O próprio ministro Fernando Bezerra teria ligado, ontem, para o vice-governador, surpreso com o casoA defesa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), criticado na Assembleia Legislativa por alguns parlamentares, na última quarta-feira, ficou a cargo do deputado Fernando Hugo (PSDB) que também aproveitou para ressaltar a atenção dada pelo Governo do Estado ao Município do Crato, que foi castigado pelas últimas chuvas. Os deputados não gostaram do fato de o ministro ter dito que faria mais pelo Estado do que o ex-ministro Ciro Gomes fez (Ciro foi ministro da Integração Nacional no Governo do presidente Lula).
Fernando Hugo disse que subiu à tribuna a pedido do governador em exercício, Domingos Filho (PMDB). Segundo o tucano, Domingos Filho ligou para ele, ontem, rogando que explicasse aos parlamentares que a declaração do ministro foi em tom de brincadeira, deixando claro não ter tido nenhum tipo de indiferença, por parte do ministro, para com a comissão formada por políticos do Ceará, que foi à Brasília pedir ajuda para reerguer a cidade do Crato.
Durante 30 minutos, o tucano que é da oposição, fez o papel de líder do Governo. Fernando Hugo alegou que as medidas tomadas pelo Estado em relação aos estragos causados no Crato, foram bastante céleres, lembrando que Domingos Filho ordenou que o Corpo de Bombeiros e a defesa Civil se dirigissem à cidade como uma força tarefa.
Votado
Fernando Hugo foi um dos deputados estaduais cearenses que conseguiram votos no Município do Crato. Após visita do governador em exercício à cidade do Crato, Fernando Hugo disse que Domingos Filho marcou um encontro com o ministro Fernando Bezerra, a fim de negociar ajuda para recuperar aquele Município caririense.
Segundo enfatizou Fernando Hugo, a comissão que acompanhou Domingos Filho e o prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), foi muito bem recebida pelo ministro, que conforme o tucano, se mostrou solícito para com o problema.
Segundo ainda o tucano, Domingos Filho ligou para o ministro desfazendo o mal entendido, pontuando que a declaração de Fernando Bezerra não passou de uma brincadeira para descontrair e que foi mal entendida por um jornalista, o qual não quis revelar o nome.
Prejuízos
A prova de que a conversa com o ministro foi harmônica, alega o tucano, é que ficou a promessa de liberação de R$ 6 milhões para ações emergenciais na cidade do Crato, a fim de que possa ser feito obras de recuperação da malha viária e dos logradouros públicos levados pelas chuvas que cairam sobre o Município, ocasionando os prejuízos.O deputado Sineval Roque (PSB), que foi ao encontro com o ministro, assegurou que Fernando Bezerra foi solícito para com a questão do Crato e pediu ao prefeito Samuel Araripe que passasse ao Ministério, o orçamento dos prejuízos. "Em tom de brincadeira ele disse, vou procurar fazer o melhor que poder pelo Ceará, melhor ou igual ao Ciro", esclareceu Roque.
O deputado Roberto Mesquita (PV), que levantou essa discussão na quinta-feira, espera que a brincadeira feita pelo ministro não tenha sido de forma irônica. As defesas feitas do ministro acabou não convencendo o deputado Heitor Férrer (PDT) que continua acreditando que no mínimo, Fernando Bezerra usou do deboche. "Qual o sentido em dizer que vai fazer pelo Ceará mais do que o Ciro fez?", questionou.
Fonte: Diário do Nordeste - 12.02.2011.
No comments:
Post a Comment