Senac firma parceria com Geopark Araripe e URCACapacitar profissionais para atuarem como Guias de Turismo no primeiro e único Geopark do Brasil: Geopark Araripe. Este é objetivo da parceria que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE firma, neste dia 25, com a Universidade Regional do Cariri – URCA e o Geopark Araripe, na ocasião da Reunião do Conselho Regional do Senac do Ceará, que acontece na sede do Serviço Social do Comércio do Ceará – Sesc/CE em Juazeiro. Situado na região do Cariri, no sul do Ceará, o Geopark Araripe foi aprovado e oficializado pela Unesco – United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas) em 2006, após se submeter aos padrões de vistoria e avaliação pela comissão oficial da Organização. De acordo com o organismo integrado da Organização das Nações Unidas – ONU, um Geopark é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, com números significativos de sítios de interesse geológico com particular importância, raridade ou relevância cênica/estética, interesse histórico – cultural e riqueza em biodiversidade, que deve ter como objetivos básicos a conservação, educação ambiental e turismo sustentável da natureza.
De acordo com Mazza Maciel, Diretora de Educação Profissional do Senac/CE, o intuito da parceria com o Geopark Araripe e a URCA é a melhoria da estrutura do turismo na região. “Pretendemos potencializar cada vez mais o turismo do Cariri, capacitando profissionais qualificados para dar conta da estruturação turística científica do Araripe. Com a parceria iremos promover a capacitação e a certificação profissional de técnicos em Guia de Turismo que possam estar atuando no Geopark, que até o momento é o único oficializado no Brasil”, afirmou Mazza.
O Senac será o responsável pela promoção do curso técnico em Guia de Turismo, enquanto que o Geopark Araripe e a URCA subsidiarão as despesas com os estágios obrigatórios que os alunos do curso necessitam para a conclusão do curso. O início das atividades decorrentes da assinatura do termo de parceria está programado para o mês de junho.
Geopark Araripe
O Geopark Araripe é formado por uma rede de 10 geossítios, que são áreas de proteção e preservação de registros geológicos, paleontológicos e paisagens naturais, denominados Geossítios, que são situações documentais consideradas imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida. Estes parques estão localizados em seis municípios da Região do Cariri: Barbalha, Nova Olinda, Crato, Santana do Cariri, Missão Velha e Juazeiro do Norte. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos, inéditos desde os primeiros anos do século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade. No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna. A proposta do Geopark pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.
Iniciada Pós-Graduação em Direito Penal e Criminologia
Iniciadas, com uma programação de palestras, as aulas do curso de Pós-graduação em Direito Penal e Criminologia, da Universidade Regional do Cariri (URCA). As palestras foram ministradas na sexta e no sábado, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção/Crato. Entres os temas abordados: Pedofilia – Aspecto Psicológico, como dr. Miguel Gomes; Perícia Médica, com Dr.Marxlovique Holanda e, encerrando a programação, Pedofilia: Visão jurídico-penal, com dr. Marcos José.
Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 24 de maio de 2010.
No comments:
Post a Comment