Monday, March 19, 2012

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjreorc4arxGCfv_TulwCyBhiEbGWkfIjbHmvEqZeXAB68CNcKxEZzTB29kCNQ-8SYjWdWcApKM8hj92XiBs48VrU5gjT3zdY7i4ig3Z9R_T1uo-9BoOhqOXdkmtUG0hsk-QDar6m5gINs/s1600/Coluna_Armando_Rafael.png

Edição de 14 a 20 de março de 2012
Povo mal educado

Ainda falta plantar as jardineiras e colocar os bancos na Rua Miguel Limaverde. Isso não feito quando foram entregues à população cratense – em novembro do ano passado – as obras de requalificação no centro de Crato. Por que não plantaram logo as jardineiras da Miguel Limaverde, como fizeram na João Pessoa? O que custa a construtora responsável pelas obras providenciar as plantas para a Rua Miguel Limaverde? Nas jardineiras, atualmente, só existem areia, mato e lixo... Além do mais, alguns comerciantes da Miguel Limaverde insistem em colocar o lixo -- sem sacolas plásticas -- nas calçadas. Confira na foto abaixo:



Álbum da Catedral
Pouca gente sabe, mas a igreja de Nossa Senhora da Penha de Crato nunca foi consagrada como a catedral da diocese, função que ela vem cumprindo há 98 anos. Entretanto, a consagração está prevista para ser feita em outubro de 2014, dentro das festividades do centenário de criação da diocese de Crato. Para marcar tão significativa solenidade, o Cura da Sé – padre Edmilson Neves Ferreira – planeja editar um álbum comemorativo. Este terá texto explicativo sobre a história da catedral, ilustrado por fotos coloridas do riquíssimo acervo histórico-artístico-religioso do mais importante templo católico do Cariri.

Turismo ecológico
Qual o município do Cariri que melhor explora o turismo ecológico? Disparadamente Barbalha! Este município dispõe de excelente infraestrutura em seu território, grande parte dele encravado na Chapada do Araripe. Em Barbalha existem dezenas de empreendimentos destinados ao lazer, tendo como moldura a floresta nativa, em meio às fontes de água e trilhas ecológicas. Na área de proteção ambiental da Chapada do Araripe existem – em Barbalha – reservas ecológicas particulares, que zelam pela proteção e preservação do ecossistema da flora e fauna regional, aí incluídas espécies ameaçadas de extinção.

E viva Barbalha!

Dentre os diversos empreendimentos existentes no território barbalhense, destacamos: 1)Balneário do Caldas, (foto à direita) localizado a mais 700 metros de altitude. Um local de lazer com piscinas, cascatas, chalés, bicas de água mineral e térmicas, trilhas, restaurantes e quadras esportivas; 2) Parque ecológico do Riacho do Meio abrigando um geossítio do Geopark Araripe, com fontes e bicas de água mineral e trilhas demarcadas para visitação; 3) Arajara Park, localizado a 920 metros acima do nível do mar, dispondo de piscinas, toboáguas e equipamentos de lazer, além de restaurante e bares. No Arajara Park fica a Gruta do Farias, habitat do pássaro Soldadinho do Araripe, ave típica da nossa região.

Galeguin dos zói azul

No próximo dia 23, o ex-senador Tasso Jereissati estará a Crato, onde será homenageado – com uma festa de gratidão – pela Prefeitura e sociedade cratense. Tasso será agraciado com a Medalha do Mérito Barbara de Alencar. Naquela mesma data, quem estará por aqui é o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire. Ele vem se reunir com lideranças do seu partido na Região Metropolitana do Cariri.

Uma boa notícia

Em 1954, por iniciativa de monsenhor Rubens Gondim Lóssio, foi erguido na Praça da Sé um pequeno monumento destinado a assinalar a promulgação do Dogma da Assunção de Nossa Senhora, proclamado pelo Papa Pio XII. Entretanto, na penúltima reforma do logradouro – feita no início da década 80 pelo ex-prefeito José Adega – foi destruído o pedestal daquele monumento. Agora, a comunidade católica e os defensores da preservação do patrimônio histórico-arquitetônico de Crato festejarão o retorno daquele monumento público. Já ficou pronto – na Praça da Sé – a nova coluna destinada a receber de volta a estátua de bronze da Virgem Maria.

Honra ao Mérito

O Cura da Catedral, padre Edmilson Neves Ferreira, (à esquerda -- foto de Dihelson Mendonça) arcou com os gastos da restauração da imagem de bronze da Virgem Maria, bem como da placa – que tem a efígie do Papa Pio XII – componentes do antigo monumento, e que agora voltarão à Praça da Sé. As despesas custaram cerca de R$ 2.500,00. Admirada com o zelo do padre Edmilson, a construtora que faz a reforma da Praça da Sé resolver ajudar na restauração e fez uma doação de R$ 1.000,00. O restante da despesa foi paga pela Catedral de Crato.


Caiu a ficha

Pois é. A “marolinha” (como chamava o ex-presidente Lula) cresceu... e virou um “tsunami” (nova denominação dada pela atual presidente, Dilma Rousseff)... e abateu o Produto Interno Bruto–PIB do Brasil, que apresentou um pífio crescimento – em 2011 –de apenas 2,7%. O menor entre os chamados “emergentes”. Pior: esse pequeno crescimento passou longe do previsto pelo atual governo, que alardeava um “pibão” de 4,5 %. Nem vem adiantando as investidas eleitoreiras baseadas no estímulo ao consumo. Como dizia Mário Henrique Simonsen: “Milagre – ou seja, efeito sem causa – não existe em economia”. Fica a lição!

Agir de “forma republicana”?

Soa estranho quando certos políticos brasileiros blasonam que o governo deveria “agir de forma republicana” (Sic). Como se república no Brasil, fosse coisa séria! Não é. O “povão” (antigamente era “povinho”) não sabe que diabo é isso de “agir de forma republicana”. Restou, no imaginário popular, a frase dita – há quase 50 anos – pelo presidente francês, Charles de Gaulle: “Le Brésil n’est pas un pays serieux” (“O Brasil não é um país sério”). Tinha razão: a república nunca foi levada a sério no Brasil.

A realidade republicana

No imaginário popular do Brasil, a palavra “república” é sinônimo das denúncias de corrupção, amplamente divulgadas pela mídia. “República”, por aqui lembra, ainda, a precariedade da educação, da saúde e da segurança públicas; as obras inacabadas, a recorrente roubalheira dos políticos como os “dólares na cueca” ou o “mensalão”; as estradas esburacas e os políticos que enriquecem no primeiro mandato. Em resumo: a falta de respeito para com o povo brasileiro. Vade retro...

Pegando o gancho

Com todo esse mar de lama da corrupção que assola o Brasil, o Supremo Tribunal Federal só condenou – de 1988 até hoje – 5 (cinco) políticos corruptos. E nenhum dos condenados cumpriu pena. Um exemplo é Jáder Barbalho–PMDB-Pará, acusado de fraudar milhões de reais na extinta SUDAM, cujo processo se arrasta há 15 anos. Incurso na Lei da Ficha Limpa, Jáder Barbalho ainda conseguiu, recentemente, assumir uma vaga no Senado da República, a mais alta casa legislativa do país.

Privataria petista

Depois de privatizar os aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo (Guarulhos) o governo de dona Dilma iniciou estudos para entregar à iniciativa privada os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Confins (Belo Horizonte) e o de Salvador, Bahia. Agora, o Palácio do Planalto estuda também a privatização de mais três aeroportos: Porto Alegre, Recife e Rio Branco (Acre). Interessante: nenhum petista fez qualquer protesto contra essa “privataria”.

Torpedos

1 – O Polo Calçadista do Cariri concentra atualmente 162 indústrias distribuídas nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e tem como característica a produção de sandálias micro porosas e de placas de E.V.A.

2 – Segundo estimativas do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região do Cariri (Sindindústria), outras 150 unidades informais de fabricação de calçados funcionam na Região Metropolitana do Cariri.

3 – A produção calçadista do Cariri supera a do Polo Calçadista de Fortaleza, que abriga 81 empresas deste setor. A produção caririense é estimada em cerca de 9 milhões de pares/ano.

4 – Foram iniciadas no último dia 1º as atividades do Sest/Senat–Crato, ampla e moderna construção localizada no bairro São José, à margem da Avenida Padre Cícero, próximo à fronteira Crato-Juazeiro.

5 – Monsenhor Ágio Augusto Moreira, 94 anos – decano do clero da diocese de Crato – tem se dedicado, nos últimos dias, a escrever um livro sobre a espiritualidade do Padre Cícero.

6 – A Faculdade Paraíso, de Juazeiro do Norte e a Pastoral de Comunicação–Pascom da Diocese do Crato vão firmar um convênio para a reformulação do site da Igreja Católica do Cariri.

7 – Já a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores vai criar o seu site. Para tanto, virá a Juazeiro do Norte – no próximo dia 21 de abril – uma equipe da Pastoral de Comunicação–Pascom da Diocese de Picos, Piauí (considerada um modelo de pastoral de comunicação no Nordeste) para orientar a feitura do futuro site da Basílica juazeirense.

8 – Enquanto o governo de dona Dilma abre os cofres tentando uma sobrevida à ditadura da dinastia Castro, a CVC -- maior empresa de turismo do Brasil -- aderiu ao bloqueio a Cuba. A CVC cancelou todos os seus pacotes que ofereciam viagens turísticas para a ilha-prisão.

9 – Qual a semelhança entre o deputado federal Tiririca e o novo ministro da Pesca, “bispo” Marcelo Crivella? A sinceridade! Tiririca declarou: "não sei o que faz um deputado". Já o ministro da Pesca afirmou: “Nem sei colocar uma minhoca num anzol"...


No comments:

Post a Comment