Sunday, August 29, 2010

O Aniversário de Valdemir Correia de Sousa


Bom Dia, Crato!

Meus amigos, eu nem sei como começar esse texto. Sinceramente, eu tenho aqui 368 Fotos que eu gostaria de postar, sobre um dos acontecimentos que eu considero "do ano" aqui na cidade do Crato, e que tive a grande honra de participar no último domingo. Um dia inteiro de festa.

No início deste mês de Agosto, o meu amigo e um dos maiores colaboradores e incentivadores do Blog do Crato, Valdemir Correia, sabendo que eu aniversaria também neste mês, me convidou para juntos comemorarmos na sua residência, localizada no Bairro Grangeiro aqui em Crato. Valdemir completou 72 anos no dia de ontem, e eu, 44 anos no dia 15. Por esses dias eu tenho estado muito empolgado e ocupado com a construção de um novo site de internet chamado "Chapada do Araripe", que é uma extensão do Blog do Crato, e um Portal de notícias do cariri. Desta forma, nos últimos 5 dias eu tenho dormido em média somente entre 3 ou 4 horas apenas, e ontem eu não dormi de jeito nenhum, por simples falta de tempo. Não obstante, eu jamais poderia me furtar a este compromisso tão importante, que assumi para com o meu dileto amigo.

O Dia era promissor. Muito sol, céu azul, e temperatura agradável, subi com a minha futura esposa, "Ninha", às 11 horas da manhã para a casa do Valdemir Correia, para lá chegando, encontrar um dos paraísos naturais mais belos que alguém pode ter o prazer de conhecer, com milhares de metros quadrados de puro encanto da natureza, um lago cheio de gansos, patos e cisnes, jardins suntuosos, e o verde exuberante da nossa querida Chapada do Araripe. Pouco a pouco começaram a chegar os convidados, todas pessoas ilustres, e que muitos, eu já conhecia de longas datas.

Quero enfatizar aqui pra vocês, que ontem acabou sendo um daqueles dias dourados na vida de qualquer ser humano. Um dia daqueles que se possível fosse, nós o levaríamos de lembrança não só para o resto das nossas vidas, como de outras vidas que possam ainda existir. Tocou-me as imensas demonstrações de profunda amizade e amor por parte de todos que ali estavam para com um homem que é todo trabalho, dedicação e dignidade. Eu diria depois de conhecer a sua família, que Valdemir Correia é um ser iluminado por Deus, porque o criador parece tê-lo favorecido como prêmio maior, uma família criada dentro dos maiores valores que formam o ser humano, como a educação, a honestidade e o trabalho. Quando a gente vai conhecendo melhor as pessoas, é que vai dando o valor que elas merecem. Os seus filhos, por exemplo, são todos maravilhosos, e eu tenho uma aproximação especial com o Valdemir Filho, mas todos são tão simples e camaradas, que a gente conversa como se já os conhecesse de longas décadas.

Tenho por mim, e sei que não minto, quando digo que o nosso querido Valdemir Correia merece todas aquelas demonstrações de respeito e consideração que presenciamos ontem, porque é um vencedor em todos os sentidos.

Valdemir é um exemplo que dignifica a cidade do Crato por pertencer a uma mesma estirpe de outros empreendedores como Thomaz Ostherne de Alencar, e Chico Pierre. Um homem que passou a vida trabalhando, e ainda trabalha apenas por prazer. Nem precisaria mais estar como disse alguém na festa, "vendendo butijão de gás no Maranhão", mas ele é uma pessoa incansável, e é isso que o torna admirável, e é por isso que ele mantém toda essa vitalidade.

D. Sônia também, a sua esposa, que eu conheço desde criança, mas ela não me conhecia, é uma pessoa adorável. De uma gentileza, sinceridade e simplicidade que não tem tamanho. Tornou-se uma mestre na arte da jardinagem. Ontem, sem precisar inventar, porque eu vou trazer as fotos depois, eu tive o prazer de ver um dos lugares mais belos que o Crato possui, os jardins mais fabulosos desde a cidade de Guaramiranga, e que ela cuida diariamente, dedicando todo o seu amor ao cuidado para com as plantas e os animais.

Os convidados então, foram muito bem escolhidos. Vi ali pessoas que fizeram a história recente do Crato, e os seus filhos e netos já brilhando em muitas áreas para o engrandecendo do nome da nossa cidade aqui e lá fora. Nas fotos, haveremos de ver muitos deles, mas quero cumprimentar em especial, os amigos: Rubens Almino e Dra. Auxiliadora, Chico Pierre e a sua querida Esposa, que é uma artista, admiradora da Música e das artes visuais, Antonio Vicelmo, vizinho e amigo, que eles não poderiam estar em melhores companhias. "Seu" Hélio", que tem muitas histórias ainda para me contar e que desejo registrar... e claro, o nosso amigo e colaborador Dr. Heládio, que eu não pararia de tecer elogios, além do especialíssimo convidado Dr. Haroldo Máximo, que estava ontem irradiando felicidade. Tínhamos ainda colegas do Blog do Crato, como o Gladstone, que fez um belo discurso, e falando em discurso, ontem esteve também lá, o Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa e sua esposa, e tantos e tantos outros que se a gente for listar aqui agora, não pararei mais.

Mas na festa, só haviam 120 convidados, porque era somente para a turma "de casa". Creio que se o Valdemir tivesse resolvido convidar todos os seus amigos, nós teríamos lá milhares de pessoas que ele veio cultivando uma amizade ao longo de 72 anos de muitas lutas e conquistas.

O Blog do Crato

Uma das coisas que me deixou surpreso, foi a imensa quantidade de pessoas que me conheciam e que eu, por outro lado, não tinha conhecimento. Pessoas que acessam o Blog do Crato diariamente, e dizem sempre a mesma frase:

"Dihelson, a primeira coisa que eu faço pela manhã é tomar um chuveiro, tomar o café e abrir o computador e acessar: O Diário do Nordeste, O Povo e o Blog do Crato para saber do que acontece aqui na cidade. Isso para nós é o maior reconhecimento por esses 5 anos de dedicação que tenho tido para com o Blog do Crato e com as notícias desta cidade. Na festa do Valdemir Correia realizada ontem, haviam muitas dessas pessoas, e a gente sente aquela vontade de se sentar à mesa de cada uma delas, como fiz com alguns, e poder conhecer melhor. O tempo foi curto para tantas histórias e confraternizações, mas eu espero que esta data se repita por muitos e muitos anos, e possamos fazer outras reuniões de amigos como essa.

O Agradecimento

Quero finalizar agradecendo de todo coração pelo convite que o Valdemir Correia me fez, a consideração...isso não tem preço. A coisa mais importante que eu prezo na vida chama-se: CONSIDERAÇÃO. Ou você tem consideração ou não tem nada! - E dizer que meu maior presente neste mês, foi ter estado na companhia de tantas pessoas que eu admiro, de velhos conhecidos, e eu desejo ao Valdemir Correia e a sua bela família, ( que a gente até se sente parte, como um filho adotado ), toda a felicidade que um Ser humano possa conseguir aqui na terra.

Ele merece! É um Vencedor. Um exemplo e um legado para todas as pessoas que tem no trabalho, no amor e na honestidade, o seu ponto de partida para a realização de uma vida plena de muitas felicidades.

Parabéns, Meus Amigos!
Que Deus continue abençoando a todos, e que sejam muito felizes.

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment