Monday, February 14, 2011

Curiosidade - Em 1963, o Canal teve uma cheia tão grande, que arrastou um COFRE DE 1 TONELADA no centro da cidade...


Segundo Valdemir Correia de Souza, este acontecimento teria ocorrido em 1963 e não 1965 como havíamos anunciado.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIroi0vje-kdAfi_QGcHfVf5k9Gz7HHxBmq_lCyl4xVplDqp2xmh3i4YROcn_TmvXAY_GjXbmtZRd_jBsFLZi3u2av3MD8sNiiliitvD7DfbFUQrnxZ81c0bFz-siN_zsYRDlUNPXQ8-EB/s1600/gabi+02+a.jpg


Você sabia que aqui no Crato, em 1963, houve outra enchente dessa magnitude no Canal do Rio Grangeiro em que a água chegou a atingir 50 cm às portas da antiga fábrica IMAG ( Gessy ) onde funciona hoje a Caixa Econômica Federal, deixando uma imensa árvore à porta, que foi arrancada e transportada por kilômetros, e chegou inclusive a arrastar um COFRE de 1 tonelada de pêso, do local até o final do canal ? ( os mais velhos sabem mais detalhes ). Isso põe por terra as teorias de que essa enchente teria sido provocada em primeira instância pelo asfalto colocado no Crato, e até mesmo pelo desmatamento, porque em 1963, há 48 anos atrás, não existia nem asfalto no Crato, e praticamente não havia desmatamento e muito menos explosão demográfica.

Agora, chuvas dessa envergadura, de cerca de 200 milímetros sobre um canal mal-projetado sempre existiram. Essa é a prova de que não estamos nem nunca estivemos seguros desse perigo representado pelas enxurradas do Rio Grangeiro. Segundo um especialista que visitou o Crato recentemente, para comportar os 300 metros cúbicos por segundo dessa tromba D´água, o Canal teria que ser até quase 10 vezes maior, a fim de não transbordar.

Por: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment