Monday, August 22, 2011

BlogESTÉTICA - O Sucesso agora é homem com cara de menina !



O Macho está em declínio na sociedade moderna ?




Devo ressaltar primeiramente que não tenho nada contra a aparência que qualquer pessoa possa adotar para o seu próprio corpo, até porque cada um é livre para fazer o que quiser consigo mesmo, e este pequeno artigo aborda apenas a questão da mudança dos padrões de beleza através do tempo.



Talvez por pertencer a uma outra geração, eu tenha me acostumado a um perfil de beleza, de estética masculina, em que um Homem para ser considerado realmente bonito, tinha a aparência do clássico Homem, do macho, da força, de caracteres especiais secundários que o tornam único e facilmente reconhecível na espécie humana, e da mesma forma, a mulher, com sua delicadeza e feminilidade.



Acostumamo-nos com toda uma geração de atores que eram considerados belos, como Clark Gable, Marlon Brando, James Dean, e tantos outros que fizeram a história do cinema. Hoje em dia, o padrão de beleza está mudando assustadoramente, de tal modo que a maioria das garotas de hoje, preferem os homens com cara de menina. Aparentemente, o homem, o macho, aquele padrão antigo, está em baixa, e isso é uma mudança comportamental, não restam dúvidas. Quando vejo esses milhares de sites de internet que ENDEUSAM a beleza e "masculinidade" do astro Justin Beaber, eu fico aqui pensando com meus botões:



"Isso é um homem bonito ou uma mulher bonita ? Se esse é "sex symbol" masculino, o que se pode chamar de beleza feminina ?"



Agora, convenhamos que hoje está tudo muito misturado, não é verdade ? eu mesmo já encontrei algumas pessoas na rua, com cabelo liso, o famoso "sedoso", à la atriz de cinema, e ao me dirigir: "Com licença, a senhorita poderia me dizer..." ao que recebo um "Senhorita não, eu sou homem, cara!" - Oh, desculpe... é que às vezes não dá mais pra diferenciar homens de mulheres facilmente, ou estou enxergando mal..."



De qualquer modo, trago aqui uma pequena evolução histórica do padrão de beleza, o chamado SEX SYMBOL da metade do século XX para os dias de hoje. O mundo mudou, e como mudou...



Exemplo da Beleza Masculina dos Anos 40 - O ator Clark Gable:



A Beleza Masculina dos anos 50: O ator Marlon Brando





Até bem pouco tempo, ainda era assim: O ator Bruce Willis, símbolo da virilidade:





E Este aqui é o famoso JUSTIN BEABER - Um dos "homens" mais belos do mundo, considerados pelas milhões ou bilhões de mulheres de hoje:





Aqui está Justin Beaber se tivesse cabelos longos. Que homem lindo, hein ?





Essa mudança não apenas se reflete na estética, mas nos comportamentos sociais, psicológicos e afetivos. O mundo definitivamente está mudando. Até onde iremos ? Somente o tempo poderá dizer. Mas finalizo com uma frase do nosso querido Sílvio Brito:



"Pare o mundo, que eu quero descer!"



Por: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment