Friday, September 28, 2012

DEZENAS DE BIBLIOTECAS NO CARIRI SERÃO FORTALECIDAS COM LIVROS E ENCICLOPÉDIAS


Estão chegando de Brasília ao Cariri quatro carretas de livros que serão distribuídos nas bibliotecas publicas dos municípios de Farias Brito, Antonia do Norte, Potengí, Missão Velha, Barbalha, Juazeiro do Norte, Aurora, Várzea Alegre e Nova Olinda. São obras literárias, cientificas e artísticas dos mais diferentes escritores brasileiros que vão enriquecer o conhecimento e despertar a curiosidade pela leitura de centenas de estudantes da região. A doação faz parte do projeto “Padarias Espirituais”, idealizado e executado pelo caririense radicado na capital federal, Elmano Rodrigues Pinheiro que há mais de 20 anos já enviou as escolas e bibliotecas publicas do Ceará cerca de 70 mil títulos. A ultima remessa de 15 mil livros para a região caririense foi em 2010 e entregue na biblioteca da Universidade Regional do Cariri e no Instituto Cultural do Cariri ICC. Foram livros de enfermagem, proteção ambiental, sociologia, direitos humanos, relações internacionais e historias políticas. Elmano conta que seu sonho é ver seus conterrâneos lendo e respirando cultura. “A dificuldade é muito grande para trazer esses livros até o Cariri, distante quase dois mil quilômetros de Brasília. Faço esse trabalho com dinheiro do meu bolso, dividindo meu salário e tenho-o como uma idéia de vida. Poucas são as prefeituras que me ajudam, as maiores contribuições que recebo vêm de empresas privadas e de pessoas apaixonadas por livros como eu”, disse Elmano.

Os livros doados são novos ou em perfeito estado de conservação. Coletados junto as editoras, fundações, ministérios, gráficas e escolas em Brasília. Para o município de Farias Brito a Biblioteca Nacional fez a doação de dez mil livros, a maioria da área de direito penal, direito constitucional, direito tributário, direito civil e mais mil títulos da literatura inglesa, doados pela Embaixada do Brasil na Inglaterra que servirão de grande suporte informacional para as comunidades de Cariutaba, Quincuncá, Nova Betânia, Umari, Carás, Monte Pio, Lamaju, Lambedouro e Barreiro do Jorge, onde estão sendo instaladas as bibliotecas. Segundo Elmano, o objetivo é estender a rede de distribuição de livros em todo o interior do Ceará e anunciou para breve, em parceria com o Instituto Brasil Bem Melhor, a inauguração de algumas dessas bibliotecas no município de Caucaia e depois adentrar Fortaleza e toda a periferia da capital cearense. Logo que for concluída a primeira etapa do “Padarias Espirituais”, será incrementado um outro projeto chamado “Leitura Participativa”. Trata-se de pequenas bibliotecas residenciais em parceria com o programa “Cantinho das Letras”.

Para o presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino, o projeto Padarias Espirituais é um dos mais dinâmicos sistemas de arrecadação e distribuição de livros para bibliotecas publicas do ensino fundamental, médio e universitário do Nordeste, preenchendo  lacunas em todas as áreas do conhecimento. Garante que os últimos livros recebidos do projeto estão sendo bastante lidos na biblioteca do ICC. O secretário de educação do Crato, José Valentim Dantas, se refere ao projeto como grande cooperador na descoberta do conhecimento direcionado, principalmente a classe estudantil. A coordenadora da biblioteca municipal de Farias Brita, Fátima Penha disse que só vai se pronunciar sobre o projeto quando os livros chegarem no município e as unidades bibliotecárias começarem a ser implantadas.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

No comments:

Post a Comment