Edição de 26 de setembro de 2011
O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato, sendo mais duro que o mármore. Depois de passar por beneficiamento industrial, o granito é muito usado como um piso nobre, pois além da sua invulgar beleza, é dotado de muita durabilidade. Pouca gente sabe que o Cariri possui reservas de granito, ainda inexploradas. Uma espécie do granito aqui existente – conhecido pelo nome Cariri, de tonalidade rosa escura – é encontrada nas cercanias da Colina do Horto, extensão da zona urbana de Juazeiro do Norte, onde também está localizado o geotope Granito (integrante do Geopark Araripe) e o monumento ao Padre Cícero.
Perspectiva de produção
O empresário cratense Rommel Bezerra de Menezes (foto ao lado) possui um imóvel rural próximo à Colina do Horto, o Sítio Leite. Rommel estuda a possibilidade de explorar o Granito Cariri, ali existente. Até então não o fez porque os custos com a produção não compensavam, dada a oferta do granito proveniente do sudeste brasileiro, que chega à Região Metropolitana do Cariri com preço competitivo. Recentemente, Rommel Bezerra esteve no estado do Espírito Santo, conhecendo um maquinário mais moderno e mais econômico destinado à exploração das rochas de granitos. Dependendo de estudos complementares, Rommel poderá vir a explorar – num futuro próximo – as pedras do Granito Cariri existentes no Sítio Leite.
A santa do Cariri
O Cariri é um chão de místicos. O próximo dia 24 de outubro lembrará os setenta anos da morte de Benigna Cardoso, uma jovem assassinada aos 13 anos de idade, na localidade de Inhumas, em Santana do Cariri, por defender sua virgindade. Ela foi morta por um rapaz, de nome Raul, que lhe fez propostas amorosas recusadas de forma categórica pela mocinha. Tresloucado, Raul sacou de uma faca que trazia e golpeou por três vezes o corpo franzino da menina. Um dos golpes quase decepou a cabeça da jovenzinha, tamanha a fúria que dominava o homicida. Desde 1941 o povo de Santana do Cariri passou a chamar Benigna de “A Santa Mártir”. Lá ela é venerada e graças são alcançadas por intercessão dela.
Igreja Católica aprova devoção
Padre Christiano Coêlho, vigário por décadas de Santana do Cariri, já falecido, escreveu, ao lado dos dados de nascimento de Benigna, no Livro de Batizados da Paróquia: “Morreu martirizada às 4 horas da tarde do dia 24 de outubro de 1941 no sítio Oiti. Heroína da Castidade. Que sua santa alma converta a freguezia e viva de proteção às crianças e às famílias da paróquia. São os votos que faço da nossa santinha”. O bispo de Crato, dom Fernando Panico, instalou a Comissão Pró-Beatificação de Benigna, para estudar documentos sobre Benigna. E um padre da diocese de Crato foi a Roma, neste mês de setembro coletar dados para instruir a causa diocesana do processo de beatificação.
O exemplo de Pernambuco
Estive no final da última semana no Agreste Pernambucano e fiquei surpreso com a evolução das cidades daquela região. Lá o patrimônio arquitetônico está sendo valorizado. Portais e monumentos (a maioria homenageando os padroeiros dessas cidades) foram construídos (Na foto ao lado a entrada de Belo Jardim). Tudo de bom gosto. Uma lição para Crato! Alguém tem ideia de quando foi construído o último monumento público em Crato? Não custa lembrar. A estátua de Cristo Rei – o ícone desta cidade – foi erguida na década 40 do século passado, há mais de setenta anos. De lá para cá nenhum monumento público foi aqui construído. Crato não possui portal-de-entrada, nem monumentos homenageando o fundador da cidade ou a sua Padroeira.
Existem as exceções
Louve-se, no entanto, a consciência histórica e o zelo de alguns párocos cratenses. É o caso do padre Edmilson Neves, Cura da Catedral, que mandou restaurar as imagens da padroeira de Crato – uma peça de madeira com 1,85 metros de altura – e a do Senhor Morto. Esses trabalhos foram feitos pela restauradora Gabriella Federico, que acaba de restaurar, também, a imagem de madeira de São Miguel Arcanjo, da paróquia do mesmo nome existente em Crato. Gabriella está agora debruçada sobre a restauração de uma pequena imagem – com mais de 200 anos – de São Vicente Ferrer, pertencente ao Santuário Eucarístico Diocesano. Essa imagem foi adquirida, provavelmente, por dona Luíza Bezerra de Menezes, a primogênita do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro. A mesma que ajudou na construção da pequena capela de São Vicente Ferrer, existente até a primeira década do século passado, derrubada para dar lugar a atual Praça Siqueira Campos.
E viva o “Brasil-Potência”
Para constranger a presidente Dilma Rousseff, na sua ida à ONU, os funcionários de consulados e embaixadas do Brasil ao redor do mundo enviaram uma carta à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reclamando dos salários e das condições de trabalho nas missões brasileiras, classificadas por eles como "desumanas". Os diplomatas brasileiros dizem que seus salários configuram “nível de pobreza nos EUA” já que o piso é de apenas US$ 2.200, apenas 10% acima do valor de 1996, ou seja, do que ganhavam há 15 anos, no governo FHC. Enquanto isso, no Brasil, esposas de militares das três forças armadas fizeram manifestações pedindo aumento de salários para seus maridos. O famoso “panelaço”...
No mais
Segundo presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, em 2008, custava caro ao contribuinte brasileiro manter seus operosos vereadores, deputados (estaduais e federais), e senadores. O gasto com a Câmara e o Senado no Brasil é 10 vezes superior ao peso correspondente para um cidadão britânico ou alemão; 8,8 vezes mais do que custa para um súdito espanhol; 5 vezes mais do que paga um norte-americano... O custo nominal de um deputado federal brasileiro é mais de 150% superior ao de um parlamentar britânico. A maioria das Assembleias Legislativas estaduais do Brasil custa mais para o cidadão do que custam todas as assembleias dos países europeus. Entre as Câmaras Municipais, as de São Paulo e Rio de Janeiro são as campeãs mundiais de gastos. E para completar: cerca de 35% do total de deputados e 38% de senadores brasileiros respondem em segunda ou terceira instância a processos judiciais por delitos graves ou já foram punidos por Tribunais de Contas. Em Goiás esse índice é de 73% e em Rondônia, 58%.
Um autêntico profeta
O general Mourão Filho escreveu um livro – na década 70 do século passado –onde consta esta reflexão, (sem alusão a ninguém especificamente): "Coloca-se na presidência de um país, qualquer medíocre, louco ou semianalfabeto, em seguida uma "tropa" de bajuladores surge, fazendo do elogio uma forma de troca, convencendo-o que é um político genial, um grande homem e tudo que faz está certo. Logo o transformam de beócio a sábio, de louco a gênio, de primário a estadista. Esse tipo de pessoa no poder, não tem limites e com o apoio de tantos no coro de adulação e bajulação, se transforma em um "monstro perigoso".
De Nova Olinda para o Brasil
José Emerson Pereira da Silva é o nome de batismo do jovem, que saiu de Nova Olinda, em 2006, em direção a Curitiba, para tentar melhor sorte na vida. Na capital do Paraná ele começou trabalhando como servente de pedreiro, mas tinha um sonho: ser garçom. Foi mais além! Trabalhando no Curitiba Comedy Club, desde 2010, Emerson teve oportunidade de mostrar seu lado artístico. Hoje, além de escrever, Emerson do Ceará (este seu nome artístico) interpreta e faz humor, comprovando que o Ceará é mesmo um celeiro de humoristas.
Curtas
– Os professores da rede municipal de ensino de Barbalha em assembleia realizada no Salão Paroquial, no último dia 19, decidiram manter a greve, iniciada desde o dia 2 de setembro. Como se gritava antigamente, nos "anos de chumbo": “professores unidos, jamais serão vencidos”. Será que isto ainda funciona nestes tempos dos "cumpanhêro"
– E por falar em greve, somente no Ceará – durante a primeira semana da greve dos servidores dos Correios – 630 mil cartas e encomendas deixaram de ser entregues. Enquanto isso, funcionários da empresa privada DHL Express eram vistos – na conurbação Crajubar – entregando encomendas e utilizando modernos GPS, para facilitar a localização dos endereços. A DHL Express registrou aumento de 14% nas suas encomendas.
– Desde a última 5ª feira, 22, a Passaredo Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE). A Passaredo liga a Região Metropolitana do Cariri às cidades de Fortaleza, Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), São Paulo (Guarulhos), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP).
– Em Juazeiro do Norte os políticos sempre se unem quando os interesses da cidade falam mais alto. Adversários no pleito de 2010, o prefeito Manoel Santana (PT) e o deputado federal Manoel Salviano (PSDB) são agora “carne e unha”. Eles estão unidos para implantar o Polo Químico Farmacêutico da Região do Cariri... em Juazeiro do Norte, claro! O polo é um projeto para dotar o Cariri de novas tecnologias de insumos químicos farmacêuticos, diminuindo nossa dependência externa nessa área. O Brasil importa, anualmente, mais de 50 bilhões de dólares em insumos.
– O grupo hoteleiro multinacional Accor – em parceria com o Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e ADIT Brasil –, vai implantar em algumas cidades nordestinas um modelo inédito de franquia para os chamados hotéis Formule 1. Segundo o diretor de Desenvolvimento Brasil da Accor, Abel Castro, o Nordeste foi a região escolhida para receber os hotéis Formule 1 no Brasil. No Ceará, as cidades selecionadas para ganhar os hotéis Formule 1 foram Maracanaú, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte.
– A inflação voltou a subir. O PIB continuou a cair. A produção industrial brasileira insiste em se contrair. Corruptos e corruptores continuam a agir. O dólar chegou, na última 5ª feira, dia 22, a R$ 1,90... Os satélites detectaram que em agosto voltou a crescer o desmatamento na Amazônia. Professores em greve. Funcionários dos Correios em greve. Servidores dos Bancos Oficiais (Caixa, Banco do Brasil, BNB) poderão iniciar nova greve na próxima 3ª feira. Herança maldita ou simplesmente uma “marolinha”?
Isonomia “republicana”
Enquanto os milhões de aposentados que ganham mais de um salário mínimo não terão nem a reposição da inflação, no reajuste em 2012, foi aprovado um reajuste de 59% do auxílio-moradia para os ministros do Supremo Tribunal Federal–STF ( passou de R$ 2.700,00 para R$ 4.300,00),. Não satisfeito, o ministro Luiz Fux, enviou notificação à presidente Dilma interpelando sobre a razão de não ter sido incluído no Orçamento de 2012 o reajuste dos magistrados, em torno de 15%. Se os ministros do STF fossem tão rápidos para julgar os processos, como são para defender seus benefícios, o Brasil seria um país de Primeiro Mundo!
No comments:
Post a Comment