Wednesday, July 27, 2011

APS Crato atende mais de 300 usuários

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos - antigos hospícios ou manicômios - e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas. Constituem um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais.

O CAPS Crato que tem como lema “Interagindo com o Mundo Social”. Tem uma proposta diferenciada no apoio aos pacientes com transtornos mentais. Além de oferecer assistência multidisciplinar (com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, técnico de enfermagem, enfermeira, psicopedagogo, professor de música e instrutor de arte), oferece atendimento individual, em grupo e com as famílias, além de ações de inserção social, oficinas terapêuticas, e atividades sócio-culturais e esportivas. O objetivo é promover a inclusão dos pacientes na família e na sociedade.

Segundo a coordenadora do CAPS Crato, a Assistente Social Elizângela Gouveia, atualmente o Centro atende mais de 300 usuários promovendo atendimento diário, bem como atividades diversas que fortalecem a inclusão social. No ambiente do CAPS acontecem atividades que facilitam a inserção do usuário no meio social, ajudando de forma considerável no aumento da sua auto-estima como atendimento psiquiátrico, psicoterapia individual e em grupo, apoio aos familiares, visitas domiciliares, grupos de orientação, terapias ocupacionais, musica, oficinas de arte e lazer.

Para o Secretário de Saúde do Município do Crato, Cícero França é de extrema importância a total funcionalidade de equipamentos como o CAPS, pois o essencial a ser feito é a preservação da saúde do cratense e o aumento constante da qualidade de vida da população. Cícero França ainda alerta que o CAPS está a disposição da comunidade e que lá todos serão atendidos da melhor forma possível. O CAPS Crato fica localizado na Travessa Santana do Cariri, s/n, no Bairro Seminário, telefone- 3521- 2229.

Fonte: PMC

No comments:

Post a Comment