Ao iniciar a Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 28 de fevereiro, o Presidente da Mesa Diretora – Vereador Florisval Coriolano (PSD) convidou o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais -Sindsmcrato – Francisco de Matos Júnior para compor a mesa e, em seguida, o secretário - Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) fez a chamada e leu a ata da sessão anterior. Após a aprovação da ata, o secretário divulgou a leitura do material de expediente.Facultada a palavra durante o Pequeno Expediente, o Vereador George Macário (PV) apresentou uma emenda que tem o objetivo de garantir aos guardas municipais e aos atiradores do TG 10 004, além dos agentes de saúde, o direito de viajar gratuitamente nos transportes coletivos, no território municipal. A emenda também contempla os guardas municipais e atiradores do TG com a entrada gratuita nas casas de shows da cidade. O Presidente – Vereador Florisval Coriolano sugeriu que fosse colocado no projeto o número de agentes, guardas ou atiradores com direito a acesso gratuito em cada veículo.
George Macário ainda falou sobre o Canal do Rio Grangeiro, que em alguns setores já começa a ruir, em consequência das últimas chuvas caídas na cidade. Ele aproveitou para solicitar a doação de um terreno para construção da sede própria da Associação dos Mototaxistas do Crato.
O Vereador Pedro Alagoano (PSB) afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, o qual ele é um dos integrantes, vai analisar a emenda do Vereador George e acrescentar ou retirar alguns artigos se isto for preciso. Pedro Alagoano pediu ao líder do Prefeito na Câmara - Vereador George Macário que desse explicações em relação a recuperação e construção das pontes, não só do Canal, mais de todo município, inclusive a ponte que liga o Bairro São Miguel à Vila São Bento.
O Vereador Guer (PSDB) cobrou dos governos Estadual e Federal mais atenção com o município do Crato. Ele licitou a presença da Presidente Dilma Rousef, em Fortaleza, quando destinou recursos no valor de R$ 200 milhões para Capital, enquanto o Canal do Rio Grangeiro não é lembrado, se quer com uma pequena verba. Afirmou que o Governo Estadual asfaltou todas as estradas que ligam a sede o município de Tauá aos seus distritos, algumas mais extensas do que a que a liga o Crato ao Distrito de Santa Fé, que até agora não recebeu um metro de asfalto, embora o Governador tenha prometido recuperá-la em sua totalidade. Guer afirmou que onde o comando do Poder Executivo é do Partido dos Trabalhadores ou do PSB o tratamento é diferenciado.
O Vereador Pedro Alagoano sobre o Canal do Canal do Rio Grangeiro argumentou que não adianta apenas fazer reparos, mas, um grande projeto que garanta a construção de um novo canal. Ele citou que a Associação de Moradores do Conjunto Jardim Novo Horizonte sempre teve a preocupação de discutir a problemática do Canal do Rio Grangeiro, inclusive defendeu a elaboração de um projeto para sua reconstrução, na íntegra. Pedro Alagoano enfatizou ainda que existem muitas ações de obrigação administrativa do Município, como a construção da UTI Neonatal, que não são realizadas. Ressaltou, ainda, que a cobrança tem que ser de toda população com os seus diversos segmentos e não só da base dos governos Estadual e Federal.
A Vereadora Mara Guedes (PT) cobrou do Governo Municipal a operação tapa buracos, alguns com mais de quatro anos, onde recursos para esta ação já foram aprovados o ano passado pela Câmara.
O Vereador Florisval Coriolano disse que todos têm que cobrar dos governos a liberação de recursos para o Município. A população também precisa se conscientizar para votar nos representantes do Crato, pois só assim teremos força política para conquistar as verbas e as obras que necessitamos.
O Presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato - Carlos Auberto “Molão” usou a tribuna para anunciar a eleição da nova chapa da entidade. A escolha aconteceu no último sábado, às 19h. Comunicou o início do curso para 75 mototaxistas, na última segunda-feira, dia 27, no auditório do Sine IDT, ministrado pelo Sest Senat e patrocinado pelo Governo do Estado. Os mototaxistas estão divididos em três turmas de 25 alunos e o curso terá a duração de um mês.
Os vereadores Mara Guedes e Pedro Alagoano perguntaram ao Molão sobre o número de mototaxistas trabalhando no município do Crato. Ele respondeu que cadastrado junto à Associação, existem hoje 832. Molão disse, ainda, que desconhece do ponto de vista legal, a existência do sindicato e da cooperativa. “Não tenho conhecimento de onde funciona a sede do sindicato e não conheço nenhum mototaxista cadastrado na cooperativa”, afirmou Carlos Auberto.
O Vereador Apolinário perguntou sobre as tocas que não estão sendo mais entregues ao passageiro pelo condutor. Moção respondeu que a demora na aprovação do orçamento prejudicou a compra das tocas.
Os vereadores Apolinário e Florisval Indagaram sobre as fontes de arrecadação da Associação, além do convênio firmado com o Poder Executivo. Perguntaram, também, sobre a contribuição financeira dos 832 motataxistas cadastrados. Molão afirmou que só conta, hoje, com o repasse do convênio com o Município.
Fonte: CMC
No comments:
Post a Comment