Wednesday, March 14, 2012

“ PRETENSÃO OU MANIA “ - CRATO É CRATO, BARBALHA É BARBALHA, E CARIRI, É SÓ JUAZEIRO ?? - Por: Ed Alencar


NE - Vale a pena ficar no topo, concorda ?

São mais de 28 municípios interligados, que compreendem a grande região do CARIRI. Mas todas as vezes que os governos, federal e estadual, assim como empresários, anunciam coisas boas, vindas para o desenvolvimento em nome do CARIRI, a frustração é geral para os demais municípios, menos para Juazeiro do Norte, pois Cariri seria só Juazeiro? Ou um núcleo central? No caso da cidade do Crato, quando vem algo para cá, já vem nominado e decretado, como exemplo: O LIXÃO VAI PARA O CRATO, Se tivessem colocado, vai para o CARIRI, os municípios se indagariam ? “ Será que vai para Juazeiro ?” É o tal costume de tudo ir pra lá, menos lixão! Nem vou discutir os prós nem os contras do lixão, posso discutir o produto destinado para o povo do Crato, lixo é lixo ninguém quer. Outra determinação: Crato terá 4,milhões para reforma do CANAL, não veio para os cofres do município, e só 2,5 foi investido. A obra, continua inacabada e preocupando a população, assim,neste inverno, haja reza e Joelhos para as preces a Deus.

Vamos lembrar dos últimos desrespeitos e manipulações políticas, e não políticas, como a Universidade Federal do Cariri, que foi destinada para o Crato, e o empreendimento não veio, mas vergonhosamente foi desfeito o mando, principalmente pelas interferências e eficiências (não posso negar) dos políticos do “ Cariri” digo, Juazeiro, sem protestos ou delongas dos parlamentares representantes do Crato, com o aval da sociedade cratense que ficou de braços cruzados, com exceção do único protesto do prefeito Samuel Araripe. E como diz o ditado,”Uma andorinha só não faz oposição. Outra manipulação contra o Crato,foi por INTERESSES ESCUSOS, a tentativa de transferirem o jogo do Crato X Fortaleza que seria no mirandão para o romeirão, na estréia do campeonato cearense. Frustrações também, nas retiradas de orgaõs públicos e instituições para Juazeiro, entre tantos, lembremos o últmo. O SESI. Imaginem o risco que correriamos com a saída da EXPOCRATO ,para os limites Crato e Juazeiro, e se pensassem em mudança de nome, certamente estaria inserido na sigla,“REGIONAL DO CARIRI” e passaria a se chamar; EXPOCARIRI

Estas disputas entre as duas cidades, nos lembram em alguns aspectos, o território da GRÉCIA ANTIGA, no século Vlll a.c, formado por (Pólis) um conjunto de cidades independentes com suas diferênças, mas interligadas por alguns elementos sociocultural. A notória busca da HEGEMONIA DE JUAZEIRO DO NORTE, nos lembra “ESPARTA”, com destaque e formação militar e política, assim como Juazeiro do Norte, de formação religiosa, e articuladores políticos em prol da cidade, se completa diplomáticamente, fortalecidos pela fé, em nome de Padre Cicero.

Crato que lembra “ATENAS” com seus aspectos culturais, não concorda com a forma dessa busca da HEGEMONIA Juazeirense, pelo protecionismo Político e discriminatório. O Crato exige o respeito dos seus 248 anos de história, desde quando vila real e terra natal do fundador de Juazeiro Pe.Cícero

BARBALHA como “TEBAS”, nossa terceira cidade de destaque, num trabalho a lá mineiro, crescendo por fora como demonstram os índices; econômicos e culturais, dentro do triangulo “ CRAJUBA”

Então, vai aqui uma sugestão, para não mas frustrarem ninguém, seria bom , que ; empresários , governos e demais investidores, dessem nomes aos bois, para qual cidade do Cariri iriam seus investimentos, pois tudo o que vem em nome do Cariri, é interrogação e frustração.

Não é despeito, pelo progresso de Juazeiro,tenham certeza disso !! O seu crescimento, também gera emprego e renda para nossa gente. A minha revolta, é com essa guerra política de OPOSIÇÂO e SITUAÇÃO que prejudicam o Crato, minha revolta, é com os descasos, e o tratamento superdiferenciado que praticam entre as duas cidades, gerando picuinhas. É também extensivos a fraca atuação dos politicos que nos representão lá fora. E se hoje, o nosso Crato estagnou, muito se deve aos eleitores cratenses, que fazem desta cidade, o maior centro de “PARAQUEDISMO ELEITOREIRO DO ESTADO”. Assim, quem pagou ou trocou seu voto por alguma coisa, desobriga o candidato de cobranças futuras. A cidade do Crato, é, e será sempre, digna de respeito, Que cresça Juazeiro, assim como os demais municipios caririenses em harmonia, sem hostilizar ninguém , até mesmo que a cidade de Juazeiro no amanhã, não mas comportará uma carga evolutivo desproporcional a seu território, daí, a tendência é expandir-se para outras fronteiras vizinhas como já é exemplo entre Crato Juazeiro e Barbalha. A cidade do Crato, há muito tempo vivi num estado de PERDAS CONSTANTES, não só pelo que saí, mas pelas obras inacabadas, pelas promessas não cumpridas, e o pouco que vem, é pra consolo, o resto é FALÁCIA.

EM SUMA: A verdade é que, no caso da “ USURPAÇÃO”da Universidade Federal, destinada para o Crato,feriu e revoltou profundamente os cratenses. Sendo o Cariri um todo, e interligado, define-se que: UM NÃO É POR TODOS!! - NEM TODOS É POR UM.

Ed.Alencar

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


No comments:

Post a Comment