Monday, December 24, 2012

Notícias deste domingo - Por: Armando Rafael


Juazeiro do Norte ganhará obra do Padre Airton


O industrial Ivan Bezerra de Menezes doou ao Padre Airton Freire um terreno, localizado em Juazeiro do Norte, para lá ser instalado um grupo da Fundação Terra. Padre Airton Freire é um sacerdote iluminado, que procura amenizar o sofrimento humano, através do aconselhamento e da busca de Jesus Cristo– caminho, verdade e vida. Ele reside na zona rural de Arcoverde (PE) e lá instalou a Fundação Terra, que depois se espalhou pelo Maranhão, Piauí, Ceará (Fortaleza) Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal e já atingiu o exterior: existem grupos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Um bom padre


Padre Airton Freire (foto ao lado celebrando uma missa)  esteve recentemente em Crato. Celebrou na Catedral de Nossa Senhora da Penha e encantou a todos por sua simplicidade e maneira de escutar as pessoas. Em entrevista ao jornal “O Povo”, deste domingo, Padre Airton abriu o coração e revelou: “Eu me tornei padre para seguir as pegadas de Jesus, esquecido de mim, eu vivo para anunciar, dar continuidade à obra de evangelização. Eu preciso divulgar a misericórdia, que é o outro nome para se falar de Deus”.



A estiagem em Salitre

Nos momentos de dificuldades é que conhecemos o verdadeiro amigo. A campanha encetada pela Diocese de Crato para angariar alimentos não perecíveis e água potável para a população carente do município de Salitre rendeu (e continua rendendo) bons frutos. Cerca de 16 toneladas de alimentos e 1 tonelada de água potável já foram remetidas para serem distribuídas pela Paróquia  de Salitre aos necessitados. Registre-se aqui, a iniciativa do professor Ricardo Ness, diretor do Campus UFC–Cariri, em Juazeiro do Norte: além de angariar doações entre os alunos daquele Campus, ainda ofereceu o transporte para conduzi-las até Salitre.

Quem sobreviver verá


A presidente Dilma Rousseff  presenteou os brasileiros, neste Natal,  com a criação de mais uma empresa estatal, a quarta surgida em seu governo: Infraero Serviços. Trata-se de uma  subsidiária da ineficiente Infraero que administra os aeroportos brasileiros. Teme-se que a nova estatal vai se tornar, na prática,  mais um cabide de empregos para a “cumpanhêrada”.  





2 brasileiros entre as 100 personalidades de 2012


Uma relação das cem personalidades do ano divulgada neste domingo pelo jornal espanhol El País traz dois brasileiros apontados como líderes de destaque mundial em 2012: “a poderosa presidente” Dilma Rousseff e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do julgamento do mensalão. Sobre Joaquim Barbosa El País escreveu: “Sua trajetória marca um antes e depois na história da Justiça brasileira”.  A reportagem diz que Barbosa “não tremeu o pulso na hora de promover duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de seu mentor”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cada dia com sua agonia

E por falar em Joaquim Barbosas, alguns não gostaram porque o presidente do STF não mandou logo o primeiro magote do mensalão para a cadeia. Joaquim Barbosa está certo: Não se gasta chumbo bom em caça ruim. Os réus do mensalão continuarão livres, até que os trâmites jurídicos de defesa cessem.

Pense num otimismo

É sempre a mesma coisa todo final de ano. O Governo federal anuncia que em 2013 tudo vai ser diferente de 2010, 2011 e 2012. No próximo ano, assegura o Palácio do Planalto, o crescimento do PIB brasileiro vai chegar perto de 4%. Apenas uma ressalva é feita a esse prognóstico otimista: isso só não acontecerá se a crise internacional se agravar. Ah! bom...

Cordão dos puxa-sacos


Anos atrás, alguns   integrantes do cordão do “ôba-ôba” (que proliferou como um rastilho de fogo no Brasil)  anunciaram que nosso país tornara-se autossuficiente na produção de petróleo. E acrescentavam: tal conquista se devia (como tudo que era anunciado de bom) ao governo do “Cara”. Pois  sim! Neste sábado foi divulgado que: “O Brasil está cada vez mais longe da autossuficiência em petróleo e derivados. O reflexo é que a Petrobras terá neste ano o maior déficit comercial desde 1995, quando teve início a divulgação da estatística da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento.

A verdade nua crua

Até novembro, a diferença entre as importações e as exportações da Petrobras é de US$ 9,8 bilhões – um aumento de 30% em relação ao ano  2011 inteiro. A Petrobras exporta principalmente petróleo e óleo combustível e compra petróleo, diesel e gasolina. O setor de petróleo e derivados do país como um todo também terá o maior déficit desde 1995: US$ 11,8 bilhões no ano, segundo a Tendências Consultoria”.  Como se diz na Serra dos Cavalos, em Várzea Alegre: A verdade é como a rapadura, é doce, mas não é mole.

Eunício Oliveira

Tratando-se de uma revista do porte de “Veja” (a maior em circulação no Brasil, com 1 milhão e 214 mil exemplares todas as semanas) esta nota merece uma reflexão voltada para o futuro! Ela foi publicada na coluna de Cláudio Humberto deste domingo. A conferir. “A edição deste final de semana da revista “Veja” lista deputados e senadores "que mais trabalharam em 2012 em favor de um Brasil mais moderno e competitivo", e atribuiu nota 10 à atuação do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça”. Eunício foi único Senador da República a ser distinguido com essa nota...

No comments:

Post a Comment