Sunday, September 30, 2012

OS BONS EXEMPLOS DADOS PELOS CANDIDATOS A PREFEITO NO CRATO


A arrogância, a prepotência, o orgulho, a inveja, a ambição, a perseguição, a falta de competência e a de respeito impedem o ser humano romper as barreiras denominacionais, religiosas, sociais e raciais. Devemos lutar para conseguir o melhor para nossas vidas sem ser preciso usar ou se apoderar de tais sentimentos demoníacos e tão devastadores. Em dois debates com os candidatos a prefeito do Crato que presenciei ( na URCA e no Cine Educadora ) vi cenas raras e curiosas do mundo político. Os correligionários aplaudindo adversários, os postulantes opositores, Cícero França, Sineval Roque e Marcos Cunha numa demonstração que estão numa disputa eleitoral e não numa guerra pelo poder. Pelas fotos publicadas nos blogs e jornais eles nem parecem ser adversários políticos e que suas diferenças estão apenas nas suas ideologias, que é um direito que cada cidadão tem a partir do livre arbítrio constitucional espelhado na  democracia que nos consagra a liberdade de pensamento e de idéias.

Abraçados e sorridentes eles mandam um recado a população cratense que estão ali apenas para apresentar aos seus eleitores as suas propostas para administrar o município e não para mostrar quem é mais forte numa batalha. Um bom exemplo que esses cidadãos têm dado e merecem os nossos parabéns e são realmente dignos de elogios. É isto que o cratense quer e gosta de ver, afinal é ele, ( o cratense eleitor ), quem decidirá qual o melhor para ocupar a chefia do executivo municipal pelos próximos quatro anos. As divergências existem e devem existir sempre para o bem de todos, desde que a respeitabilidade mutua prevaleça. Aliás, a política do Crato tem essa peculiaridade e por esta razão tem sido uma das mais calmas e tranqüilas. Devemos isto ao eleitor cratense que tem abominado atos agressivos, desrespeitosos e imorais, excluindo da vida publica a quem os pratica.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

A luz da esperança - Por: Emerson Monteiro



Há dias em que o poder das boas mensagens manifesta a necessidade extrema de importância que elas possuem a fim de continuarmos durante a jornada pela vida. Certa vez, um amigo me contou a respeito do desespero que tomara conta de empresário seu conhecido vivendo séria crise existencial na rotina dos dias. Atingira o auge das dificuldades, o que parecia superar a capacidade para levar adiante os negócios e a família. Naquele transe, recorreria ao suicídio.

Afastara-se a lugar ermo e realizava os derradeiros preparativos da ação desatinada e, nisso, observou, vindo de longe, voando no vento, folha solta de papel. A folha vinha chegando, chegando, e lhe engancharia numa das pernas. 

Indiferente, frio, o homem segurou a página solta, pedaço de livro qualquer, e no fastio que amargurava ainda quis ler as frases que ali continha.

Era texto positivo, de orientação espiritual, de mais ânimo para que cruzasse os percalços da existência, proposital ao que atravessava naquele instante. Alimentava a esperança em dias melhores, que, do jeito que antes vieram, viriam também, no transcorrer das horas do futuro. Nutria sentimentos bons de alegria, firmeza na fé, nos segredos universais, nas bênçãos que nascem dos acontecimentos felizes. 

Mais calmo, foi lendo as frases. Durante algum tempo realizou, inteira, a leitura que continha a página, qual endereçada a ele mesmo. Nisso, a luz da esperança clareou suas entranhas, e ele recobrou o gosto de prosseguir sem demora nos novos pensamentos que lhe nortearam.

Passada a tempestade, poria em ordem as atividades profissionais, superando fase ruim, presenciando o potencial desconhecido de forças que trazia consigo. 

Quantas e tantas histórias semelhantes... Pessoas abatidas no desânimo sentem a presença das vozes interiores que erguem os passos, na perspectiva da verdadeira dos meios de transformação, estabelecendo padrões de construir vidas renovadas.

Bem neste ponto reside a positividade. Olhar o mundo e querer alimentar no sentimento a grandeza do Infinito carinho de Deus. Abrir o coração aos valores absolutos e férteis da mãe Natureza; aos desígnios da verdadeira convicção nas filosofias e possibilidades inimagináveis do Amor. 

Eis, com isso, a boa semente de que fala Jesus, vida e mensagem que legou à Humanidade. Saber que somos destinados à suprema felicidade, nos destinos da Perfeição, desde que saibamos desfrutar do poder da Esperança e dos frutos que produz, nos íntimos de nós próprios. Lição simples, porém ao nível dos que quiserem exercitá-la a todo o momento.

Por: Emerson Monteiro
 

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Mourão




Crato em 1925

MIRINDIBA
O Júlio Saraiva era também uma espécie de Burle Marx da cidade. Era ele quem projetava os jardins públicos e orientava a sua implantação. Sempre utilizava as árvores da região, para possibilitar sombreamentos. Mas nunca chegou a utilizar uma conhecida por “mirindiba”, bastante apreciada como alimentação dos veados (o animal mesmo). Dentre as árvores da Siqueira Campos tinha umas palmeiras imperiais que já estavam necessitando de substituição.
Por ser um espaço muito democrático, no qual se reuniam os mais distintos grupos de pessoas, também contava com representantes do que hoje chamaríamos “gays”. O local de suas reuniões era, justamente, embaixo das tais palmeiras.
Certo dia o Padre Gomes, passando por lá, na sua costumeira conversa com o Júlio Saraiva, sugeriu:
- “Júlio, por que você não substitui estas palmeiras que estão morrendo por “mirindiba”. Os veados da praça vão gostar!!!”
Em primeiro plano a Praça Siqueira Campos e as palmeiras, sob as quais se reuniam os “gays”. Ao fundo o Grande Hotel e, no térreo, a Sorveteria Glória.

FRESCURA
Júlio Saraiva era freqüentador assíduo da Praça Siqueira Campos. À noite a sua presença era sagrada. Durante o dia, naquelas horas em que o calor era mais intenso, ia sempre à Sorveteria Glória tomar um refrigerante ou algo gelado, que abrandasse o calor.
O Veridiano, meu primo, que hoje mora em Teresina, trabalhou certo período na Sorveteria do Luís. Costumava atender ao Júlio. Um dia, porém, ficou confuso com um seu pedido, ao pé do balcão:
- “Me dá uma frescura, aí.
- Oxente, “seu” Júlio, uma frescura?
- Sim, uma frescura!
- Não estou entendendo. O senhor quer um refresco?
- Não, refresco é fresco duas vezes. Eu só quero uma frescura.


AROEIRA
O Sr. José Horácio Pequeno era Prefeito do Crato, tendo como Secretário de Obras, o Júlio Saraiva. Nessa época a Chesf começou a instalar a rede elétrica, que possibilitaria à cidade receber, finalmente, os benefícios tão longamente esperados da energia gerada na cachoeira de Paulo Afonso.
O Prefeito convocou o seu Secretário de Obras e determinou que providenciasse a retirada de toda a rede elétrica pública, incluindo postes e fiações, pois a Chesf iniciaria a instalação da nova rede.
E assim foi feito. O Júlio estava supervisionando a retirada de um poste (eram todos de madeira), e ficou admirado ao perceber que o trecho que estava enterrado há muitos anos encontrava-se em perfeitas condições. Até as marcas do machado que beneficiara aquela madeira estavam intactas. Diante da sua admiração, o operário explicou:
- Ah, “seu” Júlio! Isto aqui é aroeira. É o miolo da aroeira. Não acaba nunca. É mesmo que ferro!
- Ah, com os diabos! Agora eu descobri uma coisa!
- O que foi, “seu” Júlio?
- A mulher lá em casa é feita de miolo de aroeira...

POVO “BÃO”, UAI!
Chico Soares fazia parte dos freqüentadores assíduos da Praça. Depois de um período em Belo Horizonte, passou a participar dos jogos de buraco, na casa do Luís, que aproveitou para perguntar como tinha sido a sua experiência em Belo Horizonte. E o Luís ficou na dúvida se ele estava brincando ou falando a verdade. Contou o seguinte:
- “Ah! Fui muito bem, Luisinho. Povo muito bom!! Você sabe que eu já estava gostando! Já estava até falando ‘Belzonte’, ‘Trem Bão’, ‘Uai’. Olha esses óculos. Não são bons? Pergunta quanto custou.”
- “Não tenho a menor idéia”.
- “Não custou nada! No tempo em que morei lá, comprei fiado em tudo quanto era loja e não paguei a ninguém. Que povo acolhedor!!!”

O FESTIVAL

Na década de sessenta eram comuns os festivais de canção popular. O Crato, guardadas as devidas proporções, também organizou os seus festivais. Realizavam-se na quadra de esportes, próxima ao Hospital São Francisco.
Nesta mesma época o Chico Soares resolveu fazer um empréstimo no Banco. O Gerente foi taxativo:
- “Para você eu não empresto. A não ser que tenha um avalista bom, eu empresto”.
- “Serve o Brigadeiro?”.
O gerente aceitou na hora e já preparou a letra para colher as assinaturas. O Brigadeiro era rico e dono de um grande patrimônio.
Lá se foi o Chico dar a “facada” no amigo. E o Brigadeiro:
- “Chico, eu não sei não. E esse Gerente te empresta?”
- “Com o seu aval ele empresta até o Banco todo!” ·
O Brigadeiro, coçando a cabeça, pensou: “Será que esse ‘fio duma égua’ vai pagar? Mas ele é meu amigo! Amigo é para ajudar aos outros. Eu vou arriscar”. E falou:
- “Me dá essa letra que eu assino!”Chegou a data do vencimento e nada de pagamento. O Brigadeiro recebeu a primeira cobrança do Banco, mas pensou: “Vou dar mais uns dias. Ele deve pagar. Não vai fazer uma desfeita dessa com o amigo”Diante da segunda cobrança, o Brigadeiro resolveu ir à Repartição, onde o Chico trabalhava. E numa sala bem comprida a sua mesa ficava lá nos fundos. O Brigadeiro, logo da porta, segurou a letra com as duas mãos, levantou-a bem alto e falou:
- “Chico, Chico é a letra que você não pagou e eu fui pagar lá no Banco. E aí?”O Chico, com a cara mais lisa do mundo:
- “E ai? Ora Brigadeiro não é uma letra? Bota uma música nela que é capaz de você ganhar o festival de música, lá na quadra!!!”

Por: Ivens Mourão 
Todos os direitos Reservados





Lula está definhando?


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ajudar os candidatos do PT em dificuldades no Nordeste e vai priorizar a campanha de Fernando Haddad em São Paulo. Oficialmente, os petistas dizem que não haveria tempo para cumprir toda a agenda prevista. Mas o que fica claro é que, para Lula, a eleição em diversas capitais nordestinas já está perdida, e agora ele tenta socorrer Haddad, o candidato que ele inventou, como último recurso para salvar sua reputação de kingmaker. Trata-se de um cenário constrangedor para quem já foi classificado como "deus", pela ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Antes do início da atual campanha, a maioria dos petistas estava segura de que, uma vez recuperado do câncer, Lula subiria nos palanques Brasil afora e, com seu toque mágico, transformaria qualquer um em prefeito. Com essa pretensão, corroborada por astronômicos índices de popularidade, Lula atribuiu-se o direito de impor suas vontades ao PT e aos aliados, incluindo-se aí tirar candidatos do bolso do colete e forjar alianças que superam os limites da decência, como a que resultou no aperto de mão entre o petista e Paulo Maluf e na coligação, em Belo Horizonte, com o notório Newton Cardoso (PMDB).

Diante dos tropeços do lulopetismo, no entanto, até "Newtão" viu-se à vontade para criticar o partido do ex-presidente, em entrevista a O Globo (28/9): "O Lula e o PT perderam o discurso, não têm mais aquela coisa do apelo do partido novo, da ética, da moral. O PT está sendo um parceiro pesado para carregar".

O caso mais emblemático dos problemas do PT é o do Recife, onde o senador Humberto Costa começou a campanha com cerca de 40% das intenções de voto e definhou até os 16%. Costa foi uma imposição de Lula, contrariando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB - partido da base da presidente Dilma Rousseff. Como resposta, Campos lançou como candidato Geraldo Júlio, que logo ganhou o apoio de um dos maiores desafetos de Lula, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), cujas desavenças com Campos foram superadas em nome do objetivo comum de derrotar o PT.

Em carta aberta contra Humberto Costa, petistas pernambucanos criticaram a "política do personalismo" e advertiram: "O PT apequena-se perante a sociedade, utilizando práticas que sempre condenou e das quais foi vítima".

A turbulência não se limita ao Nordeste. Há também derrota à vista em Belo Horizonte, onde, segundo aliados peemedebistas, o petista Patrus Ananias - candidato indicado por Dilma e chancelado por Lula - está abandonado e há petistas trabalhando "por debaixo dos panos" em favor da candidatura à reeleição de Marcio Lacerda, do PSB, de olho nas eleições de 2014 para o governo do Estado.

Já em São Paulo, onde Lula pretende centrar seus esforços, a situação é ainda pior. A imposição de Haddad como candidato melindrou Marta Suplicy, que só entrou na campanha porque ganhou um Ministério vistoso no governo federal. Além disso, a aliança com Maluf causou uma ruidosa crise com a ex-prefeita e aliada Luiza Erundina (PSB). Ambas, Marta e Erundina, têm eleitores cativos na periferia de São Paulo, justamente onde Haddad está penando obter apoio.

O esfarelamento petista nas eleições municipais, resultante da mão pesada de Lula, é o efeito colateral do projeto de salvar a imagem do ex-presidente, ameaçada pelos efeitos históricos do julgamento do mensalão e pelo desmonte paulatino, por parte de Dilma, de seu legado de incompetência administrativa e de corrupção.

Embora empenhada em defender o que chamou de "herança bendita", a presidente mantém distância prudente da refrega eleitoral na qual seu criador está mergulhado e empresta seu peso aos candidatos lulistas de maneira apenas protocolar. Realista, ela acredita que, se Haddad chegar ao segundo turno, já terá sido uma vitória.

"O Lula está definhando", sentenciou Jarbas Vasconcelos. Pode ser um exagero, próprio da retórica de palanque. Mas parece cada vez mais evidente que, ao contrário do que se gabavam o ex-presidente e seus seguidores, Lula não é onipotente.

O Estado de S.Paulo

REFINARIA - Decisão sobre parcerias cabe à Petrobras, diz Governador


Se a refinaria Premium II vai ter de fato um novo investidor coreano não será decisão do Governo do Estado, garantiu o governador Cid Gomes. Segundo ele, a reunião entre os empresários coreanos da GS Caltex e representantes da estatal está confirmada para a próxima terça-feira (2) e será um primeiro momento de negociação entre as companhias. O encontro da empresa coreana com a Petrobras foi antecipado ao O POVO pelo governador, logo após voltar da Coreia do Sul, na edição do dia 19 passado.

“Vou só apresentar as duas (empresas). A decisão é da Petrobras. Não quero dar margem para que digam que estou intervindo em decisões que não são minhas”, argumentou. O governador disse ainda que não terá nenhum poder de decisão e que a demanda é da estatal. “Essa é uma demanda da Petrobras. Pura e exclusivamente da Petrobras. Não tenho nenhum poder de decisão”. Segundo ele, foram confirmados o vice-presidente de Energia, Refino e Petróleo, o executivo geral de Refino e um assessor técnico da GS Caltex. “A Petrobras confirmou também três pessoas”, disse, que seriam os gerentes executivos do Tributário, Maria Alice Deschamps, e de Abastecimento Corporativo, Arlindo Moreira, além do Geral de Planejamento Corporativo.

O prazo final de 2017 previsto para a entrega da refinaria Premium II do Ceará ainda poderá ser revisto caso a Petrobras encontre um parceiro para o projeto. Cid Gomes relembrou que, em reunião com a presidente da estatal, Graça Foster, ela explicou que a refinaria é uma demanda do País, mas sozinha a estatal não terá como viabilizar o projeto antes. Na ocasião, Foster explicou o detalhamento do projeto da refinaria e destacou que ela é necessária porque o país está exportando petróleo e importando derivados a um preço mais alto. Disse ainda que o projeto é viável desde que os custos sejam de até 38 mil dólares por barril. 

A Coreia é o terceiro país com menores custos, atrás de China e Índia. “A Petrobras sabe que tem sofrido na construção da Abreu e Lima em Pernambuco e ela relatou isso”, disse acrescentando que a GS Caltex tem experiência em construção de refinaria e indicadores de produtividade que são referência no mundo.
 
O POVO

COMO NASCE UMA FOFOCA? - Por: Ely Pomin


“-Olha, vou te falar uma coisa, mas não é fofoca não, vou te falar, pois sou seu amigo”! Mas não conte nada para ninguém! Se você contar eu falo que é mentira e não confiarei, mas em você. Só, estou te falando, pois eu gostaria de saber se fosse comigo! Isso não é fofoca, estou apenas tecendo um comentário e te alertando. Guarde para você e se for fazer alguma coisa a respeito não mencione meu nome, por favor!”

Amigos! Quem de nós nunca ouviu algumas destas frases acima se não todas? Acredito que todos nos já ouvimos! Cuidado com qualquer conversa que comece com estes precedentes, pois é exatamente assim nasce uma fofoca. Qualquer comentário sobre a vida alheia sem a presença da pessoa mencionada é FOFOCA, MEXERICO e não devemos jamais compartilhar pois não há nada de superior em uma fofoca. Nossa tarefa é simplesmente expressarmos amor, a vida é muito mais plena de paz quando vivenciamos nossas vidas e não a vida alheia. De algum modo, todos nós lidamos com a fofoca, hora ouvindo, hora vitima mas jamais devemos proferir nem alimentar. 

Devemos compreender melhor as polaridades com as quais temos que lidar sondando as origens que moldam tudo que temos que enfrentar, equilibrando-nos, sem jamais acreditar muito menos ficar a mercê da fofoca que tem a força de poluir nosso raciocínio e nos segar. Nada na vida, vem sozinho, a fofoca é irmã da inveja que é filha da escuridão. Tudo que ouvimos, deve ser filtrados pela nossa consiencia, procurando enxergar os dois lados da moeda. 

O mundo esta repleto de pessoas que se dizem cristãs, espiritualistas, religiosos, mas que não perdem uma oportunidade de pincelar um comentário maldoso sobre alguém com quem não tenha afinidades desejando assim puxar para seu lado o maior número de pessoas jogando uns contra os outros. Isso é atitude inferior. Quem assim procede, está mostrando que ainda tem muito que estudar e aprender com a simplicidade e a humildade que Cristo nos deixou como exemplo, pois, ele sofreu todos os tipos de humilhações e injustiças e ainda assim pregou o amor e até o perdão como comportamento cristão. 

A vida, tal qual conhecemos, sempre terá fofocas, sempre será assim, mas a nossa tarefa, é de nos desligarmos deste polo, aceitando as ocorrências de nossas vidas sem procurar culpar a ninguém, manifestando equilíbrio espiritual e emocional. Só assim, nos daremos conta de que todos somos parte do todo e cada um, esta aprendendo e evoluindo de acordo com o tempo de cada um. O impulso de interferir na vida alheia dá lugar, portanto, à aceitação de que cada um viva a sua própria experiência, havendo assim, o respeito e o equilíbrio. 

Por: Ely Pomin

Monumentos pré-históricos tornam-se mitos no sertão


O achado de monólitos fica no Sítio Pedras Grandes, na periferia da cidade, onde teria existido um templo

Senador Pompeu. Após quatro anos de pesquisas, o autodidata Valdecy Alves está anunciando uma descoberta avaliada como de rara relevância para a humanidade. Ele acredita ter encontrado no sertão de Senador Pompeu, no Cento do Estado, monumentos maravilhosos, mágicos, míticos e artísticos a um só tempo.

As Pedras Grandes são monumentos de relevância histórica. O lugar poderá colocar Senador Pompeu no mapa dos sítios pré-históricos. Esta na rota feita pela tradicional Romaria das Almas FOTOS: ALEX PIMENTEL/ mara paula de araújo. No local, também diz ter descoberto vários "dólmens". Para ele, esse conjunto de achados caracteriza a existência de um dos mais ricos sítios pré-históricos do Brasil e da América. O estudioso acredita serem monumentos do período neolítico, de cerca de 8.000 anos antes de Cristo. Segundo explica, as descobertas podem ter entre 4.000 até 10.000 anos de existência. Porém, admite que a data mais precisa só poderá ser constatada a partir de testes com carbono-14.

O achado pré-histórico está situado no Sítio Pedras Grandes, uma propriedade situada na periferia da cidade. Fascinado por diferentes áreas do saber, da literatura à ciência, ele volta à sua adolescência, quando jogava futebol no sítio, para explicar sua descoberta. Naquela época, achava curiosas as formações rochosas do local. Acreditava tratar-se de formações naturais. Mas, quando morou em São Paulo, na década de 1990, visitou uma rocha na cidade de Salto. A formação mineral é conhecida como "Moutonné", uma prova da era glacial e também da união do Brasil com a África. Após apreciar aquela formação, ele passou a acreditar que as pedras grandes tinham sido montadas, casualmente, pelo recuo de uma geleira na Era Glacial.

Experiências

Mas, como fazer tal afirmação, com segurança? Em 2011, Valdecy Alves esteve no Peru e visitou duas cidades sagradas antigas: Pisaq e Machu Picchu, ambas de pedra. Nada havia observado de semelhante com o monumento natural de Senador Pompeu. Porém, no início deste ano, foi à Inglaterra visitar Stonehenge, um lugar sagrado feito de pedras, uma espécie de templo religioso e calendário astronômico com milhares de anos. Pela primeira vez se deparava com o conceito de dólmens, túmulos pré-históricos formados por pedras, geralmente, por três, uma sobre duas, onde eram enterradas pessoas da Idade da Pedra. Estudando os dólmens, pesquisando imagens dessas formações, no Oriente e na Europa, passou a acreditar que as pedras grandes de Senador Pompeu eram dólmens. Valdecy Alves é advogado, especializado em Direito Constitucional, poeta, dramaturgo e cineasta. Ele confessa não ter formação acadêmica em Arqueologia, Antropologia e nem em Paleontologia, mas se interessa por pesquisas nessas áreas. Para ele, as Pedras Grandes são de fato monumentos tumulares e de importância histórica universal. Na opinião dele, a descoberta pode colocar Senador Pompeu como roteiro de sítios pré-históricos, patrimônios da humanidade.

 

Ele destaca a necessidade de preservação desse "tesouro", o qual projetará sua terra natal internacionalmente, passando a receber muitas visitas, de turistas e estudiosos. O autodidata afirma ter localizado cinco dólmens na pequena propriedade - laudêmio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores - situada na periferia da cidade, no "Caminho das Almas da Barragem". Além de um cemitério coletivo, ela acredita na existência de um templo, um local de grande importância para o povo que o criou, talvez um calendário astronômico também. As Pedras Grandes, com dois gigantescos dólmens, têm a frente virada para o poente e a parte de trás para o nascente. Os túmulos pequenos estão virados para o Norte e a mesa maior com maior abertura para o Sul. "Em torno dele, ao Norte, na parte ao nível do chão, há vários outros pequenos dólmens mais simples", acrescenta.

Esculturas

Outra descoberta são esculturas de animais no entorno das pedras grandes. De acordo com o descobridor, o povo que construiu o sítio histórico perdido no meio do Sertão Central não se contentou em fazer a tampa do dólmen, a pedra da mesa, mas obras de artes. Dependendo do ângulo que se olha, o monumento rochoso forma uma enorme tartaruga, a cabeça de uma serpente, a escultura de um lagarto e também uma espécie de roedor.

Valdecy Alves aguarda a visita de arqueólogos no local. Sabe que, somente por meio de estudos de profissionais da área, será possível confirmar suas hipóteses. "Com o aprofundamento das pesquisas e atividades de campo, as equipes poderão encontrar outros rastros e provas de atividades humanas no período pré-histórico e, talvez, descobrir civilizações desconhecidas, como na Europa, onde há dólmens nas zonas costeiras do Mediterrâneo e do Atlântico e também no litoral do Mar do Norte e do Mar Báltico", diz. Há também monumentos megalíticos semelhantes no Norte de África, na Síria, na Pérsia e na Índia. Na Península Ibérica, também é onde se encontram dólmens em maior número. Nas suas pesquisas, Valdecy Alves tomou conhecimento da existência de restos de esqueletos, vários objetos em pedra, cerâmica, osso, armas e utensílios, como machados de pedra polida, pontas de seta, micrólitos, vasos campaniformes e outras provas materiais nas câmaras mortuárias dolménicas.

No Brasil, mais precisamente na Bahia, há um dólmen na cidade de Paramirim, a 15km de Santana, conhecido como Pedra de Santana, e outro em Goiás, na cidade de Anicuns, a 74km da capital Goiânia. "Agora, é a vez de Senador Pompeu entrar no mapa", aposta o pesquisador.


FIQUE POR DENTRO

Arte e misticismo são marcas dos monumentos

Os dólmens são monumentos megalíticos tumulares coletivos, datados desde o fim do quinto milênio antes de Cristo (a.C.) até ao fim do terceiro milênio a.C., na Europa, e até ao primeiro milênio no Extremo Oriente. O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra. Também são conhecidos por antas, orcas, arcas, e, menos vulgarmente, por palas. Popularmente, essas estruturas antigas são também por vezes designadas por casas de mouros, fornos de mouros ou pias. Caracterizam-se por terem uma câmara de forma poligonal ou circular utilizada como espaço sepulcral. A câmara dolménica era construída com grandes pedras verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. As grandes pedras em posição vertical, denominadas esteios ou ortóstatos, são em número variável entre seis e nove. A laje horizontal do dólmen é designada de chapéu, mesa ou tampa. Existem câmaras dolménicas que chegam a ter a altura de seis metros. Quando a superfície da câmara dolménica não supera o metro quadrado, considera-se que é um monumento megalítico denominado cista, de acordo com os estudiosos.

Mais informações:

Valdecy Alves

Telefone: (85) 9996.0717
valdecyc_alves@yahoo.com.br
Sítio Pedras Grandes
Senador Pompeu (CE)

COLABORADOR
ALEX PIMENTEL  - DN

Saturday, September 29, 2012

Para você Refletir - Por Maria Otilia

Estamos chegando a reta final da campanha eleitoral para prefeitos e vereadores.É muito importante a nossa participação através do voto, para que a verdadeira democracia se efetive.Embora saibamos que nem sempre a escolha de uma pessoa , através da representatividade , não pode se configurar em uma democracia plena.Mesmo assim já avançamos quando podemos eleger aquele  nos representará tanto no executivo como no legislativo.
Posto abaixo uma fábula para todos os nossos candidatos.Boa leitura.

 ESPADA DE DÂMOCLES  - O PODER FASCINA!

Conta a história que um jovem plebeu ambicionava ser Rei. Em sua imaginação fantasiava a vida de riqueza e luxo em que o Rei e sua corte viviam, e dizia:

- Gostaria de ser Rei. Nem que seja só por um dia.

Ao saber do sonho do jovem, o Rei resolveu satisfazê-lo. Mandou chamar o pretensioso, e, assim que chegou, encarregou seus criados de paramentá-lo, colocar a coroa em sua cabeça e o cetro na mão. Levou-o até o trono e mandou que sentasse. Ordenou-lhe que atendesse aos súditos que aguardavam audiência com o Rei. O jovem plebeu primeiro estranhou o peso das roupas e o desconforto do trono. Mas agora ele era o Rei e tinha que se comportar como tal.  E lá ficou ele o dia todo atendendo, ouvindo queixas e tentando resolver pendências além de ter que tomar decisões importantes que só um Rei pode tomar. No fim do dia o Rei apareceu para saber do jovem o que achara da experiência. O jovem respondeu:

- Difícil, majestade! O bom mesmo é a sensação de poder que ninguém pode contestar mesmo que o Rei esteja errado.

O rei disse:

- Olhe para o alto, meu jovem.

O jovem olhou e  percebeu, assustado,  que estivera o tempo todo com uma pontuda espada de aço presa apenas por um fio de seda, mais fino que teia de aranha, bem acima de sua cabeça.

O rei disse:

- Para o Rei o primeiro erro grave, será o último.

Moral – Todo poder tem sua responsabilidade e, quem assume a responsabilidade que o poder exige, deve arcar com as consequências de seus atos. Os tempos mudam. Os homens comuns ambicionam o poder que fascina. Querem ter os direitos de um Rei. Esquecem e ignoram que a espada da justiça está mais próxima e será mais pesada para quem abusa do poder. A lição desta pequena Fábula vale para todos os políticos atuais que se julgam e se comportam como se Reis fossem e não tivessem que prestar contas nunca.

Aprenderão eles a lição?
autor:desconhecido

COMPANHIA DE TEATRO DO CRATO REPRESENTARÁ O CEARÁ EM FESTIVAL NACIONAL


A Companhia Cearense de Teatro Brincante foi convidada para representar o Ceará no oitavo festival nacional de teatro que se realizará na cidade de Vitoria, capital do Espírito Santo que, em termos de artes cênicas, é referencia no País. A Companhia vai com dois espetáculos próprios “A Comedia da Maldição e A Donzela e o Cangaceiro”. Na delegação são 16 pessoas entre atores, atrizes e técnicos. O festival arcará com todas as despesas e ainda pagará cachês. A prefeitura do Crato também ajudará nas despesas e a viagem está marcada para o dia 16 de outubro. Para o teatrólogo e diretor das peças, Cacá Araujo, o convite é uma coisa rara por se tratar da primeira vez que espetáculos como esses, do interior do Ceará, serem chamados para participar de um evento de tanta magnitude numa região tão distante dos nossos hábitos e costumes e não deixa de ser um reconhecimento ao talento dos que fazem a cultura popular do Crato, do Cariri e do Ceará como um todo.

A Comedia da Maldição é o espetáculo fundador da Companhia Cearense de Teatro Brincante e está em cartaz há mais de oito anos. Conta a historia de um mito brasileiro muito forte no imaginário popular. Uma moça que se amasia com um padre e é condenada a maldição a virar mula sem cabeça. O conto é feito de forma bastante lúdica para todas as idades na tentativa de fortalecer a nossa identidade e valorizar as tradições populares, incluindo a religiosidade regional. Já A Donzela e o Cangaceiro tem uma temática ecológica ambientada no Sitio Fundão. A peça faz uma homenagem ao ambientalista Jeferson da Franca Alencar que aparece como uma esfinge dotada de toda sabedoria que comanda a natureza, incluindo outro mito que é a caipora reverenciada como Deusa protetora das matas e dos animais. O radialista Ed Alencar também está nas homenagens na figura de um cangaceiro chamado Edmundo Virgulino.

Cacá Araujo elege o convite como marco de uma singularidade e um reconhecimento a uma trajetória de pesquisas, dedicação profunda a uma estética eleita fundamentalmente como forma original de se trabalhar teatro a partir da mitologia nordestina e da gestualidade sertaneja. A Companhia de Teatro Brincante já tem dois convites para se apresentar em Portugal e em São Paulo no próximo ano de 2013. De São Paulo, disse Cacá Araujo, há interesse do Centro de Dramaturgia Contemporânea, produtora de textos dramáticos a partir do cotidiano urbano, em fazer uma parceria com a Companhia de Teatro Brincante para produções de trabalhos com conteúdos semelhantes a partir da mitologia e da realidade do sertanejo.

Nota do Editor: Aproveito a oportunidade para fazer a divulgação da peça "A Comédia da Maldição", que será mais uma vez apresentada em Crato, hoje ( 29 ) e amanhã ( 30 ).
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO

Cia. Cearense de Teatro Brincante (Crato-CE)
Texto e Direção de Cacá Araújo / Música de Lifanco

29(sab) e 30(dom) de setembro de 2012
Teatro Rachel de Queiroz, 20h
R$ 7,00 (meia e antecipada)
R$ 14,00 (inteira)
12 anos
60 min

"A fantástica e misteriosa história de uma bela jovem que se amancebou com um padre foi condenada à terrível maldição de virar mula-sem-cabeça! Em cartaz desde 2005, uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo já visto por quase 20.000 pessoas nos palcos, praças e ruas do Brasil..."

ELENCO:

Cacá Araújo: Tandô
Edival Dias: Padre Sebastião
Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Joênyo Alves: Mãe Luzia
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Beata Carmélia e Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Michelle Lima: Cibita
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Fernandes: Dono da Bodega
Pryscylla Cordeiro: Zulmira
Samara Neres: Irmã Francilina e Ladra

Músicos: Lifanco (viola), Jean Alex (rabeca e percussão) e elenco (percussão)

TÉCNICA:

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia, Sonoplastia e Iluminação: Cacá Araújo
Maquiagem e Figurino: Joênio Alves
Música: Cacá Araújo e Lifanco
Cenotécnica, Operação de Luz e Som: Wideny Toyota

INFORMAÇÕES:
(88) 8801.0897
(88) 9960.4466
(88) 3523.2168
Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Sou vítima de mim mesmo, diz Jefferson sobre condenação no STF


BRASÍLIA, 28 Set (Reuters) - O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva por envolvimento no chamado mensalão, disse nesta sexta-feira ser vítima de si mesmo e rejeitou a tese de que teria vendido o apoio de seu partido ao PT.

Jefferson é acusado de ter recebido 4,5 milhões de reais do suposto esquema, denunciado por ele em entrevista em 2005. Esse valor seria parte dos 20 milhões de reais acertados em troca de apoio político do PTB ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. Ele admitiu que recebeu o dinheiro, mas disse que se tratava de acordos de campanha eleitoral. O ex-parlamentar, de 59 anos, foi condenado pela maioria da Corte na quinta-feira pelo crime de corrupção passiva e está a um voto da condenação por lavagem de dinheiro.

"Embora não concorde com as imputações, recebo com serenidade a decisão dos ministros. E reafirmo: não vendi o meu partido ao PT nem me apropriei para fins pessoais de nem um centavo sequer do dinheiro que a mim chegou para financiar campanhas eleitorais", escreveu Jefferson em seu blog na Internet.

"Muito menos sou delator, alcunha com que tentam à força me marcar. Não sou vítima de ninguém, a não ser de mim mesmo. Nada a reclamar. "Dura lex, sed lex" ("a lei dura, porém a lei")", disse. O valor teria sido negociado com o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como "chefe da quadrilha" responsável pelo suposto esquema. Jefferson teve o mandato de deputado cassado por conta da denúncia. O advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, rejeitou a condenação do réu, dizendo que os ministros "partiram do equívoco do relator, que misturou datas e fatos". Corrêa Barbosa disse, ainda, que a eventual condenação por lavagem de dinheiro "não é correta", já que a acusação parte da declaração do próprio Jefferson. "Isso veio à tona porque ele disse." Jefferson anunciou na quinta-feira que se licenciará da presidência do PTB por 180 dias para tratamento de saúde. Ele submeteu-se a uma cirurgia em agosto para a retirada de um tumor maligno no pâncreas.
 
Por Hugo Bachega
Reuters

Miss Brasil 2012 será escolhida nesse sábado em Fortaleza


A escolha da mulher mais bonita do Brasil será neste sábado [29], no Centro de Eventos do Ceará [CEC].

A cerimônia vai ter como apresentadores a modelo Adriane Galisteu e o ator Sérgio Marone, além do show da cantora paraense de tecnobrega Gaby Amarantos. O evento tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo [Setur]. A Band [canal 12], vai transmitir a eleição da Miss ao vivo, a partir das 22h. No primeiro momento do evento, as candidatas vão desfilar de traje casual e depois de biquíni. Na terceira aparição, vestirão maiôs e, na última, vestidos de gala.

CERIMÔNIA - Também vão apresentar uma coreografia elaborada pelo bailarino norte-americano Michael Schwandt, o mesmo responsável pelo Miss Universo. Durante a cerimônia, vão ser anunciadas as 10 finalistas selecionadas a partir de avaliações em desfiles e atividades filantrópicas, onde foram levados em consideração, além da beleza, quesitos como elegância, vocação e desenvoltura em ações sociais. Destas, nove foram eleitas por um júri técnico, e outra, vai ser escolhida pelo público, por meio do site e de mensagens de celular, que podem ser efetuadas até esta sexta-feira, [28].

CEARÁ NA TV -  Neste período em que estiveram no Ceará, atrativos naturais e equipamentos turísticos - tais como Canoa Quebrada, Aeroporto Turístico Dragão do Mar (Aracati), Praia das Fontes, Porto das Dunas/Beach Park, Cumbuco/Resort Vila Galé/Barra do Cauípe – foram divulgados em boletins diários antes do Jornal da Band [19h30] e em inserções em toda a grade de programação da TV.

Em Fortaleza, foram exibidos também, além do CEC, o Theatro José de Alencar, o Centro de Turismo [Emcetur] e o Teatro Carlos Câmara, no Centro; a Ponte dos Ingleses, o Dragão do Mar, o futuro Acquario Ceará e a “segunda-feira mais animada do mundo”, segundo o Guinnes Book [o livro dos recordes], do Pirata Bar, na Praia de Iracema; o tradicional caranguejo das noites de quinta-feira na Praia do Futuro e o Palácio da Abolição, no Meireles, um dos mais importantes símbolos do movimento modernista da arquitetura brasileira.  As misses também se emocionaram com o trabalho de incentivo à arte, educação e cidadania desenvolvido pela Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes – Edisca, e com a assistência dada a 1.680 crianças vítimas de câncer e seus familiares prestada pela Associação Peter Pan. Elas desfilaram em um evento beneficente, no Shopping Iguatemi, em prol da entidade.

Membros do júri técnico:
 
Michael Schwandt: nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, é coreógrafo do Miss Universo e já trabalhou com estrelas da música Pop, tais como Jonh Legend, Katy Perry, Lady Gaga e Kelly Rowland.

Lara Gerin: a paulista já foi modelo e atualmente trabalha como stylist, figurinista e DJ. Jocler Turmina: booker, profissão também conhecida como “olheiro” da agência de modelos Joy Models, de São Paulo.

Milena Lima: empresária e produtora de moda cearense. Pompeu Vasconcelos: empresário, promoter e colunista social cearense.
 
Assessoria de Comunicação da Setur

Justiça proíbe carreatas e passeatas em Várzea Alegre e Granjeiro


Após alguns incidentes verificados na cidade de Várzea Alegre, no Centro-Sul cearense, o juiz eleitoral Túlio Eugênio dos Santos, por meio da Portaria 006/2012, proibiu nessa quinta-feira [27], a realização de carreatas e passeatas políticas na cidade.

A determinação ainda autoriza a Polícia Militar a apreender veículos e a prender as pessoas que participem deste tipo de evento.  O promotor eleitoral Oscar S. Fioravanti Jr afirmou ter requisitado reforço policial para a cidade, e que a partir de agora, todo e qualquer incidente que ocorrer na esfera política na cidade de Várzea Alegre, as coligações É o Melhor, Pode Comprar e Avançar Ainda Mais, serão responsabilizadas. Os efeitos da Portaria também servem para o município de Granjeiro, município vinculado a esta 62ª Zona Eleitoral.

* Informações enviadas por Francisco Evanildo ( Via Yuri Guedes - Colaborador )

Ceará é o quinto estado mais beneficiado com o Bolsa Família


O estado do Ceará recebeu o quinto maior valor do benefício do Programa Bolsa Família. Ceará recebeu R$ 165.082.986,00, ficando em terceiro no Nordeste. Ficou atrás somente da Bahia, que recebeu R$ 267.449.404,00 e de Pernambuco, com R$ 165.795.032,00. São Paulo com R$ 68.957.520,00 e Minas Gerais com R$ 165.779.710,00 completam a lista dos cinco mais beneficiados com o programa.

Beneficiários do Programa Bolsa Família receberam, em setembro, R$ 2 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O programa de transferência de renda alcançou 13,7 milhões de famílias em todo o país. O valor médio pago no mês chegou a R$ 149,88. A maior parte dos pagamentos é destinada ao Nordeste. Na região, 7 milhões de famílias (50,8% do total) receberam o benefício do Bolsa Família, que totalizou R$ 1,1 bilhão – destaque para a Bahia, com 1,79 milhão de famílias, que receberam R$ 267,5 milhões. O Norte teve o maior valor médio do benefício do Bolsa Família: R$ 170,83. Destaque para o Acre, com R$ 208,87. Em toda a região foram repassados R$ 266,4 milhões a 1,6 milhão de famílias.

Brasil Carinhoso

Já no programa Brasil carinhoso, o Ceará também ficou entre os estados que mais foram beneficiados. O estado recebeu 15.863.674,00, ficando atrás somente da Bahia, com 24.977.982,00 e Maranhão, com 17.856.000,00. O Nordeste também recebeu a maior parte dos recursos: R$ 103,8 milhões, 57% do total do complemento do programa de transferência de renda do governo federal. Na Bahia, foram pagos R$ 25 milhões para 305,2 mil famílias, estado com a maior participação no total. Em seguida, vem Pernambuco, com R$ 14 milhões pagos a 173,5 mil famílias. e o Pará, com repasse de R$ 12,5 milhões a 145 mil famílias. A Região Norte teve o maior valor médio do benefício complementar: R$ 91,76. Destaque para o Acre, com R$ 128,00. E a menor média foi paga em Rondônia, com R$ 78,31.

Quadro do Bolsa Família

Estados     Famílias     Valor Total (R$)     Valor Médio (R$)
Bahia     1.788.589     R$ 267.449.404,00     149,53
São Paulo     1.229.870     R$ 168.957.520,00     137,38
Pernambuco     1.140.734     R$ 165.792.032,00     145,34
Minas Gerais     1.176.844     R$ 165.779.710,00     140,87
Ceará     1.095.136     R$ 165.082.986,00     150,74

G1

Segurança nas eleições municipais terá efetivo de mais 13 mil pessoas no Ceará


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou, nesta sexta-feira (28), que irá dispor de mais de 13 mil profissionais na área da segurança pública distribuídos em todo o estado. Os detalhes da "Operação Eleições 2012" foram apresentados pelo secretário da pasta, Francisco Bezerra, momentos antes do embarque das tropas para o interior, no Comando Geral da Polícia Militar.

De acordo com o plano, a PM mobilizará 11.474 policiais, sendo 6.013 na capital e 5.461 no interior. Já a Polícia Civil empregará 1.106 policiais, sendo 302 em Fortaleza e Região Metropolitana e 764 no interior. O Corpo de bombeiros terá um efetivo de 688 bombeiros militares e a Perícia Forense disponibilizará 74 servidores. As ações dos policiais serão subsidiadas por levantamentos feitos por agentes da Coordenadoria de Inteligência, que também atuarão diretamente no pleito.

"Nestas eleições estamos reforçando o efetivo em todos as áreas, seja na Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros ou Perícia Forense. Um exemplo disso é o aumento de mais de quatro mil policiais militares nas eleições municipais deste ano em comparação com as eleições municipais de 2008", afirmou Bezerra.

De acordo com ele, naquela época foram disponibilizados 7.900 militares para os 184 municípios. De acordo com o secretário, o aumento foi uma determinação feita tanto ao comando da polícia militar como ao delegado geral da polícia civil. "Nós literalmente retiramos muita gente da atividade administrativa e com pagamento de diárias  o comandante da PM está redimensionando o efetivo das eleições que estão sendo empregados de forma extra", afirmou.

REFORÇO ANTECIPADO - Desde a semana passada a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social encaminhou reforço de efetivo para municípios que, segundo a pasta, estavam com disputas "mais sensíveis" durante as eleições. "Atendemos ao pedido feito pelos juízes eleitorais de alguns municípios que acharam por bem aumentar o efetivo de policiais militares devidos a situações que ocorreram em determinadas localidades no interior do Ceará", afirmou.

Os municípios já atendidos com reforço são Barreira, Hidrolândia, Nova Olinda, Iracema, Pedra Branca, Ipu, Tururu, Uruburetama, Tianguá, Santana do Cariri, Guaraciaba do Norte, Orós, Icó, Morada Nova, Icapuí, Lavras da Mangabeira, Cedro, Catarina, Morrinhos, São Luís do Curu, Santa Quitéria, Saboeiro, Cariús, Acopiara, Caririaçu, Aracati, Alto Santo, Potiretama, Tabuleiro do Norte, e Itarema.

Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

DEBATE EM JUAZEIRO DO NORTE - Cadê Raimundão ?


Não só a população de Juazeiro do Norte como tudo Cariri, se decepcionou com a falta de compromisso  assumido pelo candidato Raimundão - PMDB, que não compareceu ao debate desta sexta feira (28) realizado pelo jornalismo da Rádio Tempo, tendo a frente os jornalistas e Radialistas Madson Vagner e Lucion Oliveira e demais profissionais do Rádio e Blogs da região.

É o que chamamos de “AMARELOU”  para não enfrentar seus adversários  políticos, Manuel Santana –PT e do candidato do PSOL Demontieux, que honraram suas palavras e Lá  compareceram.  Foi um desrespeito com a imprensa e aos seus próprios eleitores que queriam ouvi-lo no debate. Foi frustrante para os organizadores, que receberam o sim, alem do pedido e sugestão de  mudança de horário feito pelo candidato Raimundão, que prontamente foi atendido pelos organizadores, sem falar da tolerância de (15) quinze minutos de espera, após o tempo previsto para o inicio do evento,  concedidos  também, pelos dois candidatos a sua espera no estъdio. A medida que o tempo passava, a incerteza aumentava, quebrada pela confirmação que o mesmo estava  o acarinho do debate, anunciado pelos apresentadores, impaciêntes com a demora.

ISSO NÃO SE FAZ! QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!!
Até o termino do debate, nenhuma informação  ou justificativa se ouviu por parte do candidato faltoso.” É LAMENTAVEL” Parabéns aos companheiros de imprensa, fizeram sua parte.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Nota do Editor - Meu colega Ed Alencar, a mesma justificativa sua para o debate do Crato pode servir de resposta às suas indagações. O candidato Raimundão pode não ter ido, simplesmente porque teve MEDO que alguns que estavam lá iriam bater nele ( rs rs ), e como é praxe, candidato que se diz bem em pesquisas, se acha eleito, não quer saber mais de nada, apenas conta com a vitória.


Diretoria do Sindiágua é reeleita


A Chapa 1 venceu as eleições para a diretoria do Sindiagua, que representa os servidores da Cagece. Do total de 1.150 votos válidos, a Chapa 1 foi eleita com 810  votos (70,43%)  contra 340 (29,57%) da Chapa 2. A apuração foi realizada no fim da noite dessa sexta, na sede do sindicato. Segundo Jadson Sarto, coordenador-geral da entidade e que foi reeleito, a vitória por ampla maioria “demonstra que a categoria aprova a forma como o Sindiagua vem sendo conduzido atualmente, agindo com compromisso, experiência e competência em defesa dos trabalhadores e da universalização do saneamento público.”

Ele disse que vai reforçar a luta por concurso público, continuar denunciando o “descaso do Governo do Estado com o saneamento” e fazer com que a entidade se mantenha firme na luta contra a privatização. Sergio Novais, fundador da entidade, juntamente com o deputado estadual Lula Morais, faz parte da chapa reeleita, que terá mais três anos de mandato.

Do Sérgio Novais, este comentário: No ano de 2013, o Sindiagua completa 30 anos de atividade. Uma história que foi iniciada com muitas lutas na famosa Praça do Vaqueiro, em frente a atual sede da Cagece e ao antigo aeroporto Pinto Martins, onde você, Eliomar, juntamente com José Maria Melo e Tarcísio Colares, foi testemunha de muitos mobilizações sindicais e luta democráticas. Entre os que já estiveram na Praça, podemos citar o ex-presidente Lula, o senador Inácio Arruda, a prefeita Luizianne Lins, o deputado federal Chico Lopes e o vereador João Alfredo.
 
Via Eliomar de Lima - Foto – Sindiagua


Incêndio que destrói vegetação no interior do Ceará já dura cinco dias e já chega a Várzea Alegre



Incêndio ocorreu em serra na cidade de Farias Brito, interior do Ceará. Bombeiros suspeitam de que fogo foi iniciado com fogos de artifício. Um incêndio destrói há cinco dias vegetação na zona rural de Farias Brito, no interior do Ceará. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está se alastrando ao município vizinho Várzea Alegre. Os bombeiros afirmam que estão tentando controlar as chamas há dois dias, mas o tempo atrapalha o serviço. Até esta sexta-feira (29), 12 quilômetros quadrados de vegetação da Serra do Quicuncá foram destruídos.
O Corpo de Bombeiros ainda não sabem a causa do incêndio, mas suspeita que tenha iniciado com uso de fogos de artifício. Os bombeiros alertam que durante o segundo semestre do ano, quando o clima é seco e quente no Ceará, os incêndios são mais frequentes.




Fonte: www.g1.com.br
Fotos adicionais: Agência Miseria
Via do Blog Farias Brito de Dr. Cazuza
Foto inicial: Site Acopiara

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893


Dois homens são atingidos por tiros durante passeata política em Barbalha


Segundo o condutor da moto, Rodrigo estava na garupa do veículo, soltando fogos de artifício, quando caiu da motocicleta após ser atingido pelo tiro  Dois homens foram atingidos por tiros durante uma passeata política na noite da quinta-feira, 28, na região do Sítio Cabeceiras, no município de Barbalha, distante 503,4 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior, Rodrigo Santana dos Santos, 31, e Geraldo Pinheiro, 48, estavam em uma moto quando sofreram as lesões à bala. Rodrigo foi atingido na cabeça e Geraldo no braço. Ambos foram socorridos para o hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, mas Rodrigo não resistiu e faleceu no local. Segundo informações de Geraldo, condutor da moto, Rodrigo estava na garupa do veículo, soltando fogos de artifício, quando caiu da motocicleta após ser atingido pelo tiro. A esposa de Rodrigo disse à Polícia que o caso não tem motivações políticas. De acordo com ela, o marido já havia sofrido ameaças de morte por um homem conhecido como “Lê”. As pessoas no local não quiseram comentar o fato com a Polícia. Até a manhã deste sábado, 29, nenhum suspeito foi detido.

Fonte: O Povo

Hebe Camargo morre aos 83 anos


Hebe fez várias cirurgias e tratamentos após descobrir câncer em 2010. Consagrada como apresentadora de TV, ela começou a carreira cantando.

A apresentadora Hebe Camargo, ícone da TV brasileira (Montagem sobre foto de Eduardo Knapp/Folhapress)
A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu ao se deitar para dormir, nesta madrugada. Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos, contudo,  passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Um dos maiores íncones da TV brasileira, a morte da diva causa repercussão entre artistas brasileiros nesta tarde. A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade. De Portugal, aonde vim trabalhar, estou dolorida na alma”, escreveu. "Perdemos a grande diva da televisão brasileira", disse a atriz Suzana Vieira. Políticos também fizeram declarações. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf. Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.
 
“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-las como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era uma festa.
 
Biografia
 
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora. Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele. Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda. Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT. Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.
 
Carreira musical
 

Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida"

Hebe Camargo, sobre o diagnóstico de câncer, em 2010

O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.

'Morrer feliz da vida'
 
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT. Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa. Novas internaçõesEm setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.

Do G1, em São Paulo