Sunday, August 29, 2010

Ideologias e Fanatismo - Dihelson Mendonça


Admitamos: O mundo não consegue viver sem a violência. Os Árabes e Israelenses que o digam ( Eles são os povos de deus ). Nós outros, somos bem mais pacíficos. Dizem sempre que todas as guerras foram feitas no sentido de promover a PAZ, mas eu não creio. Eu diria que aqueles que fazem a guerra se comprazem exatamente na guerra. Esta é o meio e o fim. Quando encontram um mundo de paz, acham tudo muito enfadonho. Mas é engraçado essa coisa de Facção Política, de crença e de Ideologias...

A maioria das pessoas não consegue viver sem querer aniquilar os que pensam diferente, e não conseguem conviver dentro de um espaço democrático, que seria para todos, sem que tentem se matar. Criamos espaços que seriam para unir pessoas com suas diversas crenças e ideologias, mas com o tempo, foi-se revelando o verdadeiro caráter dessas pessoas. A intolerância maldita daqueles que não conseguem um convívio saudável com gente que pensa ao contrário.

Acabou fazendo efeito contrário no lado político. Ao invés de termos o debate das idéias, os que apoiam certos partidos políticos e certos candidatos(as), foram se polarizando e se agrupando como uma colmeia, para bradar aquilo em que acreditam, fugindo para outros espaços, por falta de adaptação ao bom convívio em sociedade. E é engraçado ver a incapacidade dessas pessoas de conseguirem se submeter às regras. São anárquicas por natureza, e não pensam na disciplina. Vivem pelos guetos da democracia, atacando organizações, Igrejas, e instituições.

Eu sempre achei que o caminho do diálogo fosse o melhor dos mundos. Não acredito em manifestantes violentos, daquele tipo que planta bombas nos mosteiros. Não acredito em terrorismo, facções, milícias, grupetos nem panelinhas. Acho que a LEI está acima de todas as coisas. Tão próxima da outra palavra mágica: A EDUCAÇÃO de um povo.

Há muitas pessoas que têm dificuldade com o convívio em sociedade, por acreditarem mais nas forças destrutivas e Vermelhas da "Revolucion" do que nos caminhos pacíficos e Azuis do diálogo. Eu sou da PAZ, dos que querem um mundo de Vida, e de Liberdade com Responsabilidade. Não dos que acreditam em luta armada, em milícias, e em terrorismo para tentar mudar o mundo. Até porque:

"Quem vive pela espada, morre pela espada"

Bom Domingo,

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment