Saturday, December 25, 2010

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


Xô povão!


Descobriu-se, enfim, o anfitrião do misterioso jantar oferecido ao presidente Lula – na paradisíaca chácara localizada ao sopé da Chapada do Araripe em Crato – na noite do último dia 13. Trata-se do industrial juazeirense Ivan Bezerra, presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, no governo Cid Gomes. A ágape aconteceu de acordo com a encomenda: em sigilo absoluto. E só foi descoberto porque um frequentador do Blog do Crato, também chamada Yvan, passou por lá e viu o “rebu”. O clima secreto da ceia tinha a finalidade de evitar aglomeração do Zé-povinho e até, quem sabe, dos luletes compulsivos que poderiam turvar o ambiente de fidalguia do opíparo repasto, com aquele vulgar grito de torcida organizada: “olê-olê-olê ô lá... lulá, lulá”. Se tal ocorresse traria o indesejável cheiro de ralé ao banquete presidencial em honra ao – “quase ex”– Presidente da República. (Afinal falta apenas uma semana para Lula largar – ó dor! – as tetas do poder). Uma pessoa que esteve presente ao festim privé informou que Lula pecou pela gula, pois, indiferente a tantas outras iguarias, degustou e repetiu um supimpa capote frito acompanhado com farofa da Arajara... vôte!


Bom Pastor

Esta semana dom Fernando Panico se debruçou sobre o projeto de criação de uma segunda instituição destinada à recuperação de dependentes químicos na sua diocese. A escolha para a sede do empreendimento recaiu na Palmeirinha dos Vilar, na Ponta da Serra, município de Crato, em terreno doado pelo Grupo Comunitário daquele distrito. Já foi criada uma instituição similar – também por iniciativa de dom Fernando – no município de Mauriti. A população da diocese de Crato está longe de conhecer a folha de serviços que vem sendo prestada ao Cariri por dom Fernando.

Restaurando afrescos

O pároco de Santana do Cariri, padre Adalmiram Vasconcelos adotou uma iniciativa importante para a preservação do patrimônio artístico daquela cidade. Mandou recuperar os afrescos (pintura feita sobre parede) que existiam no altar-mor da Igreja-Matriz de Senhora Sant´Ana, no início do século XX. Aqueles afrescos, com bonita tonalidade de cores, estavam encobertos por muitas camadas de tinta, que cobriram as paredes ao longo dos anos. A recuperação deu novo visual interno a um dos templos católicos mais bonitos do Cariri. Na foto abaixo, o altar-mor após a restauração dos afrescos.


E por falar em Santana do Cariri


O prefeito daquele município, Jesus Werton Garcia, deveria mandar retelhar a Capelinha do Bom Jesus – localizada no alto do Pontal da Santa Cruz – um dos pontos turísticos mais visitados do Cariri. Como algumas telhas estavam afastadas das outras, nas últimas chuvas caídas naquela localidade houve penetração de água pluvial no interior do pequeno templo.

Caiu a ficha


O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), resolveu enfrentar com coragem a impopularidade que adquiriu nos dois primeiros anos do “Governo da Revolução Democrática” (Sic). Sabendo que máquina estatal funciona, quase sempre, de forma ineficiente, Santana privatizou alguns segmentos da Prefeitura. E, aos poucos, a população juazeirense constatou que a “privatização” não é o “cão que pintavam” antigos “companheiros”. É o caso dos mercados de Juazeiro, cuja administração foi entregue à iniciativa privada. Estes foram recuperados e hoje se apresentam limpos e com melhor funcionamento. Até a Praça Padre Cícero – graças a um convênio feito com a iniciativa privada em 2009 – está limpa, com jardins bem conservados e uma iluminação natalina belíssima.

A Toca de Assis em Crato 1


Para chegar ao Sítio Boa Vista – rebatizado de “Sítio Fraterno Porciúncula” - localizado a 10 km do centro de Crato, o itinerário é este: após passar em frente ao antigo Colégio Agrícola (hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFCE) vire à direita tomando o rumo da estrada para o distrito de Santa Fé, até atingir o Sítio Boa Vista. Mas é bom avisar: para chegar neste endereço, o cristão tem de penar por uma estrada cheia de buracos e sem acostamento. No Sítio Fraterno Porciúncula se instalaram, desde 2006, os religiosos do ramo masculino da Fraternidade Toca de Assis, que tem como carisma a adoração ao Santíssimo Sacramento e o cuidado com o que eles chamam de "Irmãos de rua", ou seja, os indigentes sem família recolhidos nas ruas de Crato. A Toca de Assis veio para cá atendendo ao pedido de dom Fernando Panico. E em meio a orações, os frades cuidam com carinho de 22 ex-moradores de rua, que ali recebem ajuda material e conforto espiritual.

A Toca de Assis em Crato 2


De onde vem os recursos para a manutenção dessa meritória obra assistencial? Basicamente de pequenos donativos que os irmãos da Toca recebem de cratenses generosos. Os religiosos esmolam determinado dia da semana pedindo gêneros alimentícios, remédios ou ajuda em dinheiro para as despesas que são muitas. Noutros dias participam de outras atividades, a exemplo das chamadas pastorais de rua, realizadas semanalmente aos sábados juntamente com alguns leigos ligados ao movimento. Dom Fernando Panico também trouxe o ramo feminino da Fraternidade Toca de Assis para Crato. Este ramo abriga freiras contemplativas – que moram no sítio Romualdo, na estada que liga Crato a Arajara – as quais se revezam em orações, 24 horas orações por dia, diante do Santíssimo Sacramento, pedindo as bênçãos de Deus para os moradores do Cariri...

Curtas

1 -- Daqui a 5 meses haverá consulta – junto a professores, funcionários e alunos – para escolha do novo reitor da Universidade Regional do Cariri–Urca.

2 -- O Governo do Ceará conseguiu junto ao BID um empréstimo de R$ 98 milhões para investir na Rodovia Padre Cícero, estrada que, quando pronta, encurtará em 70 km a distância entre o Cariri e Fortaleza.

3 -- Apesar do grande protesto feito na última 2ª feira, dia 20, contra o descaso do Governo Federal no trecho da BR-116 que liga Brejo Santo a Milagres, a situação não mudou. Lama e carros atolados é só o que se vê por ali. O perigo ainda é maior para quem transita – naquele trecho – durante a noite, pois não existe sinalização nem pessoas orientando o desvio. Sem esperanças de providências por parte do Governo Federal, a Prefeitura de Brejo Santo, sinalizou – com recursos próprios – a parte da BR 116 que passa dentro da cidade.

4 -- Prossegue a construção da Policlínica de Barbalha, obra do governo do Estado, a qual, quando estiver funcionando, melhorará – ainda mais – a oferta dos serviços de saúde que naquela cidade já são considerados ótimos.

5 -- O Centro Cultural Banco do Nordeste–CCBNB vai dar sua parcela na comemoração do Centenário de Juazeiro do Norte. O CCBNB destinou verba de R$ 160 mil para editar 20 livros todos tendo como foco a Terra do Padre Cícero.

Retrospectiva 2010 – A derrota de Tasso


Escreveu Pascal que é por demais perigoso mostrar a animalidade do homem sem mostrar a sua grandeza. Baseados em Pascal recordamos que nas eleições de 2010, os “Senadores de Lula” (não seriam do Ceará?) – Eunício e Pimentel – derrotaram o senador Tasso Jereissati, candidato à reeleição. Os autoproclamados “fãs de carteirinha” e “Macacas de Auditório” do presidente Lula foram ao delírio com o fracasso eleitoral de Jereissati. Na verdade, esses xiitas ficaram mais satisfeitos com a derrota do senador do PSDB do que com a eleição da candidata deles à presidência da República. Durante dias, alguns blogs foram entupidos com baixarias, como charges reles e artigos deploráveis (plenos de animalidade) tripudiando o insucesso de Tasso. Grandeza, postura digna e nobreza teve Adauto Bezerra, o mais importante político da história do Cariri. Derrotado por Tasso Jereissati – nas eleições para o governo do Ceará em 1986 – Adauto Bezerra, em entrevista ao jornal “O Povo”, declarou: “O Ceará devia ter mantido Tasso no Senado. Ele foi um excelente governador e um bom senador e sempre defendeu os interesses do Ceará de forma inequívoca”. A elegância verbal de Adauto mostrou que ainda existem pessoas dotadas de bom senso e espírito superior neste mundo velho dos seiscentos mil diabos...

No comments:

Post a Comment