A imagem de Nossa Senhora das Dores percorreu em procissão as ruas do centro de Juazeiro até a Basílica quando foi realizada uma missa. A programação estende-se até o dia 15 - FOTO: ELISÂNGELA SANTOS. Este ano a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho
Juazeiro do Norte - A romaria de Nossa Senhora das Dores foi aberta oficialmente ontem, com festa desde o início da manhã, neste município. Salvas de fogos nos quatro cantos da cidade anunciavam em carreata a segunda maior e mais festiva romaria do ano. A missa de abertura aconteceu na Praça do Romeiro, de frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo padre Paulo Lemos. Serão 15 dias de festa e a perspectiva é que a cidade receba durante esses dias cerca de 400 mil romeiros.
Este ano, a romaria faz alusão ao centenário da cidade. O tema é Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho. O administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, destaca a importância desse mês de setembro, que sempre marca o município com as festividades, expressões de fé, de devoção e amor à Mãe das Dores. Ele ressalta o exemplo profundamente cristão do padre Cícero. "Ele foi o grande incentivador da reza do rosário, lutando incansavelmente pela qualidade de vida digna do povo nordestino", diz.
A tradicional Procissão da Bandeira foi iniciada às 17h30. Um cordão humano se forma na ladeira do Horto e percorre as ruas do centro da cidade até a Basílica, onde foram hasteadas todas as bandeiras dos estados do Nordeste, do Brasil e da Mãe das Dores. A festa de Nossa Senhora das Dores terá uma extensa programação até o dia 15 de novembro. Os barraqueiros começam a ocupar as áreas nas proximidades da Basílica, mas seguindo o mesmo esquema de espaços delimitados pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Durante a abertura padre Paulo fez uma alusão ao centenário da cidade, que se completará em 22 de julho do próximo ano. No início da missa foi lida uma carta da irmã Annete Dumoullin, destacando a sonhada Juazeiro do padre Cícero e a realidade atual.
Annete Dumoullin coordena o projeto Árvore do Centenário, que tem a meta de distribuir até o próximo ano um milhão de mudas de juazeiro, a árvore símbolo do centenário. Ela ressaltou a continuidade deste projeto durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, com a distribuição de mudas aos romeiros de todo o Nordeste.
A carreata começou na matriz a partir às 8 horas, percorrendo diversas ruas. No final da tarde a imagem da santa saiu da casa de Manoel Sebastião de Sousa e Iraci Nunes, na rua do Horto. Os noitários terão sequência até o dia 14, em residências, comércio, empresas, com realização do devocionário à Nossa Senhora, missas às 19 horas e quermesses.
Uma programação paralela também será realizada pelos devotos, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12. A Procissão dos Carros também acontece dia 14. A procissão de encerramento acontece no final da tarde, no dia 15.
Mais informações
Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147, Centro
Telefone: (88) 3511.2202
ELISÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine
No comments:
Post a Comment