Nota do Editor: Alergias, Espirros, Corizas... Nestes tempos úmidos, é comum o surgimento de mofo em paredes, livros e roupas. Veja algumas dicas colhidas num site da internet, para combater esse problema.· Mofo são colônias de fungos ,seres microscópicos que se reproduzem liberando partículas vivas, os "esporos", estes esporos apresentam grande potencial alérgico.
· O tratamento do mofo em paredes de sua residência, na maioria das vezes, com água sanitária reduzem a exposição a este fator.
· Como os fungos necessitam de temperatura elevada e alta umidade, a presença de uma ventilação adequada e insolação(exposição ao sol), reduzem a proliferação dos fungos.
· O uso de ar refrigerado (realizando limpeza rigorosa do aparelho regularmente) reduzindo a umidade pode ser benéfico em alguns casos.
· Os jarros com plantas principalmente os "xaxins" que são ambientes propícios para o crescimento dos fungos devem ser retirados.
· Conserte os locais com infiltração de água. A melhor maneira de se combater o mofo é reduzindo a umidade local.
· Dê atenção especial aos banheiros e à cozinha, mantendo-os bem ventilados. Limpe com freqüência a geladeira (interior e o prato de escoamento de água) e as latas de lixo.
· A umidade das chuvas (principalmente como as de São Luis, que ocorrem por longos períodos) faz aparecer hóspedes indesejáveis em armários, paredes e até em roupas. Os temidos tipos de fungos, que são conhecidos popularmente como mofo ou bolor, se desenvolvem em locais úmidos e quentes e causam doenças respiratórias nos alérgicos. Quando o problema é descoberto, geralmente por causa do cheiro forte e desagradável ou até mesmo por se desenvolver nas roupas e armários, as donas de casa não sabem o que fazer ou a quem procurar.
· A primeira dica para evitar o mofo é deixar sempre o ambiente bem ventilado, com as janelas e as portas dos armários abertas. A ventilação é a maior inimiga do mofo.
· Outra dica é não guardar as roupas que foram usadas, pois o mofo é carregado pelo ar e pode se desenvolver nas roupas. Também é aconselhável manter as portas dos armários abertas, para ventilação. O ideal é que as roupas sejam guardadas em móveis tipo "closet".
· Na fabricação de um móvel, pode-se evitar o mofo, usando na sua construção a fibra de madeira de média densidade ou MDF, pois é um material que absorve menos umidade.
· Para a prevenção contra o mofo, podem também ser usados anti-mofos, purificadores de ar, lâmpadas acesas dentro dos armários e até mesmo pedaços de giz escolar, que absorvem bem a umidade.
· Quando o problema já existe, a solução é fazer uma limpeza periódica dos armários, retirando todas as roupas e objetos, e limpando o móvel com vinagre, cloro ou água sanitária. Não passe superficialmente pano úmido em água pois assim você só estará removendo a parte aérea do mofo, não removendo as raízes e os esporos.
· Também podem ser usados desinfetantes comuns para retirar o mau cheiro e auxiliar no combate ao fungo. Depois da limpeza, as portas dos armários devem permanecer abertas, para que o produto seque e perca o cheiro.
· Colaboração: André Cutrim de Mendonça - Administrador de Empresas e proprietário da Lavamatic. Fonte adaptada: Revista Lavanderia e Cia. No.145 da ANEL - Associação Nacional das Empresas de Lavanderia.
Fonte: http://www.lavamatic.com.br/dicas_mofo_src.html
No comments:
Post a Comment