Sunday, August 22, 2010

Trânsito no Crato - Por Yuri Lacerda

Ontem à noite presenciei dois guardas do DEMUTRAN no semáforo da saída do Crato para o Juazeiro, em frente ao posto de gasolina MTD, multando os carros que ali ultrapassavam o sinal vermelho. Desta forma, isso me fez refletir uma coisa muito importante no Crato: o tráfego de veículos na cidade. Onde há certas preferenciais, sentidos de vias, entre outras coisas que poderiam ser tratadas de forma a melhorar o fluxo de veículos em nosso município.

Por exemplo, a Rua Monsenhor Esmeraldo (aquela que passa ao lado da estação ferroviária) não é preferencial em nenhum momento no bairro Pinto Madeira. No meu entendimento, ela ajuda aos motoristas que saem do Centro da cidade se direcionarem a Avenida Perimetral, que é uma importante via de escoamento do trânsito do Crato para o Juazeiro.

A avenida José A. Figueiredo, aquela que passa o canal do Rio Granjeiro, é outra via de escoamento de nossa cidade. Porém, em diversos cruzamentos com vias de menor fluxo também não é preferencial. Por exemplo, ali mesmo ao lado do tiro de guerra!

E no semáforo da saída do Crato... Por que só temos um fluxo de veículos por vez? Se em vários momentos poderia tranquilamente haver mais de um fluxo por vez? Por que não liberar o acesso de quem quer continuar na avenida Padre cícero? Desta forma, ofereço as seguintes sugestões para melhorarmos o transito naquele local:


1) Construção de uma via de acesso livre no sentido Juazeiro > Crato para quem segue na avenida padre Cícero, podendo assim não ter que parar no sinal. Em Fortaleza você vê muitas vias deste tipo.

2) Liberar o trânsito ao mesmo tempo tanto para quem vem no sentido Juazeiro > Av. Perimetral quanto para quem se direciona no sentido Av. Perimetral > Juazeiro. Claro que se deve fazer uma estrutura para separar melhor as vias. (quem sabe até mudar a posição (perigosa) do semáforo de quem está na Av. Perimetral). O Juazeiro adotou um semáforo em frente ao Cariri Shopping que melhorou bastante o tráfego naquele cruzamento.

Acho que já está na hora de se fazer um estudo sério no fluxo de trânsito da nossa cidade antes que seja tarde. Não estou criticando o governo atual, pois este problema já vem há um bom tempo. Sem falar nos problemas das ciclovias... ops... que ciclovias!? Nos retornos ABSURDOS da Av. Padre Cícero...

Foto: Adaptada do Google Maps
Texto: Yuri Lacerda

No comments:

Post a Comment