Friday, December 28, 2012

Cariri é o maior polo de desenvolvimento do interior do Ceará em 2012 - Wilson Rodrigues



A indústria, agricultura, pecuária, comercio, bens e serviços, turismo ecológico e religioso fazem da economia do Cariri uma das mais importantes do Ceará, com características variadas e por isso é uma das influentes no Produto Interno Bruto do Estado. Para alguns economistas o diferencial que a economia caririense tem é a sincronização com que esses setores funcionam, ou seja, quando um fracassa o outro fortalece como, por exemplo, 2012 foi decepcionante para os negócios ligados a agricultura e a pecuária devido a longa estiagem que fez do período um ano muito difícil. A agencia do Banco do Nordeste em Crato, que no inicio de janeiro projetava investir 100 milhões de reais, conseguiu aplicar apenas 50 milhões de reais a aproximadamente três mil e cem clientes, sendo a maioria em atividades rurais. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo homem do campo com a perda da safra agrícola, os financiamentos ficaram muito aquém do esperado. O gerente geral da agencia, Albery Viana, estima que nas cinco agencias do Banco do Nordeste no Cariri os investimentos não passaram dos 200 milhões de reais aplicados nos 32 municípios da região. Para Albery, a agricultura é a mola mestra da economia de qualquer nação e tem influencia direta no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Quando há queda da produção agrícola o PIB também desce junto afetando diretamente todos os setores econômicos, disse o gerente da agencia Crato do Banco do Nordeste. As agencias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, em Crato, ainda não fecharam os números de suas aplicações em 2012.
Mas o fracasso da produção agrícola este ano não chegou a afetar a pujança em outros setores da economia do Cariri. A construção civil com seus empreendimentos públicos e privados, colocando o mercado de imóveis entre os mais aquecidos da economia regional, chega o final do ano com seus negócios em alta. O delegado do Conselho Regional de Corretores Imobiliários, em Juazeiro do Norte, Fagner Canuto Tavares, cita como exemplo o trecho entre o Atacadão e o Cariri Shopping, as margens da Avenida Padre Cícero, como um dos principais alvos dos especuladores. Em abril deste ano o metro quadrado nesta área passou a custar 600 reais. Em 2012 a construção de condomínios, conjuntos habitacionais, prédios residenciais, industriais e comerciais, aconteceu todos os dias no triangulo crajubar e isto é sinônimo de crescimento econômico, disse o delegado. As empresas da área de serviço, comercio e tecnologia da informação também fizeram bons negócios em 2012, conforme disse a articuladora geral do SEBRAE/Cariri, Tânia Meire Porto de Carvalho. Ela conta que o ano foi positivo com a formalização de três mil empreendedores nos 26 municípios de sua jurisdição e destaca o artesanato como o setor dos pequenos negócios na região que mais atraiu investidores do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para o economista Leandro Mendes de Carvalho, formado na Universidade Regional do Cariri, a região caririense é o maior pólo de desenvolvimento do interior do Ceará com significativo volume de consumo de bens e serviços de todo o Sul do Estado. Para ele, esse crescimento não é maior ainda por falta de melhorias na infra estrutura como água, energia elétrica, estradas, saneamento básico, telefonia e outros elementos essenciais em uma região de economia positiva como o Cariri. “Se melhorássemos esses setores, vinham nos possibilitar uma interação maior dos demais municípios da região com Crato, Juazeiro e Barbalha, que são os três maiores centros de negócios da região”, concluiu o economista.

 Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

No comments:

Post a Comment