Tuesday, July 26, 2011

O CARIRI É UM DOS MAIORES POLOS DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE - Por: Wilson Rodrigues - Radialista

É publico e notório que nos últimos 10 anos o Cariri cearense tem demonstrado sintomas de crescimento em sua economia e se tornando um grande pólo de desenvolvimento da região Nordeste. Devido ser uma das áreas de grande potencial no que se refere a irrigação, turismo religioso e ecológico, o Cariri vem atraindo interesse crescente de governos e de investidores privados de vários elos da cadeia produtiva. As instituições financeiras têm firmado parcerias com segmentos governamentais, iniciativa privada e da sociedade civil organizada, desenvolvendo ações com a finalidade de eliminar ou reduzir os elementos restritivos à expansão da base econômica produtiva e que, de certa forma, impedem o incremento do desenvolvimento sustentável. Essas iniciativas vêm contribuindo no aumento de postos de trabalho e com isto a população tem melhorado o poder aquisitivo e o nível de bem estar. Mas ainda o Cariri precisa realizar melhorias na sua infra estrutura como energia elétrica, abastecimento d”água, saneamento básico, estradas, educação e saúde publica.

O superintendente regional do Banco do Brasil, João Henrique Lemos Costa destaca como principais pilares da sustentabilidade e competitividade econômicas do Cariri, atividades como os pólos cerâmico e calçadista, construção civil, comercio, turismo, investimentos públicos e os programas sociais dos governos estadual e federal. A abertura de linha de credito popular para pessoas física e jurídica no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal é outro fator importante na melhoria da condição de vida das pessoas de baixo poder aquisitivo, disse ele. Obras como o Hospital Regional do Cariri, construção de shoppings, conjuntos habitacionais e condomínios e implantação de equipamentos públicos, alem de uma exposição agropecuária projetada para 60 milhões de reais em faturamento e produz 100 milhões de reais, são reflexos de uma economia aquecida, destacou o superintendente.

O governador Cid Gomes disse que nos seus cinco anos de governo já investiu no Cariri 350 milhões de reais em obras estruturantes e pretende investir até o final de seu mandato mais hum bilhão e 300 milhões de reais nas obras de construção do cinturão das águas, cuja primeira etapa começa no município de Jati, passando por Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato, Nova Olinda até Carius e na segunda etapa até o açude do castanhão, trazendo águas do Rio São Francisco para garantir o abastecimento do crescente parque industrial do Cariri e da expansão urbanística dos 32 municípios da região. Outra preocupação do governador é com o fornecimento de energia elétrica e para isto pretende investir na eólica, aproveitando os ventos da região.
Para o banqueiro e ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, é preciso se ter muito cuidado com esses investimentos devido a política de juros que ainda precisa ser mais bem avaliada. Para ele não é vantajoso se tomar dinheiro emprestado em bancos para investir em setores de rentabilidade duvidosa. Classificou o governo Cid Gomes como o melhor do Ceará nos últimos tempos e seus investimentos no Cariri merecem o aplauso de todos. Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, respeitando as proporcionalidades, o Cariri cresce mais que o Ceará e mais que o Nordeste, a 15 % ao ano e até que a China, que registrou crescimento de 9 %.

O nível de desenvolvimento econômico e social do Cariri, a partir do ano 2000, demonstra evolução, segundo a professora Laudeci Martins, chefe do departamento de economia da Universidade Regional do Cariri, com base nos dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará IPEECE. Os resultados, disse ela, mostraram que as cidades pesquisadas estão aumentando seu nível de desenvolvimento humano e concluiu que o Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha alcançaram, na ultima década, posições elevadas e estão entre os 10 melhores municípios do Estado.

Por: Wilson Rodrigues - Radialista

No comments:

Post a Comment