Os Mineiros estão presos a 700 metros de profundidade
A perfuração para tentar resgatar os 33 trabalhadores presos em uma mina há três semanas no Chile começará na madrugada desta segunda-feira (29/8), informaram os encarregados da tarefa no domingo. No entanto, embora o governo ainda esteja analisando opções para tentar encurtar o prazo da operação, ministro da Mineração chileno, Laurence Golborne, já desmentiu a possibilidade de conseguir salvar os mineiros em menos de três ou quatro meses. Apesar de as autoridades terem o objetivo inicial de iniciar as perfurações no sábado, os trabalhos foram adiados em 24 horas porque foi necessário reforçar o terreno onde está sendo assentada a máquina de 30 toneladas que fará a escavação, explicou o responsável pelo equipamento, Andrés Sougarret.
"Estamos fazendo um reforço e pretendemos começar a operar essa máquina já na segunda-feira", disse ele aos jornalistas.
Sougarret afirmou que a perfuração descerá 702 metros em linha reta até a galeria da mina. A tarefa, como já fora anunciado, deverá se estender por um período que pode variar de três a quatro meses. Os 33 trabalhadores estão presos desde o dia 5 de agosto, a 700 metros de profundidade na mina de San José, em Copiapó, norte do país. Até agora, eles estão em boas condições de saúde e de ânimo. O ministro de Saúde do Chile, Jaime Mañalich, que está no local, anunciou que os cinco homens que tinham acusado fortes sintomas de depressão estão melhorando, graças à ajuda dos companheiros e de novos jogos enviados através da sonda que possibilita o contato com a superfície.
Fonte: UOL
No comments:
Post a Comment