financeira. Os recursos que entram, cerca de R$ 250 mil, repassados pelo Sistema único de Saúde (SUS) para a Prefeitura, não são suficientes para manutenção do hospital que, apesar de sua função social, de acordo com Margareth, não vem recebendo o apoio que merece.

"O convênio com a empresa de tintas vai permitir a realização de um trabalho que a diretoria não tem condições de assumir", complementa. Os pacientes da Casa de Saúde, orientados por instrutores e pintores profissionais, iniciaram o trabalho, aplicando uma mão de selador nas paredes que serão pintadas. "A ideia é oferecer um visual mais alegre e colorido, pintando paisagens e animais nas paredes", diz Ricardo Torres, esclarecendo que "é mais fácil trabalhar com os doentes mentais do que com as pessoas consideradas normais". Torres diz que a maioria dos pintores profissionais tem opinião formada sobre as instruções. Já os pacientes da clínica são dóceis e inteligentes. A assistente social Margareth Novais complementa dizendo que a loucura está muito próxima da inteligência. "Em alguns casos é o excesso de inteligência", acrescenta ela.

O interno José Gonçalves está entusiasmado com a ideia. Ele diz que já trabalhou de pintor. Agora, está tendo a oportunidade de aperfeiçoar a arte, acredita. Gonçalves diz, otimista, que vai sair de lá com o diploma, pronto para trabalhar em qualquer lugar.

Referência

Fundado no dia 21 de junho de 1970, a Casa de Saúde Santa Teresa tornou-se o único hospital psiquiátrico de referência para a região. Mantém uma média de 200 internos pelo SUS. Os recursos, segundo a diretora Luciana Abath, são insuficientes para manutenção do hospital que conta com 90 funcionários distribuídos em plantões.

Solidariedade

"Os recursos dos SUS são insuficientes para manter 200 internos na unidade"
LUCIANA ABAHT
Diretora da Casa de Saúde Santa Tereza Município do Crato

"Este projeto visa à integração social de pessoas com deficiências mentais"
Ricardo Torres
Assistente técnico da empresa Sherwin-Williams

MAIS INFORMAÇÕES:
Casa de Saúde
Santa Teresa, do Crato
Av. Dr. Rolim - bairro Vilalta,
(88) 3523.2511

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment